FCA Finanças Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

Fiat: “País precisa escrever um novo capítulo”

fiat-fabrica-betim-visita-NA-49 Fiat: "País precisa escrever um novo capítulo"

A indústria automotiva brasileira quer mudar sua história no Brasil, após se reunir com o governo e reconhecer a fragilidade de sua estrutura no país. Assim, a palavra de ordem agora é crescimento sustentado e modernização do parque instalado, a fim de que os produtos nacionais possam conquistar mais consumidores no mercado, como também – e principalmente – no exterior.

As montadoras agora não querem mais saber de crescimento extraordinário, incentivos fiscais com renovação trimestral e nem projeções de vendas incríveis, que marcaram os últimos anos do mercado brasileiro, onde todos botaram fé e assinaram embaixo, mas que em realidade era falso, induzido por incentivos que mais tarde cobraram caro a conta da desoneração fiscal desenfreada. A crise veio e a queda foi monumental.

Ao invés de pedidos de benefícios, agora os fabricantes querem que o governo lhes dê uma política industrial de longo prazo, permitindo assim aos investidores, garantias de que as coisas não mudarão nos próximos governos. Dessa forma, o mercado poderá se recuperar de modo natural e os fabricantes poderão investir de forma correta para ganhar o mercado interno e externo.

fiat-fabrica-betim-visita-NA-39 Fiat: "País precisa escrever um novo capítulo"

De acordo com Stefan Ketter, presidente da FCA no Brasil, deve-se deixar de lado o passado de “oportunismo imediato, do crescimento extraordinário, mas artificial” e pensar em crescimento sustentável. O executivo defende a aprovação da nova lei trabalhista, considerada fundamental para maior confiança e certeza jurídica, diz.

Para Ketter, a reforma trabalhista abrirá mais postos de trabalho, por conta da maior racionalidade jurídica na relação empregado-empresa, criando assim um ambiente de maior confiança para os investidores. Além disso, o chefe da FCA diz que outra prioridade é a reforma da Previdência, que aliviaria as contas do governo, que assim poderia investir melhor em áreas importantes, como saúde, educação, logística, infraestrutura, segurança, entre outros.

A atual situação política do Brasil também é observada com cuidado pelos fabricantes, mas segundo Ketter, a confiança está retornando e os sinais de mudança mostram que o país está compromissado com a democracia, o que traz segurança para futuros investimentos apoiados em instituições fortalecidas.

fabrica-fiat-betim-modernizacao Fiat: "País precisa escrever um novo capítulo"

Stefan Ketter visualiza um futuro de crescimento e de reindustrialização do Brasil. O presidente da Fiat Chrysler diz perceber uma melhora na busca do crescimento das vendas atuais de veículos. Embora o acumulado do ano seja inferior ao de 2016, houve um aumento nas vendas diárias no país. O executivo se anima também com o ponto de virada que a indústria automobilística e o governo estão dando com o Rota 2030.

O programa industrial em gestação será apresentado até 30 de agosto, para que possa ser validado, a fim de entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2018, criando assim um ambiente estável politicamente até o ano de 2030. Para Ketter, isso é histórico. Nesse novo cenário, o executivo vê um aumento da competitividade, que aproveitará a infraestrutura industrial atual – dominada pela ociosidade – para promover uma reindustrialização com a introdução de novas tecnologias, já que não será necessário construir fábricas novas tão cedo.

Tudo isso respaldado pela retomada da confiança com base em regras claras a longo prazo. Além disso, a competitividade promoverá o Brasil no mercado internacional, mas Ketter salienta que qualidade e segurança precisam acompanhar essa evolução, a fim de que o produto “made in Brazil” possa ser competitivo lá fora. A busca por países andinos e outros da América do Sul é um início.

[Fonte: Valor]

Agradecimentos ao Samuel de Oliveira Cursini.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend