*Featured Citroen Crossovers Segredos-Flagras

Flagra: Citroën C4 Cactus comparado com um Hyundai Creta

Flagra: Citroën C4 Cactus comparado com um Hyundai Creta

Muita gente ainda pode estar imaginando que o próximo crossover da Citroën será um carro grande em porte, mas estão enganados. O modelo da marca francesa foi flagrado pelo leitor Flávio Moraes, em Poços de Caldas-MG.


Ele informa que as fotos foram tiradas enquanto o carro estava parado no trânsito e ficou impressionado com o tamanho menor do Citroen C4 Cactus em relação ao Hyundai Creta, visto ao lado da novidade.

Ele diz que o porte do C4 Cactus é parecido com o do JAC T40, por exemplo. De fato, o crossover da Citroën é bem menor que Creta, Kicks, HR-V, Duster, Captur e outros SUVs ditos de porte compacto. Medindo 4,157 m de comprimento, ele é apenas 0,07 m maior que o novo C3 Aircross europeu, que recentemente foi lançado na vizinha Colômbia. A diferença entre eles é que o Cactus tem 2,59 m de entre-eixos contra 2,54 m do pequeno SUV.

Flagra: Citroën C4 Cactus comparado com um Hyundai Creta


Com esse porte, o Citroën C4 Cactus fica no mesmo patamar de tamanho do JAC T40 (4,13 m) e Peugeot 2008 (4,16 m). No segmento de utilitários esportivos, esse é o tamanho menor do segmento, variando de 4,10 a 4,20, enquanto os maiores vão de 4,30 a 4,40 m. Dotado de um estilo bem expressivo, o modelo terá foco mais urbano, por isso se apresenta com altura mais baixa, bem como carroceria larga.

Apesar da nomenclatura o associar com o Citroën C4, em realidade o produto utiliza a plataforma do C3, a PF1, mas alongada para obter mais espaçoso interno e equilibrar melhor seu estilo. Maior que essa base modificada é aquela utilizada pela versão chinesa do novo C3 Aircross, que é maior que o equivalente francês, medindo 4,27 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Se a Citroën quiser um SUV acima do C4 Cactus e a PSA um produto sobre o Peugeot 2008, essa opção asiática seria o ideal.

Flagra: Citroën C4 Cactus comparado com um Hyundai Creta

Com opção de motores 1.6 Flex de até 118 cavalos e 1.6 THP Flex com até 173 cavalos, o Citroën C4 Cactus chegará com opção de câmbio manual na versão mais simples, tendo o câmbio automático de seis marchas como principal item de conforto ao dirigir. O modelo terá ainda um pacote de segurança com alerta de colisão e invasão de faixa, bem como multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play.

O posicionamento do produto será naturalmente acima do atual Aircross, que é a primeira geração do produto e deve se manter como opção de entrada. Em relação ao Peugeot 2008, o C4 Cactus pode chegar até em faixa de preço superior, o que saberemos muito em breve.

Citroën C4 Cactus – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Flávio.

 

Flagra: Citroën C4 Cactus comparado com um Hyundai Creta
Nota média 4.1 de 10 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Faheina

    Muito baixinho, faz o irmão 2008 parecer um verdadeiro suv (coisa que não é) perto desse

    • Na altura e no vão livre do solo, ele e até um pouquinho maior que o 2008. Tem um entre-eixos um pouquinho maior que o do irmão Peugeot, que acho que é o que faz ele ter um ar mais de crossover, e que o 2008 tenda mais para um perfil de perua.
      De qualquer forma, dá para esperar espaço interno bem semelhante ao do 2008.

      • Thiago

        As medidas do cactus são quase iguais ao 2008, a diferença é só o formato adotado na identidade da marca. O 2008 não tem muita altura de teto, mas no total são 1.58m, igual o hrv. E vao livre do solo são 200mm, mais alto do solo que o Honda. Acima disso acho que só o captur, duster, eco e renegade 4×4… o flex é igual. O carro só tem o formato mais para os crossovers antigos, o rav4 tb tem formato similar, só que maior, tb não é robusto e quadrado tipo o Creta… é alongado estilo o 2008. O que falta ao 2008 seria a reestilizacao para ficar com a frente mais agressiva. Não é grande e espaçoso, mas hj existem poucas famílias enormes, para 4 adultos dá perfeitamente. Deveria trazer o câmbio 1.2 turbo at na reestilizacao e abrir mais concessionárias (o problema da PSA ao meu ver, poucas lojas)

        • O visual mais “parrudo” realmente é necessário para que se torne mais atrativo ao grande público.

          • Thiago

            Concordo amigo. O visual mais robusto chama atenção de quem procura a categoria sim. Acho que o novo 2008 que virá no Salão de Paris, mais estilo o 3008, vá agradar bem mais que o atual.

            • Vi umas projeções bacanas que levam o 2008 para os padrões estilísticos do 3008. Espero que se confirmem.

    • catucadão

      não achei grande mais tbm não achei pequeno

    • th!nk.t4nk

      Esse C4 Cactus é um mini-carro. Tem porte de um hatch compacto (chega a ser menor que um Corsa em algumas dimensoes!). Aqui na Europa é o carrinho mais apagado no trânsito, super sem graça.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Pena o 2008 não ter o Thomas AT6. Mas acho que com o facelift podera vir, ai prefiro ele ao Cactus

    • cepereira2006

      Parece que agora tem.

      • Edu

        No configurador não aparece.

      • Tem não. Só colocaram o câmbio automático de 6 marchas nas versões aspiradas. O turbinado continua disponibilizando apenas os câmbio manual de 6 marchas.

    • TijucaBH

      2008 THP é um carro bacana, mas pra mim ele briga em um segmento abaixo, pois o tamanho dele é bem inferior quando comparado ao HRV, Creta, Captur, etc. Ele parece mais um 208 SW (nada contra) e juntamente com o Ecosport, considero-os como um segmento abaixo (nao necessariamente inferior). É como comprar um Virtus com um Prisma ou Hb20 Sedan. Digo isso nao em relação à equipamentos, mas em relação ao porte do carro.

      • É… o 2008 não serve para carro familiar. O espaço em seu banco traseiro é bem acanhado, meio que no patamar do Ecosport, mesmo.
        Acaba que o Aircross tem mais espaço interno e porta-malas que o 2008, podendo assumir a tarefa de primeiro carro de uma família, coisa para a qual o 2008 não tem vocação.

  • Estevão Gonçalves

    Não vai decolar….
    Ao menos poderiam estrear o 1.2 turbo pra incentivar a justificativa da compra visto esse motor ser premiado.

    • TijucaBH

      Concordo. É aquela historia do cara feio que vai sair com uma gatinha e leva pra ela uma caixa de Bis, enquanto o outro leva chocolate suisso e flores. Qual apostou mais no encontro, qual deles vai se sair melhor? Já que a PSA está em uma fase difícil no Brasil, deveria criar um grande diferencial pro carro, de um jeito que só nao compra quem tem total rejeição à marca. Coloca o carro bem equipado desde as versões de entrada e entope na topo!

      • Estevão Gonçalves

        Exatamente.
        Poderia inovar com esse motor.

    • catucadão

      “não vai decolar” logico não é avião… mais com 1.2 vai kkkkkkkk só no noticias automotivas mesmo

  • Alex

    pelo menos o motor thp é o melhor de todos os suvs compctos

  • Marcio Klitzke

    Deveriam ter chamado ele de novo Aircross… Na verdade, não cola como SUV…

  • Iran Borges

    Parece um mini cooper. É bem bonito, mas será que vai emplacar no meio dos suvs/crossovers?

    • th!nk.t4nk

      É na mesma linha, um carrinho meio exótico. Só vale a pena se pagar muito barato. Vai depender de como a Citroen precificar.

  • Louis

    Bonito, gostei.

  • Quero vê-lo ao vivo: se tiver o design tendendo mais para o estilo “SUV”, beleza. Se tiver uma cara mais de perua, o mercado não aceita, mesmo com motor THP e outras inovações.
    Pelas fotos, até que ele passa um ar mais de SUV, diferente do que se vê no 2008, que é muito “perua do 208”.

    • Leonardo

      Ao vivo, o design dele é mais de hatch mesmo.

      • O quão hatch ele é? H-RV e Kicks também têm um ar meio de hatch/coupê, mas isso não os atrapalha…

        • Leonardo

          Olha, viajo muito à Europa, e é possível ver alguns Cactus lá, apesar de não ser tão famoso (acho que vende pouco), já há um bom tempo. Antes de saber que ele era considerado um SUV, através da mídia especializada, sempre achei que era um hatch mesmo, de tão pequeno e baixo que é o carro. Apesar do Kicks e do H-RV não terem muito cara de SUV, acho que perto desse Cactus ficam quase estradeiros hehe.
          Sei que aqui para o Brasil levantaram a suspensão, mas acho que cai na mesma do Kwid por exemplo, de tão pequeno, não importa quanto você suba a suspensão, ainda terá cara de hatch compacto.

          • O verdadeiro “resumo da ópera” é que o tal do SUV compacto é um hacth compacto um pouco alargado e elevado. Uns mais, outros menos, mas na prática mesmo não era para ser outra categoria, e sim uma “evolução” dos compactos.
            Mas o mercado enxerga como outra categoria, paga mais por ela… paciência. É o que vamos ver nas ruas por um bom tempo.

            • Leonardo

              Exato. Mas a ressalva para o Cactus é que entre todos os fake SUVs, ele é o que menos parece SUV. Eu realmente nunca imaginei que ele era considerado assim até ver na imprensa.

        • th!nk.t4nk

          Ele é minúsculo e bem baixinho. Nao tem nada de SUV, nada. No máximo uma versao “cross” de um compacto, nos moldes do antigo CrossPolo.

          • A única vantagem que vejo para o marketing da Citroen com esse produto é ele não ser derivado de nenhum modelo já em produção, o que vai tirar o parâmetro de comparação com outro carro, eliminando o que ocorreu com o 2008, que acabou sendo reconhecido com um “208 Escapade”, e não como um SUV compacto.

            • Ernesto

              Não vão associa-lo ao C3?

              • Ao atual, impossível. São carros muito distintos em termos de design, tanto interna quanto externamente. Associado ao C3 está o Aircross, que mesmo com sua carroceria bem diferenciada do irmão menor, guarda fortes semelhanças nos visores do painel e outras partes do interior. O Cactus vai fincar bandeira como produto independente na linha, mesmo que utilizando a plataforma alongada do C3.
                Já nos irmãos 208/2008 não há como. Ambos possuem semelhanças muito grandes no exterior e são praticamente iguais no ambiente interno, até mesmo nas dimensões.

  • Supercalotas???? Putzzzzz

    • Alvaro

      Hahahahahha é verdade, em acabamento grafite ainda! Em breve será um opcional de luxo supercalotas diamantadas

  • Filipo

    Com 4,15m de comprimento, ele é exatamente do tamanho do Yaris hatch. Jajá a Toyota faz a versão Cross do Yaris…
    Esse Cactus tem uma traseira de “tristonho”! hehe…

    • Alvaro

      Pois é, a Toyota tomou gosto em vender “produtos regionais” em prol dos globais, ao invés do C-HR, deve ser mesmo um Yaris Crossfit.

      • Filipo

        Com certeza vão fazer um Yaris cross! E a receita nós já sabemos: aumenta a altura da suspensão (ainda mais, pois no caso do Yaris, já é alta), põe aquelas barras no teto e enche de plástico pela carroceria, mudando talvez faróis e o parachoques. E vende por R$ 10.000,00 a mais que o topo de linha XLS! hehe..

    • Kaian Reis

      Achei que fosse o único que pensava isso sobre a traseira dele kkkk

    • Djalma

      O T-Cross vai ter 4,10 na Europa, coM entre eixos de 2,56, ou seja, menor do que ele ainda.

      • Filipo

        Mas no Brasil, o T-Cross terá 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos.

  • rodrigosr

    o Cactus tem potencial para ser o Hatch médio mais vendido.
    Já que de crossover/SUV não tem nada

    • Iran Borges

      Boa observação. Como suv/crossover não cola, mas como hatch médio aí sim (pelo menos por fotos).

      • Fanjos

        Hatch medio que é feito na plataforma do C3? /thinking face

        • Vitor C

          Plataforma não define categoria, e sim porte. Polo e golf dividem plataforma mas são de categorias diferentes, golf e passat também…

          • th!nk.t4nk

            Mas ele nao tem porte. O C4 Cactus é minúsculo. Vejo sempre esse carro aqui na Europa e é basicamente algo do tamanho de um Corsa, Fiesta, Clio, etc. As fotos estao enganando aí no Brasil, ele é bem menor do que estao imaginando.

            • Vitor C

              Mas eu não falei que o cactus é médio kkkkkkk, apenas me referi ao que foi dito sobre a plataforma definir categoria.
              Sei que ele é pequeno, já vi o modelo antes da reestilização.

        • Marcelo A.

          Lembrando que Kicks é SUV e compartilha a plataforma com March. Plataforma não define assim a categoria.

        • Iran Borges

          Bem… Cara e tamanho de compacto como o c3 ele não parece ter… Mas ao mesmo tempo está longe de ser um suv. Digo isso pelas fotos.

      • O vão livre do solo de 21 cm convence como “SUV”… fica meio alto pra hatch médio.

        • Iran Borges

          21? Bah, só vendo ao vivo mesmo…

    • Leonardo

      Hatch compacto*

  • Edu

    Tá de bom tamanho, aguardar os preços prá ver se vão ser menores que o Creta.

  • Dod

    Se a PSA acha que esse é o carro que vai tirar ela do buraco no Brasil eu acho que ela está muito enganada. Acho que um carro mais adequado ao gosto do brasileiro seria o novo C3 Aircross europeu, que tem o mesmo tamanho do C4 mas é mais assemelhado a um SUV compacto.
    O C4 Cactus é só um hatch maiorzinho que os compactos tradicionais (um “quase médio” com plataforma de compacto?) com roupagem aventureira, tal qual JAC T40, Chery Tiggo2 e um hipotético Yaris Cross.

  • FFSB

    Este desenho da traseira deixa o carro “triste”. Já na estética lateral e frontal, me parece muito agradável. Resta saber como será o interior, equipamentos, segurança e conjunto mecânico. E, finalmente, se terá preço, atendimento e recompra competitivos. O mercado oferece opções muito interessantes, e a Citroën terá de apresentar diferenciais de peso para convencer clientes-alvo a fazer um sacrifício financeiro por este novo veículo, face a tantas opções com sucesso reconhecido. Particularmente, não me atrai, e esperaria pelo T-Cross com motor 1.0 Turbo.

    * Edit: a altura em relação ao solo parece pequena, e a altura geral do veículo não contribui para ser considerado como um “SUV”. Está mais para hatch pseudoaventureiro mesmo.

    • Vitor

      “Este desenho da traseira deixa o carro “triste”. Concordo!!

  • vitinho’

    Ue, a GLA também fica pequena do lado do Compass e ninguém fala nada né bicho! Já ganharam agora vão dominar o segmento.

    • Rafael Lima

      Mas Mercedes tá num nível tecnológico, de prestígio e de qualidade construtiva muito maior que a Jeep

      • th!nk.t4nk

        Exato, o GLA não tenta concorrer com SUVs como Compass. A Mercedes o vende como um crossover compacto, nada além disso. É um segmento importante aqui na Europa, onde no inverno faz toda a diferença ter um veículo com suspensão elevada.

    • Antonio Carneiro

      Demensionalmente falando, verdade. Tive a mesma perspectiva do GLA. Um hatch médio com apelo aventureiro.

    • Dod

      Eu falo, o GLA não tem NADA de SUV, é só um Classe A bombado.

      • Wilson Junior

        Tem muito carro no mercado que deveria ser Perua ou Hatch.
        Mas como a moda agora é SUV, é só dizer que é SUV que o consumidor faz fila e aplaude.

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Sim, lado a lada com o Creta se nota que não é alto mas, em compensação, mostra como é muito mais bonito e moderno…

    • Dod

      Só de ser feito sobre a plataforma moderna de um sedã médio e ter barras de proteção lateral o Creta já bota esse provável anão fracassado da Citroën no chinelo em modernidade com sucesso.

