Fiat Strada a jato usa motor de avião de caça no RS (vídeo)

Fiat Strada a jato usa motor de avião de caça no RS (vídeo)

De acordo com uma lenda urbana, o Fiat Uno com escada é mais rápido que qualquer outro carro. Certo ou não sobre isso, o que vemos agora é uma Fiat Strada que pode superá-lo, talvez…


Certo mesmo é que a Fiat já produziu aviões, especialmente de combate, o que os portugueses conhecem bem… Mas, talvez a marca italiana nunca tenha pensado em colocar um motor a jato num carro seu.

No Rio Grande do Sul, mais precisamente em Sapucaia do Sul. Lá, uma Fiat Strada foi equipada com um motor a jato de fabricante nobre, sendo este o Rolls-Royce Viper 601.

Trata-se do propulsor que movia o jato de combate Embraer Xavante, o AT-26. Também de origem italiana, o avião fabricado no Brasil era a versão local do Aermacchi MB-326.

Antes impulsionando um dos caças de maior volume já vistos nos esquadrões da FAB, o Viper 601 agora está sobre a caçamba da Fiat Strada, cujo projeto 178 passou bem longe do G.91, o referido caça a jato da divisão de aeronáutica da Fiat, que serviu na Aeronautica Militare, Luftwaffe e Força Aérea Portuguesa.

Montado em um suporte, o motor a jato da Rolls-Royce é acionado por um comando remoto e entra em combustão após alguns minutos, movendo a picape leve da Fiat, mas de forma gradual, sem as saídas explosivas dos “jet cars” de arrancada.

Aliás, ele não tem pós-combustor para fazer o mesmo, mas ainda assim, a Fiat Strada “T-Jet” de Sapucaia do Sul consegue imprimir uma boa velocidade. O proprietário, Diego, demonstra em um vídeo como o motor a jato funciona a bordo de sua picapinha feita em Betim.

Conhecido popularmente como “turbina”, um termo evidentemente empregado errado, o motor a jato já foi pensado para uso em carro, como no caso do Chrysler Turbine de 1963 ou no conceito Volvo ECC de 1992, que usava gás de óleo diesel e acabou gerando mesmo o clássico S80. Será que vence o Uno com escada?

[Fonte: Aeroin]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.