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Fiat: Tritec 1.6 somente para exportação?

motor-tritec Fiat: Tritec 1.6 somente para exportação?







Como já foi noticiado anteriormente, a Fiat irá retomar a produção dos motores de 1.6 litros da Tritec(ex-BMW-Chrysler). Chegou-se a comentar a possibilidade dos mesmos serem modificados pela FPT(Fiat Power Train) para utilização do sistema “flex” no mercado nacional. Mas, essa semana, a FPT anuncia que os motores 1.6 litros, que começarão a ser produzidos novamente a partir de 2009, se destinarão a mercados onde se faz uso de gasolina pura, como a América do Sul. Em outras palavras, Tritec na linha Fiat nacional, nem tão cedo.

Segundo a FPT, toda a modificação necessária para que estes motores voltem atualizados ao mercado está sendo feita no Brasil, sem dependência técnica da matriz italiana. Uma versão “flex”, porém não está descartada, mas exigirá investimentos e tempo maiores para se concretizar. Pelo visto, a prioridade é mesmo desenvolver uma versão 16 válvulas do Fire 1.4 litros com 105cv e um bom torque em baixa rotação.

Fonte: FPT.



  • LFSP2

    Pois é, era um motor tão bom, tinha mais de 125 cv
    Mas o Fire é um motoro bem ruinzinho, 105 cv com 16 válvulas? O 1.4 Econo.Flex faz 105 cv com apenas 8

  • Raimundo

    Pra mim, estes motores 1.6 na Fiat so serviriam em substituicao aos 1.8 da GM. Um motor bem feito teria mesma potencia, fato encontrado na Renault por exemplo. Claro, a curto prazo, o 1.4 com 16V esta mais proximo da realidade bastando tirar o turbo.

  • huahuahua

    pôôô… essas notícias da Fiat tão decepcionando… Sei não, Eber, tu tá difamando a italiana…. iuhahiuahuiahuihauihuaihuiahhauiiu to brincaaaando

  • huahuahua

    Opa, o moriah também…

  • IGAUM

    O Econo flex é bom, mas não é tudo isso naum. Tive uma recente oportunidade de dirigir um Prisma numa viajem de 2230Km ida + volta, incluindo serras, pista dupla, pista simples com ultrapassagens e trechos de terra…e não achei aquelas coisas naum… não sei o q há com o motor??? Ele é bom..mas é estranho…demora demais a “encher”

    tenho uma Strada 1.4 q tem 81 cv e 12,5Kgfm a 2500rpm…e o motor enche bemmmm mais rapido…mas bem amis mesmo! SUSPEITO que seja o cambio longo dos chevrolet. As 3 primriras marchas da minhas Strada são bem mais esplosivas do que o Prisma… parece q ele naum tem os 97cv e 13Kgfm declarados com alcool…isso apesar de pesar 980kg e a Strada 1030kG.

    Vou ver se dirijo um chevro de 105cv…pq o de 97 não me empolgou… fico com meu 1.4 Fiat de 81 e cambio curto!

    Imagino um Fire 1.4 16v de 100cv , perto de 14kgfm e esse mesmo cambio curto…nussa!!! Dá suador em muitos 1.6…. :cool:

  • alessandro_170

    Mas uma vez, o que é filé mesmo vai para os gringos, e a gente fica só lambendo os BEIÇOS… :pao:

  • Luis.J.R.

    Que pena?Mais que sabe mais pela frente a fiat pode usar esses motores 1.6flex.Mais esse 1.4 16v de 105cv tá bom. :cool:

  • helmygalindo

    [Comentario #94258 sera citado aqui]

    Eu tambem percebi isto. Os fire 1.4 são bem mais gostosos de dirigir do que os econoflex 1.4. Mas acho que podemos estar enganados heim.

    A suspensão dos carros fiat, inclusive sua Fiat Strada é mais rigida do que as dos GM por isso passa uma sensação mais espotiva que pode nos enganar.

    A Revista Quatro Rodas fez um comparativo entre os dois motores na Montana e na Strada e deu Montana na Parada! O econoflex ficou em média 3 segundos mais rapido que o fire nos testes de aceleração, retomada e etc. Enquanto na frenagem e estabilidade só deu Fiat.

    Um Fire 1.4 16V teria a mesma potência que um econoflex 1.4 8V. Exatos 105cv! E quanto teria um econoflex 16v? Pena que a GMB tá cheia de executivos idosos chamando Corsa de Astra e Astra de Vectra. Imaginem o Novo Corsa Europeu vindo pra cá com um econoflex 16v 1.4 numa versão GSi toda equipada como aquela do corsa G1 e o Tigra… uhh delicia!

  • Giovanni

    Não me agrada o Econo.flex 1.4, é um motor bastante bobo em baixas rotações, demora pra acordar nas ultrapassagens. O Fire 1.4 é bem mais esperto nessa situação. O Econo.flex 1.4 só leva vantagem em altas rotações, mas no dia-a-dia o Fire 1.4 é mais espertinho e gostoso de guiar, além de beber menos. E numa versão 16v, com 105 cv, ele certamente andaria bem mais que o GM 1.4 de 105 cv. Cavalaria não é tudo, lembrem-se. Os 16v costumam ser mais econômicos, e no caso do Fire o amplo torque em baixas rpm seria preservado. Que venha o Fire 1.4 16v! :clapp:

  • zeppa10

    coisa boa n vem pro Brasil gente…vcs sabem disso…e qdo vem n eh dos melhores e com preço lah em cima… :pao:

  • [Comentario #94234 sera citado aqui]

    Ele tinha 114cv e 149nm. Já o 1.4 tinha 75cv e 122nm. Além disso, existia uma versão turbinada de 164cv e 210nm. Parecem ser excelentes motores.

  • Renato_

    [Comentario #94295 sera citado aqui]

    Disse tudo, no dia-a-dia o motor Fire é muito melhor que esses GM, pois o torque em baixas rotações é muito mais alto. Já dirigi Celta com 70cv e Palio Fire com 55cv, e o Palio é muito mais esperto no trânsito, e cansa menos.

    Além do que os motores Fire são muito mais silenciosos.

    O motor Gm só anda mais se esticar mt as marchas, mas aí o consumo vai lá em cima…

  • erom

    Esse náumero de potência máxima divulgada pelas fábricas não significa muita coisa. Um motor com menor potência e uma curva quase plana pode ser muito superior a outro com números superiores. Outro ponto importante é a rotação de torque máximo, alguns motores têm o torque máximo em quase 5000rpm um absurdo! Fica absolutamente desconfortavel dirigir um carro destes no transito urbano.

  • IGAUM

    [Comentario #94290 sera citado aqui]

    Intão… veja bem o q diriji foi um Prisma, já a Montana com certeza tem o cambio curto como a Strada, pelo menos as 3 primeiras marchas pra poder embalar com a picape carregada, por exemplo com 700kg de carga.

    Por isso minha maior suspeita é mesmo q a Gm alongou demais o cambio do prisma.

    Com certeza um Siena, deve priorizar o conforto e ser mais “bobo’ q a Strada com os mesmos 81 cv…pq no projeto nao teve q ser considerado os 700kg de carga.

    De qquer forma vou ver se dirijo um econo de 105cv pra ver como é.

  • Furuncu

    Onde está aquela notícia de alguns anos atrás onde a holdind Chrysler-BMW pararam de adquirir os motores da Tritec por serem ruins? Um funcionário da Tritec emitiu uma nota, que devido a seus motores consumirem muito (hoje 2/7/10 saiu no BCWS o consumo médio desses motores fornecidos pela FIAT, e pasmem, PIORARAM em relação ao antigo FPT) e serem problemáticos a Chrysler-BMW abriu mão? Mais uma vez uma fábrica que produz lixo volta à ativa aqui no Brasil! êta nóis!


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