Fiat Peruas Sedãs

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

Depois do Fiat Tempra, a marca italiana lançou no Brasil o Fiat Marea.

Com ele, ela tentou usar modernidade e um desempenho esportivo para cativar os consumidores de sedans médios e tentar finalmente emplacar um modelo de sua linha dentre os mais vendidos do país.


Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

Mas infelizmente sabemos que não foi com o Fiat Marea que a empresa chamou a atenção no segmento.

Infelizmente, o resultado não foi dos bons, e o modelo acabou sendo visto por muitos como uma verdadeira “bomba”. Vamos analisar a história do Fiat Marea, antes falando um pouco dos seus irmãos hatch.

Dois hatches que deram origem ao Fiat Marea

Antes de começar a falar do Fiat Marea e de sua irmã Marea Weekend, temos que voltar um tempinho antes e falar sobre o Brava e o Bravo.

A dupla de hatches originou o sedan e a perua.

Originalmente os dois modelos foram apresentados em 1995 e se tratavam basicamente do mesmo carro tanto entre si quanto com relação ao Fiat Marea, mas com nomes diferentes para explicar o por que um tinha quatro portas – Brava – e o outro apenas duas – Bravo.

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

O motivo era simplesmente reforçar o estigma de esportividade do Bravo com suas duas portas e visual mais descolado e afastar ele um pouco do visual mais familiar que o Brava tinha por conta das suas duas portas extras.

A tradução para o português fica como “nervoso” para o bravo e “esportivo” para o Brava e também servem para dizer o quão bom ficou alguma coisa em italiano.

E curiosamente o Bravo vendido no Japão era vendido como Bravíssimo.

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

No mercado europeu os dois modelos tinham versões a gasolina e a diesel como manda o figurino e tinham até versões turbo, como nosso Fiat Marea vendido no Brasil.

No quesito design, os modelos eram idênticos até a coluna B, sendo que dali para trás o modelo assumia uma forma totalmente diferente no caso do hatch de duas portas, com suas janelas laterais grandes e lanternas traseiras bem amendoadas, muito semelhantes ao que vimos nos Peugeot 307.

Já no Brava as duas portas a mais conferiam um visual mais familiar com uma leve ascendência de linha da coluna C.

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O maior destaque do Brava eram as lanternas separadas, que pareciam gotas, bem diferentes das lanternas traseiras do Fiat Marea.

As três divisões davam personalidade ao modelo, além de um bom espaço dentro do porta malas e no espaço interno para os ocupantes.

A dianteira de ambos era baixa e bem afiliada, com faróis horizontais e bem finos. O diminuto logo redondo da Fiat com fundo azul ficava quase perdido em tanta lataria do capô.

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No mercado nacional, o Brava veio apenas nas configurações SX e ELX com motor 1.6 litro de 16 válvulas que rendia 106 cavalos e tinha torque de 15,4 kgfm.

Já a versão mais potente era a HGT com motor 1.8 litro e 16 válvulas que rendia 132 cavalos e tinha 16,7 kgfm de torque, motor que depois de muitos anos acabaria sendo usado no Fiat Marea também. Ambas as versões tinham câmbio manual de 5 velocidades.

Por aqui o modelo ficou a venda até meados de 2003, quando foi substituído pelo Fiat Stilo.

Fiat Marea de 1996 a 2002 na Itália

Depois do sucesso das versões hatch, Bravo e Brava, era hora de trazer à tona um novo sucessor para o finado Fiat Tempra, que teve um sucesso relativo no mercado europeu.

As versões europeias do Fiat Marea e do Fiat Marea Weekend, foram produzidas em Cassino e Mirafiori na Itália.

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De início, a dupla de Fiat Marea vinha com sete opções de motores movidos a gasolina, três a diesel e uma versão turbo, que é a mais conhecida dos brasileiros a 2.0 litros de 20 válvulas.

O estilo do sedan era elegante e moderno, com um longo porta malas.

As lanternas tinham um visual interessante, para não dizer pouco comum num sedan.

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Já a perua Fiat Marea Weekend tinha um visual bastante equilibrado e muito familiar.

As lanternas traseiras eram montadas em uma moldura cinza e separadas por gomos.

A primeira parte era a luz de freio que era maior, o gomo do meio era a luz de indicação de seta e por fim vinha o gomo menor que continha a luz de indicação de ré.

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O painel do Fiat Marea era moderno e abusava de formas mais arredondadas e orgânicas.

O quadro de instrumentos era bem completo, e tinha iluminação verde, a peça do console central que abrigava os comandos do ar condicionado, do radio tinham formas bem arredondadas.

