Fiat Hatches Segredos-Flagras

Fiat poderá antecipar a chegada do Novo Uno ao mercado nacional!

fiat-podera-antecipar-a-chegada-do-novo-uno-ao-mercado-nacional Fiat poderá antecipar a chegada do Novo Uno ao mercado nacional!

Depois de calcular errado a reação do mercado brasileiro, reduzindo a produção em 30% e vendo a Volkswagen ressurgindo como provável nova líder de mercado, a Fiat parece querer reagir imediatamente.

Vendo que sua liderança foi ameaçada de forma clara pela Volkswagen, a Fiat resolveu aumentar a produção de 2.200 para 2.600 carros/dia para tentar compensar a falta de modelos no mercado.

Além disso, a marca tentou barrar a ascensão de vendas do Gol com o Novo Palio 2010, cuja frente é a mesma do Siena 2009. Hoje, a marca inverteu a posição e lançou o Siena 2010 com frente inspirada no Palio 2009 para tentar segurar o Voyage.

Mesmo assim, a Fiat pode não se garantir na liderança se as vendas da marca não se recuperarem. Trocas à parte, o que pode surgir de realmente novo na Fiat no fim do ano ou começo de 2010, é o Novo Uno.

Segundo se comenta, a Fiat está disposta à adiantar em alguns meses o lançamento do Novo Uno, um modelo baseado no projeto 327.

O novo Uno como já soubemos aqui, irá dividir a plataforma com o novo sucessor do Palio. Dessa forma, a Fiat teria um trunfo para poder retomar as boas vendas e manter a liderança.

Será que este contra-ataque da Fiat dará o resultado esperado? Só mesmo quando este Novo Uno e Palio chegarem é que veremos até onde a Fiat foi para manter a liderança!

[Na foto, uma renderização do projeto Innocenti 326, modelo que deverá ter a mesma plataforma do Novo Palio e Novo Uno]

Fonte: Revista Exame via Cosas de Autos.

  • Luis.J.R.

    Mais será mesmo que a fiat pretende lançar esse ano o uno!Ainda não vi nenhum fraga desse carro disfarçado, será que já está em teste. :wha:

  • danix

    poderia ter antecipado há alguns anos atrás né? :smile:

  • netto

    [Comentario #153109 sera citado aqui]

    eu tbm não vi nenhum “fraga”. :humpf:

    :teeth2: :teeth2:

  • Claudio

    Tenho conhecidos que estão trabalhando no projeto das ferramentas do Uno que vira mais redondão!
    Então o lançamento não deve estar tão longe!

  • Diego Lip

    Será q a Vw vai voltar ao seu lugar? Tomora que sim.
    Agora pra ela permanecer na liderança, falta a trazer a quinta geração da Saveiro e da Parati.
    Assim a familia Gol desbanca de vez a falilia Palio e a Volks pode respirar mais tranquila.
    :drinkk:

  • Fernando

    A Fiat tá atrasada mais de 10 anos pra lançar o novo Uno

  • Anderson Puff

    Hoje sou mais fan de Fiat do que da volks, acho que a Fiat tem um conforto interno incomparavel, principalmente porque os volks são muito simples com interior completamente de plastico de baixa qualidade.
    Porem substimar a volks e a força do nome NOVO GOL e lançar ao mesmo tempo que esse o palio mais estranho de todos os tempos, foi sem duvida uma estrategia das piores ja vistas no mercado.
    Hoje a volks caminha tranquila para a liderança, e sinceramente a Fiat não tem como segurar, as coisas pioraram depois de lançamentos como Linea que não vende mais de 1000 unidades mes e Punto que embora seja um sucesso na europa, aqui apanha direto para C3 e Sandero.
    Esse ano não tem pra ninguem a volks ira assumir a liderança, novos Palio, Uno e Bravo não chegam antes de 2010, simplesmente porque não é possivel lançar carros totalmente novos em tão pouco tempo, seria impossivel

  • Douglas

    O Uno é um carro peculiar. Faz muito sucesso entre os frotistas e também os não frotistas. Apesar de muita gente malha-lo por ser um projeto de mais de 25 anos, é um carro cheio qualidades. Só pra citar algumas:

    – O carro mais econômico do Brasil;
    – O mais barato;
    – Espaço interno muito bom (quem vai no banco de trás não bate a cabeça no teto);
    – Ótimo motor (combinado com a leveza do carro, dá altas arrancadas);
    – Manutenção muito tranquila e barata;
    – Carro forte, aguenta bem o tranco por estrada de terra;
    – Porta malas razoável;
    – Praticamente não tem pontos cegos;
    – Direção levíssima (nessa caso, a direção hidráulica é mimo);
    – Estepe vai junto ao motor (muito prático);
    – Um bom porta objetos sobre o painel.

