Fiat Pulse é o nome do novo SUV compacto da marca italiana

Fiat Pulse é o nome do novo SUV compacto da marca italiana

Fiat Pulse é como será conhecido o primeiro SUV compacto da marca italiana feito no Brasil. O nome teve 65% da preferência do público, enquanto Domo teve 25% e Tuo apenas 10%. Foram mais de 380 mil votos nessa campanha de marketing.


Conhecido como versão do Hyundai Creta, o nome agora vai para um modelo que não é um concorrente direto, mas que deve buscar clientes que iriam no crossover coreano (precisa trazer o Venue…).

Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, explica: “Pulse é um nome fantástico, que permite inúmeras associações. Tem energia, movimento e é extremamente conectado. Ele expressa a essência e a personalidade do veículo: um SUV com a alma da Fiat, mas que, ao mesmo tempo, possui o seu próprio toque, batimento e ritmo”.

Assim, o Fiat Pulse chega ao mercado com uma proposta de posicionamento abaixo do Jeep Renegade, mas com passe livre para custar o quanto quiser, pois, no portfólio da marca italiana não há outro SUV presente.

Equipado com motor GSE Turbo 1.0 de 120 cavalos e 19,4 kgfm, na calibração europeia, pois, aqui terá tecnologia flex, podendo ter mais potência e talvez até chegar a 130 cavalos.

Fiat Pulse é o nome do novo SUV compacto da marca italiana

O motivo desse distanciamento pode ser o uso do Firefly 1.3 com até 109 cavalos e câmbio CVT. Essa caixa, contudo, pode não ser usada no motor turbo, que teria melhor resposta com uma automática Aisin de seis marchas.

O Fiat Pulse terá pouco mais de 4 metros e virá com 2,53 m de entre-eixos na plataforma modular MLA, o pequeno SUV compacto terá um porta-malas condizente com a proposta e acreditamos em algo acima de 400 litros.

Por dentro, ele terá um painel novo, onde a multimídia Uconnect com tela grande e projeção sem fio para Android Auto e CarPlay terá a companhia do Fiat ConnectMe com internet 4G, Wi-Fi e serviços online.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.