Carros Conceito Fiat Salões do Automóvel

Fiat no Salão do Automóvel 2008: carro conceito FCC II

fiat-fcc-ii-carro-conceito-oficiais-1 Fiat no Salão do Automóvel 2008: carro conceito FCC II







A Fiat confirma hoje várias atrações para o Salão do Automóvel 2008, uma lista realmente longa, que deverá fazer com que o stand da empresa seja um dos pontos mais visitados do evento. O stand da Fiat tem 2.750 m2, com vários espaços diferenciados.

Esses espaços são: a Biosfera, onde a Fiat coloca suas versões Adventure muito próximas da natureza; Tecnologia a serviço do Meio Ambiente, onde estão os modelos com combustíveis alternativos e o Auditório Tecnológico, onde o visitante poderá participar de um Quiz com perguntas sobre o grande lançamento da marca este ano, o Fiat Linea. Além disso, linhas pelo chão confirmam a Conectividade que presente nos produtos Fiat.

fiat-fcc-ii-carro-conceito-oficiais-2 Fiat no Salão do Automóvel 2008: carro conceito FCC II

Vamos falar da primeira atração da Fiat no Salão do Automóvel desse ano:

FCC II, o novo carro conceito da Fiat

Esse é aquele carro conceito que você já viu aqui no NA, que anteriormente estava sendo chamado de Fiat Bugster. O Fiat Concept Car II (FCC II) foi desenvolvido no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim (MG). Foi projetado sobre o conceito Enviroment & Fun, quer dizer, um carro ecologicamente correto, que proporciona prazer ao dirigir. A Fiat o usa como um laboratório de pesquisas na busca de novas tecnologias, o ponto de partida para a adoção de novas soluções de mobilidade com materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes.

O conceito FCC II tem motor elétrico é alimentado por 93 baterias de íon lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada 220 V. O modelo tem baterias tanto na traseira como na dianteira, para equilibrar o peso do carro. Com autonomia de até 100 km, desenvolve 59 kW (80,2 cv) e torque máximo de 220 Nm (22,9 kgfm), utilizando sistema de transmissão Dualogic, o mesmo usado nos Fiat Linea e Stilo.

fiat-fcc-ii-carro-conceito-oficiais-3 Fiat no Salão do Automóvel 2008: carro conceito FCC II

Sua carroceria foi feita com fibras naturais de fontes renováveis para ter menor impacto ao meio ambiente e da nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes. Várias partes da carroceria foram injetadas em compósito com nanoargila, a chave de fenda que acompanha o kit de ferramentas foi injetada em plástico reciclado com fibras de curauá e sisal.

Peças como reparos, discos de freio, molas e montantes de suspensão receberam revestimentos organometálicos isentos de metais pesados. A espuma que reveste os bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado. A Fiat Automóveis já utiliza até 5% de poliol de soja em todos os bancos fabricados no Brasil.

O carro conceito FCC II, vem com o sistema Locker, sendo essa a primeira vez em que o sistema é acoplado a um motor elétrico. O modelo usa LEDs para a iluminação dianteira e traseira e os faróis incorporam tecnologia bi-xenon.

A Fiat cita que o FCC II é “jovem, futurista, enfim, um convite a aventura, à integração com a natureza e seus elementos. O design é simples, fluido, porém, extrapola o conceito de minimalismo.”

Vamos falar das medidas do FCC II: ele tem 3,24 metros de comprimento, 1,81 de largura, 1,48 de altura e 2,15 de entre-eixos. O vão livre do solo é de 193 mm. As rodas com aro de 19 polegadas estão calçadas com pneus 255/55 R19 e seu peso total é de 980 quilos.



  • Gadernal

    Muito pesado pra um elétrico com pretenções “esportivas” e muito baixo pra um off road de verdade :pao:

  • Quinlan Vos

    Se forem espertos vão usá-lo em cenas de algum filme (brasileiro ou não) só pra chamar mais atenção, como o LINEA no Ensaio sobre a Cegueira, e daí lançarão futuramente um versão NORMAL para produção em série.

    Porém, mais FECHADO, com portas, capota/teto removível e se a larga barra que atravessa a parte superior do veículo.

    Preferencialmente com motor TetraFuel, se possível, após a homologação do uso do DIESEL em carros de passeio.

