Fiat Hatches

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

O Fiat Stilo foi um hatch médio vendido no Brasil de 2002 a 2010, ano em que ele saiu de linha para dar lugar ao Fiat Bravo.

A Fiat aproveitou o lançamento do Bravo para anunciar que naquele momento o Fiat Stilo saía de linha.


Foram cerca de 100.000 unidades vendidas do Fiat Stilo no Brasil, tanto das versões até 2008, com o visual original, quanto das vendidas depois disso, com um pequeno facelift.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Vamos entrar em detalhes sobre a vida do Fiat Stilo no Brasil e também falar sobre a carreira dele lá na Europa.

Fiat Stilo de 2002 a 2007 no Brasil

O Fiat Stilo foi apresentada no Brasil cerca de um ano após o lançamento oficial do modelo no mercado europeu.

O Fiat Stilo nacional vinha com motores 1.8 litro de 8 válvulas com 103 cavalos, 1.8 litro de 16 válvulas de 122 cavalos e um 2.4 litros de 20 válvulas que tinha 167 cavalos e acompanhava as versões mais caras e esportivas do modelo.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

O desenho da carroceria do Fiat Stilo vendido por aqui era elegante e estava em voga com as últimas novidades do mercado europeu.

A linha lateral contornava o Fiat Stilo e logo acima dela as janelas tinham desenho mais retilíneo e limpo se comparado com outros modelos da Fiat como o Palio por exemplo.

A frente do Fiat Stilo contava com faróis retangulares de dupla parábola, e a grade contava com filetes cromados que sustentavam o então logo redondo de fundo azul da Fiat.

Na traseira o modelo também seguia a mesma linguagem elegante e limpa do restante da carroceria.

As lanternas eram quadradas e contavam com as luzes de indicação de seta e de ré dispostas dentro de uma faixa transparente retangular. Ao centro da tampa do porta malas, ficava o porta placas e ao seu redor ficavam as luzes de neblina, também retangulares.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Já no painel do Fiat Stilo notamos linhas retilíneas e bons materiais no acabamento que davam o tom no interior.

O Fiat Stilo foi um dos primeiros carros no Brasil a vir de série com rádio com MP3 e Bluetooth, direção elétrica e até 8 air bags para proteção dos ocupantes.

O volante tinha boa empunhadura e o acabamento em si ficava na média dos demais concorrentes – leia-se Ford Focus, Chevrolet Astra e Volkswagen Golf, entre outros.

Um dos maiores atrativos do Fiat Stilo era o teto panorâmico chamado Sky Window que se abria em 5 lâminas, das quais uma basculava e as demais corriam para trás.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

O conforto para os passageiros era um dos motes de vendas do Fiat Stilo por aqui.

Com algumas características herdadas das minivans, como vários porta objetos e a possibilidade de rebater os bancos para aumentar a carga no porta malas ou ainda ajustar o banco traseiro para ter mais conforto em viagens mais longas, o Fiat Stilo conquistou muitos consumidores.

Outro ponto interessante do interior do Fiat Stilo era o fato que o banco do passageiro poderia ser rebatido para aumentar o espaço interno para cargas maiores, como pranchas de surf por exemplo.

O porta luvas do Fiat Stilo também era destaque, sendo que o modelo tinha duas aberturas – a primeira era refrigerada e ainda contava com a famosa “disqueteira”.

Já a segunda parte do porta luvas era mais profunda e servia para guardar mais objetos.

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Em questão de modernidade e alinhamento com o mercado europeu, apenas o Fiat Stilo e o Peugeot 307 estavam alinhados com suas respectivas versões europeias.

Isso pois as versões de Focus, Golf e Astra já havia sofrido reestilizações ou troca de geração.

Um ponto curioso (mas ao qual já estamos acostumados) na tropicalização do Fiat Stilo para o nosso mercado, foi que o modelo perdeu alguns itens de tecnologia e segurança, como a chave de partida keyless e o cruise control adaptativo, além do ISOFIX e cinto de três pontas para passageiro traseiro central.

Sem falar que sua versão mais básica que foi vendida por aqui no final de 2002 e começo de 2003 o Fiat Stilo não incluía nem mesmo ar condicionado de série, rádio ou mesmo vidro elétrico traseiro – sendo apenas manual.

Mas a vantagem dessa versão do Fiat Stilo é de que ela custava menos que o Brava SX com motor 1.6 litro e pouco a mais que um Palio ELX com motor 1.3 litro.

Depois de alguns anos, a Fiat passou a incluir ar condicionado analógico de série em todas as versões do Fiat Stilo.

Fiat Stilo Abarth

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O modelo mais famoso dentro da gama Stilo, o Fiat Stilo Abarth era o favorito dos consumidores que queriam experimentar do doce veneno do escorpião.

Diferentemente da versão europeia que vinha na opção de carroceria de 2 portas, o nosso Fiat Stilo Abarth vinha apenas na carroceria de 4 portas.

O motor era já um velho conhecido dos brasileiros, o 2.4 litros que foi herdado do Fiat Marea, que agora passava a render 167 cavalos com torque de 22,8 kgfm.

Com esses números o Fiat Stilo Abarth atingia a velocidade máxima de 212 km/h limitado eletronicamente e fazia o 0a100 em 8,4 segundos.

O modelo ficou em vigor até meados de 2009, em uma época em que suas vendas já estavam bem ruins. O problema era o preço, o Stilo Abarth custava mais de R$ 90.000, um valor absurdo perto de concorrentes diretos e também sedãs médios.

Era até mesmo possível comprar um Ford Fusion com esse valor.

Nesse ano a Fiat também atualizou os motores que antes eram apenas movidos a gasolina para versões bicombustíveis, todos provenientes da GM.

O Stilo Abarth foi substituído pelo Fiat Bravo T-Jet que foi apresentado no mercado nacional em 2010 e ficou no mercado até 2016.

Fiat Stilo Schumacher

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Para o ano de 2005, a Fiat apresenta a versão especial Fiat Stilo Schumacher Season, que homenageava Michael Schumacher que se aposentaria em 2006 da Fórmula 1 pela Ferrari.

O Fiat Stilo em questão vinha com opções de cores mais esportivas como o vermelho e amarelo e rodas com desenho exclusivo.

Depois do lançamento a Fiat também passou a disponibilizar as cores preto e prata para a versão especial Schumacher.

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Para o ano de 2006, o Fiat Stilo adere aos motores flexíveis, que vieram junto com a joint venture com a Chevrolet.

Agora os modelos de entrada contavam com o motor 1.8 litro de origem Chevrolet na versão flexível com 114 cavalos com álcool e 112 cavalos com gasolina.

O torque era de 18,5 kgfm para álcool e 17,8 kgfm para gasolina. A velocidade máxima atingida pelo motor era de 190 km/h e o tanque comportava 58 litros de combustível.

Fiat Stilo Sporting

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Antes de ganhar sua primeira e única atualização de visual, o Fiat Stilo ganhou em 2007 a versão Sporting.

Ela vinha com o motor 1.8 litro 8 válvulas flex de origem GM.

Os equipamentos de série do Fiat Stilo Sporting incluíam ar-condicionado de duas zonas, Rádio Connect com CD player, leitor de MP3, entrada para iPod e USB, e viva-voz com suporte para Bluetooth, teto solar Sky Window (que era bem caro e dava muitos problemas), rodas de liga de 17 polegadas e piloto automático.

Fiat Stilo 2008 a 2010 no Brasil

O primeiro e único facelift do Fiat Stilo veio apenas em 2008, quando a marca italiana trocava o emblema redondo pelo ovalado de fundo vermelho.

As maiores mudanças na dianteira do Fiat Stilo se concentravam em um novo para choque que agora era dividido em três partes e vinha com faróis de neblina – item que não existia na versão anterior.

A grade do Fiat Stilo também contava com um novo desenho, onde o logo novo da Fiat era sustentado por dois filetes paralelos cromados.

Nas laterais, um friso cromado ficava na peça plástica no meio das portas, para dar a sensação de refinamento.

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Os retrovisores do Fiat Stilo também contavam com um novo desenho e agora contavam com os repetidores de seta embutidos.

Havia também novas rodas de liga leve com desenho diferente para cada versão.

Já na traseira, além da mudança do logotipo azul para o vermelho, o Fiat Stilo ganhava uma nova configuração do desenho interno das lanternas, que agora eram inspiradas na versão de duas portas do modelo europeu.

As lanternas agora contavam com um aplique vermelho no centro da peça que tinha as luzes de indicação de seta e de ré, aproximando assim de certa forma o desenho com o modelo europeu.

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Fiat Stilo com câmbio Dualogic

No interior, a maior mudança para o Fiat Stilo era a adoção do famigerado câmbio automatizado de 5 velocidades chamado Dualogic, feito em parceria com a Magneti Marelli, que também equipou modelos da Chevrolet como a Meriva Easytronic e o Agile Easytronic.

O polemico câmbio Dualogic sofreu várias críticas por conta dos seu funcionamento e fez com que as vendas do modelo que estavam equipados com esse sistema despencassem.

