Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Financiamento em bancos das montadoras ainda tem taxas menores que outros bancos

financiamento-2-1024x682 Financiamento em bancos das montadoras ainda tem taxas menores que outros bancos

Ao financiar um carro, as taxas de juros no Brasil ainda são menores nos bancos das empresas fabricantes do que nos bancos de varejo. A informação é da Agência Autodata, com dados do Banco Central. No começo deste mês de agosto a menor taxa era da BMW Financeira, com 12,33% ao ano.



Bem perto da BMW Financeira estão as taxas do Banco Mercedes-Benz e do Banco PSA, com 12,68% e 13,15% respectivamente. No lado dos bancos de varejo, a menor taxa era quase o dobro da primeira taxa, 20,46% com a Alfa Financeira.

Marcelo Prata, da plataforma Canal do Crédito, comenta que “os bancos das montadoras são focados nos financiamentos de veículos enquanto os de varejo atendem clientes dos mais variados perfis para diferentes produtos. Por esse motivo seu risco é maior e, consequentemente, a taxa de juros é mais alta. É como se os bancos das montadoras se autofinanciassem e, por esse motivo, podem praticar taxas de juros mais agressivas”.

É claro que muitas vezes é necessário fazer uma pesquisa mais profunda, pois a taxa no banco da montadora pode ser menor, mas muitas vezes a empresa só faz o financiamento atrelado a um preço maior de venda do carro, o que no final das contas acaba deixando o preço final similar do que você pagaria se tivesse um bom desconto no carro e financiasse por fora.

Ne cenário geral do crédito no país, como as vendas se aqueceram, o volume na concessão de crédito ainda deverá aumentar esse ano, de acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras. A estimativa é que esse ano serão liberados R$ 90 bilhões perante R$ 82 bilhões do ano passado.

Apenas no primeiro semestre deste ano o volume liberado foi 18% maior que no primeiro semestre de 2016.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend