Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos
Focus Fastback

Desde 2015, o Focus Sedan não se chama mais Focus Sedan. Ele foi rebatizado pela Ford como Focus Fastback, como uma tentativa de mudar o posicionamento de mercado do três-volumes e atrair consumidores mais jovens.

Já vamos logo adiantando que essa estratégia não deu certo, tanto é que o Ford Focus Fastback nunca chegou a vender bem e ocupar as primeiras posições no ranking de vendas do segmento e, para piorar, foi descontinuado no primeiro semestre de 2019.


Por outro lado, o Ford sempre foi um carro digno de nota, sobretudo em termos de tecnologia, conforto, estabilidade e segurança. Mas a falta de tradição da marca não jogou a seu favor.

Confira abaixo todos os principais detalhes do Fastback:

Focus Fastback – história

Focus Sedan vira Focus Fastback em 2015

Até em meados de 2015, a versão três-volumes do Ford Focus se chamava simplesmente Ford Focus Sedan.

Todavia, com a chegada da linha reestilizada do modelo médio da marca norte-americana no segundo semestre daquele ano, o sedã passou a se chamar Ford Focus Fastback.

Notoriamente, este novo nome foi usado pela Ford como uma mera estratégia de marketing. Na realidade, o termo “fastback” é usado para designar automóveis sem muita ligação com o Focus sedã, como os muscle-cars mais icônicos da Ford.

Todavia, o Ford Focus Fastback possui um certo caimento suave do teto na parte traseira. De acordo com os executivos da marca norte-americana, a coluna “C” do carro tem um desenho mais inclinado e dá uma sensação de continuidade com a linha do porta-malas.

Além disso, este novo nome fez parte de um novo posicionamento do Focus sedã no mercado, que a partir daí quis seduzir consumidores mais jovens, na faixa dos 35 anos, que se consideram jovens demais para adquirir um sedã médio de “tiozão”, mas maduros o suficiente para partir para algo diferente de um hatch médio.

Para entregar um apelo diferenciado para estes consumidores, o Focus Fastback adotou um visual mais agressivo e também alguns recursos inéditos, como paddle shifts atrás do volante para troca manual de marchas.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Nova central SYNC 3 para o Focus Fastback em 2016

As primeiras mudanças do então novo Ford Focus Fastback surgiram em setembro de 2019. Na época, o modelo estreou sua linha 2017 com direito a novos equipamentos de série.

A principal novidade foi a adoção do sistema multimídia SYNC 3, dotado de tela sensível ao toque de oito polegadas, pareamento com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, processador mais rápido e acesso a comandos via toques na tela ou reconhecimento de voz.

O SYNC 3 estreou como equipamento de série para o Focus Fastback SE, Titanium e Titanium Plus.

Os preços do sedã variavam de R$ 82.690 a R$ 107.390.

Focus Fastback fica mais em conta em 2017

Com as vendas em baixa, o Fastback recebeu seu primeiro ajuste de preços em julho de 2018. Desta vez, ele ficou mais em conta em até R$ 5,9 mil. A versão de entrada SE 2.0 automática passou a ser comercializada com preço inicial de R$ 81.900.

Já o modelo intermediário SE Plus teve seu preço reduzido em R$ 5.940, passando a custar R$ 89.900. O Titanium e o Titanium Plus foram reajustados em menos R$ 4.940, agora disponíveis por R$ 99.900 e R$ 105.900, respectivamente.

Nova redução de preços para o Focus Fastback em 2018

Já em julho de 2018, exato um ano após seu último reajuste, o Ford Focus Fastback tornou a ficar mais barato. Ele recebeu reajuste de R$ 2,5 mil, passando a ser comercializado com preços entre R$ 85,2 mil e R$ 107,5 mil.

O Focus Fastback Titanium foi de R$ 104,3 mil para R$ 101,8 mil, enquanto o Focus Fastback Titanium Plus passou de R$ 110 mil para R$ 107,5 mil. Esses preços ainda eram maiores que os do último reajuste promovido pela Ford, mas neste intervalo de um ano, o sedã ficou mais caro.

Focus Fastback novamente mais barato em 2019

A terceira e última redução de preços na linha Ford Focus Fastback foi anunciada em janeiro de 2019. O modelo ficou mais em conta em até expressivos R$ 10.510. Todas as versões ficaram mais em conta em pelo menos R$ 9.810.

No caso do Ford Focus Fastback SE 2.0 automático, a redução foi de R$ 10.210, passando a custar R$ 74.990. O Focus Fastback SE Plus, por sua vez, teve reajuste de R$ 10.010, indo para R$ 80.990.

No caso do Titanium, houve redução de R$ 9.810, caindo para R$ 9.810, ao passo que o Titanium Plus recebeu redução de R$ 10.510, agora por R$ 96.990.

Fim de linha para o Focus Fastback em 2019

Todavia, foi em maio de 2019 que o Focus Fastback deu o seu adeus no mercado brasileiro. Naquele mês, o sedã foi descontinuado na linha de produção da Ford em General Pacheco, na Argentina, de onde era importado para o País.

Desde então, restaram apenas unidades de estoque nas concessionárias que foram vendidas com descontos.

Além do Focus Fastback, a Ford deixou de vender neste ano os modelos Focus hatch, New Fiesta hatch e New Fiesta Sedan.

Agora a marca vai focar em SUVs compactos e médios, como a nova geração do EcoSport que deve chegar nos próximos anos e também o Escape, o SUV do Focus, esperado para 2020.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – detalhes

Num segmento liderado por modelos como Toyota Corolla e Honda Civic, o Ford Focus Fastback nunca foi uma referência em vendas. A Ford bem que tentou: mudou o nome, o visual, aprimorou o interior e recheou o carro de novos recursos, mas ele seguiu na lanterninha.

E isso é uma ótima notícia para você que busca por um Fastback no mercado de seminovos e usados! Ele já saiu de linha e agora é vendido a preços tentadores nas revendas e garagens.

É possível encontrar o Focus Fastback Titanium Plus 2018, o mais completo da época, por algo em torno de R$ 70 mil.

Trata-se de um carro ideal para quem busca por um modelo confortável, seguro e potente para o dia a dia e boas viagens. O visual do modelo ficou mais agressivo e, ao mesmo tempo, mais “classudo” em sua última reestilização, com formas inspiradas no irmão maior Fusion.

Do lado de dentro, o motorista e passageiro dianteiro se sentem bem por conta do painel com desenho moderno e envolvente. Todos os comandos estão próximos das mãos do condutor e são intuitivos.

O modelo ganhou também a central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, que é rápida e comunicativa.

Porém, devido ao entre-eixos de 2,5 metros, o Ford Focus três-volumes não acomoda tão bem quatro adultos.

Os ocupantes de trás viajam com um certo aperto, muito por conta também da largura de 1,82 metros, o que impossibilita acomodar três adultos no banco traseiro.

O porta-malas, por sua vez, tem capacidade para 421 litros, um dos menores do segmento.

Entre os equipamentos, o Focus topo de linha pode ser encontrado com recursos como Park Assist, sistema de frenagem automática de emergência, faróis bi xênon adaptativos, teto solar elétrico, sistema de som Sony, banco do motorista com ajustes elétricos, acabamento interno em couro, ar-condicionado de duas zonas, entre outros.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – versões

O Fastback foi comercializado no Brasil nas seguintes versões:

  • Ford Focus Fastback SE 2.0 Powershift
  • Ford Focus Fastback SE Plus 2.0 Powershift
  • Ford Focus Fastback Titanium 2.0 Powershift
  • Ford Focus Fastback Titanium Plus 2.0 Powershift

Focus Fastback – equipamentos

Ford Focus Fastback SE 2.0 Powershift

Segurança: airbags frontais, freios ABS com EBD, faróis e lanterna de neblina, faróis com Follow me Home, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, alarme volumétrico, monitoramento da pressão dos pneus, Isofix, chave programável com funções de segurança (My Key), encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, entre outros.

Conforto: sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado manual, direção elétrica, banco traseiro bipartido e rebatível, vidros, travas e retrovisores externos elétricos, vidro do motorista com abertura com um toque para baixo, descansa-braço integrado ao console central, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, chave canivete com controle remoto, volante com ajuste de altura e profundidade, saída de ar para o banco traseiro, entre outros.

Visual e acabamento: volante revestido em couro, tapetes de borracha, detalhes internos cromados, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis com acabamento cromado, grade dianteira em formato colmeia, aplique preto na coluna das portas, console central com porta-objetos, console central com porta-óculos, entre outros.

Tecnologia: sistema de som com entradas USB e auxiliar, conexão Bluetooth, comandos de voz, quatro alto-falantes e dois tweeters, Assistência de Emergência, AppLink, retrovisor interno eletrocrômico, computador de bordo, entre outros.

Ford Focus Fastback SE Plus 2.0 Powershift

Segurança: agrega airbags laterais e de cortina, sistema de estabilidade preventivo, retrovisores externos com repetidores de seta, rebatimento elétrico e aquecimento, entre outros.

Conforto: ganha ar-condicionado automático de duas zonas.

Visual e acabamento: traz moldura cromada nos faróis de neblina dianteiros, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio em couro e bolsa porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.

Tecnologia: oferece ainda central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré.

Ford Focus Fastback Titanium 2.0 Powershift

Visual e acabamento: se diferencia por dois porta-copos adicionais, descansa-braço central traseiro, luzes de cortesia dianteiras e traseiras em LED, detalhes cromados extras no painel, grade frontal com barras cromadas, lanternas em LED e teto solar elétrico.

Tecnologia: ganha partida do motor por botão, chave presencial e sistema de som premium Sony com cinco alto-falantes e quatro tweeters.

Ford Focus Fastback Titanium Plus 2.0 Powershift

Segurança: traz assistente de frenagem autônoma, assistente de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro e faróis bi xênon adaptativos com regulagem de altura automática e lavadores.

Conforto: adota banco do motorista com ajustes elétricos em seis posições.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – preços

Como o Fastback não é mais oferecido como 0 km, nos restam apenas exemplares seminovos e usados do modelo.

Confira abaixo os preços médios de exemplares de anos variados conforme a Tabela Fipe:

  • Ford Focus Fastback SE/SE Plus 2.0 Powershift 2016: R$ 57.220
  • Ford Focus Fastback SE/SE Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 59.760
  • Ford Focus Fastback SE/SE Plus 2.0 Powershift 2018: R$ 62.400
  • Ford Focus Fastback SE/SE Plus 2.0 Powershift 2019: R$ 70.870
  • Ford Focus Fastback Titanium/Titanium Plus 2.0 Powershift 2016: R$ 58.370
  • Ford Focus Fastback Titanium/Titanium Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 63.720
  • Ford Focus Fastback Titanium/Titanium Plus 2.0 Powershift 2018: R$ 70.180
  • Ford Focus Fastback Titanium/Titanium Plus 2.0 Powershift 2019: R$ 81.350

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – motor

Debaixo do capô, o Ford Fastback esconde o mesmo motor encontrado nas versões mais caras do Focus hatch e também no crossover compacto EcoSport, este último na variante Storm 4WD.

Trata-se do 2.0 Duratec, dotado de tecnologia bicombustível, quatro cilindros, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível.

Este propulsor consegue desenvolver 176 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 178 cv com etanol, a 6.500 rpm. Já o torque é de 21,5 kgfm e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm – a marca diz que 88% da força, ou seja, 19,8 kgfm já está disponível a partir de 2.750 rpm.

O sedã foi ofertado somente com a transmissão automatizada Powershift de seis velocidades e dupla embreagem, que devido ao numeroso histórico de problemas, já não é nem utilizado mais na linha atual da Ford.

Focus Fastback – consumo

De acordo com as aferições do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Fastback 2.0 Powershift são os seguintes:

  • Consumo de 6,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – desempenho

Segundo a Ford, o Focus sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atingir velocidade máxima de 206 km/h.

Com isso, dá para notar que, mesmo não tendo um motor turbo a exemplo de modelos mais modernos como Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, o Ford Focus Fastback 2.0 não faz feio quando o assunto é desempenho.

Na tocada do dia a dia, o motor 2.0 litros flex aspirado responde bem e se mostra pronto para as mais diferentes situações. Na estrada, ele também entrega uma boa dose de desempenho, sobretudo em retomadas.

O câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem, apesar das críticas e das falhas constantes, se apresenta como um bom aliado do motor 2.0 flex e também não faz feio quando o assunto é desempenho, entregando respostas rápidas conforme o necessário.

Vale lembrar que o Ford Focus Fastback dispõe de paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha, o que pode agradar àqueles que buscam por uma tocada mais esportiva.

Há também a opção de trocas por meio de um nada prático botão na alavanca de câmbio.

Ainda na mecânica, o Ford também agrada quando o assunto é estabilidade e conforto ao rodar. Ele dispõe de suspensão multilink, um sistema ainda moderno e que inclusive está sendo abolido por diversos sedãs médios atuais como forma de reduzir custos.

Na dianteira, a suspensão também se mostra valente e filtra bem as irregularidades do solo.

Ele é equipado de fábrica também com direção elétrica.

Focus Fastback: preços, motor, consumo, desempenho, equipamentos

Focus Fastback – garantia e revisões

A Ford comercializava o Focus Fastback com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Ou seja, caso você esteja à procura de um modelo seminovo, dê prioridade pelo menos para exemplares de ano 2018, que ainda possuem pelo menos dois anos de garantia – caso o antigo proprietário tenha feito as revisões em dia.

E por falar em revisões, a marca dispõe de revisões a preço fixo com valores disponíveis em seu site. Confira os custos das revisões do Ford Fastback:

  • Revisão de 10.000 km ou 12 meses: R$ 449
  • Revisão de 20.000 km ou 24 meses: R$ 719
  • Revisão de 30.000 km ou 36 meses: R$ 659
  • Revisão de 40.000 km ou 48 meses: R$ 1.232
  • Revisão de 50.000 km ou 60 meses: R$ 552
  • Revisão de 60.000 km ou 72 meses: R$ 920
  • Revisão de 70.000 km ou 84 meses: R$ 552
  • Revisão de 80.000 km ou 96 meses: R$ 1.232
  • Revisão de 90.000 km ou 108 meses: R$ 659
  • Revisão de 100.000 km ou 120 meses: R$ 760

Sendo assim, as seis primeiras revisões custarão ao bolso do proprietário um total de R$ 4.531. Por outro lado, as revisões até os 100.000 quilômetros, que totalizam 10 idas à concessionária, totalizam R$ 7.734.

Focus Fastback – ficha técnica

Motor

2.0 Direct Flex

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.999

Válvulas

16

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência máxima

175 cv com gasolina e 178 cv com etanol a 6.500 rpm

Torque máximo

21,5 kgfm com gasolina e 22,5 kgfm com etanol a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de seis marchas e dupla embreagem

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora e molas helicoidais

Traseira

Multilink, independente com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.538

Largura sem retrovisores (mm)

1.823

Altura (mm)

1.469

Distância entre os eixos (mm)

2.648

Capacidades

Porta-malas (litros)

421

Tanque (litros)

55

Carga útil (kg)

486

Peso em ordem de marcha (kg)

1.414

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

Focus Fastback – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.