Ecologia Eventos Fiat

Fiat Siena e Weekend na disputa pelo “Carro Verde do Ano no Mundo 2009”

fiatsienaeweekendnadispyh7 Fiat Siena e Weekend na disputa pelo "Carro Verde do Ano no Mundo 2009"







O prêmio de melhor carro do mundo tem também a sua versão “verde” ou melhor, ecológica. O prêmio vai para os modelos que se destacam em economia, emissões de CO2 e em tecnologias limpas.

Este ano, a organização do evento já anunciou os candidatos ao prêmio de “Carro Verde do Ano no Mundo 2009”, sendo algo assim. A votação é realizada por vários editores de revistas automotivas espalhados pelo mundo.

O vencedor dessa eleição será conhecido no Salão de Nova Iorque de 2009, em Março. Na lista de modelos “verdes”, encontramos dois exemplares brasileiros, ambos da Fiat.

Os Fiat Palio Weekend Elétrica e Siena Tetrafuel fazem parte do seleto grupo. Embora não seja lá muito eficiente no desempenho e autonomia, a Weekend elétrica é uma idéia interessante.

Já o Siena Tetrafuel, que está em comercialização, tem no seu mix de opções de combustíveis, sua principal vantagem. O modelo é movido por gasolina pura, gasolina nacional(com etanol), etanol e GNV.

Segue a lista de modelos verdes:

Audi Q7 3.0 TDI
BMW 335d BluePerformance
Chevrolet Tahoe/GMC Yukon Hybrid
Citroën C1
Fiat Palio Weekend Elétrica
Fiat Siena Tetrafuel
Honda FCX Clarity
Mazda Hydrogen Rotary RX8
Mercedes-Benz ML/R/GL 320 BlueTEC
MINI Cooper D
MINI E
Mitsibishi iMiEV
Nissan X-Trail 20 GT
smart ed
Subaru Legacy/Outback PZEV
Tesla Electric Roadster
Toyota iQ
Volvo C30 1.6D DRIVe
Volvo S40 1.6D DRIVe
Volvo S80 2.5 FT (Flexifuel)
Volvo V50 1.6D DRIVe
Volvo V70 2.5 FT (Flexifuel)

Da lista acima, podemos destacar a Volvo, como a marca com maior número de participantes.

Embora esteja quase para ser vendida aos chineses, a marca sueca mostra que além de tecnologia e segurança, ecologia também é um dos seus grandes atributos.

Fonte: Motor Authority.



  • pablorocha

    Pelo menos a da foto já tem bem verdinhaa… :hauhau:

    parabéns a Fiat pela iniciativa… :clapp: :clapp:

  • Kaique L. Andrade

    Gostei daquele adesivo na porta da Weekend. :cool:

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #125303 sera citado aqui]

    E quando a ela, só não pode ficar muito madura… se não estraga! :hauhau:

  • Luis.J.R.

    Essa vai ganhar?Por causa da cor.KKKKKKKKKKKKKK?Mais acho legal o brasil participar. :cool:

  • LFSP2

    Se eu escolhesse, votaria no Tesla Roadster sem dúvida, 300 km/h de máxima, aceleração em pouco mais de 3 segundos e faz 100 milhas por galão em consumo, a Palio Weekend(na versão Locker, pode ser a Strada também) eu colocaria como candidata a carro no mundo com mais plástico. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Limelight

    [Comentario #125312 sera citado aqui]

    Pelo menos temos 2 modelos fabricados no brasil concorrendo.
    Antes de fazermos “gracinhas”, deveríamos louvar tais iniciativas.
    Quem sabe no ano que vem, teremos outros concorrentes nacionais.
    É a Fiat mais uma vez saindo na frente das demais… e se destacando.
    Parabéns!

  • LFSP2

    [Comentario #125319 sera citado aqui]

    Lógico, parabéns a FIAT, eu que gosto de fazer graça, não sou fã de nenhuma montadora mas é bom saber que eles pelo menos conseguiram indicações para o prêmio.

  • tonywalker

    Infelizmente nosso governo não dará UM PEIDO de incentivo a essa tecnologia. Pelo contrário, é capaz de criar algum imposto pra favorecer o porta-cabides de emprego da Petrobrás…

  • alessandro_170

    Peno menos o siena, poderia ter muito mais tecnologias para economia de combustível e não somente na escolha do mesmo.

    A exemplo do que fizeram no Mille brincando, sem profundas alterações e sem sistemas mais sofisticados no motor, somente ajustes.

    :zzz:

  • lacerdanetto

    Kd o Fox, Polo, e Gol bluemotion? hahahah
    :down:

  • felipeb193

    hahahahahhaha e o gol bluemotion heim volkistas!!!??? :hauhau: vai concorrer ao premio “palhaçada do ano!” :hauhau:

    PS: nao sou fiateiro, mas eu gosto muito de tirar um sarro da volks do brasil

  • Weddly

    Meu vô tem uma velha Toyota verde, será que ele pode concorrer?

  • Giovanni

    Vai que agora é Brasil!! :clapp: :lips:
    Falando sério, é claro que Siena e Weekend não têm chances, porém a atitude da Fiat em desenvolver estes carros merece nosso reconhecimento sim. Não é questão de vencer algum concurso, é de mostrar consciência ecológica, preocupação com baixas emissões. Parabéns Fiat, e que a versão elétrica do Novo Uno venha pra cá também (na Europa já está confirmado!).

  • camundongson

    E eu disputei a mega-sena desta semana. E daí? Disputar alguma coisa não é notícia, ganhar sim, seria.
    Agora, tem que ser muito picareta pra chamar um carro movido a gasolina, etanol e gnv, ou seja 3 combustíveis, de TETRAfuel. O dia que acrescentarem o diesel a essa gama de combustíveis, a Fiat vai chamar de Heptafuel.
    Pura jogada de marketing.

  • felipeb193

    [Comentario #125362 sera citado aqui]

    No dia que um motor de ciclo otto rodar com diesel o mundo vai parar!

    Você deveria saber que isso é impossível com a tecnologia atual.

    Entendi o seu comentário de duas maneiras… espero que o que você quis dizer não tenha nada a ver com o que eu escrevi aí em cima.

  • wotan

    Pra carro VERDE-DO-ANO, esse aí da foto ganhou essa cor é muito Linda :inluv:

  • evandro17

    [Comentario #125362 sera citado aqui]

    O diferencial do Siena é que ele também roda com gasolina pura. Coisa que os nossos flex não são (tirando o Clio Hi-Flex), o que configura a gasolina pura como um quarto combustível. Não é jogada de marketing e sim mostrar um diferencial que o Siena tem e que pode ser interessante pra quem viaja de carro pra Argentina ou Uruguai por exemplo.

    E concorrer já é uma coisa legal sim. Mostra que algum dia, eles pode ganhar (dessa vez eles nao tem chance, sou mais o Tesla ou o Mini E). Quer dizer que quem é indicado ao Oscar não merece mérito? Jogar na mega sena, exemplo que você usou, qualquer um pode. Ser indicado a um prêmio mostra que você tem algum nível. Ganhar é outros quinhentos. A Fiat merece ser mérito, mesmo fazendo carros cheios de plásticos que soltam rodas.

    [Comentario #125392 sera citado aqui]

    O Panda não é tão feio assim. Mais bonito que o Uno ele é. Ele tem um interior bem legal e um perfil de minivan. Prefiro o Panda ao Palio. De qualquer modo, eu concordo que vá demorar, e digo que não venderia uma coisa dessa no Brasil. No máximo pr'os taxistas e frotistas que tem que ter carros mais econômicos pra facilitar no trabalho. Um Palio elétrico (ou Panda) iria custar o mesmo que um Civic. Mas o Civic o vizinho ia ver, o motorzinho elétrico do Palio não. Simples assim.

  • Rodrigo joi

    Tem bons concorrentes na disputa, a volvo tem vários modelos … a idéia do premio é boa, uma espécie de incentivo a melhoria.

    As coisa sempre começão assim, engatinhando até as idéias ficarem maduras e os resultados realmente bons, esse weekend pode não ser grandes coisas hoje, mas se continuarem investindo e aperfeiçoando, um dia chega lá…

    Dizem que nas crises é que surgem as oportunidades, ao invés do pessoal ficar criticando, pega e faz algo, projete e põe para vender, já são tão “bons” que nada presta para os mesmos ….. falar é fácil, mas fazer …. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • RV

    No Brasil a Fiat está muito à frente das demais montadoras em termos de desenvolvimento de formas anternativas de energia, em especial a eletricidade. Esses dias via uma matéria na TV com uma universidade de sul que está, em parceria com a Fiat, com um Panda elétrico (eita carrinho feio do c… ha ha ha) em fase adiantada de desenvolvimento. Tava até falando dessa tecnologia chegar ao mercado em pouco tempo. Já eu acho que demora…

  • mauricio

    Cadê a super Volkswagem na lista acima? :clown:

  • JBAFilho

    [Comentario #125412 sera citado aqui]

    Prêmio de melhor carro do mundo em sua versão “verde”. Hahahahahahahaha!!!
    Prêmio de marketing, isso sim.
    O povo aqui acredita nessas promoções, nessas propagandas. Vão atrás.

    Mas, já que você perguntou pela Volkswagen, há um mês, no salão de Los Angeles, o Jetta TDI foi eleito o veículo verde do ano pelo Green Car. E o Jetta não apareceu nessa lista. Sabe por quê? Eu respondo: política, meu caro. Como tem muita gente que valoriza essas armações, digo prêmios, a política corre solta. E a FIAT é mestre em propagandas, pois precisa muito disso para aparecer e mostrar seus produtos pouco vendidos. Vide o quinhentinhos, que tem tanta edição especial que o povo nem conhece bem as normais.

