Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Até o lançamento da Fiat Toro diesel e também da sua companheira de segmento, Renault Oroch, os consumidores de picapes precisavam optar entre dois outros segmentos do mercado: picapes pequenas (como Strada e Saveiro) ou médias (como S10, Ranger, Amarok e Hilux).


Para ocupar a lacuna existente entre esses modelos, a Fiat Toro chegou com uma proposta semelhante a de modelos maiores, mas numa carroceria mais versátil e nas configurações Fiat Toro flex e Fiat Toro diesel.

E não dá para negar que tal receita deu e ainda dá muito certo: a Toro é uma das picapes mais vendidas do Brasil!

Conseguiu fechar 2020 com 53.974 unidades emplacadas, sendo a segunda picape mais emplacada do país e com uma vantagem de 21,5 mil carros frente a Toyota Hilux.

Apesar do preço elevado demais, a Fiat Toro diesel é o modelo mais procurado da linha. Entrega eficiência e força de sobra, ainda que essa diferença tenha diminuído com a chegada das versões 1.3 turboflex.

Confira abaixo tudo sobre a Toro diesel:

Fiat Toro diesel – história

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Lançamento da Fiat Toro em 2016

A Fiat Toro diesel chegou ao mercado brasileiro em fevereiro de 2016 como a segunda picape de porte compacto/médio do País – a primeira foi a Renault Duster Oroch.

Produzida na fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco, ao lado dos Jeep Renegade e Compass, a picape estreou em versões com motores 1.8 flex e 2.0 diesel.

A versão mais em conta da linha Toro 2016 era a Freedom com motor 1.8 flex e câmbio automático, que partia de R$ 76,5 mil.

Entre os modelos da Fiat Toro diesel, a configuração mais barata era a Freedom 2.0 diesel com câmbio manual e tração 4×2, a partir de R$ 93,9 mil – tal versão já não é mais oferecida.

No topo da gama, o modelo mais caro era a Toro Volcano, com motor 2.0 diesel, câmbio automático e tração 4×4, por a partir de R$ 116,5 mil.

Ela tinha bons recursos como ar-condicionado de duas zonas, rodas aro 17, painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, central Uconnect com tela de cinco polegadas, faróis com LEDs diurnos, entre outros.

Fiat Toro ganha novos equipamentos em 2017

As primeiras mudanças da linha Fiat Toro diesel foram anunciadas em maio de 2017 – a primeira de toda a gama foi a introdução do motor 2.4 flex com câmbio de nove marchas.

Na ocasião, a Fiat anunciou a chegada de novas versões e novos equipamentos de série.

Entre os modelos a diesel, a Toro passou a contar com a nova versão Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4, com o mesmo conteúdo da versão Freedom 2.0 Diesel Manual 4×4, mas com a diferença, obviamente, de dispor da transmissão automática de nove marchas e paddle shifts.

Tal configuração contava ainda com alarme, iluminação na caçamba e retrovisores externos elétricos.

Já a topo de linha Toro Volcano recebeu capota marítima e paddle shifts. Outra novidade foi a opção de pintura do teto na cor preta.

Os preços da Fiat Toro Diesel 2017 variavam de R$ 103.790 a R$ 129.990.

Linha 2019 da Toro com novas versões e itens

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Já a Fiat Toro 2019, anunciada em março de 2018, chegou com as novas versões Endurance 1.8 Flex AT e Volcano 2.4 Flex AT, além de novos equipamentos de série.

A Fiat Toro Diesel na versão Freedom AT passou a contar com retrovisores externos com ajuste elétrico e memória, ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis de neblina com moldura cromada, sistema multimídia Uconnect Touch Nav 5’’, sistema de som com seis alto-falantes, volante multifuncional em couro, segunda entrada USB e 12V, brake light, iluminação da caçamba, maçanetas e retrovisores a cor do carro, barras longitudinais de teto, apoia-braço dianteiro e traseiro, entre outros.

Já a topo de linha Toro Volcano Diesel ganhou chave presencial, partida do motor por botão, partida remota pela chave, sensores de luz e chuva, sensores individuais de pressão dos pneus, rodas de liga-leve de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e retrovisor interno eletrocrômico.

Os preços da Toro Diesel 2019 variavam de R$ 131.590 a R$ 142.990.

Fiat Toro 2020 estreia novas versões e recursos

As últimas mudanças da Fiat Toro diesel e gasolina foram anunciadas em junho de 2019, como novidades para a linha 2020 da picape.

O utilitário ganhou novas versões de entrada, como a Endurance Diesel com câmbio automático, além de novos equipamentos.

Entre os novos recursos, a Toro 2020 agora tem central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS, que é de série em todas as versões da picape da Fiat, com exceção dos modelos Endurance (onde tal item é opcional).

No visual, também há novidades. Há um novo para-choque dianteiro tipo overbumper (para-choque de impulsão com quebra-mato), santantonio e protetor do vidro traseiro nas versões Endurance e novas opções de cores.

Ela dispõe ainda de alarme com comando na chave em todas as versões.

Outra novidade é o pacote especial S-Design, que traz visual customizado e novos itens.

Nova Fiat Toro 2022 muda visual e traz mais equipamentos

A grande mudança da Fiat Toro no Brasil ocorreu com a chegada de sua linha 2022. Ela trouxe, dentre outras novidades, o motor 1.3 turbo de 185 cv, mas isso é assunto para outra matéria.

Falando sobre a Toro 2022 com motor diesel, destacamos logo de cara que o propulsor continua o ótimo 2.0 turbo de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de nove velocidades e tração integral. A única novidade nesse aspecto é a opção de desligar o controle de tração e estabilidade.

Em seu visual externo, a Toro diesel ganhou faróis totalmente em LED e mais finos, faróis de neblina em LED, nova grade (com visual diferente nas versões Ranch e Ultra) e novas rodas, que variam entre 16 e 18 polegadas.

Por dentro, uma cabine ainda mais renovada que o desenho no exterior. O grande destaque é o conjunto de painel digital de 7 polegadas e central multimídia atualizada, que pode chegar a 10,1 polegadas quando vem com a tela vertical no estilo RAM.

Completam o pacote de mudanças o novo volante, sistema Connect Me, seis ou sete airbags e pacote de segurança ADAS, com frenagem automática de emergência, farol-alto automático e alerta de saída de faixa.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel – detalhes

A Fiat Toro diesel segue praticamente a mesma linha do modelo flex, mas o motor turbodiesel leva boa parte dos parâmetros da picape.

Embora seja um veículo essencialmente urbano, o utilitário não faz feio em trechos off-road, com recursos interessantes como a tração 4×4 com reduzida.

Vale lembrar que a Toro diesel é praticamente um SUV com caçamba, já que deriva do mesmo projeto do Renegade.

Tanto é que, ao contrário das picapes médias que são construídas sob chassi com longarinas, a Toro possui uma estrutura monobloco, onde carroceria e chassi formam uma única peça.

E isso não é um demérito da Fiat Toro. Muito pelo contrário. Embora as picapes maiores sejam mais robustas, a Toro não faz feio, sobretudo para aqueles que buscam por uma picape mais versátil para o dia a dia.

A versão diesel é ainda melhor por contar com um motor que entrega 35,7 kgfm de torque já a partir de 1.750 rpm, além do câmbio automático da marca alemã ZF, com nove marchas, e ainda sistema de tração 4×4 com opção de reduzida – que facilita a circulação por trechos não pavimentados.

Fora isso, só com o motor mais potente a Toro consegue transportar uma tonelada na caçamba.

O compartimento traz ainda uma capacidade volumétrica de 820 litros e acesso por duas portas que abrem horizontalmente, como as portas convencionais da cabine.

A Toro diesel oferece ainda suspensão traseira do tipo multibraço, o que melhora o comportamento da picape em todas as situações.

Devemos reforçar, todavia, que a Fiat Toro diesel é bem mais cara que a Fiat Toro flex, com uma diferença que chega a

A diferença de preço pode chegar a R$ 33,4 mil (entre a Toro Endurance 1.3 Turbo e a Toro Endurance 2.0 Diesel). Ou seja, valor quase suficiente para levar também um Fiat Mobi 0 km.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel – versões

A Toro diesel 2022 está disponível nas versões de acabamento Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra.