    :drinkk: :clapp: :cool: :eyess:

  • Rodrigomc

    muito lega mesmo!!! :craz: o pessoal aii teve uma criatividade muito boa e sem sair tando do real!! pena q é prototipo

  • johnny

    ateh q num ficou ruim nao…
    tah manero

  • edu.leite

    É impressão minha ou o volante e o velocímetro/painel de instrumentos foram sugados do Fiat 500?

  • Jair Menezes

    Achei muito bonito, mais acho que, referente ao design, nada dele será utilizado nos futuros carros, agora quanto às tecnologias, claro que vão, principalmente na parte que diz respeito ao motor elétrico. Acho que a maioria deve saber que o Fiat 500 irá se tornar Hibrido ano que vem e já foi até apresentado no Salão de Genebra esse ano como Fiat e500 (tem mesmo o “e” na frente do 500) e parece, não sei se é verdade, que o motor elétrico do Fiat FCCII é o mesmo do Fiat e500, com a mesma autonomia da bateria.

    Alias alguem ai notou que o Volante e o painel do motorista é do Fiat 500??

  • fr_amaral

    [Comentario #112816 sera citado aqui]

    Foi mesmo! E combinou com o carro, fikou muito maneiro! :cool:

    Ja pensou andar com esse na rua? Ia chamar mais atençao do que alguns Audi!

  • helmygalindo

    O conceito do ano passado pelo menos deu idéia do que seria a nova palio adventure, esse daí dá pra aproveitar o que? Só as tecnicas de construção mesmo, se bem que acho dificil a fiat mudar só pra ficar mais verde.

  • Renatus

    Deve Ser Loko dar Umas Voltas No fiNal da Tarde COm Um carrinho dess Na Praia…

    *_*
    :batman:
    :cool:

  • Giovanni

    [Comentario #112784 sera citado aqui]

    Tá brincando? 80 cv e 23 kgfm de torque num carro elétrico é MUITA coisa! Lembre-se de que carros elétricos sempre andam mais tendo a mesma cavalaria de um motor à combustão! Com 980 kg, isso aí deve andar muito!! Quanto a ser baixo, isso aí é um “buggy pra cidade”, não um jipe! Pra andar na praia e redondezas é excelente. Mas vale lembrar que é apenas um conceito, o que interessa são os detalhes, como a nanotecnologia e o emprego de fibras e óleos naturais, é isso que temos de ver!

  • brunor9

    prefiro o FCC I

  • IGAUM

    Ficou muito fera!

    Um motor desses seria excelente para um Fiat Strada, ou um Doblo de carga ou ate algum outro veiculo desse tipo.

    Já já a Fiat desenvlve algum motor na casa dos 100/150cv eletrico!!! AI EU QUERO VER!!! Imagina o torque???? 50Kgfm, por baixo!

    Isso sim é um CARRO CONCEITO… nao esses falsos por ai… :down:

  • JBAFilho

    Essa geringonça conceito tem autonomia de apenas 100 Km? E ainda é horrível. Sai pra lá, tranqueira!

  • fr_amaral

    [Comentario #113007 sera citado aqui]

    O ruim e que nem todo mundo pensa igual vc…

  • Rodrigo joi

    [Comentario #113008 sera citado aqui]

    Já viu qual a autonomia do Volt????? ………. 60Km…

    Para um conceito brasileiro, com verbas, tecnologia e universidades sucatedas, acho que esta valendo …. pelo menos estão tentando fazer algo.

    Quando você tiver idade para “tirar” a carteira de motorista, terá mais chances de entender isso.

  • JBAFilho

    [Comentario #113038 sera citado aqui]

    Se essa fosse uma reportagem sobre o Volt, eu diria a mesma coisa e ainda acrescentaria o seguinte: Como pode fazer um carro conceito com autonomia de apenas 60 Km. Isso é pior que aquela tranqueira da plastificadora FIAT que adora aparecer. :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • JBAFilho

    E quanto à falta de verbas… como pode uma empresa que lucra milhões nos vendendo carros totalmente pelados, nos ludibriando, não ter dinheiro para fazer algo descente? Ou você acha que os coitadinhos estão cobrando um preço justo por seus Palios, Unos e outras crecas super-hiper-defazadas?

    Lucram barbaridade e investem uma ninharia. Vá se iludindo! Está com peninha deles, está?

    O que tem a ver a carteira de motorista com o meu comentário? Não entendi.