      • Iran Borges

        Quem é feito sobre a plataforma de sedã médio?

        • Fanjos

          Creta é feito sobre a plataforma do P.ilantra….quer dizer Elantra

          • Iran Borges

            Eu pensava q o ix35 que era feito na plataforma do elantra. O creta eu não fazia ideia de qual plataforma era utilizada.

        • Dod

          Muita gente acha que ele é o suv do HB20 por ser construído na mesma fábrica mas o Creta brasileiro é feito sobre a plataforma do Elantra, i30 e outros médios da Hyundai-Kia.

          • Iran Borges

            Do elantra? Mas o creta é tão pequeno…

            • Ernesto

              Sim, é verdade. O Creta é feito sobre a plataforma do Elantra. É só dar uma pesquisada no google que você acha essa informação.

            • Dod

              Sim, do Elantra, encurtada na parte traseira após o eixo, na região do porta malas. Dos suvs compactos o Creta é um dos maiores (4,27m) e mais espaçosos.
              Ser feito sobre a plataforma de um médio nao significa necessariamente que o carro precisa ser um médio, vide a plataforma MQB da VW que é usada
              atualmente do Novo Polo até o Passat e Tiguan Allspace. A base é a mesma mas pode ser ajustada conforme o tamanho do carro a qual vai ser destinada e nisso mantém-se grande parte do comportamento dinâmico, segurança, etc.

      • Jorge Osório Cortese Magalhães

        Me referi ao design. Quanto ao resto, ‘não sou capaz de opinar’ rsrsrs

        • Dod

          Bom, design é subjetivo, cada um acha uma coisa.

  • Leandro

    Vi esse carro na Europa e ele é pequeno, porte próximo ao 2008.

    • th!nk.t4nk

      É concorrente direto. Um hatch um pouco mais comprido. Mas o C4 Cactus é mais baixo ainda.

  • IPZ.4

    Que traseira horrorosa. Pra completar, só falta o “bom gosto” da Citroen em colocar o câmbio no painel, centro do volante fixo e o rodar de uma banheira mórbida.

    • Rafael Lima

      Alavanca de câmbio na coluna de direção existe nos EUA há muitos anos, até hj o Cadillac Escalade usa, serve pra maximizar espaço, o volante de centro fixo ajuda na ergonomia, você sempre sabe onde está o comando mesmo com o volante em outra posição, se você andou em um C6 ou C5 equipados com o sistema hydractiv e achou ruim, você só deve gostar de esportivos

      • Cmenusi

        Eu ia falar isso: tive um C4 hatch e umas das coisas mais legais era o volante de centro fixo: vc sempre sabia onde estavam os comandos, não precisava sair “caçando” os botões, mas cada um com seu gosto …

    • daneloi

      Câmbio no painel é muito bom

  • T1000

    brasileiro se acha esperto, compra carro por m² kkkkkkkkkkk

    • Leonardo

      Cada um tem seus critérios de preferência. Nos EUA e na China os dois maiores mercados consumidores do mundo, as pessoas também compram por m2, qual o problema nisso? Uns valorizam mais conforto do que uma suspensão dura mas que fornece a tal “dirigibilidade”.

  • Rafael Lima

    Se a Citroen quiser cobrar muito acima dos 80 mil nesse carro mesmo com 1.6 THP vai micar

    • Wilson Junior

      E tem algum carro da Citroen que não micou?

      • Caulazaro

        Pode ser que na sua região, Citroen seja mico. Mas aqui em Brasília eles vendem muito.

        • Ernesto

          Então deve vender tudo por aí ou o mercado de Brasília é irrisório, já que os números totais de vendas da Citroen são patéticos.

  • Thales Henrique Milanez Jerony

    Vi uma unidade do C4 Cactus aqui em Americana (infelizmente com um pano cobrindo o painel), mas em porte não achei tão pequeno quanto estão alarmando em todas as notícias, achei um design bem interessante e com boas proporções.

