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Focus e Golf: leitor que tem os dois na garagem faz alguns comentários

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Desde pequeno sempre fui um apaixonado por carros. Já na infância ouvia alguns adultos dizerem que “a paixão é passageira”. Verdade ou não, durante minhas 31 primaveras acabei enfeitando minha garagem com diversos exemplares de várias marcas. Mas, uma coisa nunca escondi, minha paixão pelo Ford Focus. Pra ser exato tive dois exemplares do modelo anterior (MK2) e, em fevereiro deste ano adquiri um exemplar do Novo Focus na configuração 1.6 S Powershift.



Então no mês de junho agora acabei fazendo um teste drive no Novo Golf e, movido pelo sentimento dito no início da conversa, adquiri um modelo da série Highline TSI 1.4 com pacote Elegance. Depois da compra alguém tinha que sair da minha garagem pra dar caminho para o outro entrar. Mas, o Focus acabou ficando também, quem saiu foi o Kia Soul da minha esposa. Sim! Ela se rendeu aos encantos do Focus e pediu uma separação consensual ao seu antigo companheiro coreano.

Quando se fala em Focus logo se imagina deliciosas suspensões rompendo nossas ruas mal pavimentadas sem trepidações e, enchendo o motorista de orgulho e conforto. Pensa-se também na imensidão de curvas que serão devoradas de forma segura e divertida. Pois bem. No Novo Focus a Ford não somente manteve essas qualidades como também as aprimorou. O carro parece ainda mais macio e seguro. Tanto que nas versões Powershift o modelo conta com os importantes controles de estabilidade e tração.

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Falando nisso, na minha primeira viagem com o Focus o controle de estabilidade salvou minha vida e da minha esposa quando um lobo guará na calada da noite invadiu a rodovia a poucos metros do meu carro. Quando joguei o carro para o lado oposto ao animal fui ajudado na recondução do carro na pista. Resumindo, esse item passou a ser obrigatório pra mim.

Tecnologicamente o Focus também melhorou muito. A interatividade entre o carro e motorista gerada pelo sistema Sync é elogiável. Todos os controles do seu celular podem ser feitos através de comandos por voz no carro. Quando alguém te manda uma mensagem de texto por exemplo, o carro faz uma leitura da mensagem instantaneamente.

Quanto ao design, a Ford caprichou, principalmente na traseira. O carro chama muita atenção por onde passa. O interior do carro também é muito bonito, destaque para o painel todo emborrachado. Contudo, o acabamento interno da versão S me decepcionou muito. Os bancos tem um tecido de gosto duvidoso e áspero lembrando camisas engomadas. As portas possuem um plástico preto feio e rígido que destoa um pouco da categoria que o carro pertence. Agora, a maior crítica vai para a falta de apoio central para os braços, que nessa versão S não está disponível.

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O câmbio automatizado Powershift dá um show a parte e, quando escalado na função “S” consegue um desempenho mediano no parrudo possante de mais 1.312 kg. Pra falar a verdade, apesar do torque menor, o desempenho muito lembrou meu ex Honda Civic LXS 2012. Algo que se deve atentar é a função “D” (drive), o cambio passa muitas marchas e na maioria das vezes em baixa rotação, o que deixa o carro com o desempenho muito apático. Por falar em apatia, se você é mais exigente quanto a desempenho e a economia de combustível não é prioridade, não pense duas vezes, compre o 2.0. Eu fiz um teste com esse motor 2 litros inicialmente e realmente o motor é bem competente. Só não o comprei na ocasião, pois o consumo era prioridade, eu rodo muitos quilômetros por dia.

Quanto ao consumo, consegui várias vezes fazer em perímetro urbano, com o cambio engatado na função drive e sem ar ligado médias de 9,7 km/l com gasolina. Na estrada minhas médias ficaram em torno de 12,5 km/l rodando em uma velocidade média de 120 km/h com o ar ligado.

Sei que existe um grande embate entre fãs do Golf e Focus não só aqui no Brasil mas, no mundo inteiro. Afinal o Ford foi criado para justamente desbancar o Golf. Não estou aqui pra falar qual é o melhor, minha intenção com essa matéria é só repassar impressões de quem realmente convive diariamente com essas duas máquinas.

Saindo do Focus e indo para o Golf, confesso que nunca admirei muito o modelo “comedor de chucrute”. Pra começo de conversa, as linhas exteriores nuca me encheram os olhos. As suspensões mais firmes da VW nunca me agradaram. Vi o Novo Golf na rua, li as matérias elogiando sua mecânica mas sequer tive curiosidade de fazer um teste drive.

Toda essa indiferença foi por água abaixo quando um vendedor da VW insistiu para que eu testasse o modelo. Para minha surpresa, ao entrar no veículo me encaixei prontamente nos bancos forrados em Alcantara. O volante demonstrou uma ótima empunhadura e o acabamento interno do veículo sinceramente não ficou devendo nada a alguns modelos premium que tive contato.

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Mas a maior surpresa aconteceria com o veículo em movimento. Foi a apenas a 1.500 giros, quando o valente propulsor despejou uma espécie de “patada”, no veículo, logo percebi que a turbina havia entrado em ação. Daí pra frente, um sorriso contínuo invadiu meu rosto.

Fui contaminado por um vírus alemão chamado Novo Golf. Já não conseguia pensar em outra coisa. O carro causa uma espécie de paixão instantânea. Aproximadamente 5 dias depois do teste um exemplar preto já habitava minha garagem.

Não tenho ainda muitos dados do veículo, pois estou com ele a menos de um mês. Vou relatar algumas experiências desse curto e feliz período de namoro. Em princípio o que pude constatar de pronto é que ele é bem econômico. Num carro sedento por comer asfalto como esse não é fácil andar em baixos giros.

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Eu não ando fugindo a regra e estou pisando forte nele. O computador de bordo nunca marcou menos de 9 km/l na cidade com ar ligado. É interessante frisar que o meu carro possui ajuste de condução. Desde que comprei sempre deixei no modo Sport, ou seja, as marchas são esticadas ao máximo. Outro detalhe é que o câmbio também sempre está no modo “S”. Resumindo, não estou colaborando para a economia de gasolina nenhum pouco. Tudo é mérito do eficiente motor TSI 1.4.

O meu maior medo nesse carro seria a calibragem da suspensão. Confesso que ela não tem o acerto voltado para o conforto como o Focus mas não são tão duras como era de se esperar de um veículo alemão, ainda mais calçado com pneus e rodas de aro 17. Resumindo, a diversão promovida pelo excelente cambio DSG de 7 marchas com trocas rápidas e bem definidas, aliada ao generoso torque de 25,5 kgfm extraídos do motor causam tanto furor que a suspensão vira quesito secundário.

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A interatividade é outro ponto positivo do carro. A precisão do navegador, a qualidade do som e as várias formas de se configurar a pilotagem e dados do veículo jogam a favor do modelo. Minha única ressalva é quanto ao comando de voz. De longe se mostra inferior ao SYNC do Focus. A central quase sempre não compreende a sua fala, quando entende diz que você está falando alto, quando não entende pede pra você falar baixo, resumindo é uma Senhora Alemã Velha e beata.

Um quesito que vem causando certo rebuliço na internet é um barulho metálico que aparentemente é provocado pelo câmbio DSG. Sinceramente o barulho não me incomoda nem um pouco. Ele é esporádico, aparece somente em ruas de paralelepípedos ou mal pavimentadas, dura poucos segundos, não pode ser percebido com o som ligado e as janelas fechadas. Portanto, isso não é nenhum empecilho para a compra. Aqui cabe uma complementação, pois o Focus também apresenta esse barulho, menos pronunciado é claro mas, em vias de má pavimentação, com as janelas abertas também se escuta esporadicamente. Certa vez li um comentário na internet que esse barulho é uma característica dos câmbios automatizados de dupla embreagem.

Por fim, como eu disse no início, o objetivo dessa matéria não é definir o melhor dos dois carros e sim fazer um apanhado das principais características de cada um. A esportividade do cambio e motor do Golf mexem com o coração de qualquer marmanjo, o design ousado do Focus, aliado ao acerto dinâmico da suspensão transmitem orgulho e aconchego ao proprietário.

Relato enviado pelo leitor Ronaldo.

  • Murillo Balbo

    Nada de novo, mas bacana o relato.
    O focus tem um acabamento sofrido mesmo.

    • dougkmt

      Eu só escolheria o Focus a partir da versão Titanium. Depois que vc vê a CM Sony muito bem casada com o carro, fica difíl engolir o acabamento da SE, pior ainda na versão S tudo opaca.

      • Oba

        Depois de entrar no Titanium e ver não somente a central multimidia mas a tela do computador de bordo grande e colorida, os detalhes de acabamento em couro, prateado e black piano que resultam em sensação de requinte no mesmo nível que o Golf HIghline entrar na S é realmente de doer.
        Nem compacto de 40mil tem maçaneta da porta preta, revestimento dos bancos tão feio, painel todo preto que torna sem graça e ausência de luzes de leitura.
        Acredito que o choque de percepção nos detalhes de acabamento que eu tive acontece com qualquer um que entre nas duas versões do Focus.

      • Pacheco

        O tiranium sera o carro perfeito pra comprar usado daqui 2 anos.

        • Gustavo73

          Tiranium ficou bom. Apesar de achar que foi um erro de digitação. Não precisa esperar tanto. Com a chegada do facelifth provavelmente ano que vem. Já teremos unidades usadas por um valor menor.

          • Pomarola

            Facelifth ficou bom. Apesar de achar que foi um erro de digitação.

            • Gustavo73

              Kkkk

    • Andrex2501

      Q inveja desse cara! Ótimos carros, mas se tivesse a oportunidade de ter ao menos um, iria de Golf! Se pudesse os dois, não pensava duas vezes em escolhe-los

  • Debraido

    Gostei do relato imparcial. E temos que levar em consideração os mais de R$20.000,00 entre um e outro.

    • Caminhoes Stv

      Não chega a 20.000, o Golf Comfortline manual custa a mesma coisa que o Focus SE powershift e é tão ou mais equipado, se for DSG é 74 mil, vinte mil se só for um Highilne com opcionais, o que é dispensável visto que já vem muito bem recheado. Dê uma consultada nas tabelas e verá.

      • Informecar

        O problema é encontrar o Highiline de entrada, já que todos que chegam ao país vêm com algum tipo de pacote, jogando seus preços para algo impraticável pra categoria.

        • Doccar

          por essas e outras que não troco meu A3 2009, ta com 50.000 km rodados e anda que é uma beleza, 160 phora sem ver

          • Felipe Gomes

            Ta novo.

          • David Diniz

            Só 160? Não sabia que existia A3 1.0.. Meu carro que é 1.6 manco belisca os 180 sem problema nenhum.

        • Daniel L.

          Realmente é dificil encontra-lo. Demorei 4 meses pra conseguir o meu, mas valeu mto a pena!

        • Magnosama

          Quando comprei o meu,
          Highline básico,
          não houve problemas para encontrar as versões básicas,
          inclusive, todas que haviam na css eram básicas, mudando apenas o fato de algumas terem teto solar (que eu não quis).

        • Netovski

          Highline de entrada não sei, mas comfortline DSG tem a pronta entrega na concessionária daqui (inclusive 2 no showroom).

          Se ele perde itens em relação ao Golf Highline, a comparação é com o Focus e ainda leva uma boa vantagem sobre as versões do Focus que não a Titanium.

      • Gustavo73

        Acho que ele está se referindo aos preços dos modelos do relato.

        • Debraido

          Obrigado.

      • GPE

        Dá algo por volta dos 13 a 16 mil reais de diferença, levando em conta que o Focus S PS custa 67/68 e o Golf com o pacote citado por volta de 81/83mil (depende da negociação)

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Temos que ter ciência que o Focus sempre esta com promoções e o Golf quase sempre com ágio. É o que eu testemunhei à 2 semanas.

          • Netovski

            O Focus tem desconto porque custa muito mais do que vale.

            Ágio, paga quem quer e aceita.

            • Marcos Vinicius Bittencourt

              Onde eu moro, se tu quiser um Golf tem que pagar ágio. Temos duas concessionárias e as duas cobram.

      • Gran RS 78

        Mas o carro das fotos é um Highline, portanto existe sim essa diferença grande nos preços.

    • Roger Bersch

      Acho que mesmo comparando o confortline DSG que sai por R$ 74 mil, ou apenas R$ 7 mil de diferença, ainda é mais equipado e mantem todas as vantagens do golf, seja ela mecânica ou acabamento.

      • th!nk.t4nk

        Na Europa o Focus S é vendido atualmente a preço de Fiesta. Mas a meu ver esse motor do Golf dá uma vantagem enorme a ele. Fica bem difícil pro Focus se você considerar que o Golf anda mais e bebe menos.

        • Lucas de Lucca

          Mérito da Volks que deu a cara a tapa e pois o TSI 1.4 igual da Europa pra nós. Se nossa mijolina vai acarretar problema pra ele um dia, pode até ser, mas no momento dá um banho na concorrência.
          A Ford, tem mais é que amargar mesmo, já que tinha também os Ecoboost pra por aqui, mas como sempre, nada pra nós.

          • Gustavo73

            Com a chegada da gasolina com 50 ppm de enxofre acho que o risco é o mesmo de qualquer outro motor ter problemas com a nossa gasolina. Já com relação ao Ecoboost ele está chegando nos EUA. E deve chegar aqui junto com o facelifth.

            • Lucas de Lucca

              Tomara que venha mesmo.

            • Come On!!

              Quando que essa gasolina vai chegar??

              • Gustavo73

                Chegou em janeiro

                • Fábio Bonato

                  Aonde? Pq quando pergunto nos postos daqui de Sp se já estão trabalhando com a gasolina A-10 nem o frentista e nem o gerente do posto sabem se quer o que é, da onde vem e pra que serve!!!

          • ViniciusVS

            Se a gasolina acarretar problema no futuro a bomba estoura na mão de algum “esperto” que só compra carro usado e levanta a bandeira para não comprar carro 0km, quem compra um golf 0km esta pouco preocupado com isso.

            • Olha, eu sou do time dos “espertos” que você diz. Talvez se eu tive$$e “tempo” para comprar carro 0km, eu não pensaria assim, mas atualmente eu penso que um carro usado é muito mais jogo do que um 0km.

              Hoje em dia tem muitos e$pertos que compram carro 0km, rodam 20mil km e passam pra frente. Acha que eu que sou “esperto”, não vou considerar isso uma put4 oportunidade?

              Sou muito mais comprar um carro com 6 meses ou 1 ano de uso com 20mil km e por 20/30% mais barato do que o mesmo modelo/versão 0km.

        • Gustavo73

          O Focus S deveria custar uns 5 mil a menos.

          • Netovski

            10

            • Gustavo73

              Sim com os últimos aumentos. Todos os carros no Brasil devereiam cair bem. Só o Fiesta aumentou 4 mil desde o lançamento.

        • Edson Fernandes

          Não é só motor. O Golf é muitop mais completo que o Focus.

          O Comfortline praticamente tem tudo que o Focus Titanium tem. O Highline bem mais itens tecnologicos perdendo muita pouca coisa. Mas tem outros que sequer o Focus oferta.

  • Robinho

    Gosto de ambos, assim como do Cruze HB também, parabéns pelas aquisições e pelo relato, mas também sou mais um que gosta mais do Focus, fazer o que né gosto é gosto.

  • GUGASP

    Conheço os dois carros.
    Tirando os elogios ao visual do novo Focus, concordo com o relato do autor do texto.
    Ainda acho o Focus 2 mais bonito que o novo, por isso ainda não me desfiz do meu.

    • Janduir

      Essa traseira do novo Focus, acho de gosto duvidoso…

      • Jansen

        Concordo, acho a traseira do Focus horrível, as linhas do Novo são bem mais elegantes.

        • Jansen Carlos

          Novo Golf

  • MrBacon

    Eu vivo nessa dúvida também, entre um Focus Sedan SE (mais adequado para a família) e um Golf TSI. Ainda bem que as concessionárias não avaliam bem meu carro atual, só assim para evitar uma decisão :-)

    • Careca

      Não se esqueça do seguro na hora da decisão. ( Golf na minha cidade é “forca” )

      • CharlesAle

        Golf na minha região(ABC)é inviável,seguro ficaria caríssimo!São dois grandes carros,Golf tem acabamento melhor e motor mais econômico e andador,mas o Focus custa bem menos para o bolso e é tão bom quanto,ficaria com o Focus devido a seu custo bem mais baixo…..

        • Dionatan

          Tirei o meu GTI no nome da minha mulher ( 23 anos ) em SJC e total ficou R$ 3.800 reais achei loco de barato fiz pela porto seguro

          • rodirgo

            Espero que quando você bater o carro da sua esposa, prove que ela estava dirigindo…

            • Matheus Cavalheiro

              Mas o seguro é do principal condutor, não impede terceiro de dirigir, correto?

              • th!nk.t4nk

                Depende da apólice. Tem que estar discriminado. Na minha eu preciso apontar quantos dias da semana outros membros da família andam com o carro. Se der PT e a seguradora resolver investigar, pode dar problema sim, inclusive já vi acontecer.

            • pablorj

              Que comentário babaca. Como afirma que o cara vai bater assim?

              Sem contar que o seguro pode cobrir a condução de outros habilitados. Basta incluir isso na apólice.

              • Gustavo73

                Veja o perfil.

            • Dionatan

              Não preciso disso eu sou segundo condutor .

              • GPE

                Segundo condutor? Nunca ouvi falar disso.
                Que eu saiba há o condutor eventual, que é quem pega o carro, no máximo 2 dias por semana. Em caso de prejuízo grande, a seguradora vai atrás. Se sua namorada não morar com você (primeiro indício pra provar que ela dirige o carro), pode ter certeza que vai ter problemas

                • Dionatan

                  To com preguiça de escanear as folhas do contrato mas tenho os mesmos benefícios que o principal condutor .

                  • GPE

                    Qual foi a seguradora?

                    • Dionatan

                      Porto seguro

                • As seguradoras atualmente permitem o cadastro de até três condutores durante 70% do tempo ou mais na mesma apólice. Há diferença no preço, mas fica mais barato que seguro individual.

          • Dionatan

            Nesse valor eu sou segundo condutor obviamente que custasse mais eu teria colocado

          • CharlesAle

            Pois é Dionatan,mas aqui é grave,muito desmanche,por tabela muito roubo.Apesar de ser a cidade sede da VW,aqui em SBC é muito difícil ver um Golf novo,muito devido a cara apólice de seguro.Focus tradicionalmente foi mais barato que Golf por aqui,e já vi muitos Focus modelo novo por aqui…

        • Pacheco

          Pior q vc acha bastante Golf Blindado na net… imagina o seguro entao

          • CharlesAle

            Pois é,um absurdo ter de blindar um Golf(que é um peso enorme)atrapalhando sua performance e piorando drasticamente o consumo.Mas a absurda violência neste País obriga ,quem pode pagar, a isso!!Com certeza seguro muito caro,o Golf é inviável em minha região,e mesmo quando se consegue um bom preço,essa pessoa consegue ainda melhor preço de apólice em Focus…

        • Magnosama

          o seguro do meu ficou por R$ 2.970,00 reais, Porto Seguro…
          (Goiânia, GO)

        • Charles, moro em Sto. André. Tenho uns conhecidos que tem Golf TSi e te falo que não ficou com seguro tão caro não. Claro que o perfil ajuda muito!

          Na minha idade (22 anos), um seguro de um carro destes iria ficar pra mais de 5mil reais (valor do seguro de um Golf GTI 2007)… caso tenha uns 28-30 anos, mesmo que não seja casado, esse valor deve cai pra um pouco mais de 3500 reais. É caro? Sim, mas acho que pra um carro que pode chegar a mais de 90mil reais (highline top), não é um valor tão alto.

          Se você tiver seus 40 anos, família, etc etc… pode ter certeza que o seguro fica pelos 2400 reais.

          Meu pai (53 anos) paga 3200 no seguro pela porto, da Amarok Highline 2013 dele, eu acho barato demais, se tratando de um carro de 140mil reais.

          O meu Polo 2004, pago 2700 para você ter idéia, também pela porto. E meu carro tem valor médio de 20mil reais. (Y) Isso é froids.

          • CharlesAle

            Fala Bitu,blz.Pois é,é como vc diz,o perfil ajuda muito,mas no caso do Golf é complicado,meu chefe não conseguiu por menos de $6200(golf igual a este da matéria),e mora no mesmo bairro que eu(paulicéia)e com bom perfil,garagem,antigo cliente etc..É como o corretor disse,aqui nesse bairro é quase certeza de roubo(pior que é mesmo,aqui é demais os roubos)Acabou comprando um Sentra e disse que está feliz..Quem sabe,com essa nova lei do desmanche,a coisa melhore adiante…Particularmente,nosso Bairro(meu e do meu chefe)é complicado,pois estamos “cercados”por favelas “boca quente”,como a da coca,em Diadema(meu irmão já teve de buscar,por 500 paus,uma moto lá)tamarutaca(perto)campanário,canhema e livieiro,ou seja,tem vários pontos de rápida fuga para os marginais..

      • MrBacon

        Sim, certamente o seguro do Focus será mais em conta. Ainda não simulei mas não tem mais seguro barato no Rio.

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      O porta malas do Golf comparado ao Focus Sedan chega a ser ridículo. O Golf deve caber no maximo uma mala grande e uma pequena, no focus cabe tranquilo 2 grandes.

      • Mr. Pennybags

        Jura que vc tá comparando o parta mala de um hatch com um sedan?

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Eu não, mas quem vai comprar o carro comparou.

      • Pimentel

        Por que não compara os dois hatches? Focus hatch e Golf tem porta-malas equivalente, mas isso porque o Golf possui estepe em tamanho convencional, enquanto o Focus utiliza o “pneu de bicicleta”. O Golf GTI tem 340l de porta-malas em razão do menor estepe.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          A comparação foi feita pelo MrBacon. Mas particularmente prefiro um estepe de bicicleta e um porta malas maior, ao inverso. E outra coisa que eu julgo importante é avaliar como estão dispostos os litros do porta malas, e não apenas comparar numero por numero.

      • MrBacon

        Eu sei, mas já tive um Punto e me adaptei. Não importa o quão grande teu carro é, as esposas sempre arrumam um jeito de entupir o porta-malas com coisas desnecessárias :-)

        A escolha do Focus Sedan seria mais pelo perfil familiar (agradar a patroa) e, pessoalmente, por achá-lo mais bonito que o hatch.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Com certeza, enquanto caber mais alguma coisa, elas irão colocar. Pode ser um SUV, que o porta malas sempre estará cheio.

          Entrei em um Focus Titanium semana passada, e o carro é lindo por dentro, mais que o sóbrio Golf.
          Aqui em casa temos dois carros, um da minha esposa e outro meu, quando vamos trocar, cada um escolhe o que lhe for mais conveniente. Ela queria por tudo que eu troca-se meu Civic por uma Outlander 2.0, porque é grande e é camionete, mas o carro é muito manco e eu não gostei de dirigir um carro alto, por fim escolhemos um Fusion 2.0 e estaremos felizes em breve. Moral: Escolha o carro que for melhor para você.

          • MrBacon

            Minha esposa não dirige, daí ela acaba dando pitaco nos carros que compro… por isso cai nessa aí que você evitou, tenho um Outlander 2.0. A dirigibilidade é boa, a estabilidade também, o carro não é dos mais altos nessa faixa, mas é muito grande e mesmo não sendo tão pesado (1.500 kg) é para uma tocada mais tranquila, pelo câmbio CVT e pelo motor 2.0.

    • Edson Fernandes

      Já te antecipo… a unica coisa que o Golf perderá para o Focus dessa versão é o porta malas, pois o espaço interno para familias é ridiculo de pequeno.

  • Juliano Tonet

    Queria ter dinheiro para ter os dois..hahahahaha

  • Careca

    Mais um que se apaixona declaradamente pelo conjunto Motor + Câmbio do Golf TSI.

    Só pra descontrair:

    carro alemão é sóbrio. (sempre)
    carro americano é ousado. ( as vezes demais)
    carro coreano é “exibido”. ( sem poder ser )
    carro francês é fresco. ( pras ruas do brasil, até demais )
    carro japonês é correto. ( se preocupa com a lição de casa)
    carro russo é ” russo de andar”
    carro chinês é cópia. ( mal feita é claro )
    carro inglês é “chique” ( tem até volante do lado direito…)

    • Malvino Jose Moreira Junior

      E o carro brasileiro é ( Malandro tenta ganha o povo na labia kkkkk)

    • Pacheco

      Carro americano e mole e de freio estranho.

  • Andre Cupertino

    Já sabemos qual ele acha melhor pelo simples fato de ter deixado de usar um pra usar o outro.

    • ESouza

      E deixar o Focus com a mulher dele kkkkk

  • Bruno Silva

    Entre os dois prefiro o Golf, mas se não tivesse condições de bancar o VW, levaria o Focus como uma boa opção.

    • Joao Pedro

      Melhor opção era BMW serie 1 usado e do mesmo preço !

      • Raul Cotrim de Mattos

        Usado sempre é a melhor opção, ainda mais no Brasil…

        • Leandro1978

          Nem sempre. Depende das necessidades e condições de cada um. Não dá para generalizar.

          • Raul Cotrim de Mattos

            Não consigo enxergar nenhuma situação em que o carro 0 km seja vantagem.

            • dougkmt

              Tente imaginar a situação em que vc leva um Serie 1 pelos mesmos 80k, passa pela avaliação do seu mecânico de confiança tudo ok, e dá 6 meses vc bate o carro, tendo que trocar diversas peças. É claro que no Golf também não será barato, mas qual vc acha que vai esvaziar mais o seu bolso? Estatisticamente, qual vc acha que custará mais no seguro e franquia?
              Não generalize, pois cada caso é um caso.

              • Raul Cotrim de Mattos

                Há muito mais opções de usados do que de novos… preciso comprar necessariamente uma BMW? Posso comprar exatamente um Golf mais antigo (pessoalmente não gosto de Golf). Eu me sentiria bem servido por um Corolla ou Civic até 2005 por menos de R$25 mil. Quais seriam as desvantagens em relação a um golf? Status? Talvez potência, dependendo do gosto, mas há opções… Posso dar perda total em 2 e ainda me sobraria dinheiro para comprar mais um… já se comprar um novo, tem que ter seguro ou ficar sem e andar com medo. Se eu fosse obrigado a comprar um 0 km hoje eu ficaria entre a nova S-10, Golf e Sentra pois considero os melhores custos benefícios, mas é jogar dinheiro fora. Pode-se comprar modelos semelhantes ou melhores por um terço do preço. Tenho uma Hilux SW4 2001 com 300 mil km rodados… Problemas? Gastos? Só peças de desgaste. Se eu der perda total? Já economizei mais que o preço de um carro novo só por não pagar seguro e revisões, além de não perder com desvalorização.

                • Alessandro Lagoeiro

                  Um carro com 9 anos de uso e você me pergunta qual seria a desvantagem? Esse carro na minha mão teria mais ou menos 240 mil km. Um motor de 240 mil contra um zero… huum…

                • GPE

                  Não dá pra raciocinar dessa forma q vc botou (que daria 2 PT num Corolla/Civic antigos e ainda sobraria dinheiro pra comprar mais um).

                  Do mesmo jeito que vc se acha bem servido num Civic 2005, tem gente que taria de bom tamanho um Gol 2003 e teria outro que acha o Golf 0km uma merda.

                  • Mr. Pennybags

                    Ou então já que é para chutar o balde nessa linha de raciocínio o melhor mesmo seria comprar um opala da década de 70 mais ou menos. Assim poderia dar pt e comprar outros 4 ou 5. E ainda tem um baita motorzão!

                    • GPE

                      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
                      E ainda paga de clássico/vintage/estiloso!

                • cepereira2006

                  O problema seria se, no seu acidente, der PT também em um carro caro, BMW ou Mercedes, machucar gente… O mais prudente seria fazer ao menos um seguro contra terceiros, pois hoje em dia está cheio de carros caros andando nas ruas. Bater neles é caixão.

            • Mr. Pennybags

              Eu consigo! A opção onde eu tenho dinheiro pra comprar zero e o faço! Pra vc pode não ser vantagem, mas pra outras pessoas não…

      • Martini Stripes

        Concordaria, se não fosse manutenção normal… Troca das pastilhas de freio? Troca das Buchas da suspensão?! Será que tem barra estabilizadora? Mais buchas… Cara, acredite, não é tão simples assim. Peças simples se tornam caras, mesmo paralelas, ou até comprando no Ebay, que seria o caso, precisa ter paciencia e muita vontade para ter um carro desses, falo por experiencia propria.

        • Pacheco

          Pecas dr BMW sao caras so por ser BMW. Qualquer pastilha de freio ja morre mais de 500 reais. E poucos mexem.

      • Caminhoes Stv

        Fora que, não sei se você sabe, peças tem prazo de validade, fluidos e etc… Manutenção de BMW só na autorizada ou especializados, o que não se encontra em qualquer lugar. Na teoria é lindo, mas na prática é bem diferente.

      • Marcelo Nascimento

        Além do que já pontuaram abaixo, a placa do Focus dele é de Araxá. A concessionária BMW mais perto fica a 180km de estrada de mão dupla, em Uberlândia. E se não tiver peças que precisar, vai esperar virem de SP?
        Continua sendo melhor opção?

        • RG

          Olá Pessoal!
          Eu postei a matéria. Realmente antes do Golf eu
          cogitei a compra de BMW série 1 2012 ou BMW X1 2011. Ambos os carros são lindos e transmitem status. Comprá-los não seria o problema. Mantê-los sim! Pra você ter uma ideia até mesmo as pastilhas de freio de um BMW possuem sensores e, se você não colocar os originais uma luz de freio aparecerá no seu painel. Elas custam em torno de R$ 800,00 + mão de obra. Fica caro manter um BMW. O seguro então, melhor nem comentar. Como o colega Marcelo bem comentou, aqui em Araxá (MG) não temos autorizada. Eu teria que me recorrer sempre a Uberlandia (180Kms) para ajustar qualquer coisa no carro. O Golf também não tem uma manutenção barata. Contudo, o carro é zero. Isso acaba nos proporcionando um sono mais tranquilo. Estou a disposição para responder questionamentos acerca dos dois veículos….
          Cordial Abraço a todos!

      • Denis

        Tbm pensava a mesma coisa. Fui pesquisar qnt gastaria para trocar pastilhas e discos na serie 1, somente as peças ficam em R$ 8.400,00. Pneu R5 1.500,00 cada. Para trocas pastilhas, discos e pneus, prepare uns R$ 17.000,00. O preço de compra pode até ser o mesmo, porém a manutenção é muito diferente.

        • Gustavo73

          WTF!!!

        • Felipe Gomes

          Pastilhas de freios A3 2010 , as 04 R$600,00 ,Amortecedores traseiros par R$ 550,00 , mão de obra pra troca R$220,00 no RJ (oficina especializada) Pneus R$ 480 cada aro 18. Não é baratinho , mas também não é nenhuma morte.

          • Gustavo73

            O resto eu não sei. Mas a BMW usa pneus runflat. E esses são caríssimos.

            • GPE

              E difíceis de achar!

              • Gustavo73

                Pelo que tenho lido sim. Não sei os donos das BMW sofrem como os donos do Mini. Mas são caros com certeza.

          • Pacheco

            Audi A3 e um golf q outra capa… BMW e Mercedes e diferente… nao tem pecas compartilhadas.

            BMW vem com pneu runflat e chega um momento q vem aquela manutencao q carro nacional nao faz: trocar oleo do diferencial, coxim de diferencial, buchas da estabilzadora traseira. E lindo na teoria e horrivel na pratica. Entende pq Corolla vende??

          • GPE

            A depender da qualidade das peças, tá valendo a pena esses preços.

            Só o valor do pneu que eu estranhei. Se for “de marca”, tá abaixo da média

            • Gustavo73

              Também achei. Um amigo pagou isso no pneu aro 15 do Punto.

      • Pacheco

        Ate vc ter q trocar os pneus e descobrir q custam 1500 cada um. Pneu runflat. Vai fundo colega.

  • Joao Pedro

    O ford fo ‘cus’ tinha mesmo que ficar com a mulherada né mesmo? kkkk

    • Murillo Balbo

      Sério MESMO ?

    • Robinho

      aff, cada comentário.

  • Vitor Yohan Casaes

    Os dois são muito bons, mas prefiro o golf por tem um acabamento muito melhor e ser bem melhor equipado desde a versão de entrada, fora que é um carro EUROPEU legítimo.
    Esse interior do focus é muito mal acabado, não me desce.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Careca, você esqueceu de mencionar os carros italianos!

  • CorsarioViajante

    Dois excelentes carros, o que vai decidir são detalhes de gosto.
    Eu gosto muito mais do golf, mas longe de mim tirar os méritos do focus, um tremendo carro.
    Relato legal, e bela garagem!
    EDIT: tá na cara que o focus ficou para a mulher, aquele lixinho de onça no câmbio não mente! rs

    • Corsário, coloco nisso o preço e seguro também.

      Um Focus SE se consegue mais barato que o Golf.

      Gosto muito do Focus, mas neste momento o Golf se sai melhor.

      • CorsarioViajante

        Tem coisas que são complicadas. Entrei no focus novo, mas não consigo gostar do interior dele. Odiaria fazer uma viagem de 300 km dentro dele ou olhar para este painel por 50.000km em vários anos. Já o do golf me agrada, poderia passar o resto da vida admirando sua funcionalidade fria e objetiva.
        Sâo pontos de vista pessoais, visões de mundo, hoje eu valorizaria isso muito mais do que uma apólice de seguro um pouco maior ou uma diferença de 10% na compra.

        • Tenho a mesma opinião que a sua. Só que o mercado leva em conta fatores como disponibilidade do modelo e peças, facilidade de financiamento e custo de manutenção que é mais fácil de se encontrar no Focus do que no (superior) Golf.

          E painel é questão de gosto. Acho o do Focus mais envolvente do que o do Golf. Desde que seja das versões com o Sync de polegada maior, pois este não é tão funcional.

          Eu também acho que você deve comprar o que lhe faz mais feliz…

          • João Martini

            Envolve tanto que não sobra espaço para os joelhos. Não o acho feio, mas quando vejo o interior do Focus acho que colocaram o painel de um carro grande em um médio, só pode! É muito largo o console..

            • Isso é comum em modelos Ford. Vide Fiesta.

            • Gustavo73

              No Punto isso me incomoda às vezes.

            • CorsarioViajante

              Tenho reparado isso em geral. Meu pai tem um jetta 2009, tem um apêndice no painel que bate em meu joelho. Fiquei um tempo com um uno alugado, tinha uma forma inútil que insistia em bater no meu joelho. Não entendo pq fazer estas formas inúteis que incomodam, parece que está virando tendência.

        • Rubens Antônio França Jr.

          ao viajar tem que olhar para a estrada, kk..

          • CorsarioViajante

            Vai ver foi por isso que bati! kkkkkkkkkk

        • Bussunda

          Corsário, você já entrou no Focus Titanium?
          Entre e depois me fale.
          Duvido que você o critique.

          • Isso é verdade. O comparativo deve ser feito entre o Fiesta Titanium com o Golf Highline.

          • Oba

            Desculpe a intromissão, eu entrei no Titanium e concordo que o carro passa a mesma impressão de requinte, beleza nos detalhes que o Golf HIghline diferente da S que é pior que compacto de 40mil.

          • CorsarioViajante

            Estou falando de layout mesmo. Naõ gosto de painel futurista. Respeito, mas não gosto. Por exemplo, o painel do civic, é bem desenhado e tal, interessante, mas eu não gosto.

  • Sam86

    Araxaense!

    • RG

      Sim Sam! Você também é da terrinha?….

      • Sam86

        Também, porém ausente. :/

  • Alexandre Viana

    lógico que você deve ressaltar que essa versão do Focus que você tem não compete com a do Golf que você tem também… mais sim o Focus 2.0 titanium.

    • RG

      Concordo plenamente Alexandre! Por isso não fiz um comparativo. Apenas apresentei características dos dois modelos…. Apesar da diferença nos valores, muita gente tem dúvidas quanto ao real funcionamento mecânico dos dois modelos….

  • Bernardo Brasil

    Cara, que garagem invejável, parabéns! São, sem dúvida, a referência no segmento. Só não pude deixar de perceber a pobreza do painel do focus frente ao golf. É muito sofrível.

  • Thiago K. Galiza

    quem tem bala na agualha é outra coisa né

  • ultimate_rr

    Sou apaixonado pelo Focus, mas na faixa de 70, 75 mil, não existe nada melhor que um Golf, na minha opinião e para meu tipo de uso, claro. Depois que começar a ser fabricado no Brasil, essa história pode se inverter. Tomara que não.

    • Bussunda

      Ache um Golf por 75 mil… Não acha! Só se acha acima de 85 mil.

      • Gustavo73

        Então o pessoal tá com muito. Já que o Golf só tem custando tanto quanto o Titanium e mês passado a diferença foi de bem menos de 200 unidades.

        • dougkmt

          Em SP não é bem assim. Estou à procura do Highline sem opcionais e já encontrei duas unidades, e também versões Comfortline. O pessoal generaliza, mas em SP é possível encontrar as versões básicas.

          • Gustavo73

            Eu sei que não é. No Rio também aparecem essas versões. Claro que a maioria terá opcionais pelo limite de importação. Mas é o mesmo que falar do seguro. Já vi de tudo. Então o perfil di condutor é tão importante quanto o carro.

          • GPE

            Valores?

            • dougkmt

              Primeiro preço passado pra mim, sem firulas, 3,4k abaixo da tabela, que é 79.890 atualmente, tanto para cor preta, quanto para prata – cor metálica adiciona 1k. Sinceramente não sei quanto tempo estão em estoque, visto que podem ser unidades 14/14 “antigas”, faturadas antes dos recentes aumentos, não sei dizer.
              Estou em negociação, por isso não vou falar abertamente qual a concessionária, com o risco de “roubarem” as unidades… Se der certo, aviso. :)

              • Gustavo73

                O 308 então será trocado?
                Boa sorte na compra.

                • dougkmt

                  Provavelmente sim. Ainda não tenho a cotação do seguro, e o preço de compra ainda não me agrada, pois normalmente jogam o valor do 308 entre 20 e 25% abaixo da FIPE – que hoje está em 45.700. Além disso, a minha primeira opção é pelo branco, mas se o negócio se tornar interessante, eu relevo a cor, desde que eu ache bonito.
                  Confesso que já cansei do trânsito de SP. Embora eu goste do câmbio manual, o automático me venceu, kkk.
                  Eu só estou com o pé atrás com o pós – venda. Vc deve ter visto o desleixo no longa duração, né? Deixaram uma mangueira desconectada na última revisão, além de empurrarem serviços desnecessários. E a partir da 3a revisão o valor de MO é de acordo com cada oficina, além da obrigatoriedade de revisões a cada 6 meses. Estou pesando isso também, hehe.

                  • Gustavo73

                    Todos os custos tem que ser postos na balança. Sem dúvidas. E o preço do 308 tem que ser melhor. Não li ainda a 4R direito. Vou dar uma olhada. Isso é um saco, falhas e empurroterapia. Sempre preferi câmbio manual, mas hoje (se no Rio está ruim, imagino aí) tá uma m****. Então hoje um at ou dsg seriam minha opção. Uma pena já que o manual custa bem menos. Espero que você consiga e que tudo corra bem. Quem sabe um relato no futuro.
                    Abraços

      • Daniel L.

        Procura direito que tu acha. Paguei 71,5 no meu highline MT mês passado

        • dougkmt

          Digo o mesmo, e parabéns pela compra! Ótimo custo-benefício neste valor!!

          • Daniel L.

            Valeu mano! Isso porque o meu tem teto solar. Nessa faixa de preço não existe carro melhor no Brasil. Boa sorte na sua busca!

      • dougkmt

        Onde vc tem pesquisado? Estou na grande SP e já encontrei até Comfortline DSG básico. Na semana passada, encontrei Highline preto ninja e prata sargas, abaixo do valor de tabela – R$ 79.890.

      • ultimate_rr

        Dei uma pesquisada e achei sim. Highline Manual, Comfort. Manual e DSG (esse ultimo seria minha opção). Mas realmente ainda está cedo para se comprar um Golf… Efeito novidade = ágio. É claro que um Highline com DSG e pacote Premium seria ótimo né, pena que aí beira os 6 dígitos!

        • Gustavo73

          Qualquer versão acima do Highline +Elegance é um absurdo.

          • ultimate_rr

            Mas ainda é uma das melhores opções, senão a melhor. Tão pagando 93 mil de Corolla e 150 mil de Mercedes CLA…

            • Gustavo73

              Pelos equipamentos pode ser. Mas os valores já estão fora. Para pagar mais de 100 mil em um médio. Eu por preferência levaria o Gti, mas seria algo puramente emocional.

              • ultimate_rr

                O duro é que a versão de entrada do GTI não tem nem os LEDs dianteiros… Tem que levar pelo menos um pacote da VW (que custa quase o preço de um GOL 0km rsrsrs)

                • Gustavo73

                  Infelizmente uns 20 mil a mais. Xênon, bancos em couro, ACC, DLA e outras coisinhas.

      • Magnosama

        comprei o meu highline por 75,5K, (ainda não completei 1 mês com o carro)

        ;-)

  • Gran RS 78

    Bela garagem. O estilo do Focus deixou o belo Golf bem apagado, mas o contraste do interior foi completamente o oposto. Parabéns pelos carros!!

    • Thiago K. Galiza

      sinceramente? as vezes acho o Focus meio cara de ” chinês ” :S

      • Gran RS 78

        Puxa vida, acho bom procurar um oftalmologista urgentemente, rsrs.

        • Thiago K. Galiza

          Um ” que ” de Chery Cielo

  • GPE

    O Golf merecia um tapete decente. Esse tapete que nem se encaixa no piso é um perigo

    • Osvaldo Moreira

      Mas o Golf vem de série com tapetes de carpete, feitos sob medida. O proprietário deve ter colocado esse de borracha por cima.

      E o que falar desses tapetes aí do Focus… que horrível… e o Focus não vem de série com tapetes feitos sob medida…

      • Magnosama

        isso mesmo, vem com tapetes de carpete,
        inclusive estou procurando tapetes de borracha que se encaixam no piso, para substituí-los

        • Osvaldo Moreira

          Comprei esses tapetes na CCS, 300 reais, facada. Mas são de primeiríssima qualidade, perfeitos.

          • Magnosama

            se encontrar, vou comprar tbm.
            os de carpete são confortáveis mas sujam muito,
            e tenho medo de que com o tempo, deem mau cheiro.

            • cepereira2006

              Também pensava como você. Meu carro veio com tapetes de carpete. No início não tinha coragem nem de pisar no carro sem olhar como estava a sola dos meus sapatos, estava odiando. Depois comecei a ver que o nível de conforto é outro, a gente se acostuma, perde aquele medo, é bem mais bonito, são igualmente laváveis e nem suja tanto como a gente imagina que sujaria. Hoje nem penso em trocá-los.

              • Magnosama

                pois é, mais confortáveis eles realmente são, conforto tátil, térmico, tudo…
                vou ficar um pouco mais com os meus,
                quem sabe acontece o mesmo comigo.
                talvez valha a pena ter em casa um daqueles aspiradores de pó pequenos pra dar uma geral de vez em quando.
                não sei.

      • RG

        Osvaldo os dois veículos vem com o tapete de carpete. A questão é que ganhei nos dois modelos de borracha, que por sinal são bem feios. Contudo, como rodo muito me auxiliam na manutenção….

  • Osvaldo Moreira

    Não sei como podem achar um Focus mais bonito que o Golf… Olha a traseira dos carros… olha a frente, e esse Golf nem tem os belos faróis em xenônio.

    O interior então… sem comentários.

    • João

      Sem falar que o Golf está com o visual atualizado juntamente com os outros mercados. O Focus já mudou em outros lugares.

      • Bussunda

        O Focus ainda não mudou. Vai mudar. Só chega na Europa e EUA no final de 2014. Aqui em 2015, pouco após.

        • Gustavo73

          Acho que o Focus mudará aqui junto com a chegada do Golf nacional. Justamente para tentar ofuscar a sua chegada. E já disse. Não me surpreenderia um 1.0 Ecoboost nele.

          • Myph13 .

            Infelizmente acho difícil a Ford fazer isso. A Ford vem investindo muito em segurança. Trazer ESP, 6AB pra carros compactos é o grande trunfo dela, mas em termos de motor, acho que vamos demorar pra ver o 1.0 Ecoboost… Espero estar totalmente errado…

            • Gustavo73

              É um chute meu. Sem fonte nem nada. A Ford demorou pra trazer o Focus. Sim sei que o Golf demorou muito mais. Mas a Ford mostrou o Focus lá em 2012 se não me engano no Salão de São Paulo. O carro demorou um ano para chegar. E o Golf que ninguém imaginava chegou junto. Hoje mesmo o Focus sendo “nacional” o Golf está sempre ali a espreita nas vendas. No último mês a diferença foi de menos de 10 %. Com a chegada di Golf nacional e uma oferta maior de versões mais baratas a briga vai só aumentar. Uma fabricante de turbinas já falou que começaremos a ver modelos nacionais turbinados. O Golf 1.4 Tsi é um, e o 1.0 tsi do Taigun outro. Mas ela disse que Fiat e Ford também terá modelos com turbo e injeção direta. O 3 cilindros do Ka é um Ecoboost sem a injeção direta e o turbo. Assim como o do up é um tsi sem os mesmos apêndices. Então acho que este motor seria o primeiro Ecoboost nacional. Até a produção da fábrica dele indica que não só o Ka ganhará este motor. Então eu extrapolo e faço esse chute. Assim como acho que o 1.0 tsi não ficará só no Taigun. É uma aposta. E um desejo.

    • CorsarioViajante

      Eu também acho o golf mais bonito, mas concordo que o desenho do focus é mais arrebatador, mais chamativo. O golf é discreto e sóbrio, me agrada pq daqui a dez anos ainda será bonito envelhecendo bem (como todas as gerações do golf ainda são bonitas e bem desenhadas)

      • Bussunda

        O Focus desde a sua primeira geração é bonito, basta ver um 2001 na rua, continua sendo um carro interessante. Um Golf 2001 é bem sem graça.

        • CorsarioViajante

          Golf sempre foi “sem graça”, entenda-se “sóbrio” ou “discreto”. Bem desenhado mas não é arrebatador ou futurista.
          O Focus ao contrário sempre foi ousado e modernoso, e aliás muito bem desenhado, tanto que também não cansa.
          ACho ambos bem desenhados dentro da sua proposta.

    • Martini Stripes

      Tem gente que gosto do ix35!!!

    • Robinho

      então…eu já o Focus mais bonito…questionar beleza e bem complicado.

    • Jansen

      Concordo, a traseira desse Focus é terrível.

    • Gustavo73

      Gosto é algo complicado. Eu gosto de morenas, tem quem prefira as loiras. Prefiro b**** tem quem prefira p*****. O mundo é assim, o que seria do vermelho se todos gostassem do azul. Prefiro o Golf, mas não vejo problema em quem prefira o Focus. Inclusive achei o facelifth apresentado lá fora bem interessante (não sei ao vivo). O maior diferencial que vejo é que temos o Golf europeu vs um Focus mais americano(feito na Argentina). Mas acho ótimo termos o que considero os melhores hatchs do mundo aqui.

    • Bussunda

      O Focus Titanium tem faróis de xenon, tem park assist e custa 88 k, o Golf completo custa 125 k.
      Prefiro o Focus e economizo 37 k.

      • Gustavo73

        120 e anda e para sozinho no trânsito. E para na estrada até 160 km/h. Fora Xênon adaptativo e 60 gb na central multimidia. E um parkassist mais moderno. E mesmo assim a diferença de preço é enorme. Por esse valor levo o Gti e estaciono eu mesmo.

        • dougkmt

          Kkkkkkkk!

          Acho hilário quando comparam as versões topo de linha de modelos distintos sem ao menos analisar os itens englobados em cada um. Agora quer dizer que o Golf só é “completo” quando se adiciona o pacote Premium?!?!?!?!

          • Gustavo73

            Rsrs analisando friamente é isso mesmo. A completa é a com todos os opcionais. Mas também se esquece outras coisas como um ser “nacional” e o outro importado. Mesmo que tenham dúvidas dos como os valores são quase os mesmos do alemão só convertidos.

          • Oba

            É por ai mesmo.

          • Bussunda

            Então, você pode montar um Golf 1.4 com os mesmo itens do Focus Titanium Plus e ver quanto custa.

      • Osvaldo Moreira

        Focus tem DLA?
        Focus tem ACC?
        Focus tem Front-assist?
        Focus tem bi-xênon?
        Focus tem pro-active?
        Focus tem detector de fadiga?
        Focus tem Park Assist que estaciona em vagas de 45°?
        Focus tem start-stop?
        Focus tem modos de condução?
        Focus tem auto-hold?
        Focus tem freio de estacionamento elétrico?
        Focus tem 7AB?
        Focus tem paddle-shifts?
        Focus tem teto-solar decente?
        Focus anda mais que Golf?
        Focus bebe menos que Golf?
        Focus tem acabamento decente?
        Focus tem espaço interno decente?
        Focus tem dupla embreagem decente?
        Focus é turbo?
        Focus é monocombustível?
        Focus tem construção decente?

        É… acho que não! Então não adianta comparar o que tem no golf de 120k (que é o preço do top) com um Focus de 90K… Golf tem muitos, mais muitos equipamentos que o Focus nem sonha em ter!

        Só pegar o Highline intermediário, o Exclusive, já espanca o Focus em equipamentos, tecnologia, desempenho, consumo, acabamento, espaço interno, montagem, segurança, etc.

  • Lucas Nunes

    Agora sim! To doido pra sair do trabalho pra poder ler!

  • Diggo

    A ideia de acabamento interno do Focus é muito superior ao do Golf, o grande problema é que na prática empobreceram para fabricar aqui no terceiro mundo. Se fosse feito aqui na periferia com a mesma qualidade que os alemães fazem no Golf, o Focus seria perfeito, no motor 2.0 ou no futuro 1.5T.
    O Golf é sem inspiração, mas de qualidade. O Focus é todo bonito, mas com baixa qualidade. Eu andei no Focus S e achei muito pobre, e parece que até a Titanium sofre disso.

    • Osvaldo Moreira

      Se… Se… Se…

      Mas na realidade tem acabamento de carro popular e motor Duratec repaginado da década passada.

      E na Europa não é muito diferente, é bem inferior ao Golf. Tanto é que já fizeram um facelift, inclusive do interior, para tentar reduzir o abismo entre o Focus e o Golf.

      Já o Golf não tem se…se…se…

      • Diggo

        Tem vários “se”…
        Se fosse mais barato…
        Se tivesse um desenho mais interessante…
        Se fosse flex…

        Não que o carro não seja bom. Eu pessoalmente gosto do Golf, mas não sou cego e enxergo em cada um seus feitos e defeitos.

      • fschulz84

        Olha, estive na Europa mês passado e em TODOS os relatos automotivos que pude ter por lá, nenhum deles mencionava este “abismo” entre Golf e Focus… O Focus por lá tem versões bem interessantes e quando o assunto é a parte “esportiva” vi mais Focus ST do que Golf GTi… Sempre que se fala de hatch médio, pelo menos nos países que visitei, as referências sempre são Golf, Focus e Mégane comendo pelas beiradas.

      • Bussunda

        Já andou no Duratec de 178 cv e 22,5 kg de torque?
        Eu já andei, e posso lhe dizer que sua opinião é carregada de preconceito e sem base.
        O Focus com esse motor é excelente!

        • Lucas de Lucca

          O motor é bom mesmo. Só achei o Powershift meio lento.

          • Myph13 .

            Eu já gostei. Mas infelizmente gostei mais ainda do Golf…
            O Do Focus andei por pouco tempo no Test-Drive, mas deu pra sentir que puxa bem pra caramba, não invade a cabine e gostei do escalonamento pra uso normal e mesmo quando pede, respondeu rapido.
            Agora o Golf eu consegui um test-drive de 20~30minutos, por varios lugares, cortei entre 6 bairros, andei em piso ruim, bom, reta, subida e descida… é uma beleza… Até hoje eu falo que aquele test drive acabou com minha vida, agora não vejo a hora de ter um.

            • dougkmt

              Kkkkk. Outro dia estava comentando sobre “nível ou padrão alcançado” de carros, explicando o porquê da diferença de se pagar 10k a mais em um Golf Highline ao invés de levar um Cruze Sport6, pra ficar satisfeito com a compra. Por isso não testo o GTI, senão vou ficar maluco, kkk.

              • Mr. Pennybags

                2!kkkk

            • Mr. Pennybags

              Eu tinha um Cruze e nem pensava em trocar. O vendedor da VW me ligou e disse que tinha um carro pra eu experimentar – era o novo Golf – e eu podia ficar com ele o final de semana inteiro e devolver segunda cedo. Mesmo assim recusei e ele me trouxe no trabalho e disse: “dá uma volta e segunda eu te espero pra fechar o negócio”. Peguei o carro sexta feira 14:30 e fui dar uma rodadinha…. rodei uma hr com o golf e voltei na css pra fechar o negócio. As 17 hrs o negócio estava fechado e sábado de manhã eu peguei o Golf. Paixão que me arrebatou. O Visual não é fantástico a primeira vista, mas faz parte do design alemão (discreto), mas confesso que com o tempo certas características vão chamando atenção e hoje sou apaixonaod pelo visual dele.

          • Bussunda

            Ponha em “S” que ele não tem nada de lento.

            • Gustavo73

              Lento realmente ele não é. Pena a falta das borboletas.

            • Lucas de Lucca

              Coloca um DSG em S e verá como o Powershift é bem mais lento sim…

          • Magnosama

            o DSG é mesmo bem superior ao Powershift.

            • Gustavo73

              É mais rápido e eficiente. Também a VW investe nele há mais de 10 anos.

    • Bussunda

      O Titanium não tem nada de pobre!!
      Muito pelo contrário!
      Vá ver e faça um teste, duvido que não mude a sua opinião.

  • Freaky Boss

    Rapaz , vc tá bom de grana hein! Cuidado que daqui a pouco o Lula te chama de “zelite” branca e excomunga seus direitos! (quanta idiotice vindo de um ex presidente) kkkkkkk
    Brincadeira, parabéns pelo relato e pelos carros!

    • João Martini

      Nossa.. Oi? Rs

  • Thiago K. Galiza

    e enquanto isso, o i30 morto pela semelhança com o HB20

    • Leandro1978

      Acho que o maior problema dele foi o seu preço inicial, bem maior que o anterior e ainda com um motor pior.

      • Comment

        Se não fosse o preço…a semelhança seria o último problema. Até porque sabemos que eles são bem diferente internamente e o i30 entrega muito mais conforto que o HB20.

      • Gustavo73

        Concordo. Motor e suspensão. Se a Hyundai tivesse trazido o modelo oferecido na Europa. Multlink e motor GDi. Sem o absurdo dos preços ele não teria se tornado uma mosca branca

    • Lucas de Lucca

      Se fosse por semelhança o Golf também deveria ter nascido morto. Hoje na estrada olhei pelo retrovisor e vi um veículo se aproximando rápido, olhei de novo e falei nossa como esse Gol tá puxando (eu tava a uns 160 km/h), daqui a pouco quando ele pois do lado pra me passar que vi que era um Golf. Aí entendi porque tava andando tanto rsrs

      • Thiago K. Galiza

        Mas o HB é quase uma “miniatura” do i30, a semelhança do Gol e do Golf fica só pela dianteira mesmo

  • Fabio Marquez

    Se o lobo guará tivesse atravessado na minha frente teria ido ele e a parte frontal do carro para o saco, eu mantenho a trajetória em caso de susto, o que dependendo do caso leva a perda do controle do mesmo jeito.

  • Greice Maria

    Nunca gostei da Ford, até meu marido adotar uma ranger 96 americana para virar relíquia, comecei a me ater a esta nova geração de focus, nossa esse carro só falta fazer café, Graças a deus ainda não pelaram muito ele..Mas 90 mil no 2.0 da dor no coração..

    • Bussunda

      E 125 k no Golf 1.4 completo?
      Muito caro!!

      • dougkmt

        O que é “completo” pra vc? Um Golf Highline Exclusive não é completo? O Golf Highline Elegance também não? Um Highline básico? O que faltam neles pra ficarem “completos”?

        • Alessandro Lagoeiro

          Serem do fabricante que ele gosta?

        • Bussunda

          Se existe um Golf 1.4 que custa 125 k, esse é o completo. Meio óbvio isso.

      • Mr. Pennybags

        Pelos memso 125k qual outro carro vc leva com os MESMOS opcionais?

        • Bussunda

          Por 120 k você leva um Fusion Titanium turbo 4×4, com 240 cv e 35 kg de torque. E o Fusion é mais completo do que o Golf 1.4.

          • Gustavo73

            É mais carro mas não é mais completo. Não tem xênon, muito menos faróis adaptativos. E nem ACC. E novamente o Golf Highline completo custa 120 e não 125.

            • Magnosama

              Já dirigi o Fusion e tenho um Golf, e não acho o Fusion mais carro. Muito inferior aliás.

              • Gustavo73

                Mais carro no sentido de ser de uma categoria superior. Motor mais potente. Mas também tem taxação de modelo nacional e custo em pesos. Enquanto o Golf tem custos em Euros. E mesmo assim tem preço convertido semelhante ao alemão.

                • Magnosama

                  acho que “mais carro” só se aplica ao Fusion, neste caso, no sentido de tamanho mesmo. Me refiro comparando as qualidades de cada um, nos efeitos sensoriais e práticos de um automóvel. A categoria do Fusion é superior sem dúvida, mas isso não se traduz em prazer ao dirigir.

                  • Gustavo73

                    O Fusion é um modelo americano. Não terá na tocada européia do Golf. Veja o Passat europeu eo o americano. Até o novo Mondeo apesar de ter a cara do Fusion terá um ajuste diferente.

  • jjmarcio2

    Duas maquinas, parabéns pelos carros, eu ficaria com golf por ter mais refinamento no quesito motor, cambio e acabamento..

  • RRT Felipe

    O correto, com relação ao preço deste Golf Highline com pacote elegance, seria comparar com o Focus 2.0 Titanium, que é muuuito diferente do 1.6 S.

    • Bussunda

      Apoiado!
      Mas como sabemos o Ronaldo só falou dos dois carros dele, em nenhum momento ele os comparou, atitude coerente e correta.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Concordo, porem achei valido visto ser os carros que o autor possui e nao comparativo de super trunfo. Veja que ele deixa bem claro as versões que possue e o que elas oferecem, sendo que nem da um veredito de vencedor x perdedor.

      • Gustavo73

        E nem falou em desempenho ou na lista de equipamentos. No máximo da suspensão que seria a mesma independente da lista de equipamentos e opcionais. Gostei da maneira que ele dez o relato.

  • Guilherme Batista

    Ja dirigi o Focus europeu que é praticamente o mesmo carro, no caso só o motor era diferente, dirigi a versão Diesel.
    Seu relato é bem parecido com as impressões que tive do carro e foi a primeira vez que dirigi um carro com controle de estabilidade e tração, me ajudou bastante quando andei em regiões com neve e pista escorregadia.
    As duas únicas coisas que me desagradara no Focus foi o espaço pra cabeça nos acentos traseiros e o painel que apesar de bonito é o mesmo na linha inteira da Ford.

    • Comment

      E o que tu achou do desempenho do motor Diesel?

      • Guilherme Batista

        O Focus que aluguei era com o motor 1.6 TDCi de 95 cv e câmbio manual de 6 marchas. Viajei o tempo todo com 4 pessoas a bordo mais a bagagem. Achei o desempenhomuito parecido com os motores 1.4 da chevrolet, mas com mais torque em baixe e barulho das caminhonetes diesel daqui do Brasil, chegava a ser até engraçado.

        O mais surpreendente é a economia de combustível, cheguei a fazer cerca de 24 km/l na estrada e nessa viagem em que rodei mais de 1300 km o consumo médio total, incluindo cidade e estrada ficou em 18.5 km/l.

        • Comment

          Valeu. Realmente a potência deste não é das maiores, mas na economia eu vejo a grande vantagem destes motores.

  • Anderson Lemos

    O interior do Focus perto do Golf ficou parecendo o Fiesta Rocam…

    • Senhora Liberdade

      Mas com certeza esse Cadillac da um belo banho de luxo nos dois. E teu ou é mais um amante da marca de diamantes como eu ?

      • Anderson Lemos

        É meu, toda vez que deito no travesseiro dou umas belas voltas com ele rs rs rs… Brincadeiras à parte, tbm sou apenas mais um apaixonado. Estou programando uma viagem para os EUA e pretendo alugar um para fazer NY/LA, estou estudando a viabilidade.

        • Senhora Liberdade

          have a nice trip, que os bons ricaços do brasil tenham a oportunidade de ter a Cadillac no brasil

    • Leandro1978

      Pô, comparar com o Rocam é sacanagem… kkk…

      • Comment

        É sacanagem…mas realmente salta aos olhos a diferença. A Ford poderia ter caprichado mais, mas as versões S tanto do Focus quanto do NF são simples demais.

    • Bussunda

      A comparação é injusta. Na mesma faixa de valor do Golf do Ronaldo, você tem o Focus Titanium, que tem um interior sensacional.
      Só uma correção: não há “alcântara” no Golf. É tecido imitando.

      • Gustavo73

        É Alcântara que é um tecido sintético com características visuais e de toque parecida com couro. Mas não esquenta.

        • Magnosama

          Adoro o Alcântara. hehehehe…

      • dougkmt

        Mas então alguém avisa a VW:

        “Acabamento internoTecido e Couro Alcântara Quartz (Bege)”

        • Bussunda

          O couro “alcântara” original custa uma fortuna, só existe em carros como Lamborghini e outros luxuosos. O da VW pode ter certeza é uma imitação.

        • Magnosama

          o couro do Focus tbm é sintético.

          • Gustavo73

            O couro Vienna da VW é de verdade. Já a Alcântara é um tecido sintético.

            • Magnosama

              Não sabia sobre o Vienna.

      • RG

        Valeu pela correção Bussunda! O conforto térmico proporcionado por esse material o faz valer a pena. Já tive alguns carros com banco em couro e posso afirmar que é igual telha “Brasilit” se o clima está quente ele te queima, se você está no inverno e senta morre de frio….

  • Roger Rosato

    Vejo no Focus a vantagem de ser mais acessível, logicamente às custas de um acabamento mais boqueta. Se pensasse em comprar um hatch médio de R$65, iria de Focus, com certeza. Se pensasse em comprar um hatch médio de R$80 mil, Golf.
    O que acho mais ridículo no Focus é o fato de ESP e TCS vierem somente nas versões com câmbio automatizado… por que, isso?! Meu carro tem os dois sistemas e é devidamente manual, assim como o Golf Comfortline e Highline manuais…
    Quem prefere câmbio manual merece menos segurança, na filosofia da Ford?!

    • Gustavo73

      Se o câmbio automático não for obrigatório eu levaria o Confortline.

  • FabioTex

    Muito bom texto. Parecia até reportagem, estimulou a leitura até o final.
    Parabéns pelas máquinas.

    • RG

      Valeu pelo apoio Fabio!

  • Leandro1978

    Belo relato. Parabéns pelas aquisições.

    • RG

      Obrigado Leandro!

  • Fudencio

    O amigo gosta de gastar dinheiro, hein rsrs

    • Vagnerclp

      Cara, se ele tem sobrando….tá certo ele kkkkk. Infelizmente, este não é o meu caso.

      • Fudencio

        Com certeza, cada um faz o que quiser. Eu iria gastar numa viagem e ainda sobrava rsrs

        Se um carro já é custoso, imagina dois

    • RG

      Meu amigo Fudencio carro não é investimento. É paixão! E a tal da paixão é um bicho que não tem cheiro nem preço…. Vamos tentando recompor o “prejuízo” dos carros nos negócios…. heheh

      • Fudencio

        Sei bem como é. Já gostei muito mais de carros do que gosto hoje.. infelizmente o nosso país nos faz parecer trouxas comprando carro =(

  • zeuslinux

    ex Honda Civic 2012 ?! Além do Focus e do Golf ainda tinha o Kia Soul e o Civic ano 2012 ?!

    Por favor não leve a mal a crítica. Eu também gosto de carros e confesso que já troquei um carro com apenas 2 anos e outro com apenas um (não gostei do carro porque comprei sem fazer test drive), mas não repito a dose porque perdi muito dinheiro nos 2 casos.

    Quanto ao Focus, acho um bom carro mas não compraria com motor 1.6 porque acho que quem prioriza a economia de combustível deveria comprar um carro menor e mais leve e não um médio com motor menor. O acabamento interno desse Focus também tem um claro ar de economia.

    O Golf sim foi uma compra excelente. Parabéns.

  • Celso Saraiva Filho

    Eu tirei meu Golf sexta-feira… Nem emplaquei ainda e já tenho agendado hora as 9:00 de quarta-feira para averiguar a suspensão que está batendo que nem carro com amortecedor estourado!
    O carro é fantástico e acho que vão resolver o problema pois andei em um igual ao meu elegance só que vermelho e a suspensão era fantástica.

    • dougkmt

      Caraca! Retirou da concessionária já com o problema? Rodas 16″ ou 17″? Se possível, mantenha-nos informado, rs.

      • Gustavo73

        Comigo teria voltado na mesma hora.

    • Mr. Pennybags

      Provavelmente a CSS esqueceu de tira ro calço da suspensão. Tem que levantar no elevador e ver se não deixaram duas peças plásticas. Infelizmente só o carro veio da alemanha, os mexanicos continuam made in brasil.

    • Zema

      E aí , o barulho melhorou ? Estou com o mesmo problema (Ploc Ploc na suspensão traseira ao passar por irregularidades). Aliáis , tem um tópico no clube do Golf só sobre isso :

      http://www.vwgolfclub.com/forum/index.php?showtopic=43437

      • Celso Saraiva Filho

        Pois é! Melhorou na traseira esquerda ficou 10!!
        Já do lado direito ta mesma porcaria, mas quinta-feira vão fazer novos testes…
        Ela tem como característica um toc seco e sutil mas esses ploc bluck que ta fazendo é problema no amortecedor, mas a VW não admite só ameaçando com advogado pra trocar os amortecedor, no meu caso tiraram do vermelho que estava bala e colocaram no meu, mas tenho plena convicção que fizeram meio serviço do pra ver se eu ia parar de reclamar tipo assim trocar só o lado esquerdo pra ver se eu sou ligado mesmo!

  • fschulz84

    O acabamento da versão S do Focus MK3 é sofrível… Aqui no Brasil realmente existe uma grande diferença de qualidade do Golf para o Focus… Mesmo a versão SE (que até tem qualidade de acabamento aceitável) é inferior neste ponto…

    O que pesaria para mim no caso do Golf seria o seguro, já que o do Focus normalmente é bem barato…

  • Bussunda

    Ronaldo, primeiro parabéns pelo relato!
    Sobre o consumo baixo que você exige, posso lhe dizer bem objetivamente de um amigo que comprou um Focus S 2.0 sedan (que como você sabe é Powershift): ele faz na cidade dele 12,5 km/l (gasolina) sem ar ligado (porque está frio, nesta época), e numa viagem recente de 2.400 km, onde ele ligou o ar condicionado algumas vezes, ele fez 15,8 km/l (gasolina), rodando entre 110 e 130 km/h (região sem radares).
    Eu testei um Focus Titanium completo (aquele que estaciona sozinho) e afirmo que o carro é um canhão, o 2.0 é fantástico e o carro tem um acabamento espetacular.
    Parabéns pelos dois carros!

  • Carfanbr

    E ESSE TAPETE DE BORRACHA DENTRO DO GOLF?

    MERECIA COISA MELHOR NE?

    • Gustavo73

      Está lá, em baixo do tapete de borracha um de carpete.

  • CarLoverRS

    O acabamento interno “pé de boi” dos Focus versões de entrada é sofrível. Não sou fã de Golf, mas entre os dois o alemão com certeza.

    Tenho más experiências com a Ford. E quando fui conhecer o Novo Focus o carro do show room estava com alguns arranhados. Imagina então o que eles entregam para os compradores.

    • Vagnerclp

      As pés de boi são horríveis mesmo.

  • Júlio Câmara

    Qual a diferença no preço do seguro?

    • Gustavo73

      Levando em consideração que os modelos devem ter uma diferença de preço na faixa dos 20 mil reais. Fica difícil compara os seguros.

    • Magnosama

      posso falar sobre o seguro do meu,
      Golf highline DSG, saiu por 2,97k pela Porto.

  • Bonito o focus hatch .

  • Junoba

    O interior do Focus e muito mais bonito que o do Golf, acho que a VW deveria ter feito melhor.

  • Daniel L.

    Fiquei em dúvida entre esses dois carros há uns meses atrás. Primeiramente queria o Focus, mas depois de entrar em ambos e fazer test drive, nunca mais quis saber do carro da Ford. Acabamento interno péssimo, peças mal encaixadas, motor meia boca (o 1.6). Assim como o i30 parece um HB20 anabolizado, o Focus parece um New Fiesta mais parrudo.

  • Lira Marinho

    Excelente relato. Parabéns por ele e, principalmente, pelas duas máquinas.

  • Rafael Ribeiro

    Ambos os carros sao otimos. Claro que as duas versoes nao competem, ja que o golf nao tem uma versao de entrada com motor mais fraco, porém sempre gostei do focus, mas nao tem como negar que o golf atualmente é superior, até porque ele vem importado do mesmo jeito que é vendido na europa, por isso o vislumbre do brasileiro com ele, enquanto o focus produzido na argentina, ja é produzido para os chamados mercados emergentes, com o corte de custo nos materiais para baratear e aumentar o lucro. porem vi um focus top na europa a um tempo atras e me surpreendi. Só nao achei mais bonito que o fiesta de interior bege. De qualquer jeito, é claro que se ele tivesse um 2.0 titanium powershift,ele ficaria bem confuso em que carro andar. Aquela central multimidia da sony é linda, o painel tambem. O que pesa mesmo é o preço. apesar de dizerem que o golf parte de 74mil, voce dificilmente encontra por menos de 80, e com 80 voce pega um titanium 2.0 super completo na ford, sendo que se nao me engano o focus top é bem mais equipado que o golf de 80mil. logo, acho uma compra complicada, alem do seguro do golf ser caro pra cacete.

    • dougkmt

      Sem entrar no mérito de preço praticado, vamos pegar os valores na tabela (sites oficiais):

      #Listando as diferenças

      1. Focus 2.0 Titanium PS – R$ 80.790
      6 AirBags (frontais, laterais e de cortina)
      Motor 2.0 Duratec Direct Flex (178cv // 22,5 kgfm)
      Transmissão PowerShift com 6 velocidades
      Camerá de ré
      Chave com sensor de presença
      Rodas 17″
      SYNC MEDIA SYSTEM com MyFord Touch: Sistema de navegação, tela de 8″, Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters, comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador
      Acabamento parcialmente em couro

      2. Golf 1.4 Highline DSG – R$ 79.890
      7 airbags (2 frontais, 2 de cortina e 1 de joelho para motorista)
      Motor 1.4 TSI (140cv // 25,5 kgfm)
      Transmissão DSG de 7 velocidades
      Bloqueio eletrônico do diferencial XDS
      Display multifuncional “Plus”: Tela de 5,8″
      Farol inteligente (neblina)
      Freio de estacionamento eletrônico inclusive função Auto-Hold
      Sensores de estacionamento dianteiro
      Acabamento em tecido e Alcântara.

      Eu não acho o Focus BEM MAIS equipado como vc disse. Inclusive, eu priorizo/opto pelas diferenças do Highline, ao invés do Titanium. Aí envolve o perfil de cada um.

      Edit: esqueci do acabamento em couro do Focus, e ausência no Golf.

      • Osvaldo Moreira

        Você esqueceu o start-stop e os paddle-shifts.

        • dougkmt

          Culpa da VWB que não coloca essa info no site oficial. Peguei a relação da opção “Itens de Série” – versão Highline. :)

  • Anderson SP®

    Bacana o relato, sem fanboyolismo ou paixão cega por tal modelo, sucinto e direto.

  • Myph13 .

    Garagem dos sonhos pra mim… Claro que com versões diferentes, mas os dois carros.
    Belo relato. Só fiquei curioso pra saber porque pegou a versão S e não no minimo a SE?

    • RG

      Olá Myph13! A questão na época foi o financiamento com taxa 0 da versão S. A SE não tinha esse benefício… O que muda mais nessas versões é o acabamento, farol de milha e piloto automático…Não senti falta desses detalhes, pois eu não gosto de banco em couro…..

  • Tosoobservando

    Resumo da Opera, Golf ganha de lavada do Focus.

    • Gustavo73

      Não dá para comparar Golf Highline com Focus S. Vamos esperar o Trendline para comparar

  • Emilio

    Pra mim o que pega no Focus é esse design. Hoje mesmo estava observando um sedan. Falta sofisticação nos detalhes.

  • Caio Brandão

    Golf vem ni mim !

  • WagnerSCS

    São ótimos carros, o Golf dá um show de modernidade e desempenho, enquanto que o Focus se mostra muito bom em conforto e dirigibilidade.
    Na minha opinião, apenas teria pego o Focus SE 2.0 Powershift, que oferece um pouquinho mais que a versão S e se aproxima um pouco mais do Golf, em termos de equipamentos.
    Parabéns pelas máquinas!

    • Pacheco

      Mas esse 2.0 deve beber bem hein.

      • Bussunda

        Bebe pouco, bem pouco. É mais econômico que o Golf na estrada.

        • Gustavo73

          O DuratecGDi é um bom motor. Mas se ele fosse tão bom quanto você fala a Ford usaria ele no Focus europeu e não estaria trocando ele nos EUA pelos Ecoboost.

      • WagnerSCS

        Infelizmente, pelo menos foi o que li em várias das avaliações que li sobre o modelo.
        E não deveria beber tanto, por possuir tanta tecnologia, inclusive voltada a economia de combustível.
        Ainda assim, considero a versão 2.0 uma ótima opção.

  • Vinicius Jota

    Relato válido, mas não se pode esquecer da graaaande diferença entre os dois. O Focus que “mira” no Golf não é a versão adquirida pelo leitor. Teria que ser pelo menos a versão com motor 2.0 para a briga ficar justa. O 1.6 do Focus, infelizmente não anda muito mesmo. O 2.0 é muito diferente (fiz teste drive nos dois modelos e acabei desembolsando mais do que o esperado e comprando um Titanium Plus). Quanto ao acabamento, realmente, difícil de engolir na versão de entrada, mas os da versão Titanium e Titanium Plus não deixam nada a desejar para o do Golf.
    E tem mais.. com o preço do Highline DSG (79.900,00 mais ou menos) vc compra um Titanium – não Plus – que tem um acabamento top e ainda deixa a central multimídia do Golf no chinelo.

    • Osvaldo Moreira

      Não muda muito da versão de entrada para o Titanium Plus. Só muda uns apliques em cinza.

      Continua o mesmo plástico espalhado pela cabine, nas portas, o teto de Fiesta 1.0. Encaixes mal feitos, etc.

      Mesmo o Titanium Plus fica anos luz do acabamento do Golf Comfortline… Perto do Highline então nem se compara.

      E o Golf 1.4 bebe muito menos que o 2.0 do Focus e ainda anda mais.

      • Bussunda

        Não é verdade. O acabamento do Titanium é excelente, e com os mesmos equipamentos o Golf passa de 100 k. Completo contra completo o Focus custa 37 k a menos, isso é muita grana.
        Quanto ao consumo e desempenho, também não é verdade.
        O Golf é mais econômico na cidade, mas na estrada o Focus 2.0 é mais econômico, além de ser flex, o que lhe deixa com o km rodado ainda mais barato.
        No desempenho, o Focus tem 161 kg a mais, mesmo assim chega junto no zero a 100 km/h e depois disso despacha o Golf (não tem jeito 178 cv ante 140 cv, fazem um estrago no Golf).
        Uma das revistas e um blog que testaram o zero a 120 km/h entre ambos, mostrou isso, nessa velocidade o Focus já está a frente e abrindo.

        • Osvaldo Moreira

          Não despacha. Golf ganha de 0 a 100, 0 a 60, 0 a 160, 0 a 200. Nas retomadas então espanca o Focus 2.0 PS, que tem um dupla embreagem bem inferior ao DSG.

          E o Focus titanium tem sim o mesmo acabamento porco da versão S, já entrei nos dois. A diferença é que o titanium tem uma tela gigante, o freio de estacionamento mais à frente e uns apliques em cinza e cromado.

        • Osvaldo Moreira

          O Focus não faz 18 km/l com gasolina nunca na estrada, já li relatos de Golf fazendo até 22 km/l.

          Focus deve fazer no máximo 15 km/l na estrada, e na cidade é beberrão.

        • Osvaldo Moreira

          Flex mais barato? Só se for em SP, no resto do país ninguém usa Etanol.

  • Bartolomeu

    Enquanto nós brasileiros estamos felizes da vida com um potente Golf alemão com os seus poderosos 140Hp e R$ 90 mil, um americano compra um Mustang 0 Km V6 com 305 CV por R$ 48 mil (U$ 22 mil). E alguém pergunta por que o Golf GTI com seus infinitos 210 CV não vende na terra do tio Sam. Quem deve estar feliz mesmo são os que ficam com os 90% de lucro e impostos no Brasil, visto que o custo médio para fabricar um carro é de U$ 5 mil (R$ 11 mil).

    • Alexandre

      Quem nasce no Brasil também é americano amigo.

      Abraços.

    • Alessandro Lagoeiro

      De onde tirou esse custo? É o mesmo para Golf e Uno, por exemplo?
      E não acho legal usar só a cavalaria para fazer a comparação. Alguns carros nossos são mais potentes que as versões européias, o que não faz dos nossos carros mais baratos que os deles.

  • dncmotors

    Cara não te conheço, mas sou seu fã. Meus dois candidatos a próximo carro do dia-a-dia. Hoje habitam FOX e New Fiesta. e Um volvo V40 2013…mas esse não uso.

    • Vagnerclp

      Os meus candidatos também, apesar que em relação ao visual do golf, faço das palavras do autor do texto, as minhas porque visualmente o carro não consegue me tirar suspiros de jeito nenhum e tem outro agravante, porque eu sou Focusman assumido.

  • Bronx

    Prefiro o Fusca Tsi. eheheheh

  • Dragoniten

    Muito legal o relato! Acho que a comparação de performance e consumo seria ainda melhor se tivesse sido feita entre o novo Duratec com o 1.4TSI, pois é uma comparação mais condizente em questão de performance (não preço).

  • Neanderthal_Man

    Quanto ao design, o Focus tem mesmo uma traseira estranha. O Golf chama mais atenção por causa dos leds.
    Mas outro dia eu vi um Focus Sedan Titanium, aquilo é show. Visualmente apaga o Golf no trânsito.

    • Vagnerclp

      Realmente, desta vez o sedã ficou mais harmonioso que o hatch, especialmente pela traseira, as lanternas do focus hatch são muito grandes.

  • Louis

    O único hatch médio que me faz suspirar e virar o pescoço quando vejo é o Golf. (exceto os mais exclusivos importados)

  • Maier

    Visualmente falando eu acho o Focus mais bonito externamente, com excessão da traseira que prefiro a do Golf. Se eu fosse comprar um Golf teria que ser com farol de xenônio, esses farois aí ficam com muita cara de Gol, mas só de frente é claro, mas deve ter como instalar o xenônio, só não sei se o custo compensaria. Já pelo interior só a versão Titanium do Focus dá pra comparar com o Golf, pq a da versão S e até a SE é bem abaixo mesmo.
    Se fosse comprar o Focus S ou SE eu compraria uma central multimidia da Aikon que vendem pra ele (não nas concessionárias), dá bem mais requinte no interior do carro, o ideal é se tivesse como colocar a da Sony, mas acho que não vendem como opcional.

    Isso se eu pudesse comprar um carro desses valores né.

    • Vagnerclp

      Vendem na concessionária sim, mas custa mais de 3000 reais. O pessoal tem colocado bastante a da Caska.

      • Gustavo73

        A vendida como acessório não é Sony.

        • Vagnerclp

          Entendi.

      • Maier

        Isso, tem a Caska também, só que a Caska parece que não funciona o comando de voz no Focus, mas logo virá uma atualização corrigindo isso.

        Sobra a CM que vendem na concessionária acho que o Gustavo tá certo, não é da Sony, e pelo preço é vantagem colocar por fora mesmo e pagar acho que menos da metade do preço.

  • Raul Fontana

    Gente, entendam que se for comparar desempenho, o focus 2.0 compete ocm o golf 1.4. É muito simples o focus 2.0 é aspirado e tem 178cv e 22 kfgm de torque e o golf tem um 1.4 turbo com 140 cv porém com 25 quilos de torque. De inicio o golf sai na frente, mas o focus busca ele no final. Acredito que quando o golf se “naturalizar” Brasileiro, ele deverá ganhar uma versão do 1.6 EA211, só que recalibrada. Ai sim vai ter um golf pra competir com o focus 1.6 Quanto ao Golf GTI, a Ford tem o Focus ST com o ecoboost calibrado pra produzir 250cv, mas parece que eles não animam em trazer pro brasil. . Aaa mais uma coisa, o focus é maior, e é mais pesado que o golf.

    • Osvaldo Moreira

      Focus busca nada… só se for a 250 km/h… até 220 km/h eu distanciei de um Focus 2.0 PS, e de saída foi um espanco.

      • Raul Fontana

        a busca sim Osvaldo busca sim cara, não tem como você me dizer que não busca pois os 38cv a mais no final fazem muita diferença, e eu já testei isso na pratica, apenas conte comigo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 faz a diferença sim meu jovem não adianta ser golfeiro pra cima de mim, golfeiro é eternamente amador atras do volante e fora dele tbm

        • Osvaldo Moreira

          Bom, colocaram o Focus no dinamômetro e deu 169cv… Colocaram o Golf 1.4 e eu 176cv…
          Fora o fato do Focus ter MENOS TORQUE, disponível bem mais tarde… assim como a potência, disponível bem mais tarde.

          Fora o fato do Focus ser obeso e ter um câmbio inferior.

          É… acho que o Golf espanca de saída e ganha até o limite da velocidade… abrindo sempre.

          Isso em linha reta… se for num circuito, onde as retomadas, suspensão e freios fazem diferença, o espanco do golf é ainda maior. Pois o Golf retoma muito melhor, freia muito melhor e tem mais estabilidade.

          É, papo de foCUzeiro é pior que amador, é infantil.

          Quem sabe quando sair o foCUs MK4 ele não se iguala ao Golf MK7… mas aí já tem o MK8… foCUs sempre correndo atrás.

        • Osvaldo Moreira

          Depois veja os vídeos do novo Focus ST contra o GTI… Focus com muito mais cavalos sendo espancado pelo Golf GTI.

          Mecânica alemã.

  • Jefferson Araújo de Souza

    Pq q o cara num compro o SE Powershift…. diferencinha de 3 conto conpensava hein!!

  • Helio Cintra

    A reclamação que tenho do focus, o acabamento é muito pobre para um carro de 75mil (2.0 SE PLUS) e o espaço traseiro é muito ruim, apertado a ford errou feio no quesito espaço traseiro em todos os carro novos.

  • Netovski

    Aquele plástico todo ao redor da telinha de celular monocromática do sync no Focus grita

    “Olha só nós pretendíamos entregar uma tela enorme, mas pra vocês brasileiros preferimos colocar essa aqui e botar a diferença no nosso bolso.”

    Algo que você não vê no Golf.

  • Leandro

    Ronaldo, primeiramente parabéns pelo relato muito bem escrito e também pela garagem invejável. Pois bem, gostaria de saber entre o Honda Civic 2012 LXS que você teve e o Ford Focus, qual a melhor opção e por que.

    • RG

      Obrigado Leandro! O Civic é um carro lindo! O painel também
      dispensa comentários. O fato é que o civic não me vestiu bem. Eu vinha de outro
      Focus MK2 e a posição de pilotagem desse modelo era mais elevado. Eu confesso
      que gostava mais. O Civic tem uma posição de pilotagem muito baixa, o que não
      me agrada. Ademais, não achei o civic um carro muito divertido. Me divertia
      mais no antigo Focus. Pra fins de comparação, depois do Civic tive um Bravo
      Sporting e aí sim me diverti muito. O
      problema do Bravo foi um cheiro de gasolina que a fiat nunca resolveu….Como
      não me sentia seguro com aquela situação, acabei passando pra frente….Pra fins de comparação o meu sogro tem um novo civic 2013, sempre que entro nele, quero voltar pro Focus…

  • Bruno Ursine Guimarães

    Bom relato. Objetivo, resumido, mas com bastante conteúdo. Abraços.

  • Eduardo

    Ótimo relato Ronaldo, fiz o test drive em ambos, e fiquei com o Golf, mesmo modelo. Só que devo dizer que vc partiu da premissa que os dois são concorrentes, e na europa o modelo Highline 1.4 concorre com hatches premium, a200, 118i, etc, e não com o Focus! Abraço!

  • Charlis

    Primeiramente, mais que parabéns pela sua garagem, na sequencia pelo seu bom gosto.
    Eu também já andei em ambos.
    Claro que “gosto” cada um tem o seu, mas pra mim…. não tem como comparar.
    O Golf é superior em motor, cambio, freios, acabamento, e montagem principalmente.
    Mesmo se comprar o Golf 1.4 x Focus 2.0, eu ainda iria de Golf.
    Caso o Golf não existisse, ai sim teria o Focus.

  • Pomarola

    Faltou falar sobre o modo de ajuste “freando carro alemão”, o freio do Golf chega a assustar de tão bruto…rs

  • ANDERSON

    Que bom que o proprietário não se incomodou com o barulho do cambio. O que tenho lido de reclamações na net não é brincadeira, e o pior é que não é apenas barulho, dizem que o cambio retem a marcha em piso irregular e sem falar nos inumeros barulhos da suspensão. Quanto a tal economia de combustivel do Golf não é bem assim, pois no clube do Golf a maioria recomenda gasolina podium que é mais cara e desfaz a tal economia do 1.4 TSI. Estou quase partindo para o Civic o problema é justamente a falta do ESP nas atuais versões.

    • RG

      Olá Anderson! Tive um civic 2012 e posso te relatar que o consumo do golf 1.4 turbo é praticamente o mesmo do civic. Andando tranquilo no civic ele dava 9 Km/L na gasolina. Agora, com o golf o consumo é praticamente o mesmo só que a impressão é que o motor tem o dobro de potencia…. Fora, que o Civic já tinha 16.000Kms rodados, ou seja já havia passado o período de amaciamento que vai até os 10.000Kms rodados. Resumindo, o golf ainda irá melhorar muito o consumo…. Quanto a suspensão, a do civic lembra um pouco a do golf. Mais durinha! Boa compra pra você!

      • Lucas Souza

        teu civic é manual né? pq na cidade o Civic Automático 2.0 NÃO FAZ MAIS DE 6,5 KM/L Na Estrada mal chega aos 9.

  • RG

    Ressaltando a questão dos preços, varia muito de concessionária. Eu não postei na matéria, mas o meu golf tem o pacote elegance e a cor preta é perolisada. Em várias concessionárias que procurei, inclusive aqui em Araxá me ofereceram o carro por R$ 86.000. Eu consegui em Uberlandia por R$ 79.500,00. O Focus S em Fevereiro custou R$ 63.500,00, eles pagaram o IPVA 2014, sendo que nesse veículo foi dado 60% do valor e o restante em 24x com taxa 0. Resumindo, vale a pena consultar várias revendas….

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