Todas elas contam com motor 2.0 litros turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e sistema de tração 4×4.

Confira abaixo a gama de versões da Fiat Toro diesel 2022:

  • Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel 4×4 2022
  • Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel 4×4 2022
  • Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel 4×4 2022
  • Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel 4×4 2022
  • Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel 4×4 2022

Fiat Toro diesel – equipamentos

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Segurança: 3º encosto de cabeça traseiro, ASR (Controle de Tração), 6 airbags, alarme antifurto, alerta do cinto de segurança do motorista / passageiro da frente / traseiro, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, ESC Off (4×4 low), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ESS – Emergency Stop, freios ABS com EBD, Isofix, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), Hill descent control, travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), entre outros.

Conforto: abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, console central com porta-objetos e porta-copos, direção elétrica, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, entre outros.

Visual e acabamento: ganchos para amarração de carga na caçamba, grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, kit aerodinâmico, luzes diurnas em LED, lanterna em LED, maçanetas na cor preta, para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, para-choque frontal com over bumper integrado, para-choque traseiro com soleira cromada, retrovisores externos com comando elétrico e tilt down, retrovisores externos na cor do veículo, rodas de aço estampado 65×16′ (Super Spoke) + pneus 215/65 R16 ON ROAD, tampa traseira dupla com abertura elétrica, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

Tecnologia: 4 alto-falantes, 2 tweeters e antena, central multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen com Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar e porta USB, painel digital de 7 polegadas, computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso), função Sport, limpador e lavador do para-brisas com intermitência, piloto automático com controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, 2 entradas USB, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista, iTPMS (Sensor de pressão dos pneus), entre outros.

Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Segurança: agrega faróis de neblina em LED e outros.

Conforto: recebe trocas de marchas por aletas no volante e outros.

Visual e acabamento: traz faróis full-LED, rodas de 17 polegadas, volante em couro, apoio de braço frontal, capota marítima, maçanetas e espelhos na cor do carro, entre outros.

Tecnologia: ganha central multimídia com tela de 8,4 polegadas, câmera de ré, entre outros.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Segurança: ganha sensor de estacionamento dianteiro, 7 airbags, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entre outros.

Conforto: recebe banco do motorista com regulagem elétrica e outros.

Visual e acabamento: traz bancos em couro, rodas de 18 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, LEDs internos, maçanetas cromadas, entre outros.

Tecnologia: traz Fiat Connect Me, carregador por indução, chave presencial para abertura e partida por botão, entre outros.

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Segurança: ganha o sistema ADAS.

Visual e acabamento: traz pneus ATR, bancos em couro marrom, santantonio e estribos laterais cromados, barra de proteção no vidro traseiro, interior com acabamento em marrom, tapetes em carpete, entre outros.

Tecnologia: traz a central multimídia vertical com tela de 10,1 polegadas.

Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Itens de série: equipamentos da versão Volcano + bancos em couro, central multimídia vertical com tela de 10,1 polegadas, capota rígida, santantonio integrado, Cargo Bag Mopar, estribo preto, sistema ADAS, rodas de 17 polegadas e tapetes em carpete.

Fiat Toro diesel – opcionais

Veja abaixo os opcionais de cada versão da Toro diesel 2022:

Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

  • Capota marítima (R$ 750)

Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

  • Pacote Conforto (R$ 5.000) – bancos de couro, apoio de braço traseiro, TBM, navegador GPS e carregador sem fio.
  • Pacote Conforto Plus (R$ 7.000) – sistema ADAS, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

  • Pacote Tecnologia (R$ 3.000) – central multimídia com tela de 10,1 polegadas e sistema ADAS.
  • Pacote Tecnologia Plus (R$ 7.000) – itens do pacote acima + teto solar.

Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Não possui opcionais.

Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 2022

Não possui opcionais.

Fiat Toro diesel – preços

A atual gama da Toro diesel 2022 tem versões que partem de R$ 152.990, podendo chegar a R$ 187.490 na configuração topo de linha Ultra.