  • Rodrigo joi

    [Comentario #113044 sera citado aqui]

    No outro tópico você encheu a boca para falar do Volt (um carro mundial da montadora, totalmente diferente de um estudo para atender uma empresa em especifico) …. mas como disse, o dia que você tiver idade para “tirar” a carteira de motorista, vai ficar mais fácil entender…

    O que as outras estão desenvolvendo, pensando no futuro???
    Não é o fato de ser fiat ou outra, mas sim o fato de ser engenharia brasileira, tentando desenvolver algo próprio, sem apenas copiar ou adaptar algo que vem de forra, nesse ponto esta valendo, se não esta bom ainda, melhorasse até chegar a um ponto que fique apreciável …. nem é para vender mesmo, por isso chamasse conceito …. um dia vai entender..

  • Rodrigo joi

    Só ela que ganha muito dinheiro?????

    Não sei se vc sabe, mas a fiat é uma das menores a atuar no brasil, GM e toyota são as que mais vendem no mundo, VW é a que mais lucra, Renault é “dona” nissan, peugeot e citroen são a mesma e vende mais que fiat, honda vende mais que fiat, ford vende mais …. quantas desenvolveram um conceito elétrico AQUI????

    Não interessa se é fiat, é engenharia brasileira, as outras podem muito bem contratar esses engenheiros, ou vice-versa … pohh, é tão difícil entender?!! …………. não creito

  • JBAFilho

    Parabéns FIAT!!! Meus sinceros parabéns!!! Seu pessoal de marketing é muitíssimo competente. :clown: :clown: :clown: :clown: :clown:

  • Tteurafa

    [Comentario #112976 sera citado aqui]

    Tbm prefiro o FCC I, eh mais bonito, harmonioso

  • rlaranjo

    Eber, só corrige esse texto que esse carro não tem nada de Dualogic. Ele nem câmbio tem!!!! Nenhum carro elétrico tem câmbio.

  • [Comentario #113201 sera citado aqui]

    o texto eu copiei do press release da fiat.

  • sabetudo2

    [Comentario #113338 sera citado aqui]
    Oi Colegas, essa de que carro eletrico não precisa de cambio é uma meia verdade. O carro pode ou nao ter o cambio, mas esse FCC tem e é dualogic. Porquê? por que o motor como toda máquina tem o seu limite, e o motr eletrico tem um limite de giros, na maioria das vezes são os rolamentos que limitam este giro máximo (em torno de 6 a 9mil rpm). então para não superar o limite de giros do motor, deve colocar uma relaçção tão longa que o carro perde torque em arrancadas. Como o objetivo do carro é ser esperto e divertido, o pessoal da fiat sacou bem e meteu ´logo o cambio dualogic de 5 marchas, eu vi o carro no salão ele tem só dois pedais, de freio e de acelerador, e tem aunda no painel um display com D de drive, R de Reverse e N de neutro, além do ELD de locker então é mesmo dualogic e locker! Uma mistura muito inteligente para a proposta do carro. Aliás, estava vendo na wikipedia e até o tesla roadster (que custa uma fortuna!) tem duas marchas. Mais uma vez a fiat inova e mete logo 5 marchas, queria ver um pega do tesla com o FCC II talvez numa versão street sem os pneus lameiros!! :banana:

  • sabetudo2

    [Comentario #113008 sera citado aqui]

    Colegas, já pararam pra pensar que esse carro é aquele pra vc ter na praia, no sitio ou num parque natural (tipo vc chega de carro lá e aluga um FCC II) e que nessas condições 100km dá e sobra??? Não é o carro pra fazer uma viagem do rio ou sao paulo ao nordeste…

    Até pra cidade, se vc roda mais de 100km por dia ou vc é motoboy/motorista de taxi ou tem que mudar de emprego/escola ou arrumar alguma casa/apartamento mais perto pois tá morando muito mal e gastando gasolina a toa :down:

    Eu moro longe do meu trabalho, mas faço no maximo 30 km de ida e 30 km de volta, o volt da GM talvez num daria conta, mas um FCC seria mais que suficiente. Afinal não devemos pensar em utilizar melhor os recursos naturais? Além disso um carro eletrico num polui :cool: se todos usassem carros eletricos (e se o governo fizesse mais hidroeletricas ao invés de se aventurar no pré-sal) não haveria poluição nas cidades!!! seria fantástico!!! :drinkk:

  • juliano

    Porque não começar a comercializar logo?
    Quanto antes mais chance de baratear no futuro.


Send this to a friend