Dacia Europa Montadoras/Fábricas Peruas

Fim: Perua do Logan se despedirá do mercado europeu em julho

Fim: Perua do Logan se despedirá do mercado europeu em julho

A Dacia não está tendo sorte com sua perua compacta, a Logan MCV. A pequena familiar romena sairá de cena em julho, quando sua produção será encerrada, de acordo com o site francês L´Argus.


O motivo principal, além da queda nas vendas, é o reposicionamento da marca eslava no mercado europeu. A montadora quer focar em outros segmentos, em especial nos utilitários esportivos.

Por isso, assim como já aconteceu em outras marcas pelo mundo, o segmento de peruas vai perdendo apelo, pelo jeito, mesmo na Europa, onde os consumidores ainda consideram muito esse tipo de automóvel.

Na Dacia, a Logan MCV não deve ter sucessor, visto que os planos da marca são de converter a minivan Lodgy em um SUV compacto para sete lugares ou proposta de crossover.

Já sem preço atualizado, como o restante da gama Dacia, a Logan MCV ainda pode ser comprada na Europa com os estoques dos revendedores e os pedidos que ainda não foram fabricados.

Fim: Perua do Logan se despedirá do mercado europeu em julho

Em julho, com o encerramento de sua produção, a Dacia abandona de vez o segmento, sendo que logo mais a Lodgy também sairá de cena.

Numa mudança de direção, a romena apostará em carros elétricos com o Spring, que é a versão local do Kwid elétrico, o K-ZE. Os novos Logan e Sandero devem utilizar também um sistema micro híbrido para reduzir consumo e emissão.

Essa nova geração da dupla de ataque da Dacia será construída sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma do Clio, só que bem simplificada para a conta fechar.

Agora, oficialmente, sabemos que ela também será fabricada no Brasil para os mesmos modelos da Renault, sendo que a base unificará todos os compactos da aliança no país.

Provavelmente, o próximo crossover da Dacia será bem focado na Europa e só deve virar Renault em algumas regiões, sendo que é improvável que venha para cá, assim como aconteceu com a Logan MCV.

[Fonte: L´Argus]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Quando se fala em Logan o que me vem à cabeça é a pick-up, e não a perua. Pra complicar ainda mais, no Brasil é o sedã a versão mais conhecida. Economizaram até no nome nesse projeto.

    • oscar.fr

      Mas o sedã é a principal versão do Logan (a primeira a ter aparecido, a de maior sucesso)

      • th!nk.t4nk

        No Brasil sim. Já no exterior depende do país, pois a família Logan é grande (tem van, pickup, perua, sedã, etc). Em vários países a versão de maior sucesso é a pickup.

        • oscar.fr

          Não, quando se fala Logan é a versão sedan que é sempre àquela a qual se pensa, tanto que a pick-up que tu pretende ser tão importante foi descontinuada em 2012 (foi ontem, mas já faz oito anos disso) e a picape feita a partir do Dokker não saiu do papel.

    • André

      Nem chamaram o Sandero de Logan hatch rsrsrs Apesar que na Índia foi fabricado um Logan Hatch, Logan mesmo, mas só vendeu por lá.

      • Edson Fernandes

        E que é horrivel diga-se de passagem.

  • Toyo_Highlander fan

    Perua simpática. Pena que não tinha espaço no mercado brasileiro.

  • JR_BSB

    “…reposicionamento da marca eslaca”.

    Só lembrando que a Romênia não é um país eslavo.

    No mais, ótima matéria.

    • Luiz Rodrigues

      Bem apontado, aliás, a Romênia está longe de ser eslava mesmo!

  • Edgar

    A Renault poderia ter trago a família toda desde o início, Logan (sedan, MCV, PickUp) e Sandero (que sempre foi um Logan Hacth, só mudava a casca, porém mais caro que o sedan e muito mais vendido diga se de passagem).

  • Iran Borges

    Carrinho simpaticíssimo. Pela beleza eu teria facilmente. Se tivesse o conjunto mecânico do versa então…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email