O conjunto todo era bastante harmônico e bem-acabado.

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A dupla teve sua produção encerrada no mercado europeu em 2002, quando a Fiat Marea Weekend foi substituída pelo Fiat Stilo Multiwagon e a versão sedan foi abandonada, por não fazer tanto sucesso no mercado do velho continente.

Coube ao Fiat Stilo suprir essa demanda.

Fiat Marea de 1998 a 2008 no Brasil

Se por um lado a dupla Fiat Marea teve vida curta na Europa e o sedan não era bem visto, por aqui ele foi uma salvação para a linha Fiat que precisava de um substituto acima da altura do finado Tempra.

Por aqui a linha Fiat Marea foi lançada em conjunto e tinham o mesmo visual que acabara de estrear no velho continente.

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Versões do Fiat Marea

Tanto o Fiat Marea quanto a Marea Weekend foram lançados em duas versões de início, sendo elas a ELX e HLX.

O motor para ambos era o mesmo, o 2.0 litros de 20 válvulas que rendia 142 cavalos e tinha torque de 18,1 kgfm. O modelo também teve um motor 2.4, com as mesmas 20 válvulas, com 160 cavalos e 21 kgfm de torque.

Pouco tempo depois a Fiat apresenta uma versão de entrada, o Fiat Marea SX com o motor 2.0 com uma potência menor, rendendo apenas 127 cavalos.

Uma versão esportiva foi apresentada utilizando o mesmo propulsor das versões ELX e HLX, mas com um auxílio do turbo, o motor agora rendia 182 cavalos e tinha torque máximo de 27 kgfm.

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

Motores do Fiat Marea

Resumindo os motores, em ordem crescente de potência:

  • 1.6 16v de 106 cavalos e 15,4 kgfm de torque
  • 2.0 20v de 127 cavalos e 17,9 kgfm de torque
  • 1.8 16v de 132 cavalos e 16,7 kgfm de torque
  • 2.0 20v de 142 cavalos e 18,1 kgfm de torque
  • 2.4 20v de 160 cavalos e 21 kgfm de torque
  • 2.0 20v com turbo, 182 cavalos e 27 kgfm de torque

Daqui a pouco vamos falar dos motores 1.6 e 1.8.

Visual do Fiat Marea nacional e facelift

No quesito visual, todos os modelos do Fiat Marea eram idênticos aos modelos europeus até meados de 2002, quando o modelo saiu de linha na Itália.

Nessa época ele recebeu um discreto facelift no nosso mercado para aguentar até o final de sua vida em 2008. Saiam de cena os faróis com máscara negra, e entram no lugar um conjunto com lentes transparentes.

Os para choques do Fiat Marea também recebiam pequenas melhorias, assim como as lanternas traseiras e tampa do porta malas.

O detalhe curioso para esse facelift foi que a Fiat pegou a traseira do Lancia Lybra e praticamente a transplantou para o Fiat Marea sedan.

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O visual do “novo” Fiat Marea ficou moderno e elegante, mas faltou criatividade na hora de fazer um desenho novo, ou mesmo vontade de gastar mais com uma estamparia nova.

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A versão Fiat Marea Weekend era sem dúvidas o modelo que mais chamava atenção por conta das suas lanternas altas e com moldura cinza separando as luzes em gomos.

Já o sedan era discreto, mas cumpria bem seu papel de um familiar médio da Fiat no mercado nacional.

A versão turbo do Fiat Marea contava com freios novos, feitos especialmente para a versão. Além disso a suspensão foi revista para deixar o modelo mais firme e garantir maior aderência ao modelo na hora de fazer curvas mais fechadas.

Na versão turbo o Fiat Marea fazia o 0a100 em 8,1 segundos e atingia a velocidade máxima de 220 km/h, colocando-o entre os modelos mais rápidos de sua época.

Fiat Marea 1.6 e 1.8 de entrada

Antes de receber o facelift em 2002, o Fiat Marea recebia uma versão de entrada com o motor 1.8 litro que vinha emprestado do hatch Brava HGT, que vinha com 127 cavalos.

Em 2001, um ano antes das modificações estéticas o modelo passou a oferecer um câmbio automático de quatro velocidades e o motor 2.0 de 20 válvulas aspirado deixa de ser produzido.

Já para 2005 uma nova versão de entrada era posta a venda e agora o modelo SX vinha com o motor 1.6 de 16 válvulas com 106 cavalos, que veio da versão de entrada do Brava.

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O fim do Fiat Marea e a má fama

Já próximo do fim de linha a linha Marea perde várias versões e passa a oferecer apenas a de entrada Fiat Marea SX para ambas as carrocerias que ficaram em vigor até 2008.

