*Destaque Fiat Pickups Recalls

Fiat Toro diesel tem 9,6 mil unidades convocadas para recall

fiat_toro_freedom_flex_NA-16 Fiat Toro diesel tem 9,6 mil unidades convocadas para recall

Tem uma Toro diesel com transmissão manual? Então provavelmente o seu veículo está envolvido em um recall. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) anunciou nesta quinta-feira, 28, um recall para 9.603 unidades da picape compacta/média Toro, exclusivamente na variante com motorização a diesel e câmbio manual de seis velocidades, de ano/modelo 2016 a 2018. De acordo com a marca, os modelos podem apresentar um defeito no sistema de lubrificação do motor.



Alguns exemplares da Fiat Toro diesel com transmissão manual envolvidos no chamado de segurança, quando submetidos a condições de uso frequente em percursos curtos e a baixa velocidade, podem apresentar alteração do nível do óleo lubrificante do motor. Essa variação anormal do nível de óleo pode provocar a elevação da rotação do motor, aumentando os ricos de acidentes, com consequentes riscos ao motorista, ocupantes do veículo e/ou a terceiros.

Antes de reparar o problema, a Fiat vai inspecionar o funcionamento do sistema. Caso necessário, será realizada a substituição gratuita do óleo do motor e do filtro e também a atualização da mensagem do quadro de instrumentos do veículo, para alertar o condutor sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração de DPF (Filtro Particulado de Diesel) e a sua conclusão. Os consumidores receberão ainda uma cartilha suplementar ao manual do proprietário com instruções de uso e serão orientados.

Além disso, a Fiat se compromete a estender a garantia por mais um ano para todos os veículos envolvidos nesta campanha – vale lembrar que todas as versões da Toro saem de fábrica com garantia de três anos.

Os modelos envolvidos têm finais de números de chassis (não sequenciais) de A50484 a B73045. O reparo com o procedimento citado acima deve ser realizado em aproximadamente quatro horas.

Maiores informações, como também a consulta dos números dos chassis envolvidos, podem ser obtidas por meio da Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou através do site www.fiat.com.br.

COMPARTILHAR:
  • Tochio

    Pra chegar a estender a garantia o problema não deve ser simples não em !!

  • Junior_Gyn

    Então oq pode acontecer é quase como uma Disparada do motor a Diesel, ou termo em inglês, Runaway Diesel Engine.

    Se dá devido alguns fatores em que o oleo lubrificante do próprio motor á diesel entra vaporizado para dentro da Câmara e entra em combustão.

    Como nos motores a Diesel não há uma borboleta para controlar fluxo do Ar (nos motores Diesel o controlar da aceleração só se dá via fluxo de combustível) o óleo que entra na Câmara é incendiado instantaneamente e vira combustível, tornando o disparo incontrolável.

    O único modo de matar o disparo é tampando com algum objeto a entrada de ar do motor.

    https://youtu.be/vbiNndfNNKI

    • RRodrigo Souza

      mas colocar uma olho mais espesso hoje pode tampar ou remover vazamentos caso seja esse o defeito, mas no futuro pode ocorrer algo,pois como sabemos todo motor foi feito com um tipo especifico de lubrificante, e logo de começo você utilizar algum outro, pode vir a ter alguma forma mais simples de resolver sem trocar a viscosidade

    • Edson Fernandes

      Sensacional sua explicação, confesso que não havia entendido o problema. Que perigoso! Mais curioso é ser apenas nas versões com cambio manual.

      • Junior_Gyn

        Isso que tbem não entendi. Pq só na manual ????

        • Edson Fernandes

          Acho estranho isso so ser no manual. Talvez seja o fato de ficar mais tempo desengatado e isso gerar tal situação. Mas é um achismo meu.

  • Kadu

    Traduzindo: se usar uma pick-up a diesel para trabalho pesado, ela pode não dá conta! hahahah

    • Léo Dalzochio

      Bem o contrário. Qualquer veículo diesel com DPF, se usado apenas em trajeto curto, comprar pão na esquina, vai dar problema.

    • Saulo Gomes

      Em projeto bem feito não costuma acontecer, disparo de motor é coisa de motor diesel antigo ou com manutenção mal feita, no caso da Toro é só Fiat sendo Fiat.

  • El Gato Negro

    Nossa… não está parecendo um problema comum de recall… tá me cheirando a erro de projeto!

  • Lucas MTB

    Rapaz, sei não, mas vi uma pegando fogo numa avenida principal aqui da cidade tem umas duas semanas.

    • leomix leo

      Teve uma na terça-feira aqui em minha cidade, pegou fogo no estacionamento do shopping, mais a causa foi instalação mal feita de som, aí já sabe né, nada de seguro cobrir.

      • Jose Silva

        ai é pica da galaxias mesmo.

        já elvis.

  • RRodrigo Souza

    Mais um recall para fiat, já pode pedir musicas no Fantastico kkk ou pode pedir logo o cd completo

  • Filipo

    Esse problema não pode vir a acontecer futuramente na versão com câmbio automático assim como nos Jeeps?
    Isso me parece falha de projeto. Esse é um motor FPT, nada tem de Dodge/Jeep, apesar de ser usado nos Jeep.

  • Renato1983

    Como bem explicado pelo Junior_Gyn, de fato é perigoso é precisa ser solucionado. Será que as automáticas eacapam? Sei não, hein.

  • Robison Adada

    O mais provável é que o problema pode surgir quando é colocado óleo em excesso. Por exemplo quando o motorista chega no posto de combustíveis, e o frentista vai ver o nível e o óleo estará abaixo do nível (como de costume) e ele é reabastecido erroneamente, causando este excesso, que é o problema apontado pela marca. Eu suponho que a matéria esteja sem esta informação importante.

  • octavio cesar godoy

    Quanta porcaria esta sendo feita por aqui, será que nao testaram o carro? muita porcaria, tem que abrir importaçao sem impostos para fazer com essas fabricas aqui ou melhorem ou fechem definitivamente, só fiquem assistencia tecnica, o que seria bem melhor, é o que eu faria.
    Desempregos? sim mas ai os sindicatos resolveriam né? Acho que para cada recal de carro, a fabrica deveria ficar convocada imediatamente a depositar na conta do comprador do carro um valor de 5 mil reais como multa.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email