Fiat Stilo Blackmotion

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Já para o ano de 2009 apareceu o Fiat Stilo BlackMotion, que passava a ser a versão topo de linha.

Ela vinha bem equipada e poderia ainda contar com o teto solar Sky Window.

Depois dessa versão o Fiat Stilo teve seu fim decretado em meados de 2010 quando a Fiat apresentou o Bravo, que também se equiparava com a versão europeia.

Atualmente é possível encontrar versões do Fiat Stilo no mercado de usados com preços que partem de R$ 13.000 reais em unidades 2002 com motor 1.8 litro e chegando até cerca de R$ 32.000 reais na versão BlackMotion com motor 1.8 litro flex com câmbio automatizado de 5 velocidades Dualogic.

Fiat Stilo na Europa

Se por aqui o Fiat Stilo foi apresentado apenas na carroceria hatchback de quatro portas e tinha como um dos maiores predicativos a seu favor o motor 2.4 litros e o teto solar, na Europa a história era outra.

Por lá o modelo foi apresentado em novembro de 2001 nas versões de quatro e três portas.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

De início o Fiat Stilo recebeu criticas por seu estilo muito conservador e que de certa forma remetia muito a escola alemã de design.

Por lá o modelo usava motores a gasolina de 1.2 litro ou a diesel 1.9 litro. Outro destaque do modelo vendido no Velho Continente era a presença dos itens que o modelo perdeu na tropicalização.

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Dentre esses podemos destacar a chave de partida keyless e o cruise control adaptativo, além do ISOFIX e cinto de três pontas para passageiro traseiro central, fora outros pequenos mimos como a chave ‘Easy Go’, que permitia a entrada do motorista no carro com a chave dentro do bolso e dar a partida com a chave também guardada.

Para 2003 a Fiat apresenta a versão perua do Fiat Stilo, que era denominada como Stilo MultiWagon.

Fiat Stilo MultiWagon

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O visual até a coluna C era basicamente o mesmo das versões com quatro ou três portas, sendo que o maior diferencial era a tampa do porta malas que tinha o vidro do tipo basculante – que abria independentemente da abertura do porta malas – e ainda vinha com um desenho diferente.

As lanternas eram retangulares e começavam nas laterais e iam de encontro com o porta placas ao centro.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

O conjunto traseiro da Fiat Stilo MultiWagon não era o ponto mais estiloso do carro, mas ao menos era bem espaçoso e aproveitava muitos dotes herdados do hatch.

Como por exemplo o sistema de rebatimento dos bancos, que aumentava consideravelmente o volume do porta malas e os inúmeros porta trecos espalhados pelo carro, que facilitavam e muito a vida de uma pequena família por exemplo.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Outro modelo interessante da linha Stilo vendida na Europa, era a versão Abarth – que por aqui tivemos apenas na carroceria de quatro portas – e a versão especial do Michael Schumacher, que por lá vinha na versão de três portas.

Aliás, as versões de três portas do Fiat Stilo eram belíssimas e na sua traseira as lanternas eram mais triangulares, se comparada as lanternas mais quadradas da versão de quatro portas.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

O acabamento interno na versão europeia era sem dúvidas mais caprichado do que a versão tupiniquim.

O modelo recebeu uma pequena atualização de estilo em 2006, com direito a uma nova grade que tinha uma barra perfurada com o logo redondo da Fiat alinhado por um filete cromado. Novas rodas de liga e na traseira o modelo recebia pequenas mudanças no para choque e nas lanternas, que agora tinham um desenho circular no centro delas.

As luzes de neblina que ficavam perto do porta placas saíram de cena para deixar o modelo mais limpo. O modelo saiu de linha em 2007 na Europa, quando deu lugar para o Fiat Bravo de segunda geração, que também substituiu o modelo no mercado nacional.

Fiat Bravo

O substituto legitimo do Fiat Stilo tanto na Europa quanto aqui no país do carnaval, foi o Fiat Bravo – mais precisamente a sua segunda geração.

Por aqui o modelo foi apresentado em 2010, com três pacotes de equipamentos e dois motores disponíveis, sendo eles o 1.8 litro 16 válvulas E. torQ com 132 cavalos quando abastecido com etanol e 130 cavalos quando abastecido com gasolina e torque de 18,9 kgfm com etanol e 18,4 kgfm com gasolina.

A velocidade máxima era de 191 km/h limitado eletronicamente. Já o outro motor vinha no pacote T-Jet com 1.4 litro turbo com 152 cavalos de potência e 21,1 kgfm de torque máximo. A velocidade máxima era de 206 km/h limitado eletronicamente.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Se por um lado nos vangloriávamos de ter uma versão turbo por aqui, os europeus tinham os motores a diesel e uma infinidade de versões, acabamento e cores disponíveis.

Por aqui o modelo recebeu um cacelift em 2015 com uma grade e para choques novos e novas cores e opções de rodas de liga leve.

O sucessor do Fiat Stilo encerrou suas atividades por aqui em 2016 quando deu espaço para o Fiat Argo, que veio para substituir o Fiat Palio e Punto e as versões mais caras do próprio Bravo.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

No mercado europeu, o modelo ficou em vigor até 2014, e por hora não teve um sucessor declarado.

Tanto é que a linha da Fiat na Itália e na Europa como um todo é bastante enxuta e conta com modelos como a linha 500 e suas variantes a 500X e 500 Trekking, fora o esportivo 124 Spider e cupê.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Mas existem especulações que a Fiat esteja preparando um substituto para o Punto e Bravo, e que talvez esse modelo utilize a base do nosso Argo, só que mais segura e talvez mais larga para enfrentar os novos Peugeot 208, Opel Corsa, Volkswagen Polo e Citroën C3, apenas para citar os mais famosos.

Fiat Stilo: anos, versões, motores, modelos (e equipamentos)

Segundo algumas publicações, o modelo deve se chamar Fiat Primo ou até mesmo resgatar o nome Bravo, para manter a já fiel clientela existente do modelo quer ficou carente de um modelo que pudesse até mesmo competir com Audi A3, Opel Astra e Ford Focus por exemplo.

Ficha Técnica

Fiat Stilo 1.8 Dualogic 2010

Motor

Instalação: Dianteiro

Aspiração: Natural

Disposição: Transversal

Alimentação: Injeção multiponto

Cilindros: 4 em linha

Comando de válvulas: Simples no cabeçote, correia dentada

Válvulas por cilindro: 2

Diâmetro dos cilindros: 80,5 mm

Taxa de compressão: 10,5:1

Curso dos pistões: 88,2 mm

Cilindrada: 1796 cm³

Combustível: Flex

Peso/potência: 10,83

Torque específico: 10,30 kgfm/litro

Peso/torque: 66,76

Potência específica: 63,47 cavalos/litro

Código do motor: GM Família I

Transmissão

Tração: Dianteira

Câmbio: Automatizado

Embreagem: Monodisco a seco

Suspensão

Dianteira: Independente, McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Tambor

Direção

Assistência: Elétrica

Pneus dianteiros: 215/50 R17

Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus traseiros: 215/50 R17

Dimensões

Comprimento: 4253 mm

Largura: 1756 mm

Entre eixos: 2600 mm

Altura: 1540 mm

Porta-malas: 380 litros

Tanque de combustível: 58 litros

Peso: 1235 kg

Carga útil: 475 kg

Desempenho

Velocidade máxima: 190 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 10,6 s

Consumo

Urbano: 6,4 km/l (A)

Rodoviário: 8 km/l (A)

Fiat Bravo T-Jet 1.4 litro turbo 2012

Motor

Instalação: Dianteiro

Aspiração: Turbo compressor

Disposição: Transversal

Alimentação: Injeção multiponto

Cilindros: 4 em linha

Comando de válvulas: Duplo no cabeçote, correia dentada

Válvulas por cilindro: 4

Diâmetro dos cilindros: 72 mm

Taxa de compressão: 9,8:1

Curso dos pistões: 84 mm

Cilindrada: 1368 cm³

Combustível: Gasolina

Peso/potência: 9,01

Torque específico: 15,42 kgfm/litro

Peso/torque: 64,93

Potência específica: 111,11 cavalos/litro

Código do motor: Fire

Transmissão

Tração: Dianteira

Câmbio: Manual

Embreagem: Monodisco a seco

Suspensão

Dianteira: Independente, McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Direção

Assistência: Elétrica

Pneus dianteiros: 215/45 R17

Diâmetro de giro: 10,7 m

Pneus traseiros: 215/45 R17

Dimensões

Comprimento: 4336 mm

Largura: 1792 mm

Entre eixos: 2602 mm

Altura: 1488 mm

Porta-malas: 400 litros

Tanque de combustível: 58 litros

Peso: 1370 kg

Carga útil: 400 kg

Aerodinâmica

Aerodinâmica da área frontal: 2,27 m²

Coeficiente aerodinâmico: 0,33

Área frontal corrigida: 0,749 m²

Desempenho

Velocidade máxima: 206 km/h

Aceleração 0-100 km/h: 8,7 s

Consumo

Urbano: 9 km/l

Rodoviário: 10,4 km/l

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Kleber Silva

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