    • th!nk.t4nk

      Só nao é pequeno se for comparar com Uno, Ka, Mobi. Com qualquer outro o C4 Cactus é minúsculo, um compacto. Nao é médio nem aqui, nem na China.

      • Thales Henrique Milanez Jerony

        Tal como EcoSport, Kicks, Tracker, HR-V… todos baseados em compactos também. Até aí nenhuma novidade. Por que pelo meu entendimento, SUV médio é Compass, 3008, Equinox, Tucson…

  • Fanjos

    É um Hatch que passou tempo demais comendo na doceria Carlo’s Bakery

    • Cassiano Mafra

      Ouvi dizer que essa doceria faz Golf vender 6 mil unidades por mês e concorrer com Série 1.

      • Fanjos

        Essa doceria só faz engordar o caboclo!

  • Júnior Nascimento

    O que vai dizer se esse carro será sucesso ou não será o preço. É bonito, mas é pequeno e a marca não tem lá essa confiança toda do mercado.

  • Kaian Reis

    Flagrei um aqui ontem onde eu moro em Paraty, passei bem devagar por ele e achei ele muito baixo, pena que não consegui tirar fotos dele.

  • Gustavo

    Meu deus como é feio!

  • Bruno Silva

    Não é só questão de ser pequeno, o que mata é a altura, ele é muito baixo, na Europa é mais baixo que um Ford Ka. No Brasil devem levantar um pouco a suspensão pra melhorar isso, mas impressão é de um carro meio achatado. O anterior achei muito feio quando vi na europa, esse parecer que melhorou bastante. Vamos ver qual posicionamento de preços a Citroen vai adotar.

  • Marcelo Amorim

    O Creta pareceu uma Veracruz de tao pequeno que esse Cactus é.

    • cepereira2006

      Deve ser levado em conta que o Creta estava mais perto da lente da câmera. Isso faz parecer que é muito maior do que realmente é. Se você quer que um objeto pareça maior do que realmente é, aproxime-o da lente da câmera. É claro que ele é maior, a plataforma é de médio, mas não tanto como parece na foto.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Antigamente brasileiro comprava carro por tamanho. Agora também compra por altura. Aguardemos para conferir o aproveitamento do espaço interno.

    • Jefferson Ferreira

      Altura é até justificável com o asfalto lunar daqui!

  • DGA

    Para mim tá ótimo, pois prefiro crossovers menores e mais assentados ao chão, e melhor ainda se tiverem powertrains refinados.

  • Fabio

    Lanterna traseira tinha que ser mais alta… Na linha de cintura do carro. Essa traseira tá com cara de cachorro quando leva bronca por ter aprontado alguma coisa…

  • ocampi

    Pelo que eu vi existe ma coisa chamada ilusão de ótica. O Creta está em primeiro plano em relação ao Cactus, mas parece que este site quer fazer polêmica…e conseguiu.

    • delvane sousa

      Percebi a mesma coisa de cara. O povo nem sabe olhar uma foto. Tá na cara que os mesmos não estão lado a lado. O Creta esta bem atrás, mais perto da câmera, dando uma ilusão que é maior.

      • Ernesto

        Mas pelos relatos de quem conhece o carro ou viram pessoalmente, o C4 Cactus é menor sim que o Creta. Não é ilusão!

    • zekinha71

      Todo mundo que já viu esse carro ao vivo, falou que é pequeno, só nas fotos que parece ser grande.

      • ocampi

        Eu além de ver já dirigi na Europa. O europeu é igual em tamanho, muda só detalhes.

    • cepereira2006

      Acabei de escrever acima, sem ver o seu comentário. Esse efeito de ótica tem que ser considerado.

      • Ernesto

        E para quem já viu pessoalmente e achou pequeno, também deve ser considerado, não?

  • Mr Tony

    Citroen deve ter complexo de inferioridade… Não é possivel.

  • _SomeSay_

    Que carro fei da peste… Deram um cha de shopping ching ling no C4 hatch

    • Adriano

      Ao menos se fosse mesmo um C4 hatch… É um C3 que tomou whey protein, já que ambos compartilham a mesma plataforma.

  • Não é feio, mas essa traseira está meio tristonha.

