*Destaque Fiat Pickups Recalls

Fiat Toro diesel tem 9,6 mil unidades convocadas para recall

Fiat Toro diesel tem 9,6 mil unidades convocadas para recall

Tem uma Toro diesel com transmissão manual? Então provavelmente o seu veículo está envolvido em um recall. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) anunciou nesta quinta-feira, 28, um recall para 9.603 unidades da picape compacta/média Toro, exclusivamente na variante com motorização a diesel e câmbio manual de seis velocidades, de ano/modelo 2016 a 2018. De acordo com a marca, os modelos podem apresentar um defeito no sistema de lubrificação do motor.


Alguns exemplares da Fiat Toro diesel com transmissão manual envolvidos no chamado de segurança, quando submetidos a condições de uso frequente em percursos curtos e a baixa velocidade, podem apresentar alteração do nível do óleo lubrificante do motor. Essa variação anormal do nível de óleo pode provocar a elevação da rotação do motor, aumentando os ricos de acidentes, com consequentes riscos ao motorista, ocupantes do veículo e/ou a terceiros.

Antes de reparar o problema, a Fiat vai inspecionar o funcionamento do sistema. Caso necessário, será realizada a substituição gratuita do óleo do motor e do filtro e também a atualização da mensagem do quadro de instrumentos do veículo, para alertar o condutor sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração de DPF (Filtro Particulado de Diesel) e a sua conclusão. Os consumidores receberão ainda uma cartilha suplementar ao manual do proprietário com instruções de uso e serão orientados.

Além disso, a Fiat se compromete a estender a garantia por mais um ano para todos os veículos envolvidos nesta campanha – vale lembrar que todas as versões da Toro saem de fábrica com garantia de três anos.


Os modelos envolvidos têm finais de números de chassis (não sequenciais) de A50484 a B73045. O reparo com o procedimento citado acima deve ser realizado em aproximadamente quatro horas.

Maiores informações, como também a consulta dos números dos chassis envolvidos, podem ser obtidas por meio da Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou através do site www.fiat.com.br.

Fiat Toro diesel tem 9,6 mil unidades convocadas para recall
Este texto lhe foi útil??

  • Tochio

    Pra chegar a estender a garantia o problema não deve ser simples não em !!

  • Junior_Gyn

    Então oq pode acontecer é quase como uma Disparada do motor a Diesel, ou termo em inglês, Runaway Diesel Engine.

    Se dá devido alguns fatores em que o oleo lubrificante do próprio motor á diesel entra vaporizado para dentro da Câmara e entra em combustão.

    Como nos motores a Diesel não há uma borboleta para controlar fluxo do Ar (nos motores Diesel o controlar da aceleração só se dá via fluxo de combustível) o óleo que entra na Câmara é incendiado instantaneamente e vira combustível, tornando o disparo incontrolável.

    O único modo de matar o disparo é tampando com algum objeto a entrada de ar do motor.

    https://youtu.be/vbiNndfNNKI

    • RRodrigo Souza

      mas colocar uma olho mais espesso hoje pode tampar ou remover vazamentos caso seja esse o defeito, mas no futuro pode ocorrer algo,pois como sabemos todo motor foi feito com um tipo especifico de lubrificante, e logo de começo você utilizar algum outro, pode vir a ter alguma forma mais simples de resolver sem trocar a viscosidade

    • Edson Fernandes

      Sensacional sua explicação, confesso que não havia entendido o problema. Que perigoso! Mais curioso é ser apenas nas versões com cambio manual.

      • Junior_Gyn

        Isso que tbem não entendi. Pq só na manual ????

        • Edson Fernandes

          Acho estranho isso so ser no manual. Talvez seja o fato de ficar mais tempo desengatado e isso gerar tal situação. Mas é um achismo meu.

    • ObservadorCWB

      E a reparação não será rápida e nem fácil: https://www.youtube.com/watch?v=eJ_mvfyDA38

  • Kadu

    Traduzindo: se usar uma pick-up a diesel para trabalho pesado, ela pode não dá conta! hahahah

    • Léo Dalzochio

      Bem o contrário. Qualquer veículo diesel com DPF, se usado apenas em trajeto curto, comprar pão na esquina, vai dar problema.

    • Saulo Gomes

      Em projeto bem feito não costuma acontecer, disparo de motor é coisa de motor diesel antigo ou com manutenção mal feita, no caso da Toro é só Fiat sendo Fiat.

  • El Gato Negro

    Nossa… não está parecendo um problema comum de recall… tá me cheirando a erro de projeto!

  • Lucas MTB

    Rapaz, sei não, mas vi uma pegando fogo numa avenida principal aqui da cidade tem umas duas semanas.

    • leomix leo

      Teve uma na terça-feira aqui em minha cidade, pegou fogo no estacionamento do shopping, mais a causa foi instalação mal feita de som, aí já sabe né, nada de seguro cobrir.

      • Jose Silva

        ai é pica da galaxias mesmo.

        já elvis.

  • RRodrigo Souza

    Mais um recall para fiat, já pode pedir musicas no Fantastico kkk ou pode pedir logo o cd completo

  • Filipo

    Esse problema não pode vir a acontecer futuramente na versão com câmbio automático assim como nos Jeeps?
    Isso me parece falha de projeto. Esse é um motor FPT, nada tem de Dodge/Jeep, apesar de ser usado nos Jeep.

  • Renato1983

    Como bem explicado pelo Junior_Gyn, de fato é perigoso é precisa ser solucionado. Será que as automáticas eacapam? Sei não, hein.

  • Robison Adada

    O mais provável é que o problema pode surgir quando é colocado óleo em excesso. Por exemplo quando o motorista chega no posto de combustíveis, e o frentista vai ver o nível e o óleo estará abaixo do nível (como de costume) e ele é reabastecido erroneamente, causando este excesso, que é o problema apontado pela marca. Eu suponho que a matéria esteja sem esta informação importante.

  • octavio cesar godoy

    Quanta porcaria esta sendo feita por aqui, será que nao testaram o carro? muita porcaria, tem que abrir importaçao sem impostos para fazer com essas fabricas aqui ou melhorem ou fechem definitivamente, só fiquem assistencia tecnica, o que seria bem melhor, é o que eu faria.
    Desempregos? sim mas ai os sindicatos resolveriam né? Acho que para cada recal de carro, a fabrica deveria ficar convocada imediatamente a depositar na conta do comprador do carro um valor de 5 mil reais como multa.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email