*Destaque Europa Fiat Hatches Segurança Vídeos

Fiat Punto zera no Euro NCAP (vídeo)

fiat-punto-zera-ncap-1 Fiat Punto zera no Euro NCAP (vídeo)

O Fiat Punto está se despedindo do mercado europeu, mas vai levar na bagagem algo indesejável, uma nota zero do Euro NCAP. O motivo foi a ausência de sistemas de segurança, que fizeram com que o hatch da marca italiana não ganhasse qualquer estrela.



Isso derrubou a nota geral do Fiat Punto. Segundo o Euro NCAP: “O Punto tem um lembrete de cinto de segurança somente para o banco do condutor como padrão. O sistema no banco do passageiro não foi qualificado para avaliar, pois não é equipamento padrão e, portanto, o carro não marcou pontos para os bancos da frente. Um lembrete do cinto de segurança não está disponível para os bancos traseiros”.

fiat-punto-zera-ncap-1 Fiat Punto zera no Euro NCAP (vídeo)

Além disso, as baixas notas que o Fiat Punto acumulou nos testes de impacto, fizeram com que o modelo acabasse por não ganhar qualquer estrela. No caso dos sistemas de segurança, foi a primeira vez que o instituto deixou de pontuar um modelo por causa disso. Em proteção de adultos, o hatch teve 51% e o Euro NCAP explicou o motivo.

De acordo com o instituto, a carroceria se manteve estável, mas o painel apresentou projeção de materiais potencialmente perigosos no impacto. Outro ponto foi a proteção de tórax classificada como “marginal” em impacto lateral. No teste de impacto lateral, os dummies bateram as cabeças em áreas perigosas nas portas. Os apoios de cabeça foram reprovados por não evitarem o efeito chicote em colisão na traseira. O teste dos airbags de cortina não foi efetuado porque o Fiat Punto não estava disponível com o item.

fiat-punto-zera-ncap-1 Fiat Punto zera no Euro NCAP (vídeo)

Com 43%, a proteção das crianças em cadeiras infantis foi ruim. Os bonecos representando crianças de 6 e 10 anos tiveram de modo geral problemas no pescoço e peitoral nos testes de impacto. O NCAP indicou que há desligamento do airbag dianteiro para a colocação de uma cadeira infantil na frente, mas há pouca informação ao condutor. O carro também não possui suporte para o i-size, um sistema de fixação preso ao assento.

No caso de proteção de pedestres, o Fiat Punto recebeu 52% de eficiência, o maior percentual da avaliação. O para-choque apresentou boa absorção de energia em caso de impacto contra pernas, assim como da pélvis também. Já o capô teve nota ruim por apresentar proteção fraca em caso de colisão contra pedestre. Recentemente, a produção do modelo foi paralisada, o que foi dito como ajuste do volume em relação à demanda, mas é sabido que o hatch dará lugar a um novo carro em março e este poderá ser uma versão europeia do Fiat Argo. Aqui, o modelo nunca foi testado pelo Latin NCAP enquanto esteve no mercado.

Fiat Punto 2017

COMPARTILHAR:
  • João Martini

    Se zerou na Europa, imagina por aqui..

    • Fabio Marquez

      Tiraria uma nota muito melhor. O carro possui Isofix, barras de proteção lateral, reforços estruturais, cintos de segurança de três pontos para todos, air bags, ABS e ESP. O que acontece com ele é que está defasado frente aos padrões atuais da Europa, algo normal para um carro de quase duas décadas. Não tem como comparar com carroçônix…

      • No_Name

        Ele quis dizer obviamente sobre o nacional que é pior que esse da Itália… Aqui provavelmente o nacional também seria 0.

        • Rael Ribeiro

          dificilmente seria 0. acho que pelo menos 3 estrelas ele tiraria

          • Daniel

            Acho dificil as 3 estrelas, até pq, aqui no Br, o punto era outro carro, usando muitos componentes do Palio. Eu dirigi um “Grande punto” na Italia, e era bem diferente do brasileiro… a impressão é que o carro era mais solido… Não dá pra explicar…

      • Helio

        no brasil -3 rs

      • daneloi

        Quase duas décadas? O carro foi lançado em 2005 lá e em 2007 aqui. Ainda vai fazer 13 anos

  • pedro

    Depois de doze anos de mercado sem mudanças, não poderia ser diferente o resultado.