    • th!nk.t4nk

      Ah cara, eu vejo esse carro diariamente aqui na Europa. É bem feinho sim. Super acanhado e minúsculo.

  • Gran RS 78

    Muito bonito esse novo C4 cactus, só resta saber o quanto a Citroen irá cobrar pela novidade. Esse modelo está mais para um Gla em termos de altura e largura, que eu particularmente gosto mais, pois se assemelha ao um hatch mas ao mesmo tempo tem um toque de agressividade.

  • Felipe Faria

    Essas lanternas deixaram a traseira do Cactus com sono!

  • Anderson Trajano

    O problema desse carro é o gosto dos Brasileiros. Eu particularmente prefiro carros menores e mais baixos, porém, entendo que brasileiro compra carro por m2 e por altura. Até entendo que algumas famílias precisam de espaço, mas o que vejo de mulher sozinha dirigindo Creta e HRV aqui em SP não está escrito.

    Ele deve ficar no mesmo patamar dos menores, como Kicks, Tracker, 2008 e Ecosport, que não possuem muito espaço e também não são tão altos, mas dificilmente terá força para brigar com Creta, HRV e Renegade. Esses sim passam uma sensação maior de SUV.

    Certeza que a PSA terá que conquistar os possíveis interessados com um preço bem competitivo, conforto e muita coisa de série. Entendo que pelo fato de chegar por último, eles devam ter feito a lição de casa. Se vier mais do mesmo vai encalhar, vide a Renault com o Captur.

    • Vitor C

      Mas kicks e tracker tem praticamente as mesmas médias de hrv e Creta. Sendo que a tracker e o renegade só são ineficientes em arranjo de cabine mesmo, porque ambas tem porte.

    • Ernesto

      O pessoal compra porque normalmente não usa o carro somente para ir de ponto x para y. O pessoal usa também para viajar, por exemplo, fazer compras, levar filhos para escola, etc. Eu mesmo tenho um sedã médio pois tenho filho pequeno e preciso levar carrinho de bebê. Não é sempre, mas quando preciso, não terei problemas.
      Em relação ao tamanho, pelo que tenho lido dos leitores que conhecem o carro pois moram ou visitaram a Europa, ou mesmo que viram pessoalmente aqui no Brasil, ele é bem pequeno.
      E sinceramente não sei se eles virão com preço tão competitivo assim. Hoje um Aircross top custa 77K, e sem THP.

  • Caulazaro

    Eu gostei.

  • Vitor C

    O carro é bom, mas acho que a Citröen errou na escolha para o nosso mercado, acho o novo C3 aircross mais acertado que o cactus para o Brasil, uma vez que o c4 é um hatch mais aventureiro mesmo, e não um suv/crossover.

  • Razzo

    Será que o C4 Cactus (com plataforma do C3) também receberá barras de proteção lateral e freios à disco nas 4 rodas como na Europa ?

    O trambulador de 5 marchas manual da PSA é um horror, espero que pelo menos que seja lançado o câmbio de 6 marchas com trambulador mais preciso.

  • Miguel

    Essa bundinha triste não combina com a frente tão exótica (no bom sentido).

    • Esquilo Tranquilo

      Parece que o carro ta na brisa…

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    GLA da Citroen.

    • th!nk.t4nk

      Nah, o GLA é maior e infinitamente mais elegante que esse bichinho feio aí. Esse C4 Cactus tá mais pra um CrossPolo antigo, em termos de porte e proposta. É bem “carrinho” mesmo.

  • RyanSX

    Creio que ele seja algo pra substituir um Hatch medio que nao existe mais desde o C4 hatch. Como a categoria esta agonizando aqui no brasil e melhor apostar em um SUV compacto pra brigar com Duster, Ecosport, 2008, Jac t40 etc.

  • Zé Mundico

    Mais uma vez fica conprovada a maldição: brasileiro não gosta de carro bom, gosta é de carro grande.

    • th!nk.t4nk

      Mas nem bom é. É um semi-popular, um C3 esticadinho e mais baixo. Em termos tecnológicos o C4 Cactus é super pobre.

