_Destaque Fiat Hatches Lançamentos Linha 2018 Test Drive

Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

fiat-mobi-drive-gsr-2018-impressões-NA-7 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

O Fiat Mobi 2018 já está sendo vendido e a versão Drive GSR é a maior novidade da linha do subcompacto da marca italiana. O Fiat Mobi 2018 chega de forma geral com preços a partir de R$ 33.700, mas esta opção automatizada parte de R$ 44.780. Com recomposição de versões, conteúdo e preço, o urbano da FCA quer ampliar sua participação no mercado.



Agora com a concorrência do Renault Kwid 2018, o Fiat Mobi 2018 terá de reinventar-se para continuar vendendo bem, já que o rival chega com polpa para tirar-lhe o brilho, e não sem razão, pois tem preço, conteúdo, espaço e outros atrativos para conquistar o consumidor, o mesmo que até agora vem apostando no popular da Fiat.

Fiat Mobi 2018 – detalhes

A meta da Fiat é passar das atuais 3.500 unidades, média mensal do Mobi, para 4.500 na linha Mobi 2018. Com isso, o volume deve alcançar 50 mil unidades/ano. Desde o lançamento, o modelo já emplacou 38 mil exemplares no país.

Com 3,56 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de entre eixos, o Fiat Mobi 2018 é um subcompacto genuíno, mas com projeto antiquado, dada a grande preocupação em manter um capô longo em detrimento de um habitáculo mais espaçoso, que daria melhor sensação aos ocupantes. Além disso, aplica-se a despreocupação com o espaço do porta-malas, que cabe apenas 215 litros e ainda tem uma caixa chamada Cargo Box para separar objetos, mas parece mal projetada.

Dotado de frente quadrada e com grandes faróis de lentes simples, o Fiat Mobi 2018 tem ainda lanternas na mesma medida atrás, mas para-choques com um desenho mais envolvente e um pouco mais agradável. As colunas C possuem molduras para se harmonizar com a vigia traseira, que substitui completamente a tampa de aço do porta-malas, dando assim uma impressão mais urbana e despretensiosa em comparação com o Fiat Uno 2018, por exemplo.

fiat-mobi-drive-gsr-2018-impressões-NA-1 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

Fiat Mobi 2018 – novidades

A versão Drive com câmbio GSR, é uma proposta de automatizado acessível, mas com uma performance diferenciada em comparação com o antigo Dualogic Plus, nunca oferecido no Mobi, mas já bem conhecido em outros modelos da marca. O Fiat Mobi 2018 ainda mantém o velho Fire Flex e o novo Firefly Flex, ambos com 1.0 litro.

No Fiat Mobi 2018, o chamado Gear Smart Ride (GSR-Comfort) não vem fazer o trabalho sozinho. pois precisa do esperto motor 1.0 SGE Firefly com três cilindros e apenas 6 válvulas. Ele entrega 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm. Porém, apenas a versão Drive é contemplada com o propulsor, pois as demais versões do Mobi ainda vêm com o conhecido 1.0 Fire Flex de quatro cilindros e 8 válvulas.

Fiat Mobi 2018 – equipamentos

Fiat Mobi Easy 1.0 – Motor Fire 1.0 Evo Flex e transmissão manual de cinco marchas. De série com rodas de aço aro 13 polegadas com calotas,  pneus 165/70 R13, retrovisores externos com controle interno, retrovisores e maçanetas pretas, painel com iluminação por LED, display digital de 3,5 polegadas, espelho no para-sol para motorista e passageiro, airbag duplo, freios ABS com EBD, para-choques na cor do carro, vidros manuais, banco traseiro com dois apoios de cabeça ajustáveis, indicador de marcha, entre outros.

Opcionais: Kit Functional (limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos dianteiros com one touch, travas elétricas nas quatro portas e pré-instalação para rádio (2 alto falantes dianteiros, 2 alto falantes traseiros, 2 tweets e antena) por R$ 1.937. Desembaçador do para-brisa com ar quente por R$ 533.

Fiat Mobi Like 1.0 – Itens de série do Easy, mais ar-condicionado, direção hidráulica, faróis com máscara negra, maçanetas e retrovisores externos na cor do carro, computador de bordo, banco traseiro bipartido e rebatível, console central com porta-objetos e porta-copos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, revestimento externo nas colunas B e C das portas, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas,  pneus 175/65 R14, vidros elétricos dianteiros com one touch, travas elétricas nas quatro portas e volante com regulagem de altura.

