Ford Sedãs

Focus atual vs Focus novo: um relato de quem dirigiu os dois

ford-focus-sedan-comparacao-usa-1-620x465 Focus atual vs Focus novo: um relato de quem dirigiu os dois

Faz tempo que eu não ouço tanto burburinho em torno de um lançamento automobilístico. Em qualquer fórum de discussão internet afora, o consenso parece ser o seguinte: O novo Focus vem para liderar o segmento. Será A referência dos hatches médios. Afinal, se o novo, apesar de alguns problemas crônicos, é o que é, quem dirá o próximo? Bem, após ter dirigido o modelo novo nos EUA, a minha resposta, por enquanto, é: vamos com calma. O carro é muito bom, mas acho que estamos criando uma expectativa um pouco exacerbada.



Após ter passado, nos últimos três anos, por Sentra, Fluence, Cruze e até um Fit 1.5, me rendi aos apelos do carro da Ford, mesmo sabendo que o modelo novo deve chegar em questão de meses. Já possuí dois Focus MK1 e, honestamente, dirigibilidade como aquela só encontrei, parcialmente, no Cruze. Dizem que quem tem Focus fica mal acostumado e tal. Pois é. Aconteceu comigo. E o Focus atual, agora um projeto mais amadurecido e com muitas das falhas iniciais já sanadas, faz, sim, jus à fama. Estou com o carro (Titanium AT) há uma semana – um pouco mais do que fiquei com o modelo novo (SE Sedan AT) nos EUA. Então acredito que as comparações são válidas.

Itens de série e coisas assim, qualquer “googlada” rápida vai mostrar. Então, vou tentar me ater às questões mais subjetivas, que só dá para avaliar tendo dirigido o carro. E como vou narrar impressões, na medida do possível, vou tentar incluir um “disclaimer” em cada parágrafo, para reforçar o tom anedotal, não categórico ou definitivo deste post.

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Direção

Olha, a nova é de uma precisão assustadora. Sério. Qualquer milímetro que você vira já passa para as rodas. Nunca vi algo assim. Faz a do modelo atual parecer pré-histórica. Mas, na estrada, eu achei mole demais. Ás vezes, me sentia um pouco inseguro. Disclaimer: À noite, nevou um pouco e isso pode ter contribuído para essa sensação.

Motor / câmbio

Pelo que li rapidamente no manual, aquele carro não era equipado com o tal do Ecoboost, e, sim, com um 2.0 mais animado do que o nosso atual – o que não é difícil, vamos combinar. O torque do atual em baixas rotações é digno de uma tartaruga em coma e, honestamente, se não existisse o tal do Sprint Booster, acho que não teria comprado o carro. O modelo novo responde rápido e o acelerador parece mais bem calibrado. Até aí, tudo bem. Era de se esperar.

Agora, o tal do Power Shift, que eu queria muito, muito ter adorado, não me encantou. É melhor do que o atual AT 4? Obviamente. Melhor do que o AT 6 do Cruze? Ou mesmo o AT 5 da Honda? Não tenho certeza. Em baixas velocidades, não senti trancos nas mudanças. Se pisasse mais fundo, os soquinhos eram mais perceptíveis. Até aí, tudo bem. O que me surpreendeu foi um delay absurdo em uma determinada faixa de rotação / velocidade – não me pergunte exatamente qual. Então, por exemplo, se eu chegasse a, sei lá, 60 km/h, em terceira, eu ouvia o motor roncar alto por uns 2 segundos antes do carro perceber que precisaria subir uma marcha.

Isso não aconteceu uma ou duas vezes. Foram várias. Disclaimer: Talvez fosse um problema daquela unidade / uma reprogramação ainda não feita ou algo assim. Afinal, o câmbio da Eco tem sido elogiado.

Isolamento acústico

Acho o meu melhor. Aliás, estou estupefato com o isolamento acústico do Titanium. O meu carro consegue isolar motor / asfalto melhor do que o meu finado Fluence. Não sei se a Ford melhorou isso de dois anos para cá ou se o “depenation team” empobrece o isolamento apenas do GL / GLX, como já pude comprovar em uma locação há dois anos. Será que o Titanium deles é melhor nesse sentido também?

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Acabamento e construção

O modelo novo parece empregar materiais melhores, talvez com exceção do painel, que no atual é muito bem feito. Sabe o forro do teto? Pois é. O nosso usa um material pobre, bem vagabundo, que não condiz com o segmento em que o carro diz atuar. O novo já tem aquele semi-tecido, igual ao do Cruze e ao Sentra. O tecido dos bancos é infinitamente melhor do que os atuais GLX e, em geral, todos os encaixes são perfeitos. Não tem comparação. Disclaimer: Quem garante que a versão Argentina será assim também? O depenation team da Ford parece ser dos bons. Quem viver verá.

Posição de dirigir

Detestei. Com 1.85 e 90kg, não me acomodava no carro de jeito nenhum. Sabe aquele pequeno “descanso” da porta esquerda onde, de vez em quando, você pode repousar o braço? No novo, esse “porta-braço” tem, no máximo, uns 6 centímetros de largura. Ou seja, meu braço esquerdo não tinha onde ficar. O direito, por sua vez, não alcançava o apoio central. Péssimo. Ruim a ponto de talvez me fazer riscar o novo Focus da lista de candidatos à vaga da minha garagem daqui a um tempo. Disclaimer: Isso é muito pessoal, eu sei. A pessoa que estava comigo não deu a mínima para nada disso.

Computador de bordo

Eu demorei uns três dias para dominar todas as funções. Disclaimer: Não tentei muito, também. Talvez, com mais empenho, tivesse conseguido. Mas, cá entre nós, isso, em si, é um mau sinal, né – precisar de empenho para dominar um computador de bordo. Faça-me o favor.

Som

Bem alto, mas medíocre. Sabe aquele som em que você tem que reduzir o “bass” em algumas músicas para o falante não reclamar? Pois é. Ruinzinho. Não chega aos pés do atual. Aliás, poucos sons originais nessa faixa de preço chegam aos pés do Visteon do Focus atual, em minha humilde opinião. Tudo bem, o Sony do Titanium novo deve ser bem melhor. Mas, no modelo atual, o som é ótimo desde o GLX. E, para mim, isso importa muito. Acho muito chato ter que ir atrás de módulo, tweeter, kit duas vias, subwoofer e o escambau, além de rezar para não perder a garantia e tal. Aos 30 anos, eu achava tudo isso legal. Aos 40, eu quero é sossego.

Ford My Connection

Nada do que eu narrar aqui poderá mostrar para o leitor o quão complicado, ilógico e irritante o tal do My Connection is. Só usando para ver:
Eu: “Radio” My connection: “Did you say call voice mail?” Era nesse nível. Minhas primeiras tentativas de ouvir música pelo iPod demoraram, em média, de 2 a 3 minutos. E sempre foi no chute, na tentativa e erro. Bem que eu tremi ao ver a palavra Microsoft perto do som do carro.

Suspensão

O carro novo é estável? É, claro que sim. Afinal, a receita é a mesma, com multi-link na traseira, sub-chassi e tal. O carro é macio? Mais ou menos. Em alguns lugares do Brooklyn, onde o asfalto é ruim, deu para sentir bem as imperfeições do terreno. Bem mais do que no modelo atual, que desliza com uma desenvoltura assustadora sobre as crateras lunares das ruas de São Paulo – principalmente desde os modelos 11/12, eu acho, que estão vindo com amortecedores mais macios.

O modelo novo parece copiar mais as imperfeições para dentro do carro, lembrando um pouco o handling do i30 atual, eu achei. Além disso, o carro que eu peguei fazia um “clunk clunk” na suspensão traseira conforme o tipo de terreno, que no segundo dia começou a me deixar maluco. Agora, três disclaimers aqui: Um, talvez os pneus estivessem com muita pressão – não deu para ver. Dois, o clunk clunk pode ter sido um defeito daquela unidade apenas. Três, cada suspensão é mexida conforme o país de destino, acho eu. Ou seja, o nosso Focus novo provavelmente terá um comportamento diferente.

Resumo da ópera: Daqui a uns dois anos, vou pegar o modelo novo? Honestamente, não sei ainda.

Por Luiz Otávio Barros

  • Pedro_Rocha

    A impressão que tive desse relato foi de que nos EUA a Ford depenou o novo Focus igual a Honda fez com o Civic. Será que isso vai funcionar na terra do presidente queniano?

    • Long_life_tobigcars

      Com o queniano de mombasa no poder americano, espere dentro de dois ou três anos os Estados Unidos se transformar em " Brasil-Unidos".

      Fiquei estupefato foi a pesquisa realizado sobre o consumo de drogas nos EUA. 20% da população já é usuária de narcóticos. EUA estão indo para o buraco como uma rã morre aos poucos em uma tigela de água esquentando no fogo.

      Quanto ao Focus, há duas vertentes: ou o carro usado pelo autor quando alugou antes tenha sofrido um acidente ou então havia muita propaganda da Ford a respeito do carro. Mas lembrando que esse Focus da atual geração mundial foi considerado o carro mais vendido do mundo em 2012. Fica difícil questionar a qualidade desse carro como ruim. Mas nem de longe se encontra uma pergunta porque ele não foi igual ao Gol no brasil onde "é o mais vendido desde 1987"?

      • 16vti

        Ser "queniano de Mombasa" (o que ele não é) diria algo sobre a qualidade do governante ou isso é simplesmente puro racismo da sua parte? :)

        • Long_life_tobigcars

          Se ele não for queniano, sou alemão!
          Agora mencionar uma pessoa em ser queniano é ser taxado de racista? Quanta pobreza de contra-argumentos!
          Existem provas de que o tal é nascido no Kenia. Em tempos, as constituições dos países do Ocidente sofre com constantes desobediências então, não é surpresa que os EUA tenha eleito o primeiro estrangeiro e ainda islâmico para a Casa Branca.

          E quanto a qualidade de governo, ao meu ver, até agora tem sido péssimo.

  • KTA

    Nos EUA realmente o Focus não tem o motor Ecoboost, talvez pelo fato de os Sedãs médios lá, serem outros (o sedã médio da Ford nos EUA é o FUSION com seu Ecoboost 2.0). Lá a Escape (que uma SUV baseada no Focus) tem o motor Ecoboost 1.6, e até o Ecoboost 2.0, dependendo da Versão.

