Fiat Lançamentos Pickups

Fiat lança extensor de caçamba para a Strada

1247_2_preview-620x413 Fiat lança extensor de caçamba para a Strada

A Fiat apresentou nesta quarta-feira, 24, em seu estande no Salão de São Paulo uma novo acessório para a gama da Strada. Trata-se de um extensor de caçamba, que aumenta a capacidade volumétrica da picape compacta em até 250 litros. O extensor de caçamba foi desenvolvido pela Engenharia Fiat em parceria com a Rontan, empresa especializada em transformação veicular.



O equipamento utiliza a própria tampa do compartimento de carga para ampliar a capacidade, suportando até 50 quilos de bagagem. Disponível para todas as versões e tipos de cabine do Fiat Strada, este acessório, de acordo com a marca tem fácil instalação e manejo. Por meio de dobradiças e travas, pode ser rebatido ou mesmo retirado completamente para a acomodação e transporte de cargas diferenciadas, como uma motocicleta, por exemplo. Além disso, no modo rebatido, o acessório ainda permite a divisão da carga.

1247_1_preview-620x413 Fiat lança extensor de caçamba para a Strada

O equipamento segue resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), possui iluminação de segurança e posição de placa suplementar. O extensor de caçamba mantém todas as garantias de fábrica do modelo. O preço não foi revelado pela Fiat.

  • Barneyatomico

    Muito legal essa ideia!
    Sempre achei a caçamba da Strada cabine dupla pequena demais. Esse dispositivo ajuda a amenizar um pouco esse problema!

    • giodoesitbetter

      Verdade.

      Só uma dúvida: Eu vou precisar de mais uma placa?

      • cavevolution

        Fiquei com essa dúvida também. Podia existir um sistema basculante por trás da placa traseira. Quando a tampa da caçamba estiver aberta, é só puxar a placa. Já existe um sistema semelhante no Opel Corsa para carregar bicicletas.

        • MM_

          Nesse caso nao. Vc vai precisar de uma outra placa para colocar no suporte. Isso e muito normal para quem usa suporte de bikes.

      • Jack_Nicholson

        Sim, eu tenho um suporte para bike preso no engate do carro e fui parado pela policia, a alegação para me multar foi que a placa tem que ficar sempre 100% visível, com a tampa do bagageiro vai fica aberta a placa não vai ficar 100%…..mas pelo que vi tem até um local para instalar essa 2ª placa !!!!!

  • Ricardo_Vieira

    Não sei se é a compra mais racional no segmento, afinal, não é o tipo de carro que me interesse, mas é uma solução prática e bem simples! O tipo de idéia que depois que aparece, todo mundo imagina: Como não pensamos nisso antes?

    Se vale realmente a pena comprar uma Strada não sei, mas que o pessoal da Fiat se esforça para manter a liderança do segmento, disso não há dúvidas!

    • icsn

      Isso já tem nos EUA há algum tempo, até demoraram para implementar aqui. Segue a foto:
      http://media.caranddriver.com/images/media/228087

      • GabrielDF12

        Isso eu já vi aqui em Brasília, mas não lembro em qual carro foi.. mas que não é novidade por aqui eu tenho certeza!

        • vitimsl

          No salao de 2010 tinha uma strada com esse acessorio… tambem nao entendi… tenho ate foto aki no meu pc, mas nao sei como colocar.
          Pode ser que lançaram oficialmente agora…

          • Juniorfillingam

            e apenas uma gambiara homologada gente, pronto.

            • Diego Casagrande

              Com certeza, o espaço que ocupa a caçamba é gigante, se for para uma emergência em usar a caçamba e aquele negócio na caçamba atrapalhando, se fosse articulado e leve daria para guardar em uma parte do carro sem ocupar espaço, tornando menos gambiarra.
              Agora a Fiat, fala sério!! Colocando no Stand do salão um carro pré-histórico destes, nem a VW e GM fazem isso mais.

            • tuago

              Com certeza Junior, meu pai há 15 anos já fazia essa gambiarra na Pampa 4×4 da fazenda. É só mais uma gambiarra homologada.

        • CyborgPilot

          Eu moro em Brasília também e já vi isso em uma Montana do modelo anterior. É um carro funerário.

          • Eugenio C.

            Morto ao ar livre? Os urubu pira!

    • gcarlos

      Pois é. È por isso q ela é campeã de vendas, consegue atingir um número maior de interessados, não é obrigado a agradar a todos…nem deveria por q não satisfaz completamente a todos. Já pensasse se ele fosse fosse fabricada pra agradar a eu, vc e mais uma meia dúzia de pessoas a exemplo da Cougar (até o nome é fica dificil de pegar).

      • Eugenio C.

        Cougar? Você está se referindo a um híbrido da Courier com a Hoggar ou ao modelo da Mercury? rsrs

    • Sr_Wilson

      Eu tive essa brilhante ideia a uns 2 anos atrás e até pensei em "levar para frente", porém assim que pesquisei na internet descobri que minha ideia já existia a um bom tempo… heheheh, a unica ideia brilhante da fiat, foi copiar a ideia dos outros e vender pelo dobro do preço.

  • JosemarFloripa

    já tive 3 stradas adventure, são ótimas, por isso são lideres absolutas…podem zuar e tudo mais, mas só zoa quem nunca teve uma, é um trator, não quebra.

    • giodoesitbetter

      Amigo, a STRADA é ótima, um trator e não quebra. Já tive todas as pick-ups e só não acho melhor que a Montana anterior e a Courier.

      A STRADA ADVENTURE é uma versão caríssima para quem quer saber de visual (duvidoso), não de trabalho. EU não pago 54 mil numa pick-up compacta de forma nenhuma. A Strada Working é a opção mais coerente para pick-up no momento.

      • Dragoniten

        Você já teve uma Courier? Acho interessante a ideia de um bichinho daquele de 1000kg usar o mesmo 1.6 do Ka Sport e do Rocam, e quando li que a capacidade de carga dela é de 700kg (!!!) fiquei de cara…

    • fabio_augusto

      Concordo, a empresa aqui trocou já faz uns anos a frota de Saveiro pela Strada. Agora vai renovar com a Strada de novo.

  • Stark

    Fiat é a que melhor nacional que tá atendendo o publico em soluçoes! Oferece inumeras versoes e opcoes dos modelos, cores, cambios dualogic na maioria, e é um carro bom. Por mim merece ser lider mesmo.

  • erickluuh

    Inovo de novo, rs, por isso ela é a mais velha (OPS) Vendida !!!

  • @armandokaoshiro

    A Strada é básica porém a mais barata, mas suas peças são caras. Então quanto não vai sair um treco desses?
    Não imagino um suporte desses para a Saveiro, já que as pessoas que adquirem-na se importa mais com a ergonomia do que com a versatilidade e robustez.
    Ficou até legal na Strada… Além de ser velha, tem força ainda pra aguentar rojão. Por isso sempre é a mais vendida. :)

  • Renan21

    As funerárias aprovam a ideia.

    • CyborgPilot

      Uma funerária aqui de Brasília já usa um acessório desse há muito tempo em uma Montana do primeiro modelo. Isso não é novidade nenhuma.

      • Renan21

        Mas agora esse acessório é novidade de fábrica na strada, e não na montada.
        Intão passa a ser novidade na fiat strada rsrsrs

  • xam72

    Manhe, eu quero uma Fiat Strada Cabine Dupla Dualogic com extensor de caçamba!!!

    pelo preço da S10!

    • gcarlos

      Se vc pode comprar uma S10 , não precisa de uma Strada. A Strada é para aquele pessoal q nao pode comprar ou não precisa de uma S10, Frontier e afins….
      O custo de manutenção de um carro a diesel e muito maior e outra o preço de uma Strada Nova é o preço de uma S10 2002/3 em bom estado. Mesmo assim a Strada ainda é mais vantagem pra quem não precisa de um veículo maior.

    • Pedro_Rocha

      Compare os itens de conforto da Strada descrita com a S10. Se for só para ir ao sítio no fim-de-semana ou nem isso, melhor ficar com a Strada.

  • ZEKINHA71

    Não só a Strada que ganhou o extensor, as outras pickus também, até a Dodge Ram ganhou. E como é feito pela Rontam vai vender em qualquer loja, não precisar tomar uma facada na concessionária.

  • Herumor_

    agora a caçamba da strada fica do mesmo tamanho da courrier! (boa propaganda nao?!) heuaheua

    • rafaelbsr

      Agora a caçamba da Strada cabine estendida (que tem 1,42m) ficou do tamanho da Courier, porque a da cabine simples não chega a ser 6cm mais curta do da Courier (a da Courier tem 1,82m e a da Strada cabine simples 1,77m que ainda pode ser aumentada), ou seja, pouca diferença no veículo original…

  • Diggo

    A novidade é muito boa, eu vejo várias pessoas com picapinhas fazendo isso, mas acabam infringindo a lei por não ter local pra placa complementar. Tomara que custe pouco e que o material seja leve para manuseio.

  • BCA_83

    É aquela história… preço de pickup média no Brasil é um absurdo (na minha opinião, de todas as distorções do nosso mercado louco, o valor de pickup média 4×4 diesel é o maior de todos!), daí, quem realmente precisa (pequeno produtor rural e micro empresário) não tem condição de comprar e tem que se virar com gambiarras (mini pickups), e gambiarras das gambiarras (extensor de caçamba)! Triste realidade!

  • Ranier_Aquino

    frescura pra ganhar um pouco de espaço. a tampa não aguenta mt peso… quem realmente precisa de espaço, não compra strada, compra montana ou saveiro…

    • CyborgPilot

      Isso mesmo. E esse acessório não é novidade, já existia antes.

  • Piemonte

    Incrível como ainda tem uns que não aceitam que a Strada é a melhor da categoria. Não só é a melhor, como vende mais. E não é uma 'vendinha' a mais, é uma vendonoooona!!! Verdadeiro fenomeno em vendas. Ela seria o Gol das pick-ups.

  • Dragoniten

    Considerando o torque retardado que o ZR 1.6 tem em baixa, acho que deve ser um bom "pau pra toda obra", mas a embreagem utilizada é a mesma? Porque totalizando 1700kg de carga total, o bicho deve ficar difícil de arrancar em subidas :P

    • Eugenio C.

      O Focus 1.6 antigo com carga máxima chegava quase nisso… o carro pesava quase 1200kg e transportava 425kg.

      • Dragoniten

        Mas é comum os carros transportarem 400~450kg. Meu Kazinho pesa 960 e pode carregar 450 se não me engano.
        O negócio é que a Courier pesa 1000kg e carrega 700kg! É absurdo

        • Eugenio C.

          Bem, você disse que com 1700kg o bicho deve ficar difícil de arrancar em subidas. Se você fizer as contas, um Focus 1.6 (mesmo motor da Courier) carregado chega a 1625kg. Quase a mesma coisa. É absurdo? A Kombi pesa 1260kg, transporta 953kg e tem um motor com menos torque e potência…

          • Dragoniten

            Agora entendi o que você quis dizer. :)

            Dale embreagem!

        • Pedro_Rocha

          Meu pai tem uma Courier e ela, por conta do baixo perfil, é um carro para uso urbano ou rodovias pavimentadas. Definitivamente não dá para encarar estradas de terra ou morrões com ela carregada com esse peso.

          • Edson Roberto

            E é ai onde entra até mesmo uma strada das simples ou a adventure que além de ser mais alta o feixe de molas faz a diferença em manter a traseira mais alta a custo de menor conforto em rodagem, principalmente qdo a caçamba está vazia.

  • Marciomaster

    Strada adventure locker 1.8 16v com extensor apenas 70.000,00 reias

    • leandrocn

      Se morrer de susto com o preço, já tem onde ser transportado …!

  • O_Corsario

    É horrível mas muito útil.
    Uma coisa que gosto muito na Fiat é que ela nunca para de desenvolver seus produtos, ouve as críticas (como a dificuldade de levar moto na Strada) e resolve, nem que seja na base do "é feio mas funciona".

  • ChicoFCarvalho

    A ideia parece boa mas receio que a segurança tenha ficado em segundo plano. No caso de uma colisão traseira, a tampa da caçamba fará o papel do para-choque e a estrutura metálica poderá ser deslocada em direção à cabine com as hastes metálicas funcionando como "lanças"!

  • Jason

    Se a ideia é colocar uma gaiola como essas, dá até pra improvisar uma armação de metal, conforme o custo dessa gambiarra.

  • aleminetto

    Tenho uma Strada, e ando de bike. Pra levar uma bike é tranquilo, coloca na diagonal que vai. Pra levar mais de uma, a tampa vai aberta e as bikes amarradas com cinta catraca.
    DEPENDENDO do preço, é uma opção a ser considerada. Boa opção com certeza é, mas se vale a pena, só com o preço.

    E pra quem tá falando que é feio: concordo totalmente, mas pra usar isso aí, só com a tampa abaixada, ou seja, quando estiver carregando carga. E quando está se carregando carga, foda-se a beleza. E quem vai carregar sempre carga, quer mais é praticidade, e não beleza. E quem vai levar aleatoriamente, quer que lhe atenda, abrindo mão de beleza nesse momento.

    Aliás, a Strada já não é linda (é bonitinha, pra não desmerecer, e isso é opinião de proprietário ahahahaha), então, se for pra carregar carga sem stress nenhum, usar isso aí não seria problema.

  • aleminetto

    Aliás, eu talvez até compre uma Strada novamente, e com esse acessório, a cabine dupla passa até a ser cogitável…

    Ainda mais se ele for fácil de voltar pra dentro da caçamba…

  • jackson_sch

    Eu concordo que não é a última invenção do século, já existe em outros países tem bons anos. Agora me digam a Volks, Ford e GM tem em seus modelos? A Fiat foi inteligente em copiar e lançar. Vence e vende quem é mais rápido, aquele que vê as necessidades do mercado e aproveita o momento. Em suma, parabéns a Fiat.

  • Daniel Ramos

    Sensaciional, bem bolado isso, vide que a STRADA "aguenta" um cristo redentor em cima dela…vai ser bom pra colocar coisas grandes que nao cabem na carroceria….

  • MitsuGyn

    Éco…….Nem de graça champs

  • ericmon

    ironia é o cara comprar uma strada "cabine dupla" e querer colocar um acessório desses.. hauhauhau quer levar cargas ou mais pessoas? o os dois? taí haha

  • Atlas

    digno de um troféu "gambiarra"!! kkkkkkkk

  • faria

    quanto custa o novo extensor de caçamba da fiat estrada

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend