Focus: corte na produção europeia acende temor do fim

ford focus st 2022 2

A Ford vai cortar a produção do Focus na fábrica alemã de Saarlouis, que fica no estado de Sarre. A unidade da montadora americana abastece toda a Europa com o modelo médio do oval azul, porém, a coisa pode mudar.


A informação sobre o corte veio do sindicato local através do site alemão Automobilwoche e está preocupando os trabalhadores, porque isso aumentará a força de trabalho ociosa na planta germânica.

Em Saarlouis existe a preocupação quanto ao futuro da fábrica, uma vez que a unidade de Colônia recebeu US$ 2 bilhões em investimentos para fazer carros elétricos e a fábrica do Focus, não.

Com a proposta de ter um portfólio 100% elétrico em 2030, a Ford decidirá se Saarlouis continuará ou não em junho.

O Focus é produzido também na China, mas parece que não está nos planos para ser 100% elétrico adiante, ainda que já tenha tido uma variante hatchback com propulsão energizada.

Até abril, as vendas do Focus caíram 28% na Europa e reforçam a ideia de que a Ford logo colocará um fim ao médio da marca.

ford focus st 2022 9

Nesse período, foram vendidos 27.151 unidades do Focus, oferecido por lá em carrocerias hatch e perua.

A Ford está separando suas unidades de negócio e o novo responsável pela produção na Europa é também líder da divisão Model e a Ford Blue, sendo essa com carros a combustão.

Com a plataforma MEB atendendo dois modelos da Ford, o Focus pode ficar para escanteio, ainda que uma nova geração tenha pelo menos uma vida útil comercial padrão.

No entanto, a Ford não dá indicação disso, nem na Europa e muito menos na China, mas lá é provável que aconteça.

Centrando as forças em Colônia, a Ford Europa busca reduzir gastos e redesenhar seu portfólio.

O Focus já foi um player importante, medindo forças globalmente com o Toyota Corolla, mas agora parece seriamente ameaçado.

[Fonte: Automobilwoche]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.