Opcionais: Kit Live On (sistema com bluetooth, rádio e aplicativo para smartphones IOS e Android  e volante com comandos do rádio/telefone, suporte retrátil e entrada USB para carregamento) com display TFT no painel e limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro por R$ 2.511. Kit Connect (rádio Connect com Bluetooth/USB/auxiliar, volante multifuncional com comandos de mídia/telefonia, pré-instalação para rádio e limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro) por R$ 2.194.

Fiat Mobi Way 1.0 – Itens de série do Like, mais para-choques exclusivos Way, quadro de instrumentos com grafia exclusiva Way, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas exclusivas Way,  pneus 175/65 R14, suspensão elevada, saias de rodas com proteção, barras longitudinais no teto e proteção nas caixas de ar laterais.

Opcionais: Kit Live On (sistema com bluetooth, rádio e aplicativo para smartphones IOS e Android  e volante com comandos do rádio/telefone, suporte retrátil e entrada USB para carregamento) com display TFT no painel e limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro por R$ 2.511. Kit Connect (rádio Connect com Bluetooth/USB/auxiliar, volante multifuncional com comandos de mídia/telefonia, pré-instalação para rádio e limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro) por R$ 2.194.

Fiat Mobi Drive 1.0 – Motor Firefly com transmissão manual de cinco marchas. Itens de série da versão Like, mais direção elétrica com função City, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro, grade dianteira com pintura preta, pré-instalação para rádio e sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina.

Opcionais: Kit Connect (rádio Connect com Bluetooth/USB/auxiliar, volante multifuncional com comandos de mídia/telefonia, pré-instalação para rádio e display TFT no painel de instrumentos) por R$ 1.517. Kit Tech Live On (sistema com bluetooth, rádio e aplicativo para smartphones IOS e Android  e volante com comandos do rádio/telefone, suporte retrátil e entrada USB para carregamento) com display TFT no painel por R$ 1.671.

Kit Tech (chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, console de teto com espelho auxiliar, alarme antifurto, retrovisores elétricos com Tilt Down e indicadores de direção, Cargo Box, personalização interna com tecidos e itens exclusivos, rodas de liga leve aro 14 polegadas) por R$ 3.864.

Fiat Mobi Drive GSR 1.0 – Itens da versão Drive manual, mais câmbio automatizado GSR-Comfort com modo Sport e paddle shifts, além de acionamento por botões e indicador de marcha engatada no painel com display TFT.

Opcionais: Kit Connect (rádio Connect com Bluetooth/USB/auxiliar, volante multifuncional com comandos de mídia/telefonia e pré-instalação para rádio) por R$ 1.404. Kit Tech Live On (sistema com bluetooth, rádio e aplicativo para smartphones IOS e Android  e volante com comandos do rádio/telefone, suporte retrátil e entrada USB para carregamento) com instalação de som (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e antena) por R$ 1.568.

Kit Tech (chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, console de teto com espelho auxiliar, alarme antifurto, retrovisores elétricos com Tilt Down e indicadores de direção, Cargo Box, personalização interna com tecidos e itens exclusivos, rodas de liga leve aro 14 polegadas) por R$ 3.864.

fiat-mobi-drive-2017-1 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

Fiat Mobi 2018 – versões

O Fiat Mobi 2018 é oferecido nas versões Easy 1.0, Like 1.0, Drive 1.0, Way 1.0 e Drive 1.0 GSR, que é essa versão com câmbio automatizado. O único motor do Mobi é o 1.0, mas apenas o Drive tem o propulsor mais recente, o Firefly Flex da família GSE, que é também composta pelo quatro cilindros 1.3 Firefly Flex, que entrega até 109 cv.

Fiat Mobi 2018 – preços

Fiat Mobi Easy 1.0 – R$ 34.210
Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 39.780
Fiat Mobi Drive 1.0 – R$ 41.260
Fiat Mobi Way 1.0 – R$ 41.260
Fiat Mobi Drive 1.0 GSR – R$ 45.450

fiat-mobi-drive-impressões-NA-18 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

Fiat Mobi 2018 – motor

O Fiat Mobi 2018 tem dois motores basicamente, sendo o velho Fire Flex atualizado e o novo três cilindros Firefly Flex.

O velho propulsor foi atualizado para a linha 2018 da marca, incluindo o sedã Grand Siena 1.0 e agora está no Fiat Mobi 2018. O Fiat Uno 2018 usa somente o Firefly em suas versões. A montadora fala em atualização de pistões, cabeçote, anéis, entre outros itens internos, buscando assim mais eficiência energética e um desempenho melhor. O 1.0 Fire Flex de quatro cilindros e 8 válvulas, entregando 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Já os torques são de 9,5 kgfm na gasolina e 9,9 kgfm no etanol, obtidos a 3.850 rpm.

Mas, essas alterações no Fire Flex não foram testadas pela imprensa especializada, já que as atenções estavam centradas no GSR-Comfort, que equipa o Fiat Mobi 2018. Além do vetusto motor, gerado no começo dos anos 2000 no Brasil, o modelo tem o novo Firefly Flex, um 1.0 de três cilindros com seis válvulas e feito todo em alumínio, entregando 72 cv com gasolina e 77 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Já os torques são de 10,4 kgfm na gasolina e 10,9 kgfm no etanol, obtidos a 3.250 rpm.

O automatizado GSR-Comfort do Fiat Mobi 2018 agora dispõe de um novo software de gerenciamento, que provê trocas de marchas com mais agilidade e menos “buracos” no processo, algo típico de transmissões como essa. O objetivo é tornar o processo mais suave com redução de trancos e ausência de força na hora do acionamento da embreagem.

Além da função Creeping – que mantém o veículo levemente em movimento com o câmbio engatado em inclinação de até 8%, como nos carros automáticos – já presente no Dualogic Plus, agora o Fiat Mobi 2018 com GSR traz uma comunicação direta entre os módulos de comando do câmbio e do motor.

Fiat Mobi 2018 ainda mantém a velha caixa manual de cinco marchas, com engates macios, porém, longos. O conjunto tem um equilíbrio pouco agradável no Fire, mas uma sinergia bem superior no caso do Drive, obtendo assim uma boa performance e economia de combustível.

fiat-mobi-drive-2017-8 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

Fiat Mobi 2018 – desempenho

Como já se sabe, o Fiat Mobi 2018 apresenta uma performance bem melhor com o novo motor Firefly 1.0 em comparação com o Fire Flex – antes da atualização deste, garante a Fiat – utilizando transmissão manual. Nesse último caso, a performance é muito ruim, perdendo muito em baixas rotações e exigindo mais pé no acelerador para compensar a fraqueza do antigo propulsor. Isso evidentemente aumenta o consumo e torna a dirigibilidade prejudicada. Ele faz com gasolina na cidade 11,9 km/l e percorre na estrada com 13,3 km/l. No etanol, são na cidade 8,4 km/l e na estrada 9,2 km/l.

Mas no caso – específico do Fiat Mobi 2018 – a comparação com o velho motor revela grande discrepância, mesmo entre manual e automatizado, onde sempre houve um tempo enorme nas respostas, dessa vez a diferença entre as duas opções de câmbio ficou bastante reduzida.

Leve, o Fiat Mobi Drive GSR 2018 apresenta um movimento trepidante na partida, que parece indicar o contrário do que se espera. A impressão inicial é de certa hesitação na saída, mas logo isso muda com o passar das marchas e o ganho de velocidade. No drive com câmbio manual, ele responde bem também, mas não chega a ser econômico na cidade como o automatizado. Ele faz na cidade 13,7 km/l e 16,1 km/l na estrada. No etanol, faz na cidade 9,6 km/l e na estrada 11,3 km/l. Já o GSR-Comfort permite 14,0 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada quando com gasolina, além de 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l no rodoviário, ambos com etanol.

As trocas realmente ficaram bem mais suaves, reduzindo também as perdas de força com o acionamento da embreagem. Dá para notar seu funcionamento mais preciso, garantindo assim uma condução mais confortável e ágil. O tempo de resposta do motor Firefly é bem superior ao do Fire Flex e sua disposição segue no mesmo caminho, apresentando um bom torque em baixa e deixando o Fiat Mobi 2018 bem mais gostoso de dirigir.

fiat-mobi-drive-impressões-NA-23 Fiat Mobi 2018: preços, fotos, versões, consumo e detalhes

Mesmo no modo Drive do Fiat Mobi GSR 2018, cujo objetivo é economia “ao extremo”, consegue-se imprimir uma condução muito melhor do que se espera de um automatizado, especialmente com motor 1.0. O funcionamento do propulsor com giros acima de 2.500 rpm, garante boas saídas para a proposta do carro, com o gerenciamento monitorando o comportamento do motorista para efetuar as mudanças no tempo certo.

A agilidade do novo conjunto do Fiat Mobi 2018 é notada imediatamente nos primeiros metros e no comportamento em trânsito pesado. Com a direção elétrica com a função City facilitada bastante a vida e torna a condução muito menos cansativa no anda e para interminável do trânsito urbano em São Paulo. Porém, essa leveza traz uma sensação melhor quando se explora – em vias de trânsito rápido, é claro – a “nova” função Sport.

Com isso, no modo Sport do Fiat Mobi 2018, o gerenciamento do GSR-Comfort não apenas favorece trocas de marcha em rotações mais altas, mas também altera o funcionamento do 1.0 Firefly para que este responda melhor às exigências do condutor. A Fiat introduziu também a função Auto-up Shift Abort, que monitora o movimento do acelerador e permite “saber” a intenção do condutor em fazer uma retomada, impedimento a entrada de uma marcha mais alta para que se explore giros mais altos do motor SGE. A ideia é ter acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens.

 

Em resumo, o Fiat Mobi 2018 – que no manual já havia recebido vida nova – agora ficou também muito interessante na proposta automatizada, que sempre foi o calcanhar-de-aquiles de qualquer carro com opção semelhante. O bom casamento entre GSE e GSR trouxe uma disposição inesperada ao pequenino Fiat Mobi 2018.

O GSR-Comfort mantém o giro alto, mesmo com o pé fora do acelerador, mantendo o Firefly cheio e garantindo retomadas muito interessantes. O som do propulsor de três cilindros  do Fiat Mobi 2018 se torna bem mais graves e dá a impressão de ter ganho alguns cavalos a mais, mas essa resposta melhor vem mesmo de seu gerenciamento alterado no modo Sport, que funciona em parceria com o controle do câmbio. A Fiat fala em “casamento perfeito” entre os dois. Para nós, a dupla ficou em uma boa sintonia.

Aceleração de 0-100 km/h

  • Fiat Mobi 1.0 Fire – 13,8 segundos
  • Fiat Mobi 1.0 Drive – 12,0 segundos
  • Fiat Mobi 1.0 Drive GSR – 13,9 segundos

Velocidade máxima 

  • Fiat Mobi 1.0 Fire – 154 km/h
  • Fiat Mobi 1.0 Drive – 164 km/h
  • Fiat Mobi 1.0 Drive GSR – 164 km/h

Fiat Mobi 2018 – consumo

Motor 1.0 Fire

Consumo gasolina
Consumo cidade 11,9 km/l
Consumo estrada 13,3 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 8,4 km/l
Consumo estrada 9,2 km/l

Motor 1.0 Drive

Consumo gasolina
Consumo cidade 13,7 km/l
Consumo estrada 16,1 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 9,6 km/l
Consumo estrada 11,3 km/l

Motor 1.0 Drive GSR

Consumo gasolina
Consumo cidade 14,0 km/l
Consumo estrada 15,9 km/l

Consumo álcool
Consumo cidade 9,8 km/l
Consumo estrada 11,1 km/l

Fiat Mobi 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Motor 1.0 Fire

Motor 1.0 Firefly

10.000 km

R$ 236

R$ 236

20.000 km

R$ 444

R$ 444

30.000 km

R$ 584

R$ 584

40.000 km

R$ 708

R$ 708

50.000 km

R$ 412

R$ 412

Fiat Mobi 2018 – ficha técnica

Motor

Motor 1.0 Fire

Motor 1.0 Firefly

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

1389

Válvulas

8

6

Taxa de compressão

12,15:1

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 73 cv @ 6250 rpm / Etanol: 75 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 72 cv @ 6250 rpm / Etanol: 77 cv @ 6250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 9,5 kgfm @ 3850 rpm / Etanol: 9,9 kgfm @ 3850 rpm

Gasolina: 10,4 kgfm @ 3250 rpm / Etanol: 10,9 kgfm @ 3250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / Automatizado GSR-Comfort 5 marchas

Freios

Tipo

Disco / tambor

Disco / tambor

Direção

Tipo

Mecânica / Hidráulica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 13 polegadas / Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 14 polegadas

Pneus

165/70 R13 / 175/65 R14

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3566

3566

Largura sem retrovisores (mm)

1633

1633

Altura (mm)

1502

1502

Distância entre os eixos (mm)

2305

2305

Capacidades

Porta-malas (litros)

215

215

Tanque (litros)

47

47

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

933

945

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Fiat Mobi 2018 – Galeria de fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Veja também maiores informações sobre o Mobi 2018 no site da Fiat.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend