Fiat Scudo ressurge sob Peugeot e deve reforçar gama

fiat scudo ulysse 1

A parceria entre as extintas PSA e Fiat Auto vem de longa data, mas sob a Stellantis, pela primeira vez jogam do mesmo lado. Assim, baseando-se nos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, que conhecemos bem, o furgão Fiat Scudo se renova na Europa e ainda com a versão de uso particular, o Fiat Ulysse.


Nomes conhecidos na Europa, pelo menos o primeiro deve ganhar espaço na Stellantis latino americana, dado que a operação da empresa no Uruguai monta em CKD os furgões que eram da PSA e hoje dominam seu segmento no mercado brasileiro. Tendo faróis com assinatura em LED e luzes diurnas em LED, Scudo e Ulysse surgem com o novo logo da Fiat.

fiat scudo ulysse 2

Numa região onde a Stellantis teve que se ajustar à lei anti-trust para não monopolizar o mercado de comerciais leves, os novos Fiat Scudo e Ulysse surgem como franceses de Hordain, na região de Valenciennes. O Novo Scudo vem nas variantes Van, Combi e Cabine Flatbed, enquanto o foco do Novo Ulysse continua a ser levar a família ou fretados para um passeio confortável.

Feitos sobre a plataforma modular EMP2, chegam com motores a gasolina ou diesel, além de uma versão elétrica, com motor de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de pacotes de baterias de 50 kWh ou 75 kWh, provendo autonomia de 220 km ou 330 km, ambos no ciclo WLTP.

fiat scudo ulysse 3

Por aqui, o Fiat Scudo deve chegar com motor diesel 1.6 BlueHDi usado nos Expert e Jumpy, entregando 115 cavalos e 31,5 kgfm, além de transmissão manual de seis marchas. Na Europa, Scudo e Ulysse usarão também caixa automática.

Embora a Fiat não tenha mencionado, o Novo Scudo deve usar futuramente células de combustível com hidrogênio, que já estão sendo experimentadas no Peugeot e-Expert, que troca as baterias por uma menor de 10,5 kWh e adiciona três tanques de armazenamento de hidrogênio com 4,4 kg de gás a 700 bar, garantindo 400 km de autonomia.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.