    • Ernesto

      Qual a sua experiência com o C4 Cactus nacional para saber que esse carro é bom?

      • Zé Mundico

        Então deve ser mesmo péssimo….rsrsrs

  • Amanda Mathey

    Muito bonito..visual melhor que Creta

  • Mesquita13

    C3 e Aircross não somaram 1000 unidades vendidas juntas em junho. Com esse porte o C4 vai canibalizar as vendas dos irmãos e não vai fazer a participação de mercado da Citroen crescer. Eles precisam matar o Aircross de cara e no prazo de 1 ano lançar uma versão pé de boi com motor 1.2 para matar o C3. A PSA parece me parece meio perdida!

  • Racer

    Traseira caída….não ficou legal.

  • Thiago

    Mas segundo a citroen europeia disse em uma outra reportagem, o caminho é o Cactus ser um novo estilo de hatch e não suv. Acho que essa posição de suv compacto na psa virá na reestilizacao do 2008 no fim do ano, no salão de Paris, onde apresentarão um 2008 em nova plataforma estilo o 3008. Já tem dois anos a reestilizacao relativização do 2008 la, em 2019.2 já deve vender o totalmente novo e mais robusto, que deve vir para cá la lá pra 2021.2, com câmbio 1.2 turbo ao invés do 1.6thp manual. Suponho! Apesar da Peugeot já estar trabalhando na atualização mais potente e econômica do 1.6 thp (prince), que pode vir na nova geração do 2008.

  • Natán Barreto

    Péssimo. O Creta já é quase um hatch altinho. Esse aí vai bater o fundo em qualquer quebra molas

    • Mario Souza

      Igual ao HRV?

      • Natán Barreto

        Iguaizinhos. Mas a diferença é que cliente deles compra até Chery QQ se tiver logo da Honda né? Já a Citröen pena pra vender carro no Brasil, atualmente

    • Thiago

      Não fale bobagem. O Creta usa plataforma do elantra.

  • Hodney Fortuna

    Essa traseira é “iningolível”! De resto o carro é bonito!

  • Rubem

    bati um pega com esse carro na linha vermelha domingo…kkkk que coincidência!!!! mas acho que não era THP não. deixei ele p trás com uma certa facilidade ( idea Sporting 1.8), mesmo ele correndo atrás de mim acompanhando meu traçado . Aproveitando ao NA, tenho ele gravado na minha câmera on board quando ele me passou no engarrafamento, se desejar, posso disponibilizar.

  • Paulino Lino

    876x mais bonito e racional do que o “Riundai CREDO”

    • Ernesto

      Bonito pode até ser pois isso é algo subjetivo, mas por que mais racional?

      • Paulino Lino

        Mais racional porque é algo “subjetivo” também!

  • Alexandre

    Quem toma as decisões da PSA no Brasil? Só dá bola fora!! Esse é um carro de nicho, nunca vai vender bem. Investem tanto pra nada… Deveriam produzir aqui o Peugeot 3008 e vendê-lo a partir de 100 mil. E reestilizar o 2008 como na Europa, colocando rodas maiores e câmbio automático. Fica a dica!

  • Diego HONORATO

    Esses pseudo SUV modinha são umas piadas mesmo…o C3 la na frente tem maior altura do solo que esse Cactus

  • Romulo’

    Apesar de menor a foto causa uma distorção maior que o real.
    O Creta está mais próximo da câmera em distância e ângulo.

  • Pedro Cunha

    Não vai cair no gosto “médio” justamente por não parecer trambolhento feito creta, duster, ix, tucson, compass e cia.
    “SUV” ou “pseudo-SUV”(que é o caso dessa geração pequena que temos hoje) só faz sucesso se tiver aparência de trambolho, pois as pessoas que compram esse tipo de coisa gostam de sentar “no alto” e pensarem que estão num tanque panzer.

  • Marcelo Cordeiro

    Achei o tamanho bacana. Nem todo mundo precisa sair por aí rodando com um caminhão. Acho que o Cactus atenderá parcela dos consumidores que curtem carros mais compactos. Podem falar muita coisa, mas não falta personalidade ao modelo da Citroen. Já o Hyundai…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email