Crossovers Híbridos Segredos-Flagras Toyota

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil

O Toyota C-HR não está mais nos planos da marca japonesa por aqui. Bom, pelo menos é isso que a montadora coloca oficialmente. Porém, o crossover estiloso continua rodando por aí, ainda sob camuflagem. Durante o test drive do Lifan X80, flagramos uma unidade do modelo na região de Taubaté, Vale do Paraíba, em São Paulo.


Para um carro que aparentemente não será mais lançado no mercado brasileiro, o Toyota C-HR bem que continua sua avaliação em terras nacionais, mas por que? Como se sabe, a intenção inicial era trazer o crossover como uma alternativa ao Prius, sendo uma proposta tentadora em termos de utilitário esportivo híbrido, que assim poderia custar menos que muitos concorrentes.

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil

O Toyota C-HR chegou a ser visto em diversos lugares e os rumores de que não demoraria, espalharam-se. Mas, a marca japonesa oficialmente disse que ele estava fora dos planos nacionais, apostando mais numa redução de preço do RAV4, tradicional SUV médio do fabricante nipônico. Com isso, a presença do crossover híbrido ficou sem sentido, mas uma mudança na estratégia da Toyota pode dar uma função para a frota de teste, pelo menos.


Essa seria a de testar a tecnologia flex no motor 1.8 Dual VVT-i de 99 cavalos, que é usado tanto pelo Prius quanto pelo C-HR, este último apenas na versão híbrida. A empresa provavelmente já modificou vários carros para teste com o etanol e pode ser que o crossover também tenha se juntado ao grupo. O objetivo da Toyota é afinar a tecnologia para que possa ser usada em outro carro, que no caso será o Corolla.

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil

A próxima geração do Toyota Corolla contemplará uma versão híbrida ou será inteiramente movido por gasolina, etanol e eletricidade. Na Europa, o novo Auris estreou também essa opção, mas aqui o impacto seria bem maior, pois mudaria completamente a proposta do produto, bem tradicional e conservador. Recentemente, a marca lançou uma nova gama de motores, incluindo um necessário motor 2.0 chamado Dynamic Force, que permitirá ao sedã ter um desempenho superior ao do Prius.

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil

Numa eventual situação, o Novo Corolla poderia contar tanto com o 1.8 do C-HR/Prius quanto com o novo motor 2.0 nas versões mais caras. E estes dois? O Toyota Prius continua com um bom ritmo de vendas, com emplacamentos anuais em torno de 3.000 carros por aqui. Já o C-HR, se tivesse chegado com preços acima do liftback, poderia estar emplacando bem mais, pois seria um produto diferenciado, um utilitário esportivo híbrido bem mais acessível que os de alta performance, que custam centenas de milhares de reais.

Agradecimentos aos colegas Igor Cézar e Wagner Gonzalez pelo apoio.

Flagra: mesmo cancelado, Toyota C-HR continua seus testes no Brasil
Nota média 4.5 de 13 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • SamuraiBlue

    combustivel esta caro

    • leandro

      Não tem problema, Toyota é indestrutível

      • Ernesto

        ???

  • Marcelo Cordeiro

    Este carro da Toyota é lindo. Uma pena essa novela quanto ao lançamento do modelo no país.

    • Eduardo T. Küll

      Concordo.

    • Diego G. de Lima

      Tão se fazendo de difícil, mas acho que vem.

      • Ricardo Blume

        A expectativa atiça os sentidos e os desejos.

    • 82_BD

      E eu quando vi pessoalmente achei feio demais. Muito futurista.

    • Mario Souza

      carro do jaspion ou ultraman

  • vicegag

    Eu li “redução de preços “, e Toyota Brasil no mesmo texto?!?

  • Samuelson

    “Mas, a marca japonesa oficialmente disse que ele estava fora dos planos nacionais, apostando mais numa redução de preço do RAV4, tradicional SUV médio do fabricante nipônico.”

    A Toyota reduzir o preço do Rav4? Sério isso dai? A Toyota do Brasil? Rezudir o preço?
    NA acho que foi erro de digitação essa parte. kkkkkkkkkk

    • Dick Buck

      Eu ri demais kkkkkkkk

    • Fernando

      faz tempo. na verdade não é exatamente uma simples redução. eles lançaram um versão mais capada do rav4, ai sim por um preço um pouco a baixo. mas não há redução de preços, se pensar nas versões que ja existiam.

    • Rafael Lima

      sim mas é mais pelado que passista de escola de samba

    • Hendel Marques

      Exatamente! Ela não reduz preço. Ela capa o carro todo e lança numa versão com um custo beneficio bem pior (Tira 15 mil em equipamentos e abaixa 10 mil no preço final).

