_Destaque _Featured Fiat Lançamentos Pickups Test Drive

Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-34 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

Vice-líder do mercado de comerciais leves em 2016 e líder de vendas no mês de outubro em seu segmento, a Fiat Toro comemora sua nova conquista coincidentemente com a chegada da versão Freedom 2.4 Flex, que chega por R$ 98.730.



A nova opção traz um novo motor ao lineup da FCA no Brasil, o Tigershark 2.4 MultiAir. Este trabalha com a transmissão automática ZF 9HP de nove marchas, anteriormente servida nos modelos da Fiat e Jeep apenas com motorização diesel e tração nas quatro rodas.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-35 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

O novo propulsor da Fiat Toro Freedom 2.4 Flex adota tecnologias semelhantes às do motor Tigershark 2.0 Flex, que equipa o Novo Jeep Compass 2017. Com bloco e cabeçote em alumínio, o Tigershark 2.4 Flex vem com duplo comando de válvulas com sistema MultiAir de segunda geração, que ajusta as aberturas de válvulas através de cinco modos de operação, permitindo ao motor mais eficiência em performance e economia.

O Tigershark 2.4 Flex ainda dispõe de alternador inteligente para recarga da bateria em desacelerações e sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio. A Fiat realizou testes de durabilidade e a garantia mínima é de 240.000 km. Com tudo isso, o novo motor entrega 174/186 cv a 6.400 rpm e 23,5/24,9 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-19 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

A transmissão automática de nove marchas vem ainda com modo Sport para realçar a performance da Fiat Toro Freedom 2.4 Flex, que ainda dispõe de Start&Stop, que é o desligamento e partida automática do propulsor quando o veículo para engatado, gerando assim economia de combustível no uso urbano. A Fiat quer ter 20% do mix com essa nova opção, deixando a versão 1.8 com 50% das vendas e as demais, diesel, com os 30% restantes.  Clique aqui para saber tudo sobre a novidade da Fiat.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-11 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

Fiat Toro Freedom 2.4 Flex – Impressões ao dirigir

São Paulo/SP – A Fiat Toro Freedom 2.4 Flex apresenta um desempenho muito superior ao da Freedom equipada com o motor E.torQ 1.8 de até 138 cv. A diferença entre os dois é enorme, sendo que o Tigershark 2.4 Flex apresenta um funcionamento muito mais elástico e suave, além de entregar rapidamente a potência desejada.

A força em baixa começa com 91% do torque a partir de 2.000 rpm, o que é muito bom para uso no dia a dia, dando mais prazer ao dirigir. Em acelerações mais vigorosas, o propulsor aliado ao câmbio de nove marchas, garante boas saídas e disposição, ainda mais pela Fiat Toro Freedom 2.4 Flex ter somente tração dianteira, reduzindo assim seu peso em relação ao 4×4 da Volcano, por exemplo.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-32 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

Rapidamente o ponteiro alcança 6.000 rpm e a troca de marcha se dá de forma suave. Para uma condução normal, as trocas ocorrem entre 2.000 e 2.500 rpm. Com a oferta generosa de nove velocidades, é possível manter de forma manual a nona um pouco abaixo de 90 km/h, algo impossível nos Jeep Compass e Renegade diesel, por conta da baixa rotação característica desse do Multijet.

Na Fiat Toro Freedom 2.4 Flex a gestão de marchas impede que se baixe demais a rotação. Em nona, uma retomada simples para ultrapassagem faz o câmbio reduzir quatro marchas, por exemplo. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 1.700 rpm, ótimo para o conforto a bordo e economia.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-23 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

Com desempenho animador no modo drive e mesmo com intervenções manuais na alavanca e paddle shifts, a Fiat Toro Freedom 2.4 Flex ainda garante um “plus” com o modo Sport acionado, que mantém o giro alto e marchas mais curtas para entregar melhor performance. Nessa situação, o Tigershark 2.4 Flex fica sempre cheio. As retomadas são muito superiores e a aceleração acompanha essa alteração na programação do conjunto motriz. As reduções também são pontuais, garantindo menor uso dos freios, que por sinal são muito bons.

Todo o conjunto da Fiat Toro Freedom 2.4 Flex é muito bem equilibrado, não gerando instabilidade em frenagens fortes. Nas curvas, o conjunto apresenta características mais próximas às de um crossover do que de uma picape média.

fiat-toro-freedom-24-flex-impressões-NA-24 Fiat Toro Freedom 2.4 Flex: Impressões ao dirigir

Com direção elétrica bastante leve e progressiva, a picape da FCA tem ainda um bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades. No anda e para do ciclo urbano, a Fiat Toro Freedom 2.4 Flex também apresenta boa condução e seu sistema Start&Stop funciona de forma rápida nas saídas.

De forma geral, as impressões ao dirigir da Fiat Toro Freedom 2.4 Flex foram muito boas. A picape agora tem um desempenho que merece, negado naturalmente pelo E.torQ 1.8. O câmbio de nove marchas também ajuda na performance dessa nova versão.

Este adiciona ao lineup da Fiat Toro 2017 uma segunda opção para clientes mais urbanos, que querem mais desempenho e preferem o flex ao diesel, tendo ainda o conforto de um câmbio automático de nove marchas, lembrando que o preço é o mesmo da Freedom 2.0 diesel 4×2, que tem câmbio manual de seis marchas. Se a Freedom 1.8 não te atende, então essa 2.4 é a escolha certa, mas aí a diferença é de R$ 15.800.

Fiat Toro Freedom 2.4 Flex – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend