Europa Fiat Veículos Comerciais

Fiat Talento Sportivo é uma van com proposta personalizada

fiat-talento-sportivo Fiat Talento Sportivo é uma van com proposta personalizada

Geralmente as vans são utilizadas para o transporte de passageiros em serviços de fretamento ou executivo, além de encomendas e pequenas cargas na versão furgão. Porém, há espaço para mais opções aí e esta pode parecer um tanto estranha no mercado brasileiro, mas não é bem assim na Alemanha.



Lá, a Fiat lançou sua van Talento em uma versão esportiva de nome sugestivo: Sportivo. O modelo atual, lançado em 2016, é derivado da Renault Trafic, diferente da anterior, que existiu de 1981 a 1993 sobre o chassi da Ducato. O comercial leve da marca italiana chega com uma proposta mais radical, algo que poucos podem imaginar.

As mudanças no veículo não são meramente estéticas. A Fiat Talento Sportivo é uma van com suspensão rebaixada e recalibrada para ser mais firme e permitir uma condução, digamos, esportiva… Visualmente, o modelo vem com enormes faróis escurecidos, bem como detalhes em preto fosco nos para-choques, rodas de liga leve aro 17 polegadas, maçanetas e outras partes da carroceria. Na frente, há também um friso vermelho e os vidros são escurecidos.

Com oito lugares, a Fiat Talento Sportivo pode ter a terceira fileira removida para ampliar o compartimento de carga. O modelo vem ainda com direção assistida, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travamento central das portas, sensor de estacionamento, computador de bordo, sistema de áudio com Bluetooth e controle de cruzeiro.



O veículo dispõe de freios ABS com EDB, assistente de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros. Na mecânica, a Fiat Talento Sportivo utiliza o motor diesel 1.6 EcoJet Twin-Turbo com Start&Stop, entregando 125 cavalos e 32,6 kgfm ou 145 cavalos e 34,5 kgfm. Os consumos são de 17,9 km/litro no primeiro e 16,9 km/litro no segundo, emitindo 145 g/km e 152 g/km de CO2, respectivamente. Os preços começam em 33.530 euros.

Nascido em 1981, o Fiat Talento é um intermediário entre o maior Ducato e o menor Doblò. Originalmente ele era uma versão curta do Ducato, mas com o fim de 1993, o Scudo surgiu como uma alternativa. Este, por sua vez, teve duas gerações, que cobriram exatamente a lacuna deixada pelo Talento inicialmente. Esse modelo era derivado de um projeto da Sevel em parceria com Peugeot e Citroën, que na segunda geração gerou até o Toyota ProAce.

Com o fim do Scudo, o Fiat Talento voltou, mas ao contrário do que se esperava, ele não é um derivado da Sevel, visto que Peugeot (Expert/Traveler) e Citroën SpaceTourer/Jumpy passaram a usar plataforma EMP2 e se uniram com a Toyota, que manteve o ProAce. Assim, a Fiat fechou com a Renault.

 

 

 

COMPARTILHAR:
  • Mauro Banqueiro

    Os japoneses já explorar melhor esse mercado

  • joao vicente da costa

    Ele parece (ao menos na foto) maior que os Citroën Jumpy; Peugeot Expert e MB Vito…

  • RRodrigo Souza

    esses desenhos da fiat atual ta complicado, parece uma van do MOBI kkk

    • Munn Rá : O de Vida Eterna

      Mobão

    • Marcos Pastori

      Argovan

  • Hoffmann

    Na Europa há mercado para tudo, até para van pseudo-esportiva, incrível. Por lá essas vans, mesmo essas “compactas”, são muito usadas como carro de final de semana, muitas vezes transformadas em motorhomes.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Van Esportiva legal foi a Renault Espace F1 ( apesar de se apenas um carro conceito )

  • Mardem

    Aquele momento em que o design de uma van de trabalho européia (que nem é Fiat, é Renault) é mais interessante do que o design de todos os Fiats nacionais… A coisa não tá fácil em Betim!

  • Jossimar Pádua Júnior

    O Farol me lembra vagamente a Spin

  • ótimo para entrega expressa :)
    ficou bonito, igual ao ford transit que também tem uma versão esportiva

  • Leonardo M. G.

    If the van is rocking, don’t come knocking!

  • Edson Fernandes

    Dureza. E pensar que a VW tem uma versão assim de suas van que usa dois motores: 2.0 TSI e 2.0 diesel.

    Talvez pensando numa versão esportiva eu iria de VW. Mas é interessante ter essas roupagens esportivas.

  • Marcelo Henrique

    Seria melhor fazer o Uno Turbo novamente.

  • awatenor

    Mas que diabos! É a corrida para se desenhar o automóvel mais bizarro já construído? É só relançar o Múltipla e pronto, ganhaste!

  • Oliver Villalobos

    Proposta interessante… Pena que no Brasil chegaria valendo um rim. A única “compravel” agora é a Citroen Jumpy… E mesmo assim é bem salgada… Mas pra mercado que tinha a Dobló a 82 mil tá até valendo. As demais possibilidades saem a cima de 100k tira do a Topic… Mas essa ninguém quer nem de graça…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email