    Claro que tem vários pontos fracos como:

    – Visual quadradão e ultrapassado;
    – Suspensão traseira que não demora pra começar a fazer nhec nhec;
    – Não é dos mais seguros. Uma batida forte e ele se desmancha;
    – Lugar pro CD-Player muito fora de mão;
    – Bem despojado (ainda que as versões mais novas tenham melhorado um pouco);
    – Sistema de ar dele é ruinzinho;
    – Vidro traseiro que não desce até o fim.

    Se a Fiat conseguir mantar as qualidades do carro e diminuir os pontos fracos, vêm aí um sucesso de vendas.

  • Rodolfo

    Essa questão de arredondar o Uno, acho que não vai ser boa coisa.
    O Uno é barato pela facilidade de produção!
    Temos o exemplo do Logan também(quadradão)!
    Achu que tem sim que deixar os carros mais seguros, mas procurar fazer isso da forma certa!
    Não é do formato do Uno que se critíca, e sim seu projeto antigo com tecnologias defazadas!
    Abraços

  • lndnfsu2

    mantendo o preco e as qualidades do atual esta otimo!

  • Surtado

    Alguém me corrija se eu estiver errado, por favor. Que eu me lembre, a “briga” particular Palio X Gol estava mais acirrada quando o FIAT estava na geração III. O carro era bem bonito, oferecia ótimos opcionais e, na minha opinião, chegava bem perto até do Polo na versão HLX, em termos de equipamentos. Acho que a FIAT reconhece hoje que simplificar o Palio para abrir caminho pro Punto foi uma manobra errada… Talvez uma opção melhor fosse manter o Palio do jeito que estava e nem oferecer versões 1.4 do Punto.

    Depois que o novo Gol saiu a FIAT parece que perdeu o rumo com relação ao Palio… Sei lá, acho que concidiu a chegada do Gol com o Palio novo (inegável que tem pior aceitação que o G III) e o efeito fez uma bagunça na estratégia da FIAT.

    Acho que tá na hora da FIAT parar e repensar os planos dela, aproveitando esse possível novo Uno.

  • Claudio

    A VW só não encerra esse assunto de ves por que é lerda!
    Seu nome é muito forte, e se desse os mesmos itens que a Fiat pôe em seus carros mais alguns lançamentos interessantes, seria imbatível!

    • GuiJr

      Se a VW melhorasse os itens de conforto, teria que baixar a qualidade de motor e de carroceria ao nivel da Fiat pra concorrer em preço.

  • Yuri

    [Comentario #153119 sera citado aqui]

    A questão de o uno ser frágil é balela.

    O Uno foi testado nas normas européias atuais, inclusive a EuroNCap que produz justamente o impacto frontal entre dois carros somente do lado do motorista, porque parou de ser fabricado na Europa depois dela entrar em vigor.
    Por esta norma, o veículo a 64km/h bate numa estrutura deformavel que simula outro carro, sendo que somente 40% da sua frente deve suportar o impacto completo.
    A norma atual eupéia é muitro mais rigorosa, pois há torções que não existiam nas normas antigas, além de avaliar impacto da cabeça do motorista na coluna, etc.. Pelas normas anteriores a estrutura do Gol pôde até ser homologada nos Estados Unidos, na forma do Voyage-Fox. Mas ele não é testado pela EuroNCap porque não é vendido na Europa.

    Então dá para garantir que o Uno suporte o impacto da EuroNCap, pois existem os testes. Inclusive a iafirmação boba que muitos dizem do estepe atingir o motorista nunca aconteceu em crash test nenhum. Basta avaliar com mínimo critério a posição do estepe e a abertura do capô para ver que isso não ocorre.
    Já o Gol não dá para aferir, pois ele não é testado na norma mais severa.

  • Cypress

    Depois de mais de 20 anos, vem aí a segunda geração do Uno. Parece piada.

  • Alex

    [Comentario #153116 sera citado aqui]

    Muito bom hahuahuahuauh

    Mais aposto q ele vai continuar feio.

    uhahuahuauha

  • Guilherme Guimaraes

    [Comentario #153115 sera citado aqui]

    5a geração só para os tongos acreditarem né? A atual geração é a verdadeira G3.