  • Rodrigo

    Meio que chutar cachorro morto esse teste…

    • Wellington Myph13

      Isso da uma margem de como será o Argo.
      Ele provavelmente vai melhor que esse Punto, mas nada espetacular como muitos acham.

      • pedro rt

        O argo provavelmente vai tirar 3 estrelas. Ele tem estrutura boa mas nao e um polo, corolla ou golf.

        • Wellington Myph13

          É ai que entra minha duvida… Eu já acho que é capaz de tirar só 2, igualando ao 208, por não ter airbag lateral… Vamos esperar…

          • Daniel Mazarin

            Argo tem Airbag lateral sim e na vida real já bateu em Corolla e se mostrou muito seguro.

            • Wellington Myph13

              Tem airbag lateral de OPCIONAL só na topo 1.8 que não vende nem 20% do mix do carro.
              Batidas na rua não tem como comparar, inúmeras coisas podem ter “facilitado” o bom resultado. O Latin NCap tem um padrão, onde dá pra ter melhor noção do que é real entre os outros modelos.
              Teve gente que capotou com um Celta, deu perda total no carro e a pessoa saiu ilesa, e no teste do latin NCap o Celta teve o teto dobrando pra dentro, o que pode causar sérios riscos pros passageiros da frente…

              • Daniel Mazarin

                Segundo sua lógica quem não bate carro sequer precisa de airbag…

                • Wellington Myph13

                  Segundo minha lógica, como bem citei, eu quero avaliação do instituto com padrões pra que se compare com outros modelos e saber se realmente ele é tão bom assim quanto você quer insinuar.

                  • Daniel Mazarin

                    Eu só compro carro 4 ou 5 estrelas testado no Euro NCAP… Não vale nada 5 estrelas do Latin NCAP como por exemplo VW UP que recebeu 5 estrelas mas sequer passou por testes de impacto lateral…

                    • Wellington Myph13

                      Você precisa melhorar suas informações.
                      VW up recebeu 5 estrelas no anterior e de tão bem que foi o Latin NCap fez o teste lateral mesmo que não era exigido, tanto que eles usam as imagens dele pra exemplificar o quão mal foram Mobi, Onix e Ka nos testes laterais.
                      Ele receberia 3 hoje por falta de ESP e airbags laterais, mas sua estrutura comporta as 5 estrelas… Não seja hater. Ao menos elogie o que merece ser elogiado.

                    • Daniel Mazarin
                    • Uau!

                      Vc tem que analisar o percentual da nota.
                      Latin NCap – UP = 15.8 de 17max
                      Euro NCap – Punto = 19.7 de 38max
                      Adult Occupant

                    • No_Name

                      Essa nota máxima de 38 no caso do Punto é porque também contam junto os impactos laterais nessa pontuação. Só o frontal vai até 17 ou 18 max lá na Europa também.

                    • Wellington Myph13

                      Eu te mostrei o resultado do Euro NCap porque você disse que só compra carro 4 ou 5 estrelas testados pelo Euro NCap, daí você vem tentar achar desculpa pro Punto que tirou 19 pontos no Euro contra 15 do up! no Latin, e ainda esqueceu de ver que o up tirou 15 de 17, e o Punto 19 de 38…
                      Se vc não é hater, aceita que o up tem estrutura melhor que a do Punto e pronto…

                    • Bons Carros

                      Up passou sim pelo teste de impacto lateral, e foi aprovado.

              • Alvaro

                Pois é, se informação de “ah fulano sobreviveu naquele acidente, enquanto ciclano morreu” tivessem um valor empírico, pode esquecer NCAP e melhor sermos felizes comprando carro no achismo.

            • Saulo Gomes

              Não foi bem assim, condutor do Argo ficou preso nas ferragens e teve de operar a mão, o do corola só sofreu uma pancada no pé.

              • Daniel Mazarin
                • Saulo Gomes

                  Fiat sendo fiat, soltaram um $ para alterar a notícia, veja nos sites das região que tem a história verdadeira inclusive o filho do condutor do corola explicou o que aconteceu. E neste site que você enviou, também dá para observar na foto que o equipamento de cortar ferragens está dentro do Argo e não do Corola.