  • mr.car

    [Comentario #125417 sera citado aqui]

    Não querendo defender ou desmerecer nenhuma marca… Porém tem duas coisas: Primeira, todos nós deveriamos ficar orgulhos por isso porque foi desenvolvido aqui no Brasil, tecnologia nacional… Segundo: Acho um pouco estranho um carro movido a combustivel fossil ganhar o premio de carro verde do ano, mas como tudo pode acontecer, tudo bem… :hauhau:

  • erom

    Verde ele já. Agora a cara do pessoal da Fiat vai ficar vermelha quando perguntarem o peso do carro ecológico deles! :down:

  • Commando

    [Comentario #125417 sera citado aqui]

    Bela teoria da conspiração… :lips: :lips: :lips:

    Só podia vir de um volkslunático

    Se trate

  • JBAFilho

    [Comentario #125492 sera citado aqui]

    Essa é demais! Dois carangos by FIAT concorrendo a prêmios de carro verde, sendo que ambos usam gasolina. E eu que preciso de tratamento? É verdade, fanatismo não tem limites. Mas, demência pode ser controlada. Procure um neuro.

  • felipeb193

    [Comentario #125417 sera citado aqui]

    E o que você tem a dizer sobre o seu gol e polo bluemotion??? :hauhau:

    O X da questão é que esse carro foi desenvolvido no Brasil, o Jetta não… a não ser que você queira comparar a tecnologia européia com a nossa.

    Seus comentários são péssimos, não sei como eu e os outros ainda te dão ouvidos.

  • Rodrigo joi

    [Comentario #125503 sera citado aqui]

    Bixo, você deve estar de brincadeira, “pelo amor de deus”, se interna que o teu caso é grave …. a weekend é elétrica … Desenvolvida pela Itaipu, fiat e um empresa suiça ….

    Não interessa de que montadora esta concorrendo, mas sim que são produtos desenvolvidos aqui, depois engenheiross se contratam (basta oferecer beneficios) de uma empresa para outra.

    Já postei, tem muito cara “bom” aqui …. “falam”, “falam”, “falam”, “falam”, mas fazer algo que é bom ….. nada …. tipico de brasiliero.
    Mostrem (façam) algo melhor e ganhem dinheiro se são tão bons assim.

  • RV

    [Comentario #125503 sera citado aqui]

    JBAFilho, vc que tá precisando de um tratamento… urgente… tá com cara que vc tem um VW tatuado no braço ha ha ha… Primeiro que essa é uma LISTA de carros concorrentes a um prêmio… Os “carangos by Fiat” que vc fala são movidos sim a gasolina, mas também a outros combustíveis: eletricidade no caso da Week. e GNV no caso do Siena. Assim como a maioria dos carros “ecológicos” que são comercializados, como os híbridos, que tem motor a combustão e outro motor “limpo”. Evidente que não vão ganhar, pois o Tesla, por exemplo, se não me engano é totalmente elétrico, além de ser mais eficiente. Mesmo assim ter dois representantes “brasileiros” nessa lista é positivo… Ou vc acha que não?

  • fr_amaral

    [Comentario #125503 sera citado aqui]

    Cara, de boa, vai embora, ninguem te aguenta mais, so fala asneira, eu acho é muito bom, dependendo da montadora, ter 2 carros nacionais lá!

    E quer saber, no seu caso, nem tratamento salva!

  • Giovanni

    JBAFilho, pede sair por favor cara… Não gostar de uma marca é normal, mas no teu caso ficas até contra o próprio país pelo visto! A Fiat investe em centros de pesquisa nas universidades federais do PR e de SC, há muitos anos já tem protótipo do Panda elétrico (que só não vingou – ainda – porque precisam baixar os custos de fabricação). Lógico que não se compara a um GM Volt, mas eu te pergunto: por acaso a GM tá testando carro elétrico no Brasil? E a Volks, será que está? Não. Pouco me importa se nos EUA estão mostrando Golf híbrido, o que me importa é quem está investindo no Brasil. Pare pra pensar na tua atitude, com tanto ódio da Fiat você vai acabar tendo um ataque cardíaco bem cedo.

  • JBAFilho.

    [Comentario #125595 sera citado aqui]

    Estou tão tranquilo…
    Em nenhum momento critiquei a louvável atitude da FIAT de investir em pesquisas no Brasil. Em nenhum momento critiquei os dois carangos. O que disse e repito 1 milhão de vezes, se preciso, é que esses prêmios são puro marketing, pura política. Se não acreditas nisso, problema seu e de quem não crê. Por que o Jetta, que menos de um mês ganhou um prêmio semelhante, não aparece nessa lista? Raciocina, cara. Ou o prêmio só é bom quando tem carro nacional e/ou da FIAT?

    E se alguém não está mais aguentando os meus comentários, é simples: ignore-os. Vocês não são obrigados a lê-los, que dirá respondê-los. Agora, somente deixarei de comentar se o dono do blog (Éber) me expulsar daqui, ou me proibir, pois o blog é dele e ele faz o que quiser.

  • mauricio

    [Comentario #125630 sera citado aqui]

    Já sei porquê vc não gosta da Fiat: de certo “tomou pau” – ficou pra trás,com o seu VW, de um carro Fiat. :smile:


Send this to a friend