    VW, sempre fazendo os brasileiros de idiotas!!

  • kaique

    Cada marca com seus prestigio, a Fiat é a marca “que abraça o povo”, a VW tem uma imagem de “fazer carros confiaveis e manutenção barata”, a FORD tem o imagem de fazer carros de diferentes publicos “desde de sedã de luxo até mega picapes” e a CHEVROLET tem uma imagem de fazer “carros pra classe media” (vectra, omega, opala, etc) mas isso nos anos 90 e vai até hj,
    Oque acontece as 4 GRANDES não estão percebendo que existem marcas que estão começando a toar o espaço que elas construiram veja a HYUNDAI uma marca que ja ta ai fazendo historia, até a Mercedes com carros abaixo de 100 mil,
    Por isso a FIAT demorou pra atualizar o UNO, por falta de concorrencia… podem ver que é verdade toda a vida osm mesmo carros entre o 4 mais vendidos GOL, UNO, PALIO e CELTA (as vezes em posições diferentes), podem escrever oque eu digo, daqui uns 10 anos entre os mais vendidos estarão algum carro da Hyundai, Honda, Toyota e por ai vai…. por que ja estão chegando perto…
    :whaaa: :laugh:

  • Mr.Gongora

    A verdade é que a FIAT não esperava que a volks (e acho que nem ela) acertasse em cheio como fez com o NOVO Gol e o Voyage.
    E para piorar fez a porcaria desse palio. A rsposta vem do consumidos.
    Acho bom a FIAT rever os conceitos que ela anda se propondo, PRINCIPALMENTE NA POLITICA DE PREÇOS.
    Abraços

  • Limelight

    [Comentario #153115 sera citado aqui]

    Eu, sinceramente, espero que a VW não volte à liderança.
    Quem tiver mais de 25 anos e for ligado em carros, deve se lembrar de como era o mercado no Brasil nos anos 80-90 quando a Volks era líder, e lançava seus Santanas por aqui. Carros defasados, feios, desconfortáveis; porém robustos. Não é a toa que ainda fabrica a Kombi! A Fiat teve a ousadia de lançar produtos alinhados com a matriz, enquanto a Volks nos empurrava as gambiarras Apollo, Logus e Pointer. Dormiu em berço esplêndido! Hoje a Volks está melhor, mas graças à concorrência da Fiat. Mas se voltar à liderança não me espantaria se ressuscitassem a Quantum. :down: :down: :down:
    Sabemos que o Brasil evoluiu, mas ainda continua difícil (caro) de se desenvolver um novo carro por aqui! Vamos torcer para que o novo Uno seja um carro de sucesso. Seja bem-vindo!

  • rivo

    [Comentario #153160 sera citado aqui]

    Tomara que isto não aconteça com as niponicas, ora se com o preço que cobram já vendem bem, se venderam mais ainda o preço pode subir ainda mais. O ideal é acontecer o contrario, que vendam cada vez para pararem de praticar preços abusivos em seus carros populares com jeito de carro de luxo.

    :rayban:

  • Filipe Augustus

    [Comentario #153160 sera citado aqui]

    E eu digo mais…
    O Civic se custasse 20 mil reais a menos com certeza estária no meio desse grupo que vc citou!!!!!
    Se custando oq custa chegou a ser o 4º carro mais vendido por um mes e vive beliscando a 6º posição no ranking,pode ter certeza que de todas a que tem mais chanse de um dia entrar para esse grupo é a Honda com o seu Civic…

  • pablorocha

    Virá em que faixa de preço?..se for das 25 a 30 mil lascas tá com os dias contados…

  • Escafandrista

    Viva a Fiat!

  • Filippe Barros

    [Comentario #153119 sera citado aqui]

    Esqueceu da suspensão traseira independente que hoje em dia é usada quase que exclusivamente em carros de segmento superior.

  • Jeff Brown

    Limelight, não foi o fato da VW perder a liderança no Brasil, que fez os carros brasileiros ficarem ‘melhores’ ou “menos piores”.
    E sim, a chegada do Collor. Mesmo com suas atrapalhadas.
    No setor de tecnologia e automóveis no Brasil, podemos dividir a história em antes e pós-Collor.
    Que ele fez m.. pode ter feito sim (embora não provem). Mas sua contribuição nesses segmentos é inquestionáveis. Lamentável que não tenham continuando o caminho nesse setor.