                  • Ernesto

                    Não tinha visto esse seu comentário. Rsrsrs.
                    E estou vendo que ele ficou quieto agora. KKKKK!!

              • Ernesto

                No site AUTOO tem essa matéria. Nos comentários o filho do motorista do Corolla fala que o motorista do Argo que teve que ir ao hospital. Comentei isso para o Daneil Mazarin. Vamos ver se ele aceita ou vai ficar espalhando inverdades.

            • Ernesto

              Essa história do Argo ter batido num Corolla durante testes foi contada corretamente pelo filho do dono do Corolla. Procure no site autoo essa matéria e leia nos comentários. Quem teve que ser levado ao hospital foi o motorista do Argo e não do Corolla.

          • Uranium

            O Kicks tirou 4 estrelas sem ter airbag lateral. Prefiro esperar o teste do Argo pra saber.

            • Wellington Myph13

              Kicks tem ESP de opcional desde a versão de entrada e ESP de série na versão mais vendida, então ele passou das 3 pra 4.
              Argo só é pesado no papel, quero ver se realmente tem reforços. Se tiver é 3 estrelas pq não tem esp de opcional nas 1.0 e 1.3…

          • Pedro154

            Já eu, acho que pode tirar 4.

            • Wellington Myph13

              4 do jeito que ele é hoje não tira, pra “gabaritar” ali ele tira 3.
              Só tira 4 se a Fiat colocar o ESP de opcional na 1.0 e 1.3. E tem o fato de que o Latin Ncap pede que a versão mais vendida tenha ESP de série, o que talvez tenha que acabar sendo de série na 1.0…

        • Daniel Mazarin

          Argo deve tirar nota bem próxima do VW Polo.

          • RRodrigo Souza

            a fiat terá que retrabalhar bem o carro para ficar com uma pontuação boa, as vezes na europa pode receber produtos de qualidade melhor enquanto no brasil fica inferior como já vemos muito.

          • Saulo Gomes

            Também acho vai tirar a mesma nota que o Polo 75.

        • Saulo Gomes

          Desde quando estrutura Fiat antiga é boa?

          • Daniel Mazarin

            Sua interpretação da reportagem pode estar equivocada… A estrutura do ponto é boa tanto que o mesmo recebeu quase a nota máxima em teste de impacto frontal e colisão lateral… Nota Zero foi pq não conta com itens de segurança como Lane Assist e em caso de atropelamento não tem nenhum sistema de proteção aos pedestres…

            • Leandro

              A estrutura do Punto é boa. Recebeu 5 estrelas quando foi lançado. O problema é que está defasado e sem equipamentos, apenas.

        • Alessandro Araujo

          Muito otimista…

      • Rodrigo

        Pelo que entendi o teste foi feito na Europa e no modelo Europeu que difere substancialmente do modelo que foi vendido aqui, a começar pela plataforma (usa a mesma do Opel Corsa D). Portanto nada a ver com Argo nem o Tipo europeu…

        • Wellington Myph13

          Isso pode ser pior ainda, rs

          • CharlesAle

            Outro ponto de discussão deveria ser esse: como a Fiat ainda vende Punto na Europa, sendo que nem no Brasil se fabrica mais? Isso é muita decadência tá louco…

        • CharlesAle

          Eu vejo isso temerariamente. Já que o Argo é projetando visando mercados emergentes. Onde a segurança paga o pato da redução de custos..

      • Daniel Mazarin

        Punto tem quase a nota máxima em proteção lateral e segurança adequada em caso de impacto frontal. Só zerou a nota porque não tem as assistência de carros mais modernos como por exemplo: Lane assist e não protege adequadamente pedestre em caso de atropelamento.

        • Wellington Myph13

          Você leu a mesma matéria que eu?

          “Outro ponto foi a proteção de tórax classificada como “marginal” em impacto lateral. No teste de impacto lateral, os dummies bateram as cabeças em áreas perigosas nas portas.”

          “Além disso, as baixas notas que o Fiat Punto acumulou nos testes de impacto, fizeram com que o modelo acabasse por não ganhar qualquer estrela.”

          “De acordo com o instituto, a carroceria se manteve estável, mas o painel apresentou projeção de materiais potencialmente perigosos no impacto.”

          • Daniel Mazarin

            Vc entrou no site do Euro NCAP como eu? Analisando o teste é possível verificar boa proteção além disso o modelo testado sequer tinha airbag lateral e de cortina… Aqui no Brasil desde 2008 Punto tem esse opcional…

            • Wellington Myph13

              Desculpe, eu esqueci de considerar que sua avaliação é mais técnica e melhor do que a do instituto europeu…
              E você está tentando defender o indefensável. Eu nem falei que o carro é ruim ou coisa do tipo, só disse que mostra que o Argo não vai ser tão bom quanto falam.
              Pra facilitar a comparação, entra lá no euro NCap e veja que o up! recebeu 89% em proteção pra adultos e 80% pra crianças enquanto o Punto recebeu 51% pra adultos e 43% pra crianças.
              Longe de ser porcaria comparando com o que temos aqui, mas nada que mereça elogios…

              • Daniel Mazarin

                Punto com airbag lateral e de cortina recebeu 5 estrelas em 2005 no EURO Ncap… O teste do UP que vc citou foi feito em 2011 onde o modelo avaliado tinha até airbag lateral e de cortina que sequer é oferecido como opcional no Brasil… Além disso a nota não diminuia pela falta de itens de segurança como é hoje.

                • Wellington Myph13

                  Você ao mesmo tempo, reclama que o up passou com 5 estrelas só no protocolo antigo e que hoje ele seria ruim. Você tem que se decidir cara.
                  Já falei, se não é hater, para de tentar achar desculpa pro Punto e aceita que o up! tem estrutura melhor. Só isso.

          • Leandro

            Saiba interpretar o teste.

            O punto, quando foi lançado, ganhou 5 estrelas: https://www.euroncap.com/en/ratings-rewards/latest-safety-ratings/en/results/fiat/grande-punto/15665

            Tem estrutura boa desde sempre e o novo teste comprova isso. Mas faltam equipamentos da atualidade de série (é um carro mais antigo, compete apenas em preço com os concorrentes e está saindo de linha). O rigor do teste aumentou, então passou de 5 pra zero. O rigor do Latin não é o mesmo da europa ainda.

          • celso

            No geral, o resultado do Punto foi muito ruim, mas, curiosamente, no impacto frontal offset (40%), o mesmo utilizado pelo Latin Ncap, o Punto obteve 6 pontos, enquanto o Jaguar E-Pace (5 estrelas) conseguiu apenas 5.3

          • Alessandro Araujo

            O cara não aceita!

    • Bons Carros

      Fiat Argo também tirará zero. Por isso a Fiat está fugindo do teste.

      • Raphael Pereira

        Profeta, igual aos do Kwid!

        • Saulo Gomes

          A Renault não fugiu do teste!

          • Leandro

            A Renault patrocinou o teste??? Não sabia.

            • Saulo Gomes

              Kwid e Argo sairam praticamente juntos, de duas uma, ou a Renault pagou o teste ou a Fiat pagou para não testarem.

              • Leandro

                Não existe “pagar para não testarem”. Se eles quiserem testar, eles testam. E a Renault não patrocinou o teste.

                • Saulo Gomes

                  Explica então pq o Argo não foi testado se vende muito mais que o Kwid?

                  • Leandro

                    Decisão do LatinNCAP , apenas. Nenhuma montadora paga para não testarem. Eles tem um leque de possibilidades imenso, provavelmente testaram o Kwid pq ele já tinha sido reprovado internacionalmente e aqui a Renault alegava q tinha promovido reforços. Foram tirar a prova, daria mais Ibope. E deu. A entidade não é obrigada a testar todos os carros. Escolhem conforme critérios próprios deles.

      • Rodrigo

        Acredito que não vai tirar zero. Espero no mínimo 4 estrelas no Latin NCAP

      • Mario

        Quais são os números da mega da virada?

  • marcosCAR

    Qual o objetivo de testar um carro fora de linha e outros tantos que continuam nas concessionárias ainda não passaram pelo crivo do referido NCAP?

    • Pedrob

      Ele foi testado pelo Euro Ncap. Na Europa o carro continua em fabricação!

      • carroair30

        Esse negocio de NCAP ja ficou CHATO só se fala nisso ,ninguem mais fala de conforto,economia,desempenho ,manutençao,custos para mantaer o carro.e convenhamos esse teste nao serve PRA NADA,o nota ZERO continua vendendo bem,continua morrendo e invalidando pessoas os carros nota CINCO ,continua duvidas sobre os criterios de avaliaçoes e por ai vai….

        • Lucho

          Só é chato pros ignorantes que não se preocupam com o fator segurança e que compram carro pensando nas telinhas interativas e rodas de liga. Eu já vejo um avanço na mentalidade do brasileiro. Muitos já olham essas avaliações antes de comprar carro…

          • Raul Pereira

            Vou um pouco mais longe, acho que justamente tem que dar mais destaque porque isso precisa começar a se tornar um critério primordial nas compras, de uns anos pra cá, vemos que já mudou alguma coisa e agora muitos compradores olham pra isso, apesar de 90% ainda terem segurança como critério muito trivial, atrás de multimídia, aparência e “é um SUV?”

          • Basil Sandhurst

            Cara, vc não sabe como é difícil comprar carro no Brasil com ítem de segurança.
            Tive que esperar meu valente Ford Ka Xr 1.6 quase um mês e meio para receber um equipado com AB2. ABS? Nem como opcional no Brasil. Lá fora até ABS o modelo tinha…
            Se os consumidores não procuram, mas fábricas não colocam, não adianta.
            Renault flopou com a linha Clio no Brasil (que tinha AB2 como chamariz para a vantagem de um carro seguro), mas só começou a vender bem quando lançou Sandero com acabamento de cela de mosteiro e sem absolutamente nada.

            • EDU

              Em fevereiro de 2008 quase implorei para a Fiat Sinal Alphaville aceitar a minha encomenda de um Punto hlx 1.8 com o famoso kit HSD (Air bags mais abs) Pois queria um carro com esses equipamentos foi uma bica na epoca $51.500. Eu dou muito mais importancia a equipamentos de segurança

              • Ver isso me lembra de quando meu pai tinha comprado um Palio Mk3 em 2005 e os vendedores diziam que era bobagem comprar airbags laterais, pq em caso de acidente não tinha o que poderia ser feito mesmo… um absurdo

              • Basil Sandhurst

                Cara infelizmente eu e vc somos minoria, mas vc conseguiu seu carro ? Abcs

            • Ernesto

              Mas isso foi há quanto tempo? Os tempos mudam!

      • joao vicente da costa

        Tá saindo de linha.

        • th!nk.t4nk

          Tá cheio de Punto nas concessionárias ainda. Como tá próximo de sair de linha, estao dando descontos gigantes. Eu diria que agora é o momento sim de testá-lo de novo, pra que essas pessoas saibam da verdade antes de comprar o carro.

          • joao vicente da costa

            Aqui no Brasil, tão vendendo Punto 1.4 0km por menos de 40mil Temers…

            • Elissandre Damasceno

              Mas o povo não tem dinheiro pra comprar nada melhor, pois os preços são injustos.

            • EDU

              Onde isso? Nao em Sao Paulo ne!

              • joao vicente da costa

                Brasília, DF.

          • Paul J Kersey

            Se alguém desse importância a isso, ônix não seria primeiro colocado em vendas. Brasileiro não ligar pra p nenhuma, se achar que o preço é bom e o carro bonito, ele leva.

      • Daniel Mazarin

        Punto não fabrica mais em nenhum lugar do mundo.

      • No_Name

        Acabaram de encerrar a produção dele.

      • marcosCAR

        A matéria é clara quanto a saída de linha do modelo.

    • Walter Augusto

      Objetivo ? Reforçar a ideia de que fiat é lixo !!!!

