Comprando e Vendendo Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Financiar um carro com taxas menores

Foi realizada uma pesquisa pela Pro Teste com o objetivo de analisar os custos envolvidos no financiamento de um carro. Financiar um carro novo direto na concessionária é conveniente e mais fácil, porém os bancos costumam ter taxas e condições melhores para os clientes, segundo a pesquisa.

Muitas vezes os vendedores sugerem uma condição “mais em conta”, fique atento! Nem sempre a indicação do vendedor é a melhor para o cliente. Observe alguns dados e exemplos de economia da pesquisa:

– Para um Celta LT novo, os juros cobrados em um financiamento de 24 meses para 60% do valor variaram de 21,96% (Banco do Brasil) a 41,59% (Bradesco) ao ano (a taxa inclui todos os custos, inclusive tarifas e impostos);

-Simulação realizada também para os modelos Palio Fire, Fiesta e Gol GV: as melhores taxas e prestações foram encontradas no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Santander. Só no caso do Gol, o banco Volkswagen, teve taxa competitiva;

– Nos sites das empresas o preço é muito abaixo do que os das concessionárias;

CONSELHO da ProTeste: o consumidor deve levar as condições obtidas na loja para seu banco e negociar com o gerente uma proposta melhor do que a encontrada.

Fonte: Folha de São Paulo





  • Curioso, eu tenho muita vontade de ter um carro usado, no entanto, fui procurar um 0km que dizia ter parcelas com juros menor (e anunciadas tbm) e o valor ficou mais alto que o usado!!!!

    O usado em questão é o Fiat Marea HLX Ano 2003 Automatico e o carro zero que por curiosidade fui pesquisar era o Honda Civic. Incrivelmente a taxa de juros do Marea era melhor!!! E o Honda eu daria entrada e financiaria de qualquer maneira o valor igual ao Marea. Portanto, sem duvida fiz por efeito de comparação, mas não tenho duvida que o carro usado é mto mais vantajoso, principalmente pelo valor de venda do mesmo.

    Ai só para matar minha curiosidade, fui ver Honda Civic EXS 08 e 09, ai sim os juros compensaram e o valor também.

    Mas certamente comprarei o carro usado a vista, o que poderei negociar um valor menor e ainda gastar menos (obviamente juntarei o dinheiro).

    • ARISTEU

      Estranho… sempre que vejo financiamento de carro usado, sai mais barato fazer um empréstimo consignado do que financiar o carro que dependendo do modelo e ano, sai mais caro do que comprar um 0km

    • fjmeskta

      tem que ver se voce simular para financiar por cdc ou leasing.

      pois para o leasing tem um juros um pouco menor, mas voce não consegue antecipar as parcelas e outros porens que naolembro de cabeça.
      O cdc, apesar de o juros ser um pouco a mais é mais facil se livrar da divida mais rapido antecipando as parcelas e recebendo descontos, e é mais facil negociar o carro mesmo que o financiamento ainda nao tenha acabado.

    • W_Santos

      Fiat Marea HLX ???? Edson, acho um carro com muitas particularidades, vc tem amplo conhecimento e sabe que esse carro é caso de amor ou ódio. Boa sorte.

      • Então, na verdade, eu sou fã de carteirinha e sempre acompanho o pessoaldo Clube do Marea. Eu tenho muita vontade de ter um bem inteiro e já conheço pelo menos 3 propostas que são bem interessantes.

        O modelo exatamente que procuro tem que ter couro e cambio automatico. O modello que eu estou negociando ainda pode vir com 4 Air bags!!! (que é lateral adaptativo que acaba por proteger grande parte praticamente ocupando espaço de um window bag que ele não possui e os frontais). Teve de um cara que inclusive tem banco com ajuste eletrico do banco do motorista (item dispensavel para mim).

        Mas o outro que vejo é mais inteiro porém de air bag duplo. Todos os HLX que eu quero tem ABS.

        Procuro sedan ou perua, desde que satisfaça e o motorzao 2.4… esse só vai ver final de semana e/ou dia de rodizio do meu outro carro. (já que tenho usado menos que antes, bem provavel que seja o final de semana). Continua..

      • Sei da questão da manutenção, peças e principalmente o motor, mas felizmente meu mecanico tem ferramental e claro, estou ciente dos problemas. Tanto que eu irei assim que comprar, olhar se tem borra no motor e fazer as trocas de correias e se ver falha, troca vela também.

        • Janssen21

          É um ótimo carro para pessoas como vc, q mostram gostar e compreender os impares de um Marea, bom carro, boa compra, boa sorte =D

    • Zenorev

      Marea, se estiver meia boca fique longe, ou já guarde uns R$ 8.000,00 só para o motor…

      • Então eu já acompanho o pessoal que possui e como disse logo acima ao W_Santos, é do pessoal do clube do marea e ai eu já conheço a procedencia de 2 dos 3 que eu vi. Ai fica mais facil também. Mas eu estou ciente da manutenção necessária também.

    • BlueGopher

      Edson, como os carros usados geralmente são comprados através de financiamento, é comum a loja já "embutir" no preço do carro uma parte do que seriam os juros do financiamento, para reduzir as taxas.
      Como isto no final é compensado com a financeira, eu não sei, mas acontece.
      A prova é que se você oferecer pagar à vista, com certeza ganha um belo desconto do vendedor.

  • Sr_Wilson

    façam assim, abram uma poupança ou algum outro investimento de sua preferencia e todo inicio de mês ponha na conta uns 10% do salário e no final de mês veja quanto sobrou e se sobrou ponha metade dessa sobra na sua poupança, quando chegar o 13 e a PLR ponha uns 30% de cada na poupança (os outros 70% pode torrar a vontade), ai no final de um ano veja quanto você pôs na poupança e descubra quanto ela te rendeu, depois veja quanto você economizou com juros bancário do financiamento e some com o rendimento da poupança, ai você terá quanto você deixou de doar ao banco com financiamento, agora com esses dados na mão, pense se vale a pena trocar o carro já no primeiro ano que você fez isso, ou se vale mais a pena repetir a dose no próximo ano e aguentar seu carro velho por mais um aninho e diminuir o lucro abusivo dos bancos…

    garanto que muita gente irá fugir do financiamento se fizer isso, ou pelo menos juntar 50% do valor do veiculo e ter maior poder de negociação da taxa de juros com o banco.

  • PEREIRA_

    Meu conselho que seja feito o contrario: faça a simulação de credito em seu banco primeiro, depois dirija-se à concessionária. Isso inclusive ajuda a vc e ao vendedor um ganho de tempo, pois vc já sabe o quanto pode gastar, só falta achar o carro / moto / imovel / sei la o que / que caiba no seu bolso. Alias, povo, acorda! Concessionária deveria vender carros e no Brasil eles querem vender dinheiro!
    Só é interessante financiar nas css quando tem-se tabelas com subsidios da montadora, como as famosas "taxa zero" da vida que a renault e ford costumam fazer em seus carros. E sim, taxa zero não é juros zero, pois o governo não abre mão dos impostos (IOF, ISS e sei lá mais o que "I") e o banco que ira financiar não abrira mão da TC.

  • Maloitarare

    O que ninguém sabe é que as concessionárias odeiam vender carro a vista e os clientes chegam todos felizes achando que porque é a vista eles vão ficar desesperados para vender. Mas é ao contrário, pois, as financeiras retribuem tantas vantagens para a loja vender financiado que se o carro for vendido a vista a loja ganha menos. Entra nessa conta, comissão embutida na taxa (vulgo retorno), chamado de "plus", o cliente financia 30.000,00 por exemplo, e a loja recebe 32.000,00, e quem paga é o financiado. Inclusive tem vendedor que nem recebe retorno, pois, eles passam "R zero" na cabeça dos coitados que trabalham sábado e domingo. Logico que é melhor comprar a vista, mas as lojas não gostam não.

    • PEREIRA_

      r zero pro vendedor, pq tem muita loja maquiando tabela e o r zero é na verdade r4….