Veja abaixo os preços da linha Toro diesel 2022:

  • Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel 4×4 2022 – R$ 152.990
  • Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel 4×4 2022 – R$ 164.390
  • Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel 4×4 2022 – R$ 177.690
  • Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel 4×4 2022 – R$ 185.490
  • Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel 4×4 2022 – R$ 187.490

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel – motor

Dá para considerar que a linha Toro tinha dois extremos: um mais fraco e outro mais forte. No primeiro, as versões com motor flex, problema que foi resolvido com a chegada do motor 1.3 turbo.

No segundo, os modelos a diesel. Neste último caso, a Toro 2022 ganha mais força, robustez e pode encarar trechos que uma picape média (como Amarok, S10 e Hilux) também encarariam.

Sob o capô, a picape esconde um motor 2.0 litros turbodiesel da linha MultiJet II, dotado de quatro cilindros, 16 válvulas, turbocompressor, intercooler, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote e comando por correia dentada.

Tal motor desenvolve 170 cavalos de potência, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a partir de 1.750 giros. Trata-se do mesmo propulsor usado em modelos como Jeep Renegade e Jeep Compass.

Ele está atrelado ao câmbio automático de nove velocidades, que inclusive tem a primeira marcha com função de reduzida para o percurso off-road – por conta disso, a picape sempre sai de segunda marcha.

Há também o sistema de tração 4×4 com um botão seletor no console central para alternar entre os modos “Auto” (uso normal), “4WD” (que manda torque para o eixo traseiro em tempo integral) e “4×4 Low” como reduzida (onde a tração passa a atuar com parâmetros de distribuição de força pré-definidos e itens como freios ABS, controles de estabilidade e tração e a transmissão são alterados).

Fiat Toro diesel – consumo

Veja abaixo os números de consumo da Toro diesel segundo as aferições do Inmetro:

Fiat Toro 2.0 Diesel 2022

  • 10 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com diesel;
  • Notas “B” na comparação relativa na categoria e “D” na comparação absoluta geral do Inmetro.

Com esses números de consumo, a Toro 2022 consegue entregar autonomia de 600 quilômetros no trecho urbano e 756 km no trecho rodoviário, tendo em vista que ela possui um tanque de combustível com capacidade para 60 litros.

Fiat Toro diesel – desempenho

De acordo com dados da Fiat, a Toro diesel 2022 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade máxima de 188 km/h.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel – revisões e manutenção

A Fiat trabalha com revisões com preços fixos para a linha Toro diesel 2022. Porém, em seu site há os valores apenas das cinco primeiras revisões. Confira:

  • Revisão de 20.000 km: R$ 780
  • Revisão de 40.000 km: R$ 1.212
  • Revisão de 60.000 km: R$ 1.396
  • Revisão de 80.000 km: R$ 2.016
  • Revisão de 100.000 km: R$ 1.068

Fiat Toro diesel – garantia

Assim como os demais carros da Fiat, a Toro diesel 2022 conta com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Entretanto, a marca oferece como opcional a Garantia Estendida Fiat, que amplia a garantia do carro em 12 ou 24 meses, podendo totalizar cinco anos de garantia no caso da picape.

Há duas opções de Garantia Estendida: o Plano Force, que inclui a cobertura apenas de motor e câmbio, e o Plano Pleno, que além de motor e câmbio, cobre também o sistema de tração, sistemas de refrigeração e elétrico, direção, freios, injeção, suspensão, juntas e vedações, itens de tecnologia e ar-condicionado.

Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e detalhes

Fiat Toro diesel – ficha técnica

Motor

2.0 Turbo

Tipo

Dianteiro, transversal e diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.956

Válvulas

16

Taxa de compressão

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

170 cv a 3.750 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de nove marchas

Tração

Tipo

Integral sob demanda

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas

Pneus

225/65 R17 ou 225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.944

Largura (mm)

1.844

Altura (mm)

1.743

Distância entre os eixos (mm)

2.990

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.000

Tanque (litros)

60

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.871

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

Fiat Toro diesel – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.