      • marcosCAR

        Não exagere…

  • Marciofilho Santos

    FIAT sendo FIAT!! só isso

    • Daniel Mazarin

      Punto tem praticamente a nota máxima em proteção para os ocupantes dentro do carro e ao mesmo tempo zera em proteção a pedestres em caso de atropelamento… Por ser mais antigo ainda não oferece Lane Assist… Só por isso teve nota zero… Imagina um Onix ou HB20 nesse teste ia ficar Nota -3

    • EDU

      D uma voltinha aqui no meu 500 sport air que voce nao vai dizer isso. Lamento se voce teve decepçao com algum modelo da Fiat que teve. Carro e sorte .

      • Basil Sandhurst

        Esses comentários dos inteligentinhos dão a entender que o carro “pé de boi” de outras marcas é melhor e mais seguro que equivalente da Fiat.
        Sou ex proprietário de um 500. É um dos melhores carros que já tive.
        Abs

    • Mario

      O que complica, é tirar nota zero por não ter aviso de cinto de segurança para o passageiro. Todo ano os protocolos mudam.

  • REDDINGTON

    Esse negócio de aviso de cinto no banco traseiro só lembro do Equinox, que acabou de chegar ao mercado..muitos carros devem perder ponto com isso…

    • Guilhe

      Eu sei que o Renegade tem tb

      • REDDINGTON

        Não sabia.

    • beto

      Renegade também tem esse aviso no banco traseiro (5 estrelas latin ncap).

      • REDDINGTON

        Não sabia

  • pedro rt

    Apesar de ter tirado 0 deu pra ver claramente q tem estrutura melhor q um onix, palio, uno, gol, ka enfim todos esses carrinhos q custam mais de 40mil ate 55mil.

    • Milton Fabiano Camargo

      Também achei. A carroceria, sobre a plataforma do Corsa europeu, praticamente não deformou.

      • Leandro

        Na verdade Corsa sobre a plataforma do Punto. Foram desenvolvidos em conjunto (fusão das empresas na época) e o Grande Punto lançado primeiro.

        • Milton Fabiano Camargo

          Legal. Não sabia que a ordem tinha sido esta.

  • Filipo

    Os Fiateiros piram! Para mim, este carro é superior ao Argo, em todos os quesitos.
    Punto é um carro bom. **Mas atenção: o Punto europeu é fabricado sob outra plataforma, a do anterior Opel Corsa, superior a plataforma de Palio I, do qual o nosso deriva.

    • joao vicente da costa

      Será que é tão superior assim?

    • pelo que sei era o corsa que utilizava a plataforma do punto e não o contrario

      • Filipo

        Aqui tem a informação:
        http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI313599-10142,00-PUNTO+MANTEM+ESTILO+CRIADO+POR+GIUGIARO.htm

        • agora procurei as informações corretas no wikipedia italiano, a plataforma foi desenvolvida em conjunto entre fiat e opel em Turim, foi uma plataforma feita para ser compartilhada entre as 2 marcas mesmo

          • Basil Sandhurst

            E no caso, o primeiro carro a usar essa plataforma conjunta foi o Punto, no ano seguinte foi o Corsa (essa geração nunca veio para o Brasil, ficamos de Celta, depois Agile e só agora Onix).
            Abs

          • Matthew

            Acho que essa plataforma é a utilizada no Jeep Renegade.

            • Emanuel Schott

              A do Jeep é baseada na do 500x.

              • Cesar

                Sim, mas é essa com aperfeiçoamentos.

    • Eskarmory .

      Essa é nova pra mim

    • Mario

      Pouco importa sua opinião.

      • No_Name

        A sua então menos ainda…

      • Ernesto

        Para os cegos fan-boys com certeza. Mas para quem quer informação, importa e muito!

  • Gabriel Mariano

    Cadê o pessoal pra falar que mesmo tendo zerado sua estrutura é melhor que do kwid.

  • Filipe Augustus

    Nunca entendi porque o Punto brasileiro e o Turco tem o canto superior da porta na ponta do vidro na coluna B arredondado e o europeu é reto e bicudo?

    • joao vicente da costa

      Porque são carros diferentes. Só a casca é parecida…

    • th!nk.t4nk

      Custos. Pelo mesmo motivo em muitos carros “tropicalizados” a porta fecha até o teto, ao invés de ter uma moldura na parte superior. Assim dá pra economizar em processos de conformaçao, usar aços mais baratos também, economia com solda, etc.

      • Basil Sandhurst

        Cara, desculpe mas não entendi…
        Vejo economia quando os fabricantes tiram itens como barras de proteção (reforço), mas o desenho das portas tem a ver com isso?
        A porta do Punto nacional teria menos solda ou aço? Me explica isso por favor.
        Abs

        • No_Name

          A explicação do colega acima está corretíssima. E além disso cito que nesse processo de fazer as chapas ficarem iguais tanto interna quanto externamente nas portas ainda economizam nas guarnições e canaletas dos vidros onde essas com cantos arredondados utilizam materiais extrudados, enquanto nas portas com as colunas de cantos vivos é preciso utilizar material injetado que é mais caro.

  • É um projeto de quase 15 anos atras, nunca atualizado, a fiat o deixou agonizando nos últimos anos

  • Mardem

    Vejam como evoluiu e ficou mais criterioso o teste do EuroNCAP. Em 2005, quando foi lançado, o Grande Punto foi laureado com 5 estrelas. Hoje, 12 anos depois (já se aposentando), não recebe nenhuma estrela. Muito bom que o nível de exigência tenha subido. Quem ganha é sempre o consumidor, já que se dependermos da boa vontade das montadoras, estaremos lascados. Uma pena que no Brasil os testes de impacto sejam tão menosprezados tanto pelos fabricantes quanto pelos consumidores.
    Sobre o carro, não sabia que na versão básica as lanternas eram as mesmas do Punto de 2005, sem as guias de led. Um detalhe bobo, nesse Punto branco, sem blackout na coluna B, fica evidente o acabamento reto na quina das janelas, diferente do Argo com aquela quina arredondada grosseira e de aspecto pobre…mas como é pro Brasil, tá bom! Brasileiro compra qualquer coisa mesmo!

    • Retrato do Papai

      o punto brasileiro também tem o desenho das janelas arredondado…

      • No_Name

        Quem fez escola com essa palhaçada de portas modificadas para pior em relação aos carros europeus foi a Ford lá nos anos 2000 com o Fiesta/EcoSport “Amazon”. Depois as outras acompanharam.

  • Wagner Lopes

    Pelo menos a carroceria se mostrou muito boa no impacto frontal. Se tivesse todos os equipamentos de segurança definidos no teste teria se saído bem no resultado final.

  • DINEIROO

    Carroça.

  • Opinião pessoal, só acho um exagero tirar pontuação pelo fato do carro não ter aviso sonoro quando alguém não usa o cinto, já que qualquer um sabe que precisa usar. Creio que todos os jardins na Alemanha são mal projetados, já que não possuem a placa de proibido pisar na grama (mesmo que todo alemão saiba disso).

    • Basil Sandhurst

      Cara, como odeio esse barulho de cinto…

  • Basil Sandhurst

    Puxa vida…e logo agora que tiraram esse carro do mercado nacional… Com zero estrelas no Crash Test ele poderia começar a explorar isso e tirar os primeiros lugares de Ônix e Ka, por exemplo.

  • Lucho

    Se o Punto tupiniquim fosse testado ficaria devendo estrelas (-2 ou -3).
    E eu achando que ele oferecia alguma segurança aos passageiros e condutores. Kkkkk

  • Fabio Marquez

    Interessante notar que o modelo fabricado atualmente não tem mais sequer os vidros laterais laminados, algo que a Fiat se orgulhava em apresentar no lançamento do carro há quase duas décadas. Esse teste só serve para mostrar como os padrões de segurança daquela época mudaram de lá para cá, esse carro ganhou 4 estrelas, uma nota muito boa para a época.

  • Fanjos

    Fiat fazendo Fiatisse até na Europa, imagina aqui

    • tiago

      O Tipo foi bem no teste, o punto é muito antigo, já era de se esperar.

      • Maycon Farias

        Bota antigo nisso.

      • Vitor C

        O corsa tem a mesma idade mas a opel o atualizou colocando todos os sistemas presentes na concorrência, se não me engano tirou 4 ou 5 estrelas nos testes.
        A Fiat poderia ter feito o mesmo.

        • CanalhaRS

          E usa a mesma plataforma.

        • O mesmo dá para ver na própria FCA, já que a plataforma do Renegade e Compass deriva dessa do Punto e Corsa em uma versão mais evoluída… se tivessem evoluído o Punto, talvez ele sequer teria saído de linha

  • Diogo Augusto

    Mas também, esse mesmo Punto é vendido na Europa desde 22 Antes de cristo, os rivais se atualizaram e se modernizaram (alguns mais de uma vez) e ele ficou pra trás, Fiat mais uma vez, esquecendo e matando um de seus carros

  • Mario

    Não sei qual a importância, para o brasileiro, se um carro tirou nota zero na EU.
    Ainda estou na dúvida, porque o mini-golf tirou nota 5 antes do lançamento, se o mix de vendas apontado como o mais seguro, não havia vendido uma unidade sequer. Outra dúvida, é por que o retrovisor do mini-golf não se mexe no teste da LatinNcap?? Todos os testes que tenho visto e reparado, tanto nop Latin como no EuroNcap, os retrovisores esquerdos são arremessados para a frente. Será que as 5 estrelas se devem à isto???kkkk

    • Cesar

      Aí que está a esperteza da VW e a burrice das outras fabricantes. Ela simplesmente usou o regulamento a seu favor. Não tinha vendido nenhum Polo, foi lá e falou: Está é a versão que mais será vendida. Porque a Fiat não fez o mesmo?

      • Mario

        Concordo! Assim como usou um dispositivo para enganar os testes dos motores diesel.

        • Cesar

          No caso do Diesel, ela fez malandragem. Aqui não. Ela jogou com o regulamento. Todos sabem a regra do jogo.

      • Evandro

        Pois é, e eles acreditam….

    • Bruno Silva

      A questão não é essa. Metade da Gama tem ESP e a outra metade oferece como opcional, ou seja, em todas as versões.

      • Mario

        Entendi. Então ter o opcional garante as estrelas. Caso a pessoa não opte pelo opcional…. o teste do mini-golf está sem efeito, segundo as normas dos testes. Ninguém é idiota.

        • Ernesto

          Dá uma lida na matéria que explica a pontuação do LatinNCap. E depois vem aqui comentar. E deixa de ser hater.

    • Ernesto

      Chora mais que tá pouco! KKKKKKK!!!!

  • Luiz camurça neto

    Agora a Fiat pode voltar a ser lider, é só relançar o Punto. Como aqui no Brasil, cada vez que o carro informa que não tem segurança e/ou tira nota “0” , o povo se interessa e ele vende mais!!

  • Evandro

    Ah sei lá, pra mim esses crash test são demais de exigentes, se colocar um carrinho popular mesmo, vão negativar?

  • Leandro

    já teve 5 estrelas no passado (quando foi lançado: https://www.euroncap.com/en/ratings-rewards/latest-safety-ratings/en/results/fiat/grande-punto/15665). Mas a exigência cada vez maior por equipamentos mudou um pouco esse cenário na pontuação pra ele. Está saindo de linha já.

  • zeh

    …imaginem se testassem nosso Palio com casa de Punto….kkk

    • Mario

      Se não me engano o Palio tem 3 estrelas.

      • Pedro154

        1 estrela.

      • Três estrelas no primeiro protocolo do LatinNCap (no modelo com AB2), pois zerou (falta de airbags), subiu para 3 (porém colocaram o aviso de cinto do motorista, o que fez ele subir para 4), mas no teste lateral recente com as novas regras, ficou clara a falta de airbags acabaram por deixar ele com nota baixa, tanto que estruturalmente foi considerável estável. O curioso é que se comparar o old Punto dos anos 90 com o Palio da mesma época, o Palio era mais seguro!

      • Ernesto

        1 estrela, e aqui no Latin. Se testassem lá na Europa, ficaria devendo.

  • Ricardo Blume

    Apenas um projeto antigo e sem grande mudanças estruturais, apenas facelifts. Não tinha como ser diferente.

  • saulo

    Já fizeram o teste com Civic??

    • Ernesto

      Pelo que vi no site do Latin NCap, ainda não.

  • Alessandro Araujo

    FIAT sendo FIAT!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email