Fiat Hatches Mercado

Fiat Topolino pode ser revivido na Europa com a plataforma do Panda

fiat-topolino

O Fiat Topolino pode ser revivido na Europa. Rumores dizem que a marca italiana quer trazer de volta o nome do clássico para disputar espaço no mercado europeu com subcompactos de entrada, entre eles o trio composto por Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 108.

O Novo Fiat Topolino deve chegar sobre a plataforma do Panda, mas tendo espaço para quatro pessoas, mas somente com duas portas. A mecânica provavelmente será centrada no motor TwinAir e o preço ficaria abaixo do Panda. O modelo clássico foi fabricado entre 1936 e 1955, gerando variantes cupê, perua, van e conversível. Seu motor de 569 cm3 entregava 13 cv.

No Brasil, a Fiat está finalizando um “Topolino” local, conhecido como Projeto X1H. O modelo será menor e mais barato que o Uno, tendo como missão substituir o Palio Fire e ser a nova porta de entrada da marca, com preços na faixa de R$ 30.000. O modelo ainda não tem nome conhecido.

[Fonte: Passione Auto]





  • Leandro

    Lembra o Toyota IQ

    • Pedro Henrique

      sim, muito, principalmente a frente com esses faróis…

  • Lobo

    Legal esse Fiat Picanto.
    Mas falando sério, eu sempre gostei desses carrinhos para a cidade, acho mais racional.
    Claro que tendo um carro maior na garagem para viagens e finais de semana.

    • DiMais

      vai ser uma versão racional para o 500, até porque o Topolino é o pai dele e colecionou mais de meio milhão de unidades vendidas nas suas duas décadas de vida.

    • Igor Lima

      Desculpe, mas não tem absolutamente nada a ver com o picanto

      • Lobo

        Tá desculpado.

  • DiMais

    Europa: Topoino, Panda, Tipo
    Brasil: X1H, Uno, X6H/S

    • V12 for life

      O presidente da FCA disse que seria assim quando falou que somos culpados por não poderem ter carros mundiais da FIAT, então qual a surpresa?

      • DiMais

        não é surpresa, nem crítica. é apenas uma comparação entre as linhas.
        até porque não é exclusividade da Fiat isso, já que temos diversos outros modelos desenvolvidos especialmente para a pátria amada emergente.

    • clearboxer

      Cara, o X6H/S vai substituir o Punto no Brasil, segmento B. Na Europa, o novo Punto será outro carro. O Tipo é do segmento C, a imprensa europeia considera o Tipo hatch sucessor do Bravo, não do Punto.

  • Danillo Barros

    se for pequeno como o Up! vai fcar difícil Fiat….

    • Gustavo73

      O Up já é maior que o Uno o Panda é menor que o Unonimagine esse.

      • Leandro

        O up! esticado brasileiro… Europeu, jamais.

        • Gustavo73

          O Up brasileiro tem o mesmo entre-eixos do Up europeu, 2,42 mt. O Uno tem 2,37 mt e o Panda 2,30 mt. a diferença do Up nacional para o europeu fica na mala, são 285L no Up nacional frente e 235L no europeu.

    • Pedro Henrique

      ta mais pra um smart for two, só que pra 4 pessoas.

  • Ângelo Coppo

    Esse tipo de carro chama muito a minha atenção, uma pena que de exemplo aqui no brasil só se tem o picanto e o 500, picanto que custa “barato” mas tem uma manutenção CARÍSSIMA e o 500 custando 55 mil, fica complicado… falta mais modelos assim.

    • Clovislauro

      Temos up! e QQ, goste ou não, são da mesma categoria de subcompactos.

      • Ângelo Coppo

        verdade! tinha esquecido. UP! não gosto por ser vw e teria um QQ de boa, meu vizinho tem um tiggo e não tem do que reclamar, o único problema é que a revendedora da Chery de Manaus fechou faz uns 3 anos… aí complica :/

        • João Martini

          Mas que preconceito rs.

          • Ângelo Coppo

            hahaha é ódio mesmo, já tivemos voyage, fox e agora estamos com uma saveiro. O atendimento é péssimo, peças caras, fora que o nosso fox era MUITO barulhento, logo vendemos. VW, pelo menos aqui em casa, nunca mais.

      • clearboxer

        Tem o J2 também.