Depois de mais de 60 mil unidades vendidas de ambas as carrocerias, o Fiat Marea se despedia do mercado nacional, e deixava a passagem aberta para o Linea, o sedan derivado do Punto.

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

Mesmo sendo um bom sedan com bom espaço interno e uma perua familiar bem moderna, o Fiat Marea pecou por ter manutenção cara para os padrões franciscanos (ou desleixados) dos brasileiros, principalmente para os motores com 20 válvulas e alguns até ganharam a má fama de carro bomba por conta das manutenções malfeitas que ocasionavam em grandes problemas

Muitos queriam usar óleo 20W50 em um motor que era moderno e não suportaria essa aberração.

Mesmo assim o Fiat Marea conseguiu vender razoavelmente bem, sem disputar a liderança do segmento, é claro.

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

Foram quase 10 anos de vendas para uma dupla que se despediu de forma quase silenciosa, mas que se a marca tivesse investido em outras versões de motorizações no lançamento e capacitado melhor suas revendas, o resultado poderia ter sido completamente diferente do que conhecemos atualmente.

Fiat Linea

O sucessor natural do Fiat Marea na versão sedan foi o Linea tanto no mercado nacional em 2008, quanto em outros mercados onde era vendido.

(Veja nossa reportagem completa sobre o Fiat Linea.)

Fiat Marea: história, versões, modelos, motores (e a má fama)

A ideia inicial da Fiat era vender o Linea como um sedan médio, assim como era seu antecessor o Marea, que brigava com Chevrolet Vectra, Toyota Corolla e afins.

Mas infelizmente a marca errou um pouco no posicionamento e acabou por minguar algumas vendas até que ela reposicionasse o modelo na categoria correta. Assim como seu antecessor o Marea, o Linea também apostou numa versão turbinada, só que com menos válvulas dessa vez.

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Agora o motor era o mesmo do Fiat Punto Tjet, o 1.4 litro da gasolina que rendia bons 152 cavalos e 21,1 kgfm.

Para essa motorização o câmbio era sempre o manual de 5 marchas, dando foco na esportividade do conjunto.

A versão mais mansa por assim dizer era um inédito 1.9 litro 16 válvulas com 132 cavalos quando abastecido com etanol e 130 cavalos com gasolina e 18,6 kgfm de torque com etanol e 18,1 kgfm.

O modelo saiu de linha em meados de 2016 juntamente com o Fiat Idea e o Fiat Bravo, que não estavam nos seus melhores dias.

Ficha Técnica

Fiat Marea Turbo – 2.0 litros 20 válvulas – 2002

Motor: transversal, 5 cilindros,20V, duplo comando com variador de fase, injeção multiponto sequencial e turbo compressor

Cilindrada: 1997 cm3

Diâmetro x curso: 82×75,6mm

Taxa de compressão: 8,5:1

Potência: 182 cavalos a 6000 rpm

Torque: 27 kgfm a 2750 rpm

Câmbio:  manual de 5 marchas, tração dianteira

Dimensões: comprimento, 439,3 cm; largura, 254 cm; altura, 145 cm; entre eixos, 254 cm

Peso: 1310 kg

Porta-malas: 430 litros

Tanque: 63 litros

Suspensão dianteira: independente, McPherson

Suspensão traseira: braços oscilantes longitudinais

Freios: disco ventilado na frente e sólido atrás, com ABS

Pneus: 195/60 R15

Fiat Marea SX – 1.8 litro 16 válvulas – 2002

Motor: Dianteiro, transversal, 1.8 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas

Número de válvulas por cilindro: 4

Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote com variador de fase na admissão

Cilindrada: 1.746,96 cm3

Potência máxima (cavalos / rpm): 132 / 6.500

Torque máximo (kgfm / rpm): 16,7 / 4.000

Combustível: gasolina

Câmbio:  manual de 5 marchas; tração dianteira

Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Embreagem: Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico

SUSPENSÃO

Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; molas helicoidais

Traseira:  Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais, barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; molas helicoidais

DESEMPENHO

Velocidade máxima: 210 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,6 s

CONSUMO

Cidade: 9,2 km/l

Estrada: 13,8 km/l

Tanque de combustível: 63 litros

DIMENSÕES EXTERNAS

Comprimento: 4.393 mm

Largura: 1.741 mm

Altura: 1.434 mm

Distância entre eixos: 2.540 mm

Peso: 1.300 kg

Carga Útil (Com Condutor): 480 kg

Rodas / Pneus: 6,5J x 15 / 195/60 R 15

Capacidade do porta-malas: 430 litros

Fiat Marea

Kleber Silva

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