Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina, em entrevista para o site G1, revelou que a Fiat não descarta ter um novo utilitário esportivo. O executivo brasileiro destacou a grande presença da Jeep – parte do grupo – nas vendas de SUVs com seus modelos Compass e Renegade, que fecharam 2017 em primeiro e quarto, respectivamente, no ranking do segmento.
Porém, Ketter disse também não ver sentido em produtos que concorram entre si dentro das marcas da FCA. O executivo teme uma concorrência contra os produtos da Jeep, que é focada nos utilitários esportivos. Pelo visto, com a dupla da marca americana, o grupo estaria nesse momento satisfeito, já que ocupa uma posição de destaque nesse caso.
Mas, e a Fiat? A marca italiana não tem potencial para emplacar também um utilitário esportivo? Até pouco tempo atrás, a empresa passou a vender no Brasil o Freemont, uma variante Fiat do Dodge Journey. O problema é que era um carro já conhecido do mercado e, mesmo com sete lugares, tinha pouco apelo em uma faixa de preço alta. Resultado, hoje ele já não está mais entre nós….
Desde o anúncio de que o Jeep Renegade seria feito no Brasil, existia uma expectativa de que o Fiat 500X viria a ser feito no país também, visto que compartilhava a mesma plataforma do SUV “americano”. Embora sejam de porte semelhante e categoria, o crossover da marca italiana tem naturalmente uma pegada bem diferente, sendo mais esportivo e urbano, personalizável e até requintado em comparação com o valente, robusto, retrô e aventureiro Renegade.
Tanto é que essa diferença é crucial para as vendas de ambos na Europa, já que além de cada produto ter uma pegada individual – e público com alvos diferentes – as marcas também possuem imagens bem distintas, ainda mais aqui no Brasil, onde a Jeep ainda tem um apelo mais premium por conta do longo período de importação de produtos de luxo e exclusividade, como Grand Cherokee e Wrangler, por exemplo.
Ou seja, o 500X seria uma boa oportunidade para a Fiat elevar suas vendas e ainda as do grupo, uma vez que seu lineup foi bem reduzido e não há muitas novidades previstas para o horizonte nacional após o Cronos, exceto por uma atualização da Strada e seus irmãos de passeio, Mobi e Uno. Na Argentina, o Fiat 500X coexiste com o Jeep Renegade. Fala-se nesse momento em um “baby Jeep” na Europa, que pode não gerar um equivalente Fiat por conta de sua origem, o Panda 4×4, que já existe e é um clássico europeu.
Outra opção viável para a Fiat é um SUV derivado da picape Toro, que teria sete lugares para ocupar o espaço deixado pelo Freemont. Como o modelo feito em Goiana parece muito promissor para eventuais outras funcionalidades, entre elas originar um utilitário esportivo, ficaria mais fácil para a marca trazer de volta o nome Freemont ou batizar com algo novo, o que seria mais provável. Isso também evitaria uma batida de frente com a Jeep, pois o Grand Commander no momento parece mais exclusivo dos chineses.
[Fonte: G1]
Um SUV Fiat feito em cima do Renegade ou o 500X seriam boas opções…e tem ter câmbio MT6 e AT6 e motores 1.3 16V Firefly Turbo, com injeção direta e uns 165 cv e uns 24,5 kgfm e quem sabe um novo 1.8 16V Tigershark, com uns 145 cv e 19 kgfm no etanol?