    Quanto ao Uno, como os colegas disseram, se for parecido com esse, vai ficar bem feinho né?
    E sem dúvidas o preço vai ficar próximo do Palio.
    O Uno é barato, por ser extremamente simples de produzir. Ferramental barato e já foi pago faz tempo
    é rápido de produzir, etc.
    Se a Fiat não conseguir uma mágica para deixar o preço dele, no máximo 1000 mais caro que o atual, acho que ele pode perder um pouco da fatia de mercado do atual.

  • nasser

    Falaram aí que o Mille foi testado no crash-test da Ncap e se saiu bem……. passa o link ai……. porque eu não achei no site da Ncap……..

  • alcantara

    A fiat deveria ter deixado o palio do jeito que estava (o g3) pois tinha um conjunto bem harmônico no todo. A traseira até lembrava o Stilo. Mas esse atual DEUS ME LIVRE :down: Vai ser feio lá na casa do :espar: parece aqueles fiestas antigos :hauhau:. O Uno está com seus 25 anos de idade, já está na hora de receber uma casca nova.

  • macarrone

    [Comentario #153119 sera citado aqui]

    Concordo!! Ele vive até hoje porque quando foi lançado estava anos luz na frente do outros….era um projeto moderno. Outro item que sempre gostei é o limpador de parabrisa com apenas uma palheta. Enfim, ele ainda vive porque para as condições do mercado brasileiro ainda está moderno!!! :drinkk:

  • Henrique

    Por mais que o novo Gol fosse um sucesso, achei um carro com acabamento interno muito ruim, não tem boa visão do vidro traseiro, apesar de design muito superior a conorrência ainda não me convenceu esse gol novo, prefiro esperar o novo Palio ou até mesmo o Fiesta novo.

  • FK

    é sera dificil lançarem um carro com todas as qualidades q o uno oferece ,pode ser q lancem um compacto q esta vendendo na europa ,mas a verdade é q a fiat vem errando no design e é provavel q venha um lançamento de um carro q é vendido em paises como china e paises de terceiro mundo .

  • fernando

    As vendas do palio tiveram significativa melhora em fevereiro e março, diminuindo a diferença para o gol.
    O Siena, se olharem os números de janeiro, em plena crise, vendeu muito mais que os concorrentes, e em fevereiro não, o que poderia ser explicado pela falta de modelos nas lojas!

    Ou seja, a Fiat não vendeu mais porque não tinha produção para isso!

  • Heraldo

    Se a Fiat aproveitar todas as qualidades que até hoje o Uno tem e corrigir alguns pontos que, com o tempo, ficaram ultrapassados, não tenho dúvida que será um sucesso de vendas. Se hoje, do jeito que ele está já vende bem, imagine com o carro atualizado e bem feito…

  • DBS

    A chance da FIAT cometer um erro de estratégia com o novo UNO é pequeno, visto que ela tem pago um preço alto pelos atuais erros… deve vir um carro moderno, com um marketing feroz e talvez com bons itens de série, com certeza ja virá com air bag série, o q fará dele um carro seguramente mais interessante que o gol, ele roubará compradores do gol e do pálio, aí a FIAT vai estar enrolada de vez. serão forçados a lançar o novo pálio “2020”. pára pagar pelos erros atuais.

    o CIRCO VAI PEGAR FOGO :clapp: :clapp:

  • Ivan

    Se a Fiat trocar o nosso uno , por esse projeto ai , ela quebra!… :humpf:

  • number431

    o uno poderia vir com um porta-escada no teto de série.

    É difícil ver um sem.

    Já estou vendo as duas gerações sendo vendidas ao mesmo tempo

  • tiago

    a FIAT vai mudar o Uno. Cuidado com tsunami, furacão,etc… Demorou pra tirar esse lixo ambulânte de 20 anos atrás das ruas.

  • tiago

    a FIAT vai mudar o Uno. Cuidado com tsunami, furacão,etc… Demorou pra tirar esse lixo ambulante de 20 anos atrás das ruas.

  • Lucas

    Espero q esse novo Uno venha para o mercado,com baixo preço ou até mesmo o preço atual mais eu queria que vinhe-se com mais opcionais de série :laugh: :tong: até o final do ano a VW deverá lançar outros modelos para concorrer com o ”Novo Uno” :zzz:

  • carlao gts

    aê….. uma foto decente né!?? dá pra começar a conversar agora :ninja: :ninja: :ninja:

Send this to a friend