Como ficar acordado, não dormir ao volante

Chevrolet Cobalt volante

Quando fazemos viagens longas e não estamos acostumados com isso, é fácil acabar pegando no sono, e as consequências podem ser fatais, pois cerca de 20% dos acidentes nas estradas são causados por motoristas caindo no sono ao volante.

Então, como ficar acordado em viagens longas de carro?

Não ajude o sono

A primeira coisa que temos que fazer é tomar cuidado para que as condições dentro do carro não sejam boas demais, favorecendo o sono.

Se você está dirigindo no meio da madrugada, o ideal é que você dormisse um pouco antes. Mesmo um sono de uma meia hora já é suficiente para deixar a pessoa mais alerta por algumas poucas horas.

Deixe a temperatura desconfortável

Mas se isso realmente não for possível, tome muito cuidado ao dirigir, não deixe a temperatura dentro do carro muito confortável.

Geralmente a noite está mais frio, então se você abrir os vidros do carro, isso já vai ser de ajuda. Se não quiser abrir os vidros, ligue o ar-condicionado em uma temperatura mais fria do que a temperatura que mais lhe agrade.

Não dê espaço para o silêncio

Outra coisa boa a fazer é não colocar uma música relaxante ou simplesmente deixar o rádio desligado sem nenhuma música.

Coloque algo que contribua para você ficar acordado no volante, como uma música eletrônica bem animada, ou um rock que seja do seu agrado.

Pare e durma pelo menos por 10 minutos

Se você começar a ficar com muito sono, pare e durma por pelo menos uns 10 minutos. Você pode estar com muita pressa, mas esses 10 minutos não farão muita diferença no horário em que você chegará no seu destino.

Pode parecer que não fará muita diferença dormir por 10 minutos, mas faz sim. Coloque um celular para te acordar dentro de 10 minutos, ou peça para quem está com você te chamar.

Fique com vontade de fazer xixi

Beba bastante líquidos durante a viagem também, o que te deixará com vontade de fazer um xixi, e isso também ajudará a te manter acordado e não dormir ao volante.

Deixe a janela um pouco aberta, para que a cabine do carro tenha mais barulho e você também sinta um pouco de frio, que é bom para te impedir de dormir.

Peça para os outros não dormirem

Se tiver outras pessoas no carro junto com você, peça que elas não durmam, pois se estiverem acordadas, podem conversar com você e também te monitorar, percebendo rapidamente se você está pegando no sono.

Só dirige quem não dorme no volante

E, finalmente, em ocasiões onde vários motoristas estiverem dentro do carro, é bom colocar para dirigir aquele que tem menos propensão a dormir no volante.

Algumas pessoas precisam de condições ideais para pegar no sono, e por isso simplesmente não fecham os olhos quando estão dirigindo.

Atenção!! Tome muito cuidado! Ficar com sono no volante pode causar acidentes graves!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.