Fim da Troller: montadora encerra atividades no Brasil

Troller TX4 2021 4

Parece que a novela da venda da Troller chegou a um desfecho pouco provável até agora, mas que infelizmente se deu. No fim da tarde desta segunda, a montadora informou aos empregados de Horizonte, o fim das atividades da empresa.


A fabricante do jipe T4 revelou nesta tarde aos funcionários que nenhuma dispensa será feita no momento, mas a unidade deverá encerrar suas atividades de produção em setembro e não como a Ford planejou, em 31 de dezembro.

troller t4 connect

Além disso, a fabricação de peças segue até novembro. Nesta segunda, a produção parou às 15 horas, mas será retomada normalmente amanhã. Mesmo com o fechamento da empresa, as negociações para venda de máquinas e terreno continuam.

Foi a própria montadora americana, através de seu novo presidente regional, Daniel Justo, que anunciou o encerramento das operações da Troller. Com 477 funcionários, a fábrica da empresa vinha sendo negociada com algumas empresas brasileiras.

troller t4 bold 1

Até a semana passada, ventilava-se a informação de que as propostas haviam chegado a um consenso e que a decisão estava nas mãos da Ford em Detroit. Até mesmo um dos interessados, da área de energia, buscava levar a marca para o porto de Pecém, no Ceará.

Outro ponto é que os potenciais compradores tinham intenção de ampliar a Troller e até produzir carros elétricos. Contudo, parece que a Ford não aceitou as propostas de compra e decidiu mesmo acabar com a fabricante de jipes, como fez com as plantas de produção dela mesma em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo.

troller t4 2020 1

As negociações com o sindicato dos trabalhadores da região ocorrerá logo mais a partir das 20 horas. Com isso, a Ford deve indenizar os atuais empregados e promover a demissão do quadro até o fim do ano.

Dessa forma, a Ford encerra a carreira de uma marca brasileira, nascida em 1995 e adquirida pela montadora americana em 2008.

Referência no segmento off road, a Troller evoluiu bem nos últimos anos, mas agora entra para a história da indústria automobilística do Brasil.

[Fonte: 98 Live/De Olho em Horizonte]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.