*Destaque Europa Fiat Hatches Mercado Montadoras/Fábricas

Fiat Punto deixa de ser fabricado na Itália e sindicato espera sucessor para março

punto-2012-europa Fiat Punto deixa de ser fabricado na Itália e sindicato espera sucessor para março

O Fiat Punto deixou de ser fabricado em Melfi, Itália. O compacto premium da marca italiana estava com queda nas vendas há algum tempo e a montadora decidiu antecipar sua saída de linha. O antes lucrativo, agora o modelo não passava de um custo adicional para a FCA, estando a mais de dez anos no mercado europeu sobre a mesma geração.



Em outubro, o Fiat Punto vendeu 2.682 unidades na Itália ante 3.460 do mesmo período de 2016. No acumulado do ano, o compacto emplacou 32.877 unidades ante 39.274 do ano passado. Com o desgaste do modelo e sua saída do cenário europeu, a fábrica de Melfi passará por um período de paralisações, segundo o sindicato dos trabalhadores locais.

As paradas serão feitas para ajustar a produção da planta italiana e a primeira ocorrerá entre 18 e 30 de dezembro. Cerca de 790 montadores e mais 25 engenheiros deverão ficar em casa no período. Sem produção do Punto, a Fiat promoverá uma atualização das instalações para a fabricação do sucessor deste, que de acordo com a imprensa europeia, será uma variante do Fiat Argo, já em vendas no Brasil.

Os modelos Fiat 500X e Jeep Renegade também são feitos em Melfi, mas as mudanças não deverão impactar na produção dos dois utilitários esportivos. O tempo entre o fim da produção do Punto e início daquela referente ao seu sucessor, é mais do que suficiente para o reequipamento da linha de montagem e ajustes finais.

Sobre o sucessor do Punto, o que se fala é que o mesmo será chamado de Fiat Primo. Este seria apresentado ainda em novembro e as vendas começariam no início de 2018. Se de fato o lançamento acontecer até o final do ano, o prazo para produção e vendas coincidirá com a confirmação de parada parcial em Melfi para modernização.

Comenta-se que o Fiat Primo é uma mescla de Argo com elementos empregados no Tipo, feito na Turquia. Este último já está no mercado europeu, mas seu tamanho é de hatch médio, diferente do que a FCA deseja para servir de intermediário entre o Panda e este último.

Nesse caso, o Punto se encaixava perfeitamente, mas também o Argo aparece como alternativa viável em termos de tamanho e não só no cenário europeu, mas também no indiano, já que mede 3,99 m, atendendo assim à faixa de tamanho que obtém incentivos fiscais naquele país.

Um Fiat Argo com ajustes no estilo para o mercado europeu e mais uma gama de motores, que poderia ir do 0.9 TwinAir ao 1.4 MultiAir, passando pelo E.torQ e o diesel Multijet, não seria realmente uma surpresa e ajudaria a marca à emplacar novamente um modelo “global”.

[Fonte: Actualidad Motor]

 

  • Louis

    Compacto premium? Fiat?

    • Gran RS 78

      Foi exatamente o que pensei. O mesmo vale para Polo, Fiesta, 208 etc, que são compactos de entrada em qualquer lugar do mundo, menos no Brasil.

  • Renato Duarte

    Se melhorar a qualidade de material e acabamento,, o Fiat Argo serve perfeitamente pro mercado europeu.

    • No_Name

      Irão melhorar, mas principalmente a estrutura do carro e alguns detalhes cafonas e pobres como as portas com cantos arredondados.

      • Renato Duarte

        a moldura superior das portas no Argo realmente é ridícula,, Polo, New Fiesta e até o HB20 estão um passo a frente nesse quesito.

  • Filipo

    Alguém achava mesmo que o Argo seria comercializado por lá? Já dizia cumpadre Washington: “sabe de nada, inocente!”

    • Junoba

      Ele até pode ser comercializado na Itália, mas com qualidade bem superior.

  • Raimundo A.

    O que está mal contado é dizer que irão mostrar o produto para ser produzido meses depois, mas não se viu as mulas bem como testes em carroceria final.
    Todos viram as mulas do 500X, Tipo hatch, sedã e SW, mas nada desse sucessor do Punto.
    O Argo como mula foi visto em outros países, mas a desse Primo nada, e mesmo sendo uma mistura de Argo com Tipo, precisa ser testado.

  • Honestamente, pelo preço cobrado pelo Tipo lá fora, é realmente necessário algo entre ele e o Panda? O Argo por lá só servindo como base mesmo ou então incorporando mais itens (6 airbags, ESP, TC, sistemas de frenagem que o Panda possui e etc).

    • th!nk.t4nk

      O Tipo já substituiu perfeitamente o Punto. Custa a mesma coisa (12 mil €) e oferece proposta semelhante. Não tem nada de “porte de carro médio” não, é um compacto bem pequeno, pra quem busca custo x benefício. O que a FIAT deveria fazer é apresentar um sucessor decente pro Panda, ligeiramente maior e inovador. Isso sim faria a marca voltar a vender. Mas empurrar um “Argo melhorado”? Boa sorte. Só vejo mercado nos países mais pobres do bloco.

      • Edson Fernandes

        Sabe, qdo li a reportagem foi o que me questionei: Hatch médio ? Aonde ? rs

      • tiago

        Na verdade tem um porte avantajado sim, são 4350mm de comprimento por 1792 mm de largura, números próximos de focus e golf.

  • Franco da Silva

    Adeus, Punto! Vai deixar saudade.
    Um dos últimos carros “no chão” (carro “civil” não esportivo), com ótima posição de guiar. Agora, fiquemos com os SUVs e variantes altinhas, como o Argo, que nos levarão ao fim do prazer de dirigir e, consequentemente, ao fim do automóvel como um bem individual.

    • Jok Jok

      Nunca entendi o fracasso mundial do punto…

      • Oba

        Imagino que você tenha saido recentemente da adolescência por isto não deve saber que o Punto chegou a ser o carro mais vendido na Europa na geração anterior e a utima geração foi um dos mais vendidos na categoria senao o mais durante ano(s).

      • th!nk.t4nk

        O Punto fracasso? Até hoje tem Punto dos anos 90 rodando aos montes pelas ruas européias (junto com o último modelo). O carrinho vendeu como água. O problema é que a FIAT deixou de atualizá-lo, matando o carro nos últimos anos. Uma pena.

        • Jok Jok

          Vendeu. Mas agora ao vende tanto. .. Fracasso…. Mas adoro o carro

      • Gran RS 78

        Desde quando o Punto foi um fracasso mundial? Melhor vc pesquisar mais antes de falar tamanha besteira.

        • Jok Jok

          Besteira? Pra mim produto saindo e fracasso sim… Nenhuma empresa e maluca em tirar um produto de sucesso..

          • Gran RS 78

            Sim, besteira. O Punto sempre vendeu bem em seu segmento, tanto aqui quanto em outros países. O problema é que a Fiat simplesmente não o atualizou, pois esse modelo foi lançado em 2005 na Itália e se tornou o carro mais vendido na Europa no ano seguinte. O Punto tbm teve boas vendas no Brasil, inclusive liderando o segmento acima dos hatchs compactos de entrada por alguns anos. O tempo passou e ele não teve novidades ou mesmo uma nova geração, o que acabou afetando suas vendas no Brasil e tbm na Europa, especialmente depois do lançamento do Fiesta e do Polo, que eram projetos mais modernos que ele.

          • NaoFaloComBandeirantes

            Velho, admite que falou besteira que é mais fácil.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Acho que entendo o que você quer dizer. Se for sobre a estagnação do atual modelo, com 12 anos de mercado sem alterações significativas, penso que as causas são:
        -Aumento da participação dos modelos do segmento “C” no mercado europeu encolhendo a participação dos modelos do segmento “B” onde o Punto foi o principal representante
        -Baixas margens de lucro oferecidas pelos hatchs do segmento B
        -O surgimento de produtos carismáticos e emotivos como FIAT 500 e MINI
        -A recente popularização dos SUV

        • tiago

          -Investimento no braço americano do grupo

    • Wagner Lopes

      Tive um 2008 e nem mesmo o ridículo fire 1.4 conseguiu apagar o brilho do carro. Ótima posição de dirigir, perfeita ergonomia, estabilidade e dirigibilidade muito acima da média!

  • vicegag

    Bota o Argo, se é bom para os brasileiros, pode ser bom para os europeus.

  • carroair30

    Ae ITALIANADA da uma olha no nosso JABUCA ARGO se OCEIS nao GOSTAR ,DEVOLVE !

  • Marcelo Nascimento

    Que legal, o Punto lá ainda era com a cara original, sem aqueles enfeites estranhos que inventaram aqui!

    • pedro rt

      Nao inventaram aki. Imventaram la e trouxeram pra ca

      • Marcelo Nascimento

        Ah, achei que essa foto era do atual de lá…

        • tiago

          É que entre o modelo 2008, mais bonito e esse 2017 teve o facelift com “bigode”, que ficou horrível.

  • Rodrigo

    Fiat Primo (rico) do Argo

  • Marcus Vinicius

    Agora é os italianos e o restante da Europa esperar pelo novo Argo italiano que deverá contar com a nervosa e potente versão Abarth !

  • No_Name

    “Primo” rico do Argo com direito a estrutura 5 estrelas, mil controles de segurança e tudo mais.

  • Fabão Rocky

    Nunca q o Argo substituiu o Punto! Substituiu o Palio, isso sim!

  • Neo Neoo

    Um etorq 1.6 com comando variavel injecao direta e turbo ficaria top demais.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend