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Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv

Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv

O Ford Fiesta ST 2018 foi finalmente lançado na Europa. O hot hatch compacto da marca americana chega com importantes novidades, não só para o modelo, mas também para outros modelos do portfólio da empresa. Em nova geração, o modelo chega com um novo motor EcoBoost, desta vez, um 1.5 litro. Mas não se trata daquele já usado no Mondeo e com 180 cv, mas um bloco de três cilindros com 200 cv. A Ford não revelou o torque.


Esse novo propulsor pode ser descrito como um equivalente brutal em relação ao 1.5 Ti-VCT, também de três cilindros, que pertence à família Dragon e que aqui entrega 130 cavalos com gasolina e 137 cavalos com etanol. O novo EcoBoost é uma opção que pode substituir o atual Duratec 2.0 em alguns mercados e mesmo o 1.5 EcoBoost antigo de quatro cilindros. A próxima geração do Focus pode ser beneficiada com esse propulsor em versão mais mansa.

Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv

 


De volta ao Ford Fiesta ST 2018, o hatch esportivo com essa cavalaria vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. Para conter as emissões, o novo EcoBoost 1.5 dispõe de tecnologia de desligamento de cilindros, que permite ao motor funcionar com dois dos três pistões, reduzindo também o consumo de combustível. O diferencial é de deslizamento limitado e controle de largada. Além disso, a suspensão traseira tem molas de força vetorial, patente da Ford, que permite maior estabilidade em curvas, junto com o torque vetorial nas rodas dianteiras.

Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv

No caso dos clientes, para compensar o ruído característico desse tipo de motor, o escape esportivo possui um sistema de torna o ronco mais alto, grave e emocionante. Isso é feito através de uma válvula ativa controlada eletronicamente. O Ford Fiesta ST 2018 vem ainda com três modos de condução: normal, esporte e pista. No visual, suspensão esportiva rebaixada, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus de perfil baixo, escape duplo, difusor de ar traseiro e para-choque atualizados.

Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv

O que impressiona no Ford Fiesta ST 2018 é a discrição. O hatch possui linhas limpas e conta com poucos elementos estéticos que remetem à performance. Na frente, apenas o logotipo ST chama atenção para o futuro de ser o mais forte da gama, já que os faróis full LED estão presentes em outras versões também. Por dentro, a Ford não mostrou, mas os bancos esportivos são da Recaro e o volante tem base reta. A multimídia SYNC 3 pode ter telas de 6,5 e 8,0 polegadas e o sistema de som premium é B&O Play.

 

Fiesta ST 2018: motor EcoBoost 1.5 de três cilindros com 200 cv
Nota média 1 de 1 votos

  • João

    Um espetáculo. Em minha opinião, tem mais “alma” que o Polo GTI.

    • Pietro_Turbo

      Não só mais alma como melhor dinâmica tb.
      Se está nova geração repetir o refinamento dinâmico da anterior deixará o Polo GTI no retrovisor nas pistas.

      • João

        Os Volkswagen costumam ter uma condução mais segura, mas os Ford são mais divertidos. Entre os dois eu não teria dúvidas, Fiesta.

    • th!nk.t4nk

      Mas aí eu realmente questiono se vale a pena gastar 18 mil € num carrinho que é sim extremamente divertido em baixa velocidade, mas que não acompanha carros até mais fracos em alta velocidade. Melhor pegar um Golf GTI com 3 anos de uso, que vai sair o mesmo preço e pelo menos dá conta de manter 200 km/h sem passar sufoco na Autobahn. Mas enfim, por isso mesmo que Fiesta ST e Polo GTI não vendem praticamente nada, são só pra imagem da marca mesmo. No Brasil talvez se encaixassem melhor no mercado, já que as estradas não permitem andar rápido de qualquer forma (e o custo tem um peso fortíssimo).

      • Marcelo Nascimento

        Curiosidade: essas viagens nas Autobahns a 200km/h costumam durar quanto tempo? Na media, são curtas, de uma cidade para outra ou duram horas?

        • Schack Bauer

          As estradas costumam ter trechos em que não tem limite de velocidade, alternados a outros trechos com limite de 120, 100, 80 etc, a depender das condições locais. Na prática, vc acaba dando umas estiradas pra sentir o gostinho da velocidade, mas para viajar mesmo, acaba seguindo o fluxo, tipo a uns 130 km/h. De vez em quando passa um chutado por você, mas a maioria vai num mesmo ritmo. Quando vc está a mais de 200 é algo como se fosse um outro universo, os carros a sua frente chegam muito mais rápido, e vc passa muito rápido de quem está ao lado. Então exige muita muita concentração pra dirigir assim, e vc acaba só dirigindo um pouquinho nessas velocidades, como te falei.

        • th!nk.t4nk

          Na regiao em que moro dá pra manter uns 160-180 km/h sem ter que freiar muito (é minha velocidade “padrao”, que me sinto mais confortável). Acima disso (200-250 km/h) é com o Schack disse, tem umas esticadas boas, depois pega um pouco de tráfego e tem que tirar o pé. Eu diria que depende muito da época do ano também (se tiver risco de gelo ou chuva eles limitam a velocidade nos painéis eletrônicos), se é férias (estradas muito cheias), etc. Em épocas boas dá pra manter 200 km/h ou mais em trechos relativamente longos, sem ficar tirando muito o pé. Meu chefe por exemplo vai sempre que pode a 250 km/h, mas ele é bem malucão e o carro dele é melhor que o meu haha (E-Class). Sobre o tempo de viagem: já fiz uns testes, e curiosamente nao diminui TANTO assim o tempo, indo a 200 km/h contra 160 km/h, por exemplo. Como as viagens são meio curtas (é tudo muito perto na Europa), você no final acaba ganhando tipo 10-15 minutos, mas gasta muito mais combustível. Porém, é divertido andar rápido, quando a gente se sente seguro!

  • CanalhaRS

    Já no Brasil: parachoque novo (e feio)…

  • O Focus precisa desse motor urgente no Brasil.

    • dallebu

      Focus precisa da nova geração além do novo motor. O Focus atual é extremamente apertado nos bancos de trás, nem sei como foi aprovado. Tenho 1,80 e sentando no banco do passageiro e regulando o banco no limite do conforto, se eu sentar atras minhas pernas colam no banco. Isso porque o painel é enorme e avanca de mais, não permitindo que vice chegue pra frente. Por incrível que pareca no Fiat Mobi consegui mais espaço pras pernas do que no Focus.

      • Victor Hugo Pinheiro Cunha

        Tenho visto isso. Eu só caibo no banco traseiro de Ka e Ecosport…
        Não me cabe nem no Focus nem no Fusion, tanto aperta as pernas,
        quanto minha cabeça bate no teto já que tenho o tronco comprido…
        Deviam usar um painel recuado igual ao do antigo kazinho que ganhava muito espaço na frente.

      • Infelizmente, o Focus tende é a deixar de ser trazido da Argentina para o Brasil em breve. Muito provavelmente para dar lugar a um hatch montado sobre plataforma de compacto, com 5 cm a mais na suspensão e aros plásticos na caixa de rodas… mundo chato, esse em que vivemos hoje.

  • Robinho

    ai coração…que maquina !!!

  • No_Name

    Sem chances para Polo GTI. Talvez o Polo saia um pouco melhor numa largada pelo torque maior e ganhe na velocidade final pelo fôlego maior do 2,0 L, mas em termos de dinâmica vai levar fumo do Fiesta com seu diferencial de deslizamento limitado, o acerto afinadíssimo típico da Ford, suspensão especial etc.

    Ao contrário do que diz a nota, os faróis full LED apareceram agora com o ST, não estavam disponíveis anteriormente. Que possam ser estendidos por toda gama.

    • Josê Fagundes

      O Fiesta ST é bem mais leve que o Polo também. Isso faz dele mais rápido

      • Dp Som

        Qual peso do novo Fiesta ST? Soh achei do antigo, achei até que o fiesta ST fosse ser mais pesado que o Polo GTI, já que em versões não esportivas, ele é mais pesado que o Polo.

  • Itamar

    parece o Punto!!!

    hahah zoeira, belo carro, quem sabe em 2038 no brasil

    • Pedrob

      O Pior que não acho zoeira não.
      O Punto tem design original de Giugiaro!
      Está claro cansado com o tempo, mas sempre considerei um carro com visual muito bem acertado.

      • Itamar

        fala, pedro!

        Eu particularmente sou muito fã do Punto. Ainda acho o design exterior dele ainda mais bonito que do Argo.
        Uma pena…

      • André Luis Versiani

        Acho o Punto muito bonito também, mais belo da Fiat junto a Marea weekend.

  • Diego Ribeiro

    Com os 40% de etanol que o Governo quer colocar na Gasolina, fica dificl de ter um carro desse no Brasil! Pais desenvolvido é isso

  • toninho

    Este é um carro para quem gosta de dirigir, uma pena aqui ser proibitivo, pelo seguro e pela mijolina.

  • Adriano Cardoso

    Belo carro mas se fosse lançado no brasil seria carro de nicho que venderia muito pouco, por isso não vem.

  • EDUARDOTEIXEIRA KULL

    Como diria minha mãe, “olhando com os olhos e lambendo com a testa”. Morrendo de inveja…

  • Ricardo

    Muito estranha essa traseira nova do Fiesta!

  • Cláudio Modesto

    Cara, dizer o quê? Nunca teremos nenhum desses carros por aqui. Melhor falarmos só das maravilhas tecnológicas que temos por aqui.

  • Cleidson

    Ontem fui levar o Ka pra revisão e fiquei babando pelo Fiesta 1.0 Ecoboost, imagina se eu vejo esse.

    • No_Name

      Anda bem pra caramba o carrinho, bem melhor que o 1,6. Se tivesse MT seria perfeito.

  • zebedeu

    Bancos Recaro…. é o melhor acessorio deste carro!

  • Cromo

    Quem sabe com o acordo Mercosul-UE este e outros se tornem + acessíveis a nós. Pelo menos torcer podemos.

  • carlos arriel

    Enquanto isso… aqui em terras tupiniquins Fiesta dos Flintstones.

  • Guilherme Batista

    E ontem mesmo tinha um maluco falando que tinha décadas que a Ford não lança nada..
    Carro sensacional esse dai

  • Henry

    Um hot hatch deve ser ótimo

  • Evandro Santana

    Belíssimo carro! Deve ser realmente um foguete de rua..

  • Caio

    Linha ST da Ford, também conhecida como “aquela que não veremos no Brasil”

  • Mauro Banqueiro

    Não tem comparação com o pólo, é outro nível de emoção, muito top…. 👍👍👍👍👍

  • Alexandre

    Que canhão.
    Bela máquina. Na mão.
    Seu por 30 mil euros.

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