  • Tommy

    Poderia custar a mesma coisa que o RAV4 que teria o dobro de vendas, ainda mais sendo híbrido, o próprio Prius só não vende mais pelo design “diferentão” demais

  • Eduardo T. Küll

    Não vejo absolutamente nada que diferencie tanto assim o C-HR de um futuro Corolla sedan, sendo inclusive fato conhecido pela imprensa especializada fora do Brasil que o interior do crossover usa plástico duro em seu interior, o que, em tese, barateia o custo do modelo, então, esta conversa de “caro demais para o Brasl”, não faz o menor sentido, pensando em tudo o que devem compartilhar, de cara, pensando na plataforma.

  • Natán Barreto

    Não sabia que Prius vende isso por ano. É um bom número pra um nicho tão específico.

    • Maycon Farias

      Vende bem mesmo, são quase 300 todo mês. Aqui em Vitória existem dezenas e dezenas deles.

      • Natán Barreto

        Aqui no Rio tem bastante também. Inclusive sempre tem ação com ele.
        A Polícia Militar tem Prius na frota e tem táxi também. O shopping Rio Sul sorteia ele também nas épocas comemorativas.

      • dallebu

        Aqui em Cachoeiro de Itapemirim, que é uma cidade relativamente pequena, tem uns 6~7.

      • ESouza

        Teve mês que superou as vendas do Golf inclusive

  • Maycon Farias

    Acho esse carro muito bonito, porém eu torço o nariz para essa janela minuscula traseira. Alguém daqui já andou em um desse lá fora? a janela realmente é fora do comum ao vivo?

    • Rodrigo

      Não andei mas já vi pessoalmente. O carro é bem estranho, principalmente visto por trás. Acho o HR-V melhor resolvido.
      Assiste a avaliação do site britânico Carwow no YouTube. O cara critica bastante a parte traseira do carro e a solução da maçaneta traseira.

  • Rafael Lima

    Eu acho que só estão usando as unidades que vieram pra testar a vinda do modelo pra testar a motorização nova pro Corolla, esse CH-R só vai dar as caras aqui no facelift quando o novo Corolla ja estiver por aqui e a TNGA já estiver sendo produzida aqui

  • Danillo Barros

    estão estudando pra fazer um carro de 3º mundo com mecânica de Etios e preço de Prius… vai vendo…

    • invalid_pilot

      Capaz de fazerem a casca desse SUV com motor do Etios 1,5 cobrando 100 k

      Se a Nissan faz isso com o Kicks e vende bem, a Toyota ta dormindo no ponto .

      • Danillo Barros

        Exatamente meu amigo…

      • Cesar

        Todas fazem isto.

  • Mayck Colares

    Vi nos eua algumas unidades e é muito baixo. Não sei se faria sucesso por aqui.

  • matheus

    Se esse carro fosse lançado aqui as vendas da Toyota iam triplicar. Mas é foda, acho que o carro é muito premium para os padrões da Toyota aqui no Brasil.

  • sigma7777777

    Será que a Toyota trará o novo motor 2.0? Eu duvido, mas nem rolam notícias sobre torná-lo flex. Aposto na continuidade dos atuais 1.8 e 2.0 com alguém atualização de componentes internos.

  • yurieu

    Só mais um carro que foi lançado nos 4 cantos do mundo, no Brasil tem que se tornar uma novela só por ser uma novidade. Temos que nos contentar com o “maior lançamento dos últimos anos” yaris….

  • Razzo

    A Toyota não é tola…

  • Faheina

    ergonomia passou longe dessa maçaneta da porta traseira…
    um carro com essa altura e a maçaneta quase no teto e ainda abrindo movimentando pra cima….pra uma criança/adolescente será uma aventura

  • REDDINGTON

    Sendo Toyota viria caro mesmo.

  • Seu por 130.000

  • Adriano Lius II

    uai… quer pais mais esburacado, com a pior gasolina? Aqui é um excelente campo de teste, se aguentar no Brasil, aguenta no resto do mundo.

  • Thomás Vasconcelos

    Se a Toyota conseguisse construir este carro com a plataforma do YARIS, associada ao motor 1.8 e cambio CVT, seria o concorrente perfeito para o HR-V da Honda. O HR-V usa plafatorma do FIT (mais barata) e motor 1.8. Para mim, o melhor carro do segmento de mini-SUVs, comparado a Kicks, Ecosport, Creta e Renegade.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email