Fiat Scudo tem primeiro teaser para o Brasil

scudo 2023

O Fiat Scudo, como já era esperado, chegará oficialmente ao mercado brasileiro e isso se dará no dia 23 de junho, quando a marca italiana adicionará o novo comercial leve ao portfólio, que já inclui Fiorino e Ducato.


Com isso, a Fiat se iguala às irmãs da Stellantis, no caso Peugeot e Citroën, na oferta de um furgão de médio porte com capacidade para transportar até 1,5 tonelada de carga.

Como já se sabe, o Fiat Scudo foi lançado recentemente na Europa e deriva dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, tal como os irmãos Boxer e Jumper possuem relação direta com a Ducato.

fiat scudo 1

O Fiat Scudo será montado em CKD no Uruguai, de onde partirá com seus irmãos rumo ao mercado brasileiro, assim como argentino e sul-americano.

Feito sobre a plataforma modular EMP2, o Fiat Scudo deverá ser equipado com motor turbo diesel 1.6 de 115 cavalos a 3.500 rpm e 30 kgfm a 1.750 rpm, além de câmbio manual de seis marchas.

fiat scudo 3

Espera-se que venha com duas opções de altura, ainda que a mais baixa seja mais valorizada para serviços urbanos, podendo assim acessar garagens de edificações, por exemplo.

A receita deve ter um ou outro ingrediente diferente do prato servido pelas marcas francesas, mas a vantagem do Fiat Scudo será a ampla rede de centenas de concessionárias da Fiat espalhadas pelo país.

Com bom espaço interno para carga, com piso plano e porta lateral deslizante, o Fiat Scudo terá ainda arranjo interno para objetos mais longos que o compartimento.

fiat scudo 4

Tendo suspensão traseira semi-independente e tração dianteira, o Fiat Scudo ampliará muito a vantagem da marca sobre as demais no mercado de veículos comerciais.

Até maio, a Fiat tinha nada menos que 53,05% de participação no mercado de comerciais leves e 55,43% da Stellantis com as duas francesas. Isso sem contar a RAM, o que elevaria para 55,95% de market share.

Adiante, tal como nas fotos, virá o eScudo, que trabalhará ao lado das versões elétricas de Expert e Jumpy.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.