Fiat terá SUV compacto elétrico com baterias da BYD

Fiat terá SUV compacto elétrico com baterias da BYD

Enquanto Brasil e América Latina aguardam pelo Progetto 363, a Fiat prepara outro SUV compacto, mas para os europeus. Aliás, este passará longe dos motores GSE Turbo, que no caso o 1.0 Firefly equipará o modelo nacional.


A história aqui está relacionada com o conceito Centoventi, cuja ideia virou um crossover compacto e elétrico, que a Stellantis dará forma somente em 2023, na fábrica polonesa de Tychy.

O novo modelo da Fiat terá como novidade a bateria de lítio da BYD e não mais da CATL, visto que a Stellantis decidiu mudar de fornecedor para este projeto do Centoventi.

Fiat terá SUV compacto elétrico com baterias da BYD

O estranho é que a Jeep terá seu primeiro modelo com a nova plataforma em março de 2023, mas usando células da CATL. A Stellantis pode estar aí se resguardando em caso de problemas de fornecimento, usando duas empresas em vez de uma para dispor das células.

A plataforma elétrica do Centoventi sustentará um modelo similar da Alfa Romeo, que entendemos como sendo um produto mais emocional e esportivo, enquanto o Fiat focará no custo baixo e a Jeep no fora de estrada.

Fiat terá SUV compacto elétrico com baterias da BYD

Sobre o Fiat, a intenção da Stellantis é buscar preço e isso significa que a BYD deve fornecer uma célula mais barata, provavelmente de fosfato de ferro-lítio no lugar da Blade, que é mais sofisticada e cara.

O alvo da Fiat é a Dacia com seu Spring, um K-Ze (Kwid) que está virando sucesso na Europa pela acessibilidade. Aliás, a Jeep deve fazer o mesmo, mas com apenas tração dianteira, visto que se fala que apenas o modelo da Alfa Romeo, que iniciará produção em outubro de 2023, terá tração nas quatro rodas.

Fiat terá SUV compacto elétrico com baterias da BYD

Isso é bastante difícil de crer, dado que a Jeep tem o fora de estrada como sinônimo, mesmo que o produto venha a ser elétrico. Na Fiat, contudo, ainda não se sabe se o projeto de bateria modular será mantido.

A BYD não tem nada parecido e isso pode representar um custo enorme para um projeto de baixo preço. O lado bom disso é que este modelo poderá ser vendido no Brasil como Fiat 500e, mas apenas como um produto importado de imagem. Não há planos da empresa para produção de elétricos no país ou na Argentina.

Fiat Centoventi Concept – Galeria de fotos

[Fonte: FCE]

 

 

 

 

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Deixe um comentário