Fiat Montadoras/Fábricas Sedãs

Fiat quer desfrutar do segmento mais rentável do mercado

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O presidente da Fiat no Brasil e América Latina, Cledorvino Belini, deu uma entrevista para uma revista de negócios, e mencionou algumas coisas interessantes, que gostaríamos de citar para os leitores do NA. Belini está trabalhando firme com o investimento de cinco bilhões de reais que a Fiat aprovou para as operações da empresa aqui no Brasil.

Quando os trabalhos forem todos terminados, em 2010, a empresa conseguirá fabricar nada menos que 800.000 carros por ano em sua nova fábrica, que será a maior do Brasil e uma das três maiores do mundo, juntamente com a da Volkswagen em Wolfsburg e a da Autovaz em Moscou. Em 2007, sem esta ampliação, a Fiat fez 717.000 carros em Betim, e a fábrica Volkswagen fez 650.000.

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Só que destes 717.000 carros que a Fiat fez em 2007, mais de 400.000 eram Uno e Palio. Ou seja, a Fiat é uma montadora do povão. Ela está, mais do que qualquer outra montadora, baseada fortemente nos segmentos mais simples. É claro que quem tem 30.000 reais para comprar um Palio não é um pobre, povão, mas é uma pessoa sem condições de comprar um sedã médio ou outro carro de 60.000, 70.000 reais.

O presidente da Fiat, Belini, diz que ele quer migrar a sua empresa lentamente para segmentos superiores. Migrar gradativamente para carros de nicho e de luxo. Na prática, a montadora quer aproveitar o período de aquecimento do mercado de carros médios para obter margens de lucro superiores em seus veículos. Pois vender 400.000 carros populares não dá o mesmo lucro que vender, digamos, 100.000 sedãs médios.

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E hoje estamos em um momento específico na indústria automotiva brasileira. O momento em que as pessoas começaram a comprar carros novos, seus primeiros carros novos na vida, já passou. Agora, essas pessoas estão melhorando de vida, e vão passando, aos poucos, de populares para carros mais caros. Prova disso é que o preço médio dos veículos vendidos no Brasil subiu de 43.000 reais em 2006, para 50.000 reais neste ano. A relação do brasileiro com o automóvel é exatamente a mesma que ele tem com uma roupa nova. Ele quer sempre melhorar suas aquisições. Se ganha um pouco mais, seu guarda-roupa será mais sofisticado. O mesmo vale para seu veículo.

Então a Fiat quer oferecer não somente a roupinha barata que a gente compra na Pernambucanas. Quer oferecer também aquela roupa chique, de grife, vendida naquela loja que você paga até mesmo pra olhar, e quando não está cheio da grana, tem vergonha de entrar.

Acredita-se que os carros populares, dentro de alguns anos, possam ficar mais limitados a empresas e frotas. E que as pessoas passem a deixar os carros pelados de lado. Será?? O que Belini quer fazer é oferecer uma gama variada, inclusive entrando nos sedãs, segmento que hoje, podemos dizer para a Fiat: “Isto não lhe pertence!” Belini comentou que para uma pessoa sair de um Palio (isso julgando que o consumidor é um amante incondicional de Fiat, e não compra outras marcas) e ir para um Stilo, era um pulo muito grande. Então por causa disso, passou a oferecer o Punto. Ficou mais fácil, sem dúvida.

Mas a grande aposta da Fiat é mesmo o Linea. A tal revista diz que ele é “maior que o Corolla e o Mégane”, e terá a versão mais em conta com motor 1.9 e preços entre 53.000 e 58.000 reais. Só que fazer alguém não comprar um Civic ou Corolla e comprar um Linea não será tarefa fácil. Seus rivais estão bem posicionados com modelos que, há tempos, já caíram no gosto do consumidor de maior poder aquisitivo. E antes de chegar nos japoneses, o Linea terá de passar o Vectra, o C4 Pallas, o Mégane, o Sentra, etc, etc.

Este segmento é muito interessante para todas as montadoras, por isso que elas sempre tem algo a oferecer, em termos de sedã médio. As montadoras não revelam seus custos, mas estima-se que a margem de lucro bruto nos modelos populares esteja em torno de 20%. No caso de carros mais caros chega a 40% ou mais. Então se um sedã médio custa o mesmo que dois ou três populares, o lucro da montadora é de quatro a seis vezes maior!

A reportagem citou que Betim está sendo preparada não apenas para fazer mais carros mas também para fazer carros melhores. Além das ampliações de todos os processos produtivos, que vão da área de funilaria e prensa até as linhas de montagem, passando pelos galpões de estoque de peças, a reforma na fábrica mineira contempla uma série de inovações tecnológicas e de design. As cabines de pintura receberão 33 novos robôs que trabalharão com novos tipos de cores desenvolvidas no Centro Estilo de Design Fiat. Belini também trouxe para a unidade um centro de segurança veicular, onde são realizados os crash tests.

E fabricar um bom sedã médio, ouviu Fiat?? um BOM sedã médio, é uma boa também para a imagem da marca. Se o Marea conseguiu queimar a imagem a empresa por vários anos, o Linea poderá ajudar a Fiat a começar a ser vista como uma marca mais chique. Hoje quando falamos em Fiat, as pessoas pensam em bons carros populares, pequenos, simples. E a Fiat tem feito de tudo para detectar os anseios dos clientes. Uma equipe de antropólogos foi contratada para passar alguns dias com diferentes “tribos de consumidores”, com o objetivo de saber exatamente o que eles esperam
dos carros da marca. De posse desses dados, os profissionais de engenharia e design começam a dar forma a novos projetos ou reestilizações de veículos.

A rede de concessionárias também terá de aprender a vender um carro para uma pessoa com mais dinheiro. E elas estão sendo treinadas pra isso. A Fiat introduziu o conceito de meritocracia nas revendas. Todas as lojas recebem pontuações por atendimento e aquelas que mais se destacam ganham bônus como o aumento da cota de carros que recebem da montadora.

E as concessionárias terão de aprender a ficar com carros parados mais tempo nos seus pátios. Hoje o dono de uma concessionária Fiat está mais do que tranquilo. Tudo que for Uno e Palio que chega, sai rapidamente. Com um sedã de 60.000 reais, a história é diferente.

Você acha que a Fiat será bem-sucedida ao tentar entrar mais uma vez no segmento dos sedãs??

Agradecemos ao amigo Sebastião que nos ajudou a montar essa matéria!



  • wretch

    Esse sedã deveria era concorrer com o Polo Sedã, afinal de contas é só um Punto Sedã. Mas como a Fiat é esperta e adora enganar trouxa, vai conseguir fazer essa coisa se passar por sedã médio “de verdade” e tem gente que vai acreditar.

  • evandro17

    O Linea é um bom carro, sim… Só não sei se é bom o bastante para concorrer com o civic… O maior argumento da fiat, mesmo nesse segmento, vai ser o preço mais baixo. Eu acho que a Fiat deveria mirar primeiro no astra, e depois trazer o croma para cá, juntamente com o bravo. E trazer o linea logo, né? Porque já tá atrasando bastante…

  • Angelo_RSF

    [Comentario #91683 sera citado aqui]

    …é mas a própria VW dizia que o Polo Sedã era concorrente do Civic e do Corolla …até que começou a importar o Bora ( Golf 4 Sedã)

  • rafaelphanton

    Acho que a Fiat está almejando algo um pouco fora do seu alcance desejando vender, acredito eu, acima de 3.000 unidades do Línea mensalmente.
    Não podemos negar que é um lindo carro mesmo sendo derivado do Punto, com ótimo acabamente e design atraente.
    Vai tirar vendas do Vectra, do horrível Mégane, do feioso Sentra pelo apelo visual e, também pela qualidade que a Fiat está oferecendo.
    Querer disputar com o Corolla e Civic já é muito mais difícil pois, sem dúvida, são os melhores da categoria.
    O Civic vende mais pelo design do que pela qualidade pois, antes de mudar o visual, perdia para o Corolla.
    Novo motor, interior bem acabado e com sua beleza, o Línea abalaria o mercado se chegasse por no máximo 49K.
    De qualquer forma, vamos ter que esperar o lançamento e, os 6 meses subseqüentes para podermos saber em que patamar de vendas ele se manterá.
    Com certeza será um carro que, ao contrário de Tempra e Marea, permanecerá com bons índices de vendas, mesmo que ficando na faixa de venda do Vectra.

  • Lscom

    Na Verdade a Fia ta direcionada no lugar certo pois o Vectra nacional na verdade é um Astra europeu. Heheheh.

    Mas claro que entre o Linea e um Civic. Hehehehe :clown: è Civic. kkkk
    So se esse motor 1.9 Vier com uns 170 Cv e uma exelente relação Custo beneficio e reparabilidade.

  • sebastiao

    Segundo fontes a Fiat tem a projeção de vendas do Linea seja situada entre Corolla e Vectra.

  • armroots

    Não passa de um Punto Sedan, e não vejo esse acabemento tão melhor assim que os seus concorrentes…sem contar que ainda por cima é um FIAT. Megane e Sentra estão na provável faixa de preço, mas são mais equipados…Civic reina absoluto e Toyota deixou pra lançar muito tarde o Corolla, e agora está com quase metade das vendas do Civic. o Pallas tb está vendendo até que bem, e é muito superior a esse Línea aí, que deve vender somente mais que o horroroso 307 Sedan. Enfim, Design só é legal a frente de resto não gostei…

  • fredkondo

    é na epoca dos tempras a fiat era boa no segmento ,essa versão de carro seria legal tambem com a frente do stilo um sedã com a cara do stilo é uma tacada q a fiat vai perder ,mas a montadora tem a marca alfa romeu q ja foi forte nesse segmento aqui no Brasil seria legal trazer modelos da alfa romeu de volta pra concorrer com carros tipo fusion e outros modelos… :eyess: :owmy:

  • fredkondo

    é seria um otimo carro pra tirar de vez ou encomodar os vectras ,carros conservadores e seria bom ver o vectra perder vendas pro linea q por sinal é bem mais careo q o vectra ,vai lembrar muito a epoca da rivalidade de
    vectra X marea era uma briga boa entre sedans ,mas fiat é uma marca boa em publicidade então sera legal ver seu automovel na linea dos sedans conservadores,hahaha :evil: :banana:

  • Só posso falar que o mercado, a gente que o faz. É importante que isso fique destacado.

    Comprar carro vagabal, de baixa valia e pagar caro por eles, é dar asas a viver na m. Plataformas ultrapassadas, muito lucro pra eles e nada de conforto e bom desempenho.

    Escolham carros pelo que mais fazem por você. Essencial a busca por tecnologia. Por favor, digam não aos freios a tambor, eixo de torção e 8v nos carros médios que valham um apartamento.

  • IGAUM

    Me digamm quem investiu 5 bilhoes no Brasil no periodo de 4 anos???????????

    Honda é boa? É EXCELENTE!!! mas só tem 2 modelos…kkkkkkk

    Lamento mas os senhores só entendem de vossas contas domesticas: INVESTIMENTO, MODELOS E VOLUMES DE PRODUÇÃO!!! Isso sim faz crescer mercado e torna no futuro uma industria moderna….pergunte ao funcionario q trabalha no 3° turno em Betim se ele esta feliz…..ah se o Brasil fosse todo assim!!!! Não se prendam ao uno de hj…. pensem no carro equipado com air bag e esp, por força da lei ou por evolução de mercado mesmo do amanha.

    Isso q diferencia o cara do dia a dia, do contra cheque no fim do mes….do CEO que levanta uma empresa e a faz lider de meercado no seu segmento.

    Provem o contrario agora!!!!

  • Ferretti

    Tomara que seja pelo menos não queime a imagem da montadora como o Marea fez, porque o que aquele carro tinha de potente tinha de problemático!!!

    E espero que eles realmente não achem que esse Linea é páreo para Corolla e Civic, porque seria um equívoco achar isso!!!

  • mandabala

    Se quisesse mesmo já tinha lançado a prroa desse carro, vai se fduer! Demorou de mais, daqui a pouco já tem facelift na europa e aqui nada. Verdade concorrete do polo sedan, mas vcs já viram os novos preços… 50 pilas galera, bom tava no site da volks que eu não consegui mais acessar desde ontem, detalhe, na versão melhor, que não lembro o nome.

  • TonY_BSB

    Se o acabamento do Linea não for porqueira e com peças que caem igual ao Punto, então quem sabe ela terá chances… :humpf:

  • lucianorj

    Eu acho q o linea tem mercado pois há um vazio entre os sedans compactos e sedans ditos de luxo. Entre um polo sedan por volta de 50000,00 e um civic, um pallas, ou um corolla por volta de 65000,00 há uma brecha grnde. Por enquanto o vectra domina esta brecha, pois tem fama de carro de luxo – o q não é – mas custa menos. Outros como megane e 307 sedan vendem pouco pois tem má fama e, por contraditório q possa parecer tem o melhor custo/benefício do mercado comparando com todo as categorias (ora, um carro completo inclusve com airbag e abs de modelos q até o ano passado eram idênticos ao europeu – eu sei o 307 não tem versão sedan na europa – que são vendidos em promoções por até 49900,00!- lembrando o colega de um comentário postado anteriormente “o consumidor faz o mercado” vai fazer o q? ), o q dá ao carro a fama de “encalhado” :bate:

  • heliofig

    Só que o Corolla e o Civic, mesmo básicos, são bem mais caros que o Megane que, mesmo básico, é muito melhor equipado que eles. Nada como ter marca…

  • Metralha

    [Comentario #91689 sera citado aqui]

    Ao contrário do que muitos pensam, o Tempra foi um sucesso, chegando a ser líder de seu seguimento na metade dos anos 90, destronando o outrora inabalável GM Monza, coisa que o VW Santana nunca conseguiu. Perdeu o lugar posteriormente para o Vectra reestilizado lançado em 96.

  • Vento

    Todo mundo comentou aqui que a Fiat não tem tradição em sedan, não tem hoje, mas já teve com o Tempra. E há que se lembrar que existe o quesito “fidelidade a marca”, como o próprio Eber comenta; esta é uma visão do Belini e creio que funciona. Um cara que gosta da Fiat e quer sair de um Siena prá entrar num sedan médio pode com certeza continuar fiel a marca. Aqui mesmo tem muitos amantes incodicionais tanto da VW como da Fiat, e por isso eu creio sim que o Linea possa fazer frente ao Corolla e Civic.
    Pallas, Vectra e Megane eu creio que já desbanca de cara, agora com tempo ela encosta nos dois nipônicos sim, desde que o carro corresponda altura, claro… :assob:

    Abs;

  • rafaelphanton

    [Comentario #91710 sera citado aqui]

    Quando eu cito o Tempra no meu comentário, não disse que ele não foi um grande conquistador do mercado.
    Eu sei que vendeu Tempra como água na época mas, depois perdeu a confiabilidade pois, tinha suas deficiências e, concorrentes melhores.
    A questão com o Línea agora é outra, ele vem de uma época em que a Fiat é líder de mercado e com qualidade comprovada dos seus produtos, podendo assim, fazer com que o Línea se mantenha num grande patamar de vendas.
    Lembrando, o Tempra não é um carro ruim nem mesmo hoje, eu acho um carro interessantíssimo, só estou relatando que a Fiat está numa maré de confiança por parte dos consumidores como nunca esteve antes.

  • kartman

    Ao meu ver já começou errado.
    Não basta dar um nome diferente pra tentar diferenciar esse sedan do Punto. Isso é um Punto Sedan e ponto. Nada indigno nisso mas é um Punto sedan, um carro pra brigar com Polo Sedan e não carros médios superiores como Corolla, Civic, Megane, Focus, Vectra, etc.
    58 mil num carro metido a médio é caro pra quem o vê assim, como ele realmente é, e barato demais pra quem tem grana pra comprar os típicos Sedans médios, que vão torcer a cara pro Linea.

  • Leopoldo Motta

    Carro fantasticamente belo, mas…

    será que vai quebrar rodas também?

  • armroots

    [Comentario #91711 sera citado aqui]

    Nossa…não acredito que eu li isso, mas enfim opinião é opinião, a realidade são outros quinhentos…

  • Bruno de Figueredo

    Se a Fiat pensa em concorrer com Civic e Corolla ela está muito errada. Penso que o Linea vai concorrer com Vectra, Mégane, etc. Civic e Corolla estão em outro patamar. mesmo assim a Fiat tem que pensar bem antes de definir o preço do Linea, pois ela não tem tradição em veículos nessa faixa de preço, se o Linea for vendido com uma relação benefício/custo aceitável pode ser que incomode o Vectra, sentra, Mégane, etc, senão…Mais algumas coisas: Não sei porque até agora este carro não foi lançado, que demora chata. Acho que vão esperar o salão do automóvel de 2010 para lançá-lo. Até a Ford parece que já vai lançar o novo Focus e nada de Linea. Espero também que o acabamento seja melhor que o do Punto. O que já vi de Punto com a capa plástica do retrovisor faltando não é brincadeira.

  • RVGO

    Primeiro que falar que Tempra e Marea foram ruins de mercado e problemáticos é lenda. Pra quem não acredita é só olhar o histórico de vendas. Nada melhor que a frieza dos números para por fim aos conceitos errados. O Marea não foi um fenômeno de vendas mas vendeu bem pra sua época. Segundo que os carros e as montadoras evoluem. Tempra, Marea e Linea são carros diferentes. A Fiat não ganhou o prêmio de Empresa do Ano da revista Exame a toa (engraçado que não vi uma linha dessa notícia no blog….). O problema é que muitos vivem ainda no tempo do Fiat 147 (se bem que tem mais Fiat 147 velho rodando que Gol BX. Será um exemplo de durabilidade? ha ha ha).

  • Renato_

    Muitos aqui criticam a Fiat, mas alguém aí já sabe que a Fiat foi eleita pela Exame “A Empresa do Ano”??

    Todos os sedans têm pontos fracos, e é neles que o Linea vai “bater”:

    Polo sedan = pequeno e tem seguro caro
    Astra sedan = ultrapassado e beberrão
    Focus sedan = bom, mas feio e desvaloriza mt
    Sentra = não é flex e tem pouca escala
    Vectra = acabamento péssimo e beberrão
    C4 Pallas = ainda não é flex e é meio tiozão
    Megane = pesadão e cheio de erros de projeto
    307 sedan = horroroso!
    Civic = belíssimo mas é caro demais, e peca em conforto (não tem nem computador de bordo, um absurdo!). Porta-malas ridículo.
    Corrolla = mt bom carro, mas é caro e tiozão demais.

    Cada ponto fraco listado acima vai ser atacado pelo Linea.

    A Fiat não forme no ponto. Vai vir com motores turbo, câmbio Dualogic, design atraente, porta-malas gde, preço, equipamentos etc.

    Daí pergunto: Vai ser mico mesmo?? DUVIDO. Vai ser 2o ou 3o lugar fácil!!

  • rvictor

    Esse linea é pra disputar mercado com o polo e o siena, mas como a fiat é muito atrevida ela vai colocar o linea pra concorrer com sentra, civic, corolla…

    50 mil reais nesse linea ta muito bem pago.

  • DanielPio

    Parabéns a FIAT pelo investimento e pelo Linea… carro lindo.

    :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

  • rafaelrss

    Concorrer com Civic e Corolla não dá não tem a menor condições, agora se ficar na casa de R$50.000 a R$55.000 aí vai ser grande sucesso

  • wretch

    [Comentario #91687 sera citado aqui]

    O Bora já era importado antes do lançamento do Polo Sedã.

  • italiano

    O entre-eixos de um Punto é 2,51m. O de um Linea é 2,60m. O de um Polo Sedan é 2,46m: 14cm menor!!!

    Para os tarados por VW: o entre-eixos do Bora é 2,51m e o do Jetta é de 2,58m. Ou seja: antes de escreverem bobagens, aprendam a usar o Google!

    O sucesso do Linea só vai depender da equação preço X equipamentos. Se for 15% mais barato do que Civic ou Corolla com o mesmo equipamento vai vender bem.

    Mas gosto não se discute: tem gente que compra Vectra, cujo acabamento é medíocre e usa motores da década de 80…

  • victor

    Para quem ainda naum entedeu
    Punto-platarforma do Idea adaptado a ALTURA do solo,nao vao fazer um Punto da altura de um Idea,que a mesma do europeu so que mais reforçada pois nossas estradas sao muito ruins.
    Linea usa a BASE do da plataforma do Punto,
    Diferenças tamanho e modernidade nao que plataforma do punto/Idea seja ruim mas a do Linea esta na mesma categoria do Civic ,o Linea e categoria Civic/Corolla, e nao Polo sedan como muitos leitores dizem
    Semelhanças retrovisor maçaneta e logo Fiat apenas
    o Linea tera um acabamento bem moderno e sera bem equipado com versoes dualogic,e manuais
    agora da para parar de titrar comnclusoes sem ter nad de concreto por favor
    :down:

  • mmauro

    Tamanho é relativo.

    O C4 Pallas é maior que o C5 e nem por isso é melhor, pois afinal de contas é um C4 Sedã.

    Assim como o Línea, vai ter as suas diferenças, mas tem o DNA de Punto.

    Sou mais o meu Megane ainda. Carro na faixa de R$55mil, com DNA de carro médio

  • dallebu

    O linea e muito bonito, tem entre eixos maior que o do punto e tem melhor acabamento interno. As medidas externas sao equivalentes a Megane, Corolla etc etc :banana: :drinkk:

  • armroots

    Os funcionários da FIAT estão postando a valer neste tópico hauahauahauhauahauahhua. Esse carro não disputa mercado com os Japas nem a pau…mas nem a pau mesmo…no máximo vai entrar entre o Megane e o Sentra e olha lá…

  • Vento

    [Comentario #91720 sera citado aqui]

    Exatamente; opinião é opinião…gosto não se discute…se todos gostassem do verde o que seria do amarelo?…etc…etc…Mas você pelo visto em seu comentário lá em cima é anti Fiat, então nem me atrevo a questionar sua opinião. Prá mim tem que haver imparcialidade e eu já tive carros de todas as marcas nacionais e pessoalmente não sou fiel a uma marca nenhuma nem critico nenhuma delas, mas que existem pessoas que o são, isto existe e conheço algumas.
    Quanto ao assunto em questão; ainda reitero minha opinião de que o “Punto Sedan” (como você prefere definir), pode sim, encostar nos líderes!… :blink:

    Abs;

  • rvictor

    outra coisa:
    essa grade frontal do linea é 100% plagio da audi

  • cezar

    Tem hora que fico de saco cheio com alguns comentarios, tipo:
    Punto é concorrente do polo, e não do civic.
    Isso não é assim. Nuca ví alguem dizer assim: quero um carro de tal categoria. E depois disso escolher.
    A grande maioria compra assim: tenho disponível 55 mil, apertando dá pra gastar 58 mil (exemplo). Dentro desses valores a pessoa escolhe. Olha carro de mais de uma marca e não raramente de categorias diferentes.

    Então o línea vai concorrer com o polo nas versões mais baratas e até mesmo com os japas nas versões mais equipadas. Lembrando que os japoneses podem ser superiores em qualidade, mas são sim sedans MÉDIOS como o línea, pois se equivalem em comprimento, largura, entre eixos, cilindrada, equipamentos de série (possívelmente). Alguns o línea será até superior nos números.
    Na minha opinhão civic e corola são excelentes, mas são apenas bons sedans MÉDIOS e MUITO caros por sinal.

  • sebastiao

    [Comentario #91750 sera citado aqui]

    Eu tenho a matéria completa….
    E veja o que o presidente da Fiat disse.

    “O Linea vem para brigar com o Corolla e Civic.
    C4 pallas, vectra, Mégane são cocegas para nós.”

    Ou seja para ele o C4 o Mégane é ficha pequena para o Linea e certamente o derrotará facilmente, agora com os Japas as coisas são diferentes..Quero ver a Fiat tirar mercado deles..

  • Telminho

    [Comentario #91730 sera citado aqui]

    Com o siena?
    Ta maluco?

  • vini_dambroso

    [Comentario #91683 sera citado aqui]

    Concordo totalmente!!! :drinkk:
    Agora só faltava a Fiat fazer um sedã melhorzinho com preço de Vectra e Corola, e dizer que vai concorrer com Fusion, Jetta, Passat, Honda Acord, etc
    mais uma pra série pega-trouxa
    :hauhau: :banana: :hauhau: :banana: :down:

  • wretch

    Punto plataforma do Idea blablablabla…. Pra quem não sabe, a plataforma da Idea brasileira é baseada na do Palio… :assob:

  • miague

    [Comentario #91724 sera citado aqui]

    hahahhahah
    Eu certamente não entendo nada de carro…
    Mas, vendedores da Fiat estão se revelando aqui hein.. :pao:

  • Anderson Puff

    [Comentario #91756 sera citado aqui]

    Concordo com você, digo até mais o cara tem 48 mil e vai na loja pra comprar um carro de 58 mil isso é sempre assim, aperta aqui, financia ali e pega algo um pouquinho melhor, por isso Astra vende tanto porque é um carro médio com preço de pequeno premium, mas o fato é que existe sim categorias diferentes de carros, e o punto é um pequeno premium o verdadeiro concorrente de Civic e Corolla deveria ser um Stilo Sedan ou um Bravo Sedan, então o que a Fiat vai fazer é um carro menor com vários equipamentos de serie e motorzão por um preço mais acessivel. E da fato Polo Sedan nunca foi e nunca será da mesma categoria de Civic e Corolla embora as lojas da volks tentem passar esta ideia, o concorrente desses carros é o Bora que não vende nada

  • Raimundo

    [Comentario #91768 sera citado aqui]

    Papo de plataforma! Os sabios defensores do Gol anterior nao sabiam q sua base eh do Passat de 30 anos atras! Essa conversa nao cola. Ate as montadoras estrageiras ja criam novos carros aproveitando as bases dos antigos e isto nao eh problema, eh tendencia e questao de reducao de custos.

  • Raimundo

    [Comentario #91766 sera citado aqui]

    Qual o problema do Linea competir com Civic e demais. Ele eh maior ou tamanho semelhante. Se o Pallas eh 1 cm menor q o novo C5, entao ele compete com este, Accord, Camry etc mesmo sendo um derivado de hatch medio. O Polo eh um otimo carro mas forçar o Linea a competir com este eh burrice. Peçam as revistas para fazer um comparativo e nao se esqueçam q o concorrente do Polo eh o Siena q foi reposicionado mesmo q os Vw fans elevem o ego do primeiro ate o ceu.

  • wretch

    Bom, pelo menos, depois de 30 anos o Gol trocou de plataforma. Agora Palio, Idea, Weekend, Siena, Strada, Punto e essa coisa aí todos vão usar a mesma plataforma véia do Palio..

  • Luis.J.R.

    Bom, só espero que esse novo motor 19.16v sejá
    duravel e ter baixa manutenção?Porque o que matou o
    marea foi isso, motor 2.0 e 2.4 de 20v era bom mais
    dava muito problema e manutenção cara e dificil e as peças era ainda importada. :wha:

  • Rodrigo joi

    Opções ão sempre bem vindas, nem todo mundo precisa gostar, basta que ele faça os outros se mexerem e oferecerem algo a mais ou dar um descontinho…
    Se vier por na faixa de 52 a 65 mil deve vender alguma coisa sim, pois o entre-eixos deve é grande, logo deve ser espacoso e se tiver preço competitivo será mais uma boa opção.
    Essa é ao meu ver o segmento mais concorrido do mercado (estou me referindo a boas opções) e os japoneses tem ao seu lado a qualidade acima de qualquer outra marca, ou seja, para ter uma fatia boa no mercado, tem que ter um diferencial, seja preço, design, opcionais, etc caso contrário vai vender pouco … espero que chege com preços bem agrecivos, o minimo que pode acontecer é os demais baixarem tb…

  • Raimundo

    [Comentario #91769 sera citado aqui]

    Um terceiro lugar ja eh de bom tamanho pois bater o Civic nem o Corolla consegue e neste segmento ha muita variantes. Tem os q buscam confiabilidade e os japoneses sao disparados. Outros querem espaço e Pallas e Vectra tem. De fato, nas deficiencias dos outras o Linea deve vender bem mas isto nao eh tudo. O Phaeton tinha isto e muito mais e eh um fracasso devido a enorme imagem de popular q a VW tem pois quanto mais se tem, na media, mais se tenta impressionar . A Fiat, como o texto diz, tentara reconquistar o mercado de luxo com lançamentos de produtos melhores e alinhados ao da matriz.

  • luiz_2008

    Gosto deste blog, mas o Eber é bem anti-Fiat mesmo! Dizer que a Fiat é a “montadora do povão” porque vende uno e palio?? E o que dizer da VW, que só monta gol, há 20 anos?
    Todas as montadoras grandes do Brasil vendem mais carros de entrada, isso é óbvio. Mas a Fiat é líder em outros segmentos, como o hatch premium, pick-up, perua compacta e vende bem nos hatches médios. Enquanto isso, polo, spacefox, golf vêm apanhando dos concorrentes e vendendo quase nada

  • Raimundo

    [Comentario #91788 sera citado aqui]

    Ja dizem q a nova geracao do Palio e Uno usara a base do Panda q tem entre-eixos maior e aceita tracao integral. Logo, espere por carros melhores e um SUV. Eber deveria fazer um post sobre plataforma pois tem tanto expert, tantos preocupados com isto q deve ser um quesito decisivo na hora da compra. Imagina as picapes com aqueles chassis, longarinas, etc, miniaturas de caminhoes com carroceria diferente. Remetem as carroças de boi e cavalo.

  • Bruno de Figueredo

    [Comentario #91769 sera citado aqui]

    Concordo com você. Vou deixar logo claro que não torço pra nenhuma marca, mas que parece papo de vendedor, parece. vamos ver pelo lado de um consumidor. Fui até uma concessionária Honda comprar um Civic. Como me ofereceram apenas R$ 28.000 no meu carro (Polo sedan 05/05)desisti momentaneamente da compra. Vou esperar até outubro pra ver o Linea e o novo Focus sedã. Ocorre que, se estes carros não trouxerem um ótimo preço com uma boa quantidade de equipamentos o que me faria comprá-los, nada não é, já que preço por preço eu já ia levar um Civic mesmo, que, certamente será muito mais caro que Linea e Focus.

  • miague

    [Comentario #91799 sera citado aqui]

    Acho isso difícil de acontecer, pois, assim como se vê na materia acima, o que a FIAT pretede é bater de frente com o CIVIC e o COROLLA. Então provavelmente a FIAT vai colocar preços semelhantes ao dos japoneses, o que, diga-se de passagem, é um absurdo de caro…Talvez o FOCUS venha mais em conta, talvez…
    :clown: = como somos vistos pelas montadoras… :down: :down: :down: :down: :down:

  • Daniel Boone

    Essa publicação saiu na edição de Julho/2008 da revista Época Negócios. Eu tenho a assinatura. O Linea não é um Punto Sedan, a final, o Linea tem 10 centimetros a mais de entreeixos isso confere um espaço gigantesco para os ocupandes no banco de trás, QUEM ENTENDE MESMO, não gosta apenas de dar opniões sabe o que significa e o Linea é um carro grande e imponente apenas vendo-o você já percebe isso. Eu vi. De qualquer forma desejo que a Fiat seja feliz no seu lançamento pois estamos, mesmo que aos poucos, desenvolvendo nosso mercado nacional e ela (Fiat) pelo ao menos está tentando. E é válido!
    Abraço a todos

  • [Comentario #91795 sera citado aqui]

    Monta só Gol?? Passat, Jetta, Bora, Golf, Touareg, um monte de carros que a FIAT sequer encosta. Ah, Stilo Abarth, que vende que nem água no deserto.

    Esse Linea pareve um carro muito interessante, muito “justo”. Se vier bem equipado e com esse preço que tão anunciando, tem sim como pegar compradores desse soutros veículos, principalmente os que procuram uma rede de concessionárias maior. (Mas eu sou mais o Bora ;])

  • luiz_2008

    Uma coisa não ficou bem clara. Com o Linea, a Fiat não pretende tirar compradores de Civic, Corolla, C4 Pallas! O alvo da Fiat é o consumidor que gostaria de ter um desses sedans mas não tem dinheiro suficiente pra adquiri-los (ou não quer gastar 80mil reais num automóvel). Quem tem esse dinheiro e está disposto a dá-lo num carro vai continuar comprando Civic, Corolla, C4 Pallas, a não ser que se apaixone pelo Linea. Mas como tem muito mais gente por aí sem todo esse dinheiro disponível, não vão faltar consumidores pro Linea.

  • fernando.muniz

    [Comentario #91683 sera citado aqui]

    acorda amigo,
    “enganar trouxa” é oque a chevrolet faz, pois vende o astra europeu com o nome de vectra, usando motor do monza véio do século passado, e ainda sim tem gente que compra… santa paciência.

  • luiz_2008

    [Comentario #91806 sera citado aqui]

    kkkk Desses aí que vc falou quantos são fabricados no Brasil?? Nenhum, com exceção do nosso novíssimo e belíssimo Golf (que vende muitíssimo bem, obrigado!), que, por acaso, é o mesmo que roda na Europa, né? Comparar os carros nacionais da Fiat com os que a VW produz lá fora fica meio injusto! Eu mesmo adoraria ter um Tiguan, mas a nossa VW do Brasil só nos presenteia com Gol, Fox, Golf, Parati, Kombi e Polo. Aí fica difícil…

  • fernando.muniz

    [Comentario #91795 sera citado aqui]

    Concordo com o colega, se a fiat é montadora do povão, a VW é a montadora dos miseráveis.. pois fabrica o carro mais “popular” do Brasil. OU seja, então a montadora do povão aqui é a VW. Se liga editor, antes de escrever besteira.
    Há tempos percebo que o editor desse blog não gosta de determinadas montadoras.

  • fernando.muniz

    [Comentario #91811 sera citado aqui]

    Concordo com o amigo tb..
    Será que o “novo celta”, digo.. novo gol vai continuar sendo o carro mais popular do Brasil?

  • Raimundo

    [Comentario #91814 sera citado aqui]

    Ta ai mais um q tbm percebe algo comum entre o Celta e novo Gol. Quanto a comparacao injusta entre VW importado e Fiat nacional: ao menos a Fiat sinaliza claramente o q vai lançar (Bravo, Linea, Punto e Idea) e cria-amplia segmentos. Isto mostra q ela ta mais perto das necessidades do consumidor e muitos aqui reividicam, ou seja, tragam o bom de fora pra ca, se possivel produzido aqui.

  • Angel

    Grande parte dos consumidores não tem concessionárias honda ou toyota em suas cidades, então é lógico que optam por uma das 4 grandes, e com isso a fiat vai vender bem o linea e a ford o novo focus tb, como já acontece com o vectra, a vw fica de fora sem concorrente nacional neste segmento.

  • Surtado

    [Comentario #91795 sera citado aqui]

    A FIAT é líder em hatches premium e hatches médios… Quais seriam eles? Porque até onde eu sei o Stilo nunca foi líder em vendas, a não ser que vc esteja falando de um mês ou outro.

    Segundo a Fenabrave, em 2007 o Astra ficou em primeiro, o Focus em segundo e o Golf em terceiro. Em 2008 o Astra permanece em primeiro, o Golf em segundo e o Stilo em terceiro. Não entendi de onde você tirou que o Stilo é líder da categoria! Não confunda “o que vc gostaria que fosse” com “aquilo que realmente é”.

    E nem vem falar que o Punto compete com esses carros, pq mesmo quem é apaixonado pela FIAT sabe que ele não é páreo para o Stilo (e conseqüentemente para os outros que citei aqui).

  • Surtado

    [Comentario #91787 sera citado aqui]

    Mais um que vem com esse papo de “Siena reposicionado”… Qual a diferença do Siena para o Palio, por favor?

    Nem vem falar que são as barras cromadas que vai fazer todo mundo rir. E aquele farol é a prova que a FIAT errou no Palio mas não tinha mais como voltar atrás, aí veio com esse papo de Siena subir de nível. Clássica conversa pra boi dormir… Meu vizinho tem um Palio 2004 HLX que tem absolutamente TODOS os itens relevantes do Siena HLX novo (a não ser o rádio com entrada USB, que é novo).

    É a mesma coisa do outro comentário, sobre a VW dizer que o Polo competia com o Civic… Ela podia até falar, mas não era verdade!

  • Giovanni

    Tem muita gente dizendo nos comentários que a Fiat não tem tradição e nem sucesso em sedãs. Oras, e o que foi o Tempra nos anos 90, esqueceram? Um dos carros mais vendidos daquela década, sucesso absoluto. E esse papo de “treinar vendendores pra vender carro de luxo”? Oras, as concessionárias Fiat já venderam carros bem mais caros que o Linea, muitos eram revendedores de Alfa inclusive. E estão falando como se Vectra, Megane e Linea fossem carros de altíssimo luxo, por favor… Não tem segredo nenhum. Tem gente que parecer estar se mordendo de ódio pela Fiat voltar a este segmento, mas não vejo nada de mais. Provavelmente será um bom carro, recheado de acessórios e com motor forte na faixa dos 50 e poucos mil, ou seja, muito competitivo. Esqueçam Civic, já viram o preço do Civic? Não é concorrente do Linea nem aqui, nem na China :teeth:

  • luiz_2008

    [Comentario #91842 sera citado aqui]

    leia com atençao. eu disse que a fiat “vende bem nos hatches médios”; não disse que ela é lider nesse segmento

  • renato

    até gosto de fiat. adorava meu marea 2.0 hlx 99, carro do ano da autoesporte!! gostava muito do stilo tb.
    mas fiat nunca mais.
    mercado de fiat é pra carros populares mm.
    demorei 8 meses pra vender meu stilo (super bem conservado), na tabela fipe. meus amigos viram isso como um “quase milagre”.
    chegaram a me oferecer 28k no carro, na troca por um novo !!!
    fiat nunca mais !!!

  • renato

    a propósito, tá lindona a frente desse carro aí, linda mesmo !!! deve ser o top do top….
    mas o painel é pobretão, não combina com as linhas externas e com a imagem de sofisticação q a fiat tá esperando do carro.

  • Raimundo

    [Comentario #91846 sera citado aqui]

    Reposicionamento ou nao do Siena, ele eh o concorrente direto do Polo sedan, mesmo q esse derive de um compacto premium, ate q a VW lance o derivado do Gol. A logica diria q o Linea competiria com o Polo pois originam de compactos premium mas a fisica (medidas) os separam.

  • vagner

    ae renato dizem que a FIAT vai caprichar no interior do linea brasileiro,esse ai é mod Turco que está em uma categoria + baixa do que o mod brasileiro.

    ae quem tiver afim to vendendo coleção da revista 4rodas de maio de 1998 a 2008.muito bem conservadas.

  • tiago brito

    [Comentario #91852 sera citado aqui]

    e ainda tem gente que fala que o marea tempra não foi um fracasso na reveda o preço e de uno, isso quando vc comsegue alguem interessado, quem tem um desse ai vai te que casar com ele,(so pena que não da pra dizer que sejam felizes para sempre) rsrsrsrssrsrsrs.

  • Raimundo

    [Comentario #91852 sera citado aqui]

    [Comentario #91853 sera citado aqui]

    O fato de vc demorar a vender o Stilo decorre do abandono ate pouco tempo da Fiat. O mesmo ocorre com o Focus. Logo, carro q vende pouco eh mais dificil repassar. Quanto ao design do painel, eh questao de gosto. A Fiat como outras italianas costuman mesclar modernidade com o classico e ,dependendo da categoria, esportividade. Nao espere algo futurista como o painel dos novos Fords europeus em carros italianos.

  • Surtado

    [Comentario #91851 sera citado aqui]

    Eu acho que vc precisa escrever com mais atenção. Na quinta linha do seu comentário vc escreveu:

    “Mas a FIAT é líder em outros segmentos, como o hatch premium”

    Vc escreveu, eu li com atenção, como você pode notar.

  • vini_dambroso

    [Comentario #91812 sera citado aqui]

    uma coisa noa tem nada aver com a outra, isso aqui tá parecendo torcida fanática de futebol, fato ocorrendo entre as maiores montadoras do brasil……

    :asner: :asner: :espar: :espar: :espar:
    bom vams dizer que o gol é mais novo que o Uno Mille (vide 147) e que em 1993 o Palio era para ser inicimente o substito do Uno, fato que em 1994 e 1995, não ocorreu, e o Uno continuou em produção….
    Resumindo, a montadora mais popular do Brasil continua sendo a Fiat com o Mille, cujo título infelizmente é reconhecido até hoje, sendo difícil de esquecer! Já a Volks perdeu esse posto em 1994, qunado apsentou o Fusca!!!
    :cool: ;) ;)

  • RVGO

    A galera aqui tem que aprender a escrever em cima de dados concretos. Dado concreto: desde a reestilização (será que podemos chamar aquilo de reestilização???) do Stilo e a implantaçao do câmbio Dualogic ele vende mais que Golf e Vectra GT (só perde para Astra na categoria). É só olhar os números no site da Fenabrave… Não sou vendedor nem advogado da Fiat, mas é f. ler besteiras aqui…

  • Metralha

    Acredito que as vendas desse sedan se concentrarão nas versões um pouco abaixo de Civic e Corolla. Brigará mais com Polo Sedan, Focus Sedan e versões de entrada de Vectra e Megane.
    Com certeza vai fazer bonito. Não acho que roubará muito as vendas dos japas, mas vai ter um bom volume.
    Em tempo: o Bravo já está entre nós! Um modelo camuflado em testes foi flagrado esse fim de semana. Não deve demorar muito a ser lançado.

  • luiz_2008

    [Comentario #91863 sera citado aqui]

    Rapaz, tá difícil hein?
    Na frase que eu escrevi há dois períodos:

    1º período: “A Fiat é líder em outros segmentos, como hatch premium, pick-up, perua compacta”

    Aí existe uma conjunção aditiva “e” separando o 1º período do 2º, que foi redigido dessa forma:

    “E vende bem nos hatches médios”

    Não disse que a Fiat é líder no segmento dos hatches médios porque ela não é, o campeão de vendas é o Astra, seguido de Stilo e Golf. Mas disse que vende bem porque depois da sua reestilização (da qual eu particularmente não gostei), ela pulou posições e passou a vender mais que Golf.

    Mas em breve a Fiat também ficará com o 1º lugar nesse segmento com o belo Bravo, esse sim é um lindo hatch, só que vai demorar pra chegar, parece

  • luiz_2008

    Eu acho que o colega não entendeu que existem 2 categorias de hatches: os chamados “premium” (C3, Polo, Punto, e talvez Sandero) e os médios (Astra, Stilo, Golf, Focus, etc). A Fiat é líder nos hatches premium com o Punto, mas não o é na categoria dos hatches médios, pois o campeão é o Astra

  • Surtado

    [Comentario #91892 sera citado aqui]

    Difícil mesmo… Pra vc hatch premium é uma categoria inferior a hatch médio, apesar de PREMIUM ter conotação de superioridade e médio se referir a tamanho. Sempre achei que Punto, C3 e Polo fossem compactos premium.

    Bom, de qualquer forma agora entendi o que vc tentou escrever.

  • Daniel Boone

    [Comentario #91812 sera citado aqui]

    Pensando bem… É verdade isso heim!


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