  • Wikle

    Melhor negócio é comprar a vista. Comprar financiado, só em caso de urgência ou naquelas promoções "50% de entrada e o restante em 24x sem juros". Fora isso é "rasgar dinheiro". No Brasil o juro de 1 mês é o mesmo do juro anual nos países desenvolvidos.

  • fabioalisson

    É, eu havia reparado isso. Estou pesquisando para comprar um carro novo, para se ter uma ideia, o valor de prestação sugerido por uma concessionária Honda em 60 meses é pouco maior que o mesmo valor financiado em 48 meses pelo Banco do Brasil. É bom ficar atento.

    O curioso é o vendedor falar que a taxa é de 1,3 ou 1,4% e você fazer a conta e não sair por menos de 2% a.m. A conta não bate!

    Absurdo.

    • Fredxyz

      Absurdo mesmo!

  • Realmente é um mal negócio comprar carro financiado, mas nem todos tem condições de juntar ou esperar 1 ou 2 anos para comprar um carro à vista.
    Enfim, é aquela história, o cliente é que faz o negócio ninguém te obriga a comprar um carro com juros altos.
    Cada um cuida do seu dinheiro como quer, tomará que o povo aprenda a dar mais valor ao seu trabalho e o ganho obtido com ele, para que o Brasil pare de sustentar a bunda dos banqueiros e políticos dessa m3rd4 de país.

  • O_Corsario

    A melhor forma de financiar um carro é pagar à vista… ;)

  • W_Santos

    Amigos, financiamento sempre encarece o valor do bem ao consumidor, inclusive as famosas "taxas zero". Além dos juros, existem taxas e impostos que o consumidor paga invariavelmente, independente da taxa.
    Sou bancario e garanto a todos, sempre tem um geitinho de baixar a taxa de juros, o consumidor tem de ser perspicaz e perceber como fazer isto.
    Uma dica:
    1° Vá ao banco, faça uma cotação de financiamento com seu gerente, seja "chorão", diga que já foi a concessionaria e está tudo praticamente certo, só falta ver qual financiamento será melhor.
    2° Com posse da 1° cotação, vá a concessionaria e negocie como turco (os turcos são bons negociadores), sempre querendo ganhar algo, nem que for os tapetes. Por último, se a tx de juros do banco for menor que a oferecida pela concessionaria, já se tem um AS na manga, provavente haverá uma contra proposta e se a taxa de for menor, leve ao banco e solicite uma contra proposta do seu gerente.
    3° Nessa etapa tem de haver a percepção se vale a pena tentar mais um confronto de taxas, ou se não há como baixar mais, se possui relacionamento com mais de um banco, é hora de levar as cotações a outro banco. O importante é exigir vantagens, sabendo que o consumidor tem o poder de assinar os contratos, e cabe ao consumidor valorizar seu dinheiro, e se possui bom relacionamento e crédito na praça, concerteza esse consumidor será bem quisto.

    • Maloitarare

      Desse "geitinho", "concerteza" vai ser bom>

  • Rodolfo_PR

    Uma alternativa é reservar pelo menos 10% da sua renda para criar uma reserva financeira pessoal, ai quando for trocar de carro, em vez de pegar dinheiro com o banco, pega da sua reserva pessoal e paga um jurinho pra vc mesmo! fazendo assim não dará dinheiro pra esses bancos e ainda aumentará a sua reserva.
    Por exemplo: pessoa tem renda de 5 mil por mês, reservando 10% por mês, após 3 anos ele terá uns 20 mil mais ou menos, considerando que valor poupado será investido em alguma aplicação.
    Pegando essa grana para trocar de carro e parcelando em 48 vezes a uma taxa de 1,2% ao mês, terá que pagar a você mesmo uma parcela de 555 reais, que ao final do período resultará em 26 mil, isso se deixar o dinheiro parado, mas a pessoa pode reinvestir a parcela na poupança por exemplo, nesse caso resultaria em aproximadamente 30 mil.

  • Cil

    Eu conseguiria uma taxa 0.20% a menos no BB, onde sou "forçadamente" cliente… mas… preferi pagar um pouco mais e ficar longe desse diacho de banco. Ehehehehehehehehehe



Send this to friend