    Quanto ao câmbio Powershift, sua vantagem é clara em face dos automáticos convencionais (já li muitas críticas de proprietários de Civic que se queixam da indecisão do seu câmbio automático na estrada em velocidade de 100 km/h – 4ª, 5ª, 4ª, 5ª, 4ª, 5ª, 4ª, 5ª).

    Todas as avaliações que li sobre a Ecosport com câmbio Powershift são muito favoráveis ao conjunto….

    • Daryl

      Quanto ao powershift existem muitos relatos nos EUA detestando esse câmbio. Ao contrário do DSG da VW que vem "banhado" à óleo, esse powershift é a seco. Procura no google em inglês q tem bastante. Se tu ir atrás das matérias pagas estilo Autoesporte da rede globo todos os carros serão um sonho de consumo.

      • YoOdEx

        Pior que 90% das materias de carros nacionais vendidas lá, são materias pagas! No final do programa eles sempre colocam uma nota tipo "Marketing Focus".. Chega a dar vergonha. Hoje assisto o programa (quando estou acordado e atoa) porque realmente gosto de carro. Mas tem que filtrar muito o que se passa por lá. E aquela falação de Mitsubishi Cup? Aquilo é de matar para quem não pratica o rally, como eu, que não tenho dinheiro para esse hobbie.

    • Mr. Potato

      Nos EUA o Powershift tem sido bastante criticado. Poderia ser pelo fato dos americanos estarem muito acostumados aos AT convencionais e estranharem, mas ao mesmo tempo as mesmas publicações elogiaram muito o TCT da Fiat-Chrysler, dizendo ser bem mais suave e esperto (alguns afirma ter gostado dele até mais do que o DSG da VW). Isso no Dodge Dart pelo menos. Quem sabe com o tempo a Ford melhore seu sistema e que isso possa ser feito por uma atualização de software.

    • YoOdEx

      kkkk Essa indecisão do Civic é claraaaa na estrada! Chega a te deixar com trauma de cambio de carro automático.. Você vai subir uma serra (não precisa ser muito ingrime não!), está em quinta marcha.. o carro perde velocidade muito rápido.. você firma um pouco mais o acelerador, o cambio reduz para quarta e embala mais do que deveria, ai você alivia um pouco o acelerador e ele sobe pra quinta… É algo que mata de raiva mesmo! O cambio não entende que você gostaria de segurar a quarta marcha..

      Solução que eu arrumei: vai subir uma serra? Coloca no D3, mantem a terceira a 5000 giros e pronto. Acabou a subida, volta o cambio pro D.
      Sinceramente, não sei se é culpa do cambio, ou do torque porco que o Civic tem. Honda adora potência, mas torque que é bom mesmo, só a 10 mil rpm!

      • FSaccon

        Esse câmbio do Civic não tem a função HOLD? (Não sou profundo conhecedor de câmbios automáticos, mas o único com que viajei tinha). Evitava a mudança de marcha, mesmo que a velocidade reduzisse.

      • 3ic

        carro japones tem pouco torque mesmo assim como os coreanos ( pelo menos subindo a serra parecem lesmas os coreanos) . eles são mais giradores. experiencia prorpia em carros gm e honda. gm brinca de subir serra e na reta os honas brincam de estilingar.

  • josevaldop

    " Eu:“Radio” My connection: “Did you say call voice mail?”" asdnhausdnhuas, hoje em dia tudo é mais ou menos assim, na hora passa raiva, mais depois voce da risada.

    • rvieria

      Grande parte do problema deve ser o sotaque. É sério.
      Eu tinha um iPhone 4S, com a Siri, que entende bem o que as pessoas falam e.. comigo a bichinha teimava a aceitar os comandos. Achei que era uma droga, até ver um amigo americano usando o meu celular e…pimpa… funcionava que é uma beleza.
      Acredite, nosso sotaque influência muito, nós podemos não perceber, mas a diferença de alguns vocábulos pode alterar tudo pro computador.

      • Mr. Potato

        Apesar que a Siri é meio fraca pra entender sotaques mesmo. O Google Now dos Androids nesse aspecto é bem melhor.

        • Fabio D.

          Engraçado, uso os dois, Android e iOS. E acho que o sistema da Apple entende bem melhor o que falo – e quero – do que o da Google! Deve ser sotaque mesmo, e o meu é chiado… Carioca hahaha!

      • Fake_of_Silva

        Mas já existe este sistema aqui no Brasil, com o New Fiesta e talvez o Edge (não tenho certeza), já em português. Eu uso o sistema Blue&Me no meu carro (que a Microsoft desenvolveu com a Fiat antes do My Connection) e funciona muito bem.

        • vitimsl

          O MyConect do Focus a partir de 2011 se não me engano é em portugues brasileiro. Os anteriores eram portugues de portugal. No meu focus (2012) o sistema funciona muito bem tambem.

  • kkduu

    Discordo em muitos sentidos com o autor do topico.
    Eu achei o contrario.. achei o novo melhor q o atual. Mesmo q so por dois dias.
    O Powershift é muito bom.

  • IgorGuimasi

    Disclaimer… ai, ai…

    • Ricston

      Também achei desnecessário. "Observação" já estaria de bom tamanho.

      • MecanicoDigital

        Deixa o cara … As opiniões dele foram muito válidas….

        • Pedro_Rocha

          I agree.

          =D

      • CyborgPilot

        Eu amo aprender novos idiomas, mas gosto de valorizar minha lingua nativa. Quando me comunico com brasileiros faço questão de usar o nosso bom português, que é um idioma muito rico. Usar palavras de outras língua quando existe um equivalente perfeito em português eu não acho adequado. Mas é só minha opinião.

    • Thiago

      Foram válidas claro, mas "disclaimer", aff

    • Lukoh

      Eu gostei…. o cara escreve bem, e achei o termo adequado dentro do assunto.

  • Xandao

    Interessante, mas se em quase todos os aspectos você menciona o antigo sendo melhor, nao sei o que se passa na imprensa internacional.

    E quanto ao barulho "clunk clunk" isso também tinha no meu Focus 2005, mas depois de reclamar dele nas revisões, ele sumiu.

  • Satanare

    Eu também tive a oportunidade de dirigir o novo Focus em Atlanta em dezembro de um amigo, na verdade foi mais uma 'impressão ao dirigir" pois foi uma volta bem curta com o carro, mas confesso que fiquei muito empolgado com o carro. O acabamento é sim superior, inclusive o do painel (possuo um Ghia 09) e o cambio é realmente muito bom! É quase intuitivo as trocas de marcha! Bom, acredito que seja pequena as diferenças frente ao atual, que sempre foi referência na categoria onde é comercializado, mas são consideráveis diferenças entre uma geração e a outra. Estou em compasso de espera para substituir o meu.

  • ronnymal

    verdade seja dita pra se fazer um carro do preço do focus melhor que o focus, com certeza não será uma tarefa fácil!, mesmo pra ford, que em carros com um pouco mais de requinte dos que os populares de entrada não tem pra ninguém.

  • pegadasdamarcha

    Só não entendi uma coisa: Que função/botão é esse chamado "Disclaimer", citado em quase todos os tópicos? é no câmbio? no motor?

    hahahhahah

    • Marquinhos

      O que que esse claimer Diz tanto ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tá bom: Diz Claimer

  • fabioalisson

    Gosto do Focus e pelo visto ele continuará na minha "lista de preferências" de sedans médios.

    O triste é saber que isso é um "carro básico" nos EUA, que deve custar menos de 20 mil dólares.

  • fuu390

    focus é focus, sempre vai ser bom

    • Mr. Potato

      Aí também não. Não vamos endeusar marcas nem modelos. No Brasil fazem isso com o Gol e olha a tristeza que é nosso mercado.

      • fuu390

        concordo, mas o focus , mesmo que depenem um pouco ele, vai ser um carro com estabilidade, segurança, alem de desempenho satisfatório… pode não valer o preço que pedem, mas com certeza é um carro de manutenção relativamente baixa, peças baratas, etc, alem de comfortavel e bonito. nos médios ele continua sendo a melhor opçao, mesmo antes do modelo novo chegar

        • O_Corsario

          É, mas os argumentos que vc usou pro Focus são exatamente os mesmos para o Gol… rs

          • fuu390

            gol não é estável , não é seguro, não tem desempenho satisfatório… fora aquele interior de dar medo. , mas sim, posso ter me exaltado um pouco pq gosto do carro , ja tive umm MK1 hj tenho um MK2, nunca deram problema

            • O_Corsario

              Hehehe vc não entendeu, não estou comparando gol com focus. Estou dizendo que os seus argumentos em defesa do focus perante seus concorrentes são os mesmos que quem gosta do gol costuma apresentar para defendê-lo.

      • TecoPadaratz

        Mas que o carro é bom, isso não tem como negar.

        Em termos de beleza então, o carro ficou magnífico.

        Compara a traseira deste novo focus com a traseira do dart…….o dart parece pequeno demais, nível de cerato…..

  • MecanicoDigital

    Achei muito bom o relato. Prático, de quem teve realmente a oportunidade de andar nos dois…

  • Marco_ABP

    Tenho um Hatch GLX 2.0 2011 com um pacotão de opcionais. De fato a direção elétrica é meio "radical". Tive que botar na opção intermediária porque a mais sensível deixava a direção nervosa. Qualquer mexida no volante as rodas iam junto…
    No som atual, ele só me dá problema quando falo "rádio". Ela (a voz feminina) quase sempre me pergunta se eu disse rádio mesmo. Pra não acontecer isso, eu tenho que falar a palavra como se estivesse impaciente (ráá-diii-ooo)… hahahahaha
    A suspensão é uma maravilha, o carro faz curvas que é uma beleza. O pessoal reclama muito do motor mas eu não o vejo como tão lento assim…
    O apoio de braço central é muito pra trás. Quando dirijo o ASX da minha esposa é que eu vejo como o da Ford é ruim…
    Sou pré candidato a comprar a nova versão mas ficaria muito feliz se a Ford lançasse o ST aqui no Brasil. Ou o Kuga.

    • Daryl

      Cara , quanto ao encosto do braço : depois de 6 meses descobri q ele "desliza" para frente uns 20 cm ! Tu sabe disso ? abraço .

      • JonathanAbud

        Eu já acho um pouco baixo.

      • PEDRO_HAWK

        O encosto que é ao mesmo tempo a tampa do porta-objetos?

        Rapaz, amanhã eu vejo isso. Se eu quebrar, você me paga! :D

        • balarosa2

          hahahahah… não quebra não. kkkkkkkkkkk.. eu tive um MK2 até dezembro e garanto que não quebra. me rachando de rir aqui.

          • Rodrigo

            Hahaha… Risos o cara não sabe até hoje que o apoio do braço desliza prá frente? Rssss. Rachando de rir (x2).

            Focus Sedan A/T 2009.

  • vitimsl

    Bom, eu tenho um hatch GLX 11/12 2.0 FLEX MEC. Gosto muito do carro, do conforto, do cambio, do motor (apesar de ser um pouco frouxo em baixa, mas nada diferente dos 16V atuais da concorrência), dirigibilidade, etc… Mas o carro tem um problema crônico que é osso: os famosos ruídos na suspensão… Já trocaram várias peças no meu carro e nada de resolver… As vezes resolvem, mas logo depois volta o incômodo. É um carrão, mas hoje pensaria duas vezes antes de comprar outro por causa desses barulhos.

    • Marco

      Estranho… O meu tem 5 anos e nem precisei trocar o amortecedor ainda. Nenhum ruído e tá com 86 mil KM.

      • vitimsl

        RSRS, o meu teve os amortecedores trocados com apenas 9000km, na garantia… Acredite, pelo número de queixas em foruns e etc. na net, vc teve sorte. Se bem que, se o seu tem 5 anos, ainda é do modelo antigo, aí eu não sei de problemas na suspensão com esse modelo.

        • CharlesAle

          Amortecedores Argentinos ,ai está o problema,se o barulho aumenta depois de rodar uns quilômetros,o óleo interno do amortecedor "afina"e o amortecedor começa a bater sem pressão(cansado)esse problema foi diagnosticado no C4 pallas Argentino e outros modelos de lá(Argentina)

        • Marco

          Cara o meu é um lixo, ou seja um padrão comparado aos Focus MK2,5 made in paraguay (pelos relatos que encontro e pelo que presencio nas css, que me tornei freguês), em 2 anos jah utilizei a garantia umas 30 vzs, sempre com soluções meia boca pela equipe técnica da ford, ou seja vão esperar acabar a garantia e não vão resolver nada! tive uns 11 carros da marca, todos excelentes porém essa linha NEW da ford, pelo que vejo dos problemas que tive, e dos demais incautos que encontro na CSS, soh serve pra tacar fogo!

          Depois de um certo carro de uma montadora francesa, que alardeia creatve technology, de longe esse Focus paraguayo foi o pior que tive!!!

    • YoOdEx

      Amigo meu tem um Focus Ghia 2.0 16v, gasolina Mec. Ele dirigiu meu Tiida, que é 1.8 16v e ficou surpreendido com o desempenho. Ele perguntou "qual motor desse carro? Acelera muito bem".

      Bom, eu acredito que seja questão de caractéristica mesmo de motor. O Focus é animal em altos rpms, e o motor Nissan pode não ter uma potência alta, mas o torque em baixa é de surpreender! Me parece mais forte em baixa, (antes de 2500 rpms) que meu antigo Fox 1.6 8v, que tem fama de torcudo em baixa.

    • GUGASP

      O meu GLX 2.0 2011 mec também sempre teve muito barulho de suspensão. Trocaram os amortecedores pelos tarja amarela, mas o barulho voltou. Trocaram de novo os amortecedores (sempre na garantia) e agora o barulho sumiu (só faz 2 meses a 2a troca).
      Agora está na css (Bauru-SP) de novo para mexer na injeção..o motor vibra muito na marcha lenta e a luz da injeção fica acesa (não é combustível ruim nem bicos sujos)..segue o mistério….ôw carro chato esse meu Focus!!

  • O_Corsario

    Interessante, porém… Sò esperando para ver como virá.
    Aliás, já demorou muito para vir, em breve estará reestilizado lá fora…

  • CharlesAle

    Discordo em alguns pontos do texto,mas no geral é bem elucidativo,é difícil,como disseram acima,melhorar um carro acima da média como o focus….

  • franklinsa

    Uma rápida lida no manual ajudaria com o computador de bordo e com o sistema 'My Connection'. Chute e tentativa e erro é foda.

  • Moy

    "Acho muito chato ter que ir atrás de módulo, tweeter, kit duas vias, subwoofer e o escambau, além de rezar para não perder a garantia e tal. Aos 30 anos, eu achava tudo isso legal. Aos 40, eu quero é sossego."
    Somos dois. Apesar de que ainda faço isso, aos 43, pois prezo demais a qualidade do som interno, pra me relaxar no trânsito.

  • Pil

    Pessoal, fotos por dentro e por fora do nosso futuro Focus III:
    http://autoblog.com.ar/2013/02/exclusivo-el-ford-

    • C.Eduardo

      O Focus vendido na Europa e EUA tem vários níveis de acabamento, essa foto que mostra o painel é o da versão Titanium que vem com a tela de LCD, o console da Sony e o ar digital, nas outras versões mais baratas ele é vendido com um console bem parecido com o do New Fiesta que é esse que vemos nas fotos do carro
      na Argentina com o ar analógico.
      A Ford deve adotar o mesmo padrão que a GM adotou para o Cruze, nas versões GLX ele vem com o console simples e na versão Titanium ele deve vir com esse console com tela de LCD, mas pra isso vc terá que pagar bem mais, o Cruze só disponibiliza a tela de LCD na versão LTZ, nas outras no lugar da tela vem um visor simples do rádio, o mesmo acontece no New Civic, só na versão LXS se não engano ele vem com a tela de LCD, nas outras mais barato é um console bem simples.

  • Diggo

    Quanto ao my connection não deve ser referência, tendo em vista não ser nativo. Certamente aqui entrará o "empobreitor".

  • Edson Roberto

    Fico eu pensando na questão do som entre outros detalhes: Será que a versão avaliada era a de topo? Não é possível que a Ford iria piorar nesse aspecto ainda mais em um mercado mais maduro. Em relação ao comportamento do veiculo, eu devo dizer que quase certeza que o Focus além de possivelmente ter rodas maiores, os pneus deveriam ser de aspectos diferentes aos daqui.

    O ideal é sempre comparar com carros já para nosso mercado. Mas foi para ter uma noção mesmo.

    O que mais me preocupou de verdade quando falamos de um médio e que no caso do Focus em minha opinião é: Apoio dos braços e a suspensão. Muitos que tiveram vivem a destacar a suspensão com compromisso entre estabilidade e conforto. Entretanto, há reclamações relacionadas aos barulhos ou até mesmo defeitos em diversos modelos em que a suspensão raspa nas rodas, etc.

    Sobre os braços, se realmente o encosto central e o da porta são ruins, devo dizer que seria um ponto bem negativo. Ou quem sabe, exista um encosto que tenha ajuste variavel (para o central) para que fique bom para quem quiser usar. No exemplo, cito o C4 que tem esse ajuste.

    Mas um médio tem que melhorar de fato isso. Agora, eu acho que o material de acabamento do Focus mais pobre em relação a outros médios de nosso mercado. (o atual) Espero que o novo tenha melhorado nesse aspecto.

    • vitimsl

      Pra mim é assim: a suspensão é ótima e péssima ao mesmo tempo. O carro é confortável e estável, tem um acerto excelente, mas do que adianta se o conjunto vive socando, fazendo barulho? Isso é foda, toda vez que você anda em piso irregular você escuta alguma coisa e fica pensando no que pode ser… E com uma breve pesquisa na net, vc verá que o problema é mais comum do que se possa imaginar.
      Quando ao apoio de braço, gosto muito tanto o da porta quanto o central. E o central possui regulagem de distancia.

      • Edson Roberto

        É disso que eu falo. Ainda que o dono da empresa onde eu trabalho, tenha um Focus Ghia que não tem esse barulho. (e já tem cerca de 60000km, acredito que no dele não há).

        Mas sei sim desses problemas com a suspensão o que dá tristeza já que citam ele sempre como o melhor carro ao dirigir. Sobre o apoio de braço, espero que a versão mais nova, seja ainda assim. Mas confesso que se o apoio da esquerda foi curto, será um ponto negativo no modelo.

  • iury

    "Em qualquer fórum de discussão internet afora, o consenso parece ser o seguinte: O novo Focus vem para liderar o segmento. Será A referência dos hatches médios"

    IMHO esse seria o Golf 7, não o Focus. e olha que nem gostar da VW eu gosto

    • O_Corsario

      Pensei o mesmo, mas preferi nem falar senão vão me "acusar" de ser fanboy… rs

  • CanalhaRS

    Gostei do relato, me pareceu bem pessoal e honesto. Estou ansioso pelo novo Focus….

  • PabloRJ

    Para´bens pelo texto, gostei muito. Esse novo Focus é um belo carro, certamente terei um no futuro.

  • Otavio

    Esta é apenas a opnião dele, que pelo que entendi guiou um carro alugado. Uma opinião apenas. Basta ver/ler as criticas/testes na Europa. Todas favoraveis e colocando o carro como referencia. Não é a toa que é o mais vendido no mundo.

  • Welington

    Acompanhei a história de horror no YouTube de um comprador americano desse novo Focus. O problema era o câmbio, do qual ele reclamou em vários vídeos, por meses a fio. Mesmo depois de 3 atualizações de software feitas pela Ford, ele disse que o PowerShift continuava horrível.

    Além do mais, a Ford caiu no ranking de confiabilidade da Consumer Reports devido a inúmeras reclamações do PowerShift nos EUA e a empresa nada faz a respeito dizendo que é "característica do veículo".

    Acho que esse câmbio não deve ser toda a maravilha que falam.

  • Eduardo

    Pelo q andei lendo só vai chegar aqui no segundo semestre msm né?? Vi diversas noticias dizendo q chegaria no 1º, mas as ultimas dizem q só vem depois de julho.
    Dentre os leitores, alguem q tenha um Cruze Sport6 LT, poderia dar um parecer quanto ao carro?? Pois eu tava querendo esse Focus, mas ainda vai demorar muito, então cogitei a possibilidade de ir com o Cruze. Vlw..

    • Edson

      Eu saí de um Focus Hatch Titanium MT para um Cruze S6 LTZ AT, e posso dizer, estou mais satisfeito com o S6, motivos:
      – Segurança: ESP, Controle de Tração e 6 Air Bags;
      – Cambio: Muito bom, não tenho os problemas que estão falando pelas redes sociais;
      – Suspensão: A suspensão do Focus não me passava tanta confiança quanto a do S6, talvez pelo fato do S6 ter ESP, faz menos barulho que a do Focus;
      – Espaço Interno: Bem melhor no S6, para quem vai na frente e no banco de trás;
      – Acabamento: Focus tinha barulhos internos, no S6 não tem nenhum, sem falar na qualidade do material (a porta do Focus e o teto eram horríveis)
      – Consumo: Melhor no S6;
      – Desempenho: O Focus anda mais na estrada, mas na cidade o S6 é mais esperto;
      – Bancos: Melhor no S6 na frente, mas atrás o Focus era mais confortável;
      Sinto falta da regulagem elétrica dos bancos, do farol direcional e dos vidros/teto solar que fechavam pela chave do Focus.

      • BrunoMulsane

        Tenho um modelo ghia 2009 e meu irmão acabou de pegar um cruze. Gostei muito do carro da gm, mae é bem lerdo perto do duratec. A suspensão é macia, mas esta bem abaixo da tocada do focus, nem se compara. Posso cair em clateras lunares fom meu focus que ele alisa tudo. Referente aos barulhos de suspensão e internos, nunca tive problemas. Por sinal o isolamento é melhor no ford. Enfim, jamais trocaria meu focus em um cruze, mesmo com 6 air bags a mais. Duvido que teve um focus, pois qualquer um que ande nos 2 modelos vai de focus, basta andar.

  • coresplendor

    Que cockpit lindo, pqp

  • duhehe

    Bacana o relato !

    Acho que avaliação do NA poderia pegar umas ideias desse relato e usa-las, a avaliação só fala de consumo e impressões superficiais.
    Por mais que algumas coisas sejam subjetivas, até o consumo pode ser, pois cada um anda de um jeito, eu ando com o pé sempre pesado, então aqueles números de consumo não servem para mim, informações abordando aspectos do radio, banco , teto, suspensão , pneu e etc agregariam bastante.

  • cavinha

    Existe alguma diferença do Powershift pros AT comuns ?

    • paranaiba

      powershift se não me engano é um automatizado de dupla embreagem, ao meu ver é bem melhor e mais econômico que automático

  • Marcelo_Machado

    É só comparar a foto do painel onde fica o sistema de som desse carro americano com o Focus em fase final de teste na Argentina para ver que o vendido aqui será depenado em relação ao americano.

    Como não sei colocar foto no comentário é só ir à pagina do AutosSegredos.

  • AmmmmmP

    Eu amei a riqueza de vocabulário desse redator! pode contratar!!

  • m21

    Tenho um hatch 2.0 GLX 2009 AT,gasolina , acho que tive sorte, nunca tive problemas de barulhos e o carro é muito economico na estrada, a última média foi acima de 15 km/l (90~100 km/hora, sem ar), agora na cidade é difícil fazer acima de 7,5 km/l ,acredito que o câmbio antiquado é o culpado.

  • leogrizzo

    O novo Focus pode ser muito bom, mais bonito, mais bem acabado etc tal. Mas vai ser difícil eu ter um desses na minha garagem aqui no Brasil. Produtos "Made in Argentina" estão no meu "shit list" : por más experiencias e questões paralelas… ( não suporto a Cristina "gardenon' Kirchner).

  • Felix_S

    Post muito bom! O cara manda bem nas palavras. Ou estamos tão acostumados com a "dislexia" dominante que causa espanto alguém saber se comunicar… Concordo também com a visão que tendemos a "endeusar" alguns modelos: É algo bem irracional e exagerado quando se trata de carros "comuns" como Focus, Civic, etc.

  • kikofar

    Pela foto acima, no ângulo da lateral do carro, realmente o carro está lindo demais. Acertaram na traseira, um "problema" crônico nas demais gerações, insossas pra falar a verdade.

    Poremmmmmm…. A Ford tá demorando tanto pra lançá-lo que vai vir pra cá quando estiver mudando lá fora, assim como foi essa nossa geração, descompaçada com o que existe no exterior. Uma pena!!!

  • Felipe

    New Fiestão

  • TTropicthunder

    Esperei quase um ano para trocar de carro esperando um hatch médio decente para comprar e minha última esperança até 03 semanas atrás era o Focus.

    Como não pude mais esperar resolvi ver outras opções e andei num SX4. Cara foi a melhor coisa que eu fiz.

    Estabilidade e conforto para focus nenhum botar defeito…

    • BrunoMulsane

      Focus é mais carro

      • ikari

        O novo pode ser por ter mas mimos.

        Mas parece ser meio que mais do mesmo.

        O Sx4 tem mais motor, cola no chão com o 4×4, confortavel é mais economico.

        A suspensão multilink do focus nao bate nunca um all wheel drive brother.

        Quanto ao conforto o focus tem mais mimos…. apesar da tela multifuncional com gps e camera de re do sx4 ser muito bom tbm.

        Propostas diferentes que na minha opinião é o lugar comum mas confortavel de um focus e o de um verdadeiro utilitario esportivo do Sx4.

  • fredcdb

    É muita expectativa em cima do Focus, mas….

    … Com o atual foi a mesma coisa. Era chamado de "O Exterminador de Japoneses", mas aí veio a famosa boa vontade da Ford, o carro chega atrasado, não era flex em uma época que o alcool valia muito à pena e pra completar vem com a "famosa qualidade de montagem argentina" – um defeitinho ali, outro acolá e lá sei vai um belo projeto de carro.

  • Julio

    Dirigi esse Focus lá tbm e me senti como se tivesse dirigindo um carrinho popular aqui, ainda mais qdo parava do lado dos dodges, camrys, fusions, accords, etc…

  • Focusman

    Eu dirigi um Focus Titanium 1.6 Ecoboost de 150 cavalos, como o que é vendido na UK. O carro é simplesmente apaixonante.

    Como o modelo brasileiro sempre deriva do europeu, acredito que o modelo local será muito bom também.

  • Fabio D.

    Meu irmão tem um da geração atual, GLX. Eu AMO dirigir aquele carro! Suspensão firme, motor com disposição… E o som que foi relatado é bom mesmo… melhor que o do Cruze! O do Cerato era bostão e os do Polo e Clio foram montados…

  • GUGASP

    O Focus tem projeto espetacular, mas a construção e durabilidade das peças é de matar!!
    O meu GLX 2.0 2011 mec já teve amortecedores trocados duas vezes, bomba de combustível, suspensão traseira desalinhada, e agora o carro vibra na marcha lenta como se fosse motor diesel, com a luz da injeção sempre acesa.
    Na Ford de Bauru-SP já limparam bicos, trocaram combustível, passaram o aparelho (que acusa que está tudo normal com o módulo e sistemas) e o mistério segue deixando os mecânicos loucos…e eu desapontadíssimo com a Ford.

    • Corvo

      Infelizmente esse não é só um mal do Focus. Lamentavelmente é duvidosa a qualidade de todos os carros fabricados no Mercosul. Não há um control de qualidade, e as peças utilizadas tem qualidade ruim. A pessoa precisa ter sorte mesmo para não ter nenhum problema por alguns anos.

  • Pil

    Os motores do nosso Focus serão: Sigma VCT com cerca de 130 cv (álcool) Duratec VCT com cerca de 160 cv, e há uma grande possibilidade de vir o Ecoboost 1,6 com 180 cv.

    A versão Titanium terá sistemas inéditos em carros dessa categoria aqui no Brasil, como controle de mudança de faixa involuntária, por exemplo.

    Desculpe que gosta de Corolla e Civic, mas o Focus III será muito superior.

  • Edson

    Tive um Focus Hatch Titanium 11/12 MT, e agora tenho um Cruze S6 LTZ AT 12/13… Estou bem mais satisfeito com o S6. O Cruze já está com 3 mil km e não tem nenhum barulho interno, coisa que o Focus tinha muito. O Focus faz curva muito bem, mas o Cruze, que tem ESP e Controle de Tração, sinto o carro bem mais na mão.
    O Focus andava mais, mas só na estrada, pois na cidade era uma tartaruga, e olha que era MT. O Cruze é bem mais esperto, e é AT ainda.
    Sem falar no espaço interno, porta malas… bem maiores no Cruze…
    Espero que o Novo Focus melhore bastante em relação ao atual, pois atual já está devendo frente a concorrência (só vende mais pois é muito mais barato que o Cruze).

  • Sergio

    Tenho um FOCUS 2010 GLX 2.0 gasolina mecanico. Consumo excelente. Ando com um Honda 2007 FLEX automático e o consumo do HONDA não chega nem perto do FOCUS, isto andando forte dentro de SÃO PAULO. Motores FLEX são ilusão na bomba de gasolina. Preço baixo na hora de abastecer, mas o consumo dificilmente compensa.
    Deste FOCUS só reclamo do barulho na traseira, o resto não há o que reclamar.

  • BrunoMulsane

    Tenho um focus ghia 2009 e ja tive todos carros que podem pensar, pois era construtor e sempre entrava carros nas negociações. Foi o único carro que optei por ficar, dentre civic, corollas, astra, vectra, stilo, golf e por ultimo um sentra que me deu sérias dores de cabeça. Primeiro pela reposição de peças. Nunca as tinham em estoque. E segundo, a desvalorização absurda e a dificuldade em vende-lo. Enfim, meu focus esta com 82.000kms e nunca, repito, nunca foi para a oficina, exceções nas revisôes, é claro. So o trocarei no novo modelo, estou esperando ford. Com relação ao relato, não concordei, até pq não tinha fotos e tudo era inferior ao antigo focus dele. Como que um carro mundial, com tamanho sucesso será inferior ao interior. Ah… Para!

  • Cau

    O Novo Focus que irá chegar ao brasil (fotos acima) não possui o sistema MY CONNECTION, toda media (Bluetooth, USB e Voice Control) é executada e gerenciada pelo módulo SYNC da Microsoft, o rádio apenas faz a interface de áudio entre o módulo SYNC e os auto-falantes.
    É equivocado criticar o sistema MY CONNECTION, que no modelo atual é muito eficiente.

  • fjmeskta
  • Augusto Pereira

    Queria opiniões: Vale a pena comprar o atual Focus 2013/2013 (considerar preço, forma de pagamento 50% e desvalorização futura).

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