        • leitor

          Bem bonito por sinal!

    • leitor

      Com preços menores principalmente. Preço de um carrão 2010. Até mesmo 2012 ou 2013.

  • Thiago Maia

    Botem a foto do Topolino original.

    Talvez ele é quem tivesse mais perfil pra um carro premio, na versão cupe, claro.

  • Minerius Valioso

    Mas o Topolino que deu origem ao 500. Por que colocá-lo abaixo do 500?

  • V12 for life

    Topolino foi um apelido pelo fato do carro lembrar muito o Mickey Mouse, oque esse está longe de conseguir.

  • Gavlan The BeerMaster

    Fiat Panda + Fiat Topolino = Fiat Patolino… kkkkk

    • CignusRJ

      O do Brasil se chamaria Topo Gigio? :)
      .

  • Apopololo

    Lembro que já foi comentado aqui que iria sair um modelo abaixo do Palio, mas não acho que ele venha com essa aparência, na minha opinião ele está com um design defasado da Fiat, principalmente com essa pseudo boca do modelo antigo do Punto.

  • fbl

    Eu nao consigo entender algo menos e mais barato do que um Uno. Entao o Uno nao é um city car? Existirá algo menor e pior do que um uno…. Estamos cada vez mais proximos de termos tuk tuks nas ruas da brasólia.

    • clearboxer

      Essa confusão toda é fruto dos planos futuros da Fiat. O Palio Fire vai morrer, assim como Uno Vivace, o atual Palio, Siena, Grand Siena, Linea e Punto. Todos eles sairão de linha.

      Palio Fire e Uno Vivace serão substituídos pelo city car X1H. Atual city car da Fiat, o Uno vai receber atualizações mecânicas, técnicas e tecnológicas, pra se distanciar do X1H. Assim como o Topolino e o Panda, apesar de diferenças de tamanho e preço, são carros do mesmo segmento A. Assim como já foi um dia a relação entre o Fiat Seicento, defunto em 2010, e o antigo Panda.

      Palio e Punto vão ser substituidos ao mesmo tempo pelo X6H, um compacto, segmento B, que deverá ser algo como o atual HB20, com motor 1.0 e outro(s) maior(es). Já o Grand Siena e o Linea serão trocados pelo X6S, versão sedan do X6H.

      Já o futuro do Bravo é incerto. Talvez a Fiat traga o Tipo importado, tanto hatch quanto sedan, para preencherem o lugar dele e do que um dia foi do Marea (onde a Fiat tentou colocar o compacto Linea na marra). Talvez esse carro possa até ser fabricado em Pernambuco, devido à plataforma compartilhada com Renegade, Toro e o futuro Jeep médio sucessor do Compass. Mas com o mercado como está e o dólar nas alturas, nada disso vai acontecer a curto prazo e o Bravo vai ficar como está.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Sim, ficou um pouco confuso, mas todas essas mudanças, estão ocorrendo após a fusão com a Chrysler.

        • clearboxer

          Com certeza. Até o momento, a fusão parece estar dando frutos. A Jeep saiu do limbo mundo afora com Renegade e Cherokee, a Fiat e a Alfa Romeo finalmente estão apresentando coisas novas depois de mais de uma década estagnadas. O Chrysler 200 anda vendendo bem nos EUA, e a Dodge ganhou fôlego aqui também. Mas ainda tem muito a se fazer.

          • Edson Fernandes

            só um detalhe… em outro site cujo tem bastante contato com fontes da Fiat o Palio Fire irá conviver com esse subcompacto.

    • Christian Sant Ana Santos

      Sim, na minha opinião existe algo menor e pior que Uno. Como proprietário de Uno 1.4 Evolution, take Up! básico e Picantos AT, além de alugar vários 1.0 aspirados como Ka, New March, HB20, o próprio Up!, não troco meu Uno por nenhum deles. Quando comprei meu Uno, janeiro de 2015, custava menos que um Ka de entrada.

  • clearboxer

    Finalmente, um substituto para o Fiat Seicento, finado em 2010. A Fiat, devagar, vai ressurgindo das cinzas na Europa, quem diria.

  • leitor

    Poderia ser mais em conta. Ainda está muito caro!

  • gustavo

    Essas mini pulgas !! ja basta o UP !!!

  • Gian

    Amarelinho assim…



Send this to friend