Fiat Siena – defeitos e problemas

Fiat Siena EL 2012 1

O Fiat Siena é um sedã compacto que surgiu em 1997 como o primeiro derivado do Palio e teve três atualizações visuais ainda na primeira geração, que durou até 2016.

Em 2012, surgiu a segunda geração, chamada Grand Siena, e que continuou em produção até o final de 2021, embora seu sucessor, o Cronos, já tenha se estabelecido. Mas será que eles tinham defeitos e problemas?

Tanto o primeiro quanto o segundo tiveram boas vendas e atenderam bem muitos clientes brasileiros, sejam famílias, frotistas ou taxistas. Por outro lado, eles acumularam em suas vidas muitos defeitos e problemas que geraram diversas reclamações.

Como a primeira geração durou quase 20 anos, decidimos neste artigo limitarmos ao modelo da terceira atualização do Siena e também ao Grand Siena.

Nos relatos em sites de opinião, de reclamação e clubes, o carro é na verdade elogiado na maior parte do tempo e os defeitos muitas vezes estão associados com o não cumprimento das revisões.

Mesmo assim, a maior parte das reclamações do Siena G3 estão relacionadas com a falta de força do motor 1.0, alto consumo do 1.4 com etanol, desgaste excessivo de pneus, defeitos elétricos variados, infiltração de água e vedação ruim, entre outros.

Siena G3

O Siena G3 tem relatos de vários defeitos e problemas, mas poucos deles são recorrentes, sendo que relacionamos, por exemplo, vazamento do cárter aos 53 mil km. Outro relato fala de reparo no trambulador do câmbio com 50 mil km.

A parte mecânica ainda tem vazamento da junta do cabeçote e bomba d’água (venda do kit na revenda é caro, na casa de R$ 3 mil).

Outro problema apontado por donos do Siena G3 é o cabo da embreagem de acionamento hidráulico, que dá um certo trabalho para alguns. O mesmo em relação à bucha da caixa de direção, que produz barulho que irritou muitos proprietários e necessitou a troca da mesma. Noutro caso, o retentor do volante apresentou vazamento de óleo.

Um relato fala de entupimento do catalisador aos 40.000 km, sendo obrigatório sua substituição. O sensor do ponteiro do combustível marcando errado foi apontado por muita gente e um dono diz ser um problema crônico.

Também reclamam do condensador do ar-condicionado, que precisa de solda, também com menção de outros casos por parte de clientes.

Outros defeitos

Outros defeitos e problemas foram apontados no Siena G3, tais como motor 1.0 fraco que obriga o condutor a afundar o pé. O consumo elevado do 1.4 também é mencionado. Um dono fala em consumo variando de 5 km/l no etanol e 7 km/l na gasolina na cidade.

Um proprietário falou que o mau contato nos vidros elétricos é recorrente em modelos da Fiat e outros relatos apontam defeito no mesmo item. Já em relação às borrachas de vedação, há reclamação de infiltração.

Um deles disse que chegou a tirar 2 litros de água de seu Siena G3, depois de o carro ficar parado num dia de chuva.

Outro, que havia acabado de comprar o carro, ao chegar em casa foi alertado pela filha: as borrachas das portas estão soltas! Resultado, nem esperou ir na revenda, adicionou cola e às colocou de volta no lugar.

Barulhos na suspensão e acabamento também são relatados, especialmente em batidas secas ao rodar em pisos ruins.

Fiat Grand Siena Attractive 2012 3

Grand Siena

Aqui, o que era para ser um “Siena G3”, em termos de robustez e confiabilidade mecânica, mostra-se até agora uma fonte de problemas. O principal deles é o conjunto de coifa e coxim do amortecedor traseiro. O problema é crônico nos Grand Siena e é um dos principais defeitos e problemas.

Um proprietário disse que a cada 30 mil km tinha que substituí-los, pois geravam ruído e deixavam o amortecedor solto. A realidade é que muitos relatos apontam esse defeito bem antes disso e o custo da peça era superior a R$ 150, conforme um relato pessoal de dono de Grand Siena 1.6, que teve apenas um dos dois conjuntos danificado.

Outro relato pessoal de proprietário de Grand Siena 1.4 falava que a suspensão traseira fazia muito barulho e, ao levar na revenda, constatou que ambos os coxins estavam quebrados. A revenda não queria trocar e ele ameaçou, sendo que o problema foi solucionado.

Esse e outros defeitos do sedã compacto da Fiat é relatado diversas vezes na internet e até já virou matéria em site especializado.

Falando nos outros, existe menção sobre quebra da correia da direção hidráulica antes da troca (60.000 km). Também reclamam de defeitos nos freios, sendo no caso o cilindro-mestre, que em um caso foi trocado com 15.000 km.

O barulho na suspensão, provocado em grande parte pelas bieletas, aborreceram muitos e um deles trocou com apenas 15.000 km.

Lembra do ar-condicionado do Siena G3? O Grand Siena não fica atrás e a solda no condensador ocorreu em alguns casos. Também existem os casos de embreagem trepidante, que requer a troca com baixa quilometragem.

Em 62 mil km, um taxista já havia trocado platô e disco duas vezes. A direção hidráulica com ruído também é outra fonte de queixas no sedã.

O câmbio Dualogic teve poucas reclamações, mas em alguns casos apresentava trancos na ré e na primeira marcha, sendo necessário um reset do gerenciamento eletrônico, mas estranhamente com avaria do sensor de velocidade.

O sensor de rotação com falhas teve relatos de defeito igualmente, assim como falso positivo para aquecimento e freios ABS.

No apagar das luzes

Por incrível que pareça, um dos problemas crônicos do Grand Siena são as luzes. Muitos relatos de defeitos e problemas do carro falam de lâmpadas queimadas com frequência. Num dos relatos, o dono foi tanto na auto elétrica, que aprendeu ele mesmo a trocá-las em casa, dada a frequência de trocas que já havia feito.

Por fim, reclamam do desempenho fraco do motor 1.6 E.torQ, fato inclusive de relato pessoal de proprietário do modelo. Também o mesmo sobre o consumo alto, na casa de 6 km/l na cidade com etanol. Foi para 8 km/l na gasolina.

Na internet, também existem casos de consumo até piores, como num que o proprietário relata média de 5 km/l na cidade com etanol. Na estrada, isso varia de 8 a 9 km/l no etanol.

Outros problemas incluem algumas reclamações sobre a qualidade da montagem das peças, como no painel, quebra do suporte do câmbio, troca do kit de embreagem, entre outros.

Como se vê, o Grand Siena acumula muitos problemas com tão pouco tempo de mercado – se comparado à primeira geração do Siena – e isso acaba por manchar a imagem do produto, que em teoria deveria ser superior…

[Fonte: Reclame Aqui/Auto Racing/HT Fórum]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X