Ford Hatches Mercado

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

O Ford Focus hatch não está mais sendo oferecido no site da marca americana no Brasil. Lançado aqui em 1999, o médio é mais uma baixa num segmento que vem descendo a ladeira nos últimos anos. Em maio, o modelo emplacou somente 53 unidades. Para termos uma ideia, o Volvo V40 – irmão de plataforma – emplacou 50 carros.


Acima dele, o Golf vendeu 98 e o Cruze Sport6 caiu para 363 exemplares, já que em abril havia emplacado 446 carros. Nesse segmento, Mercedes Classe A e Audi A3 Sportback venderam 24 e 23 unidades, respectivamente. No caso do Focus, a Ford Argentina finalizou sua produção no mês passado junto com a variante sedã, chamada Fastback.

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Esta continua sendo ofertada no site da Ford, significando que ainda existem unidades em estoque nas lojas. Todas as versões do Focus Fastback estão disponíveis, mas só enquanto os estoques durarem. Ele deverá ser o segundo da marca a se despedir do mercado esse ano, com o New Fiesta logo em seguida, se rumores de fim da produção em junho se confirmarem.


O Ford Focus hatch dá adeus em um momento de duas grandes mudanças. A primeira é a ascensão dos SUVs e crossovers, que estagnaram as vendas de segmentos como hatch e sedã em muitos lugares, em especial nos EUA. A marca sentiu o impacto no mercado americano e decidiu virar a mesa de forma radical.

Focus hatch é o primeiro da Ford a se despedir do mercado em 2019

Assim, exterminando vários modelos de segmentos que não sejam de crossovers, SUVs, picapes e esportivos, a Ford decretou o fim de Focus nos EUA e em outros lugares, sobrevivendo o modelo apenas na Europa e China.

Com sua saída e das duas outras opções citadas, a Ford reduzirá seu portfólio de automóveis pela metade, mantendo por enquanto o Fusion. Espera-se a chegada de novos utilitários esportivos para reforçar a gama de produtos, cujo reflexo nas vendas é direto. Escape, Puma e Territory possuem potencial para o mercado nacional.

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    As únicas coisa que ele tinha de superior ao Golf era suspensão traseira, caso comparado aos Golf com eixo de torção, e o preço que era mais baixo, de resto apanhava feio, principalmente em equipamentos e acabamento, tecnologia de motor também.

    • Mendes

      Não é bem assim. A começar pela potênicia.
      Motor Ford 2.0 16v: 145 cv
      Motor VW 2.0 8v: 116 cv

      • Holandês Louco

        Não é bem assim.
        Motor Ford 2.0 16v c/ injeção direta 2016-2019: 178 cv

      • Ernesto

        Que Golf que tem motor 2.0 8v? Aquele que parou de ser produzido há uns 5 anos?

        • Mendes

          Sim, e fui perfeitamente justo, pois peguei um motor do Focus usado na mesma época.

          • Ernesto

            Perfeitamente justo falando de motorização da versão que foi descontinuada há 5 anos? O certo é falar sobre os mais recentes 1.4Tsi e 2.0 com injeção direta do Focus.

            • Mendes

              Tá difícil hein?
              Vamos tentar novamente.
              Eu citei Golf e Focus contemporâneos no mercado, ambos vendidos há vários anos, e determinei um período de tempo em que a motorização do Focus era dez vezes superior.
              Agora procure contemporâneo no dicionário.

              • Ernesto

                Sua resposta ao comentário do Domenico: “Não é bem assim. A começar pela potência.
                Motor Ford 2.0 16v: 145 cv
                Motor VW 2.0 8v: 116 cv”.
                Agora me fale porque você citou Golf e Focus “contemporâneo” se ele estava falando das versões mais atuais (leia novamente que ele fala da suspensão multilink do Golf, coisa que o Golf “contemporâneo” não tinha)? Tá difícil, hein?

      • Lucas

        VW 2.0 do GTI tem 230cv

        • Mendes

          E o Focus ST?

          • Edson Fernandes

            Que não foi vendido no Brasil. Se for assim, tem Focus RS e Golf R.

    • RodrigoABC

      Pelo contrário, estava a nível de golf, sendo superior em alguns pontos e inferior em outros, golf não é o supra sumo dos hatches médios, tem pontos fortes e fracos.
      O conjunto do Focus era muito competente, e sua suspensão traseira control-blade era digna na categoria. E trazia muita tecnologia também, coisa que outros na categoria não tinham ou no máximo mais um tinha.

      • MauroRF

        Tive três e fiquei com receio de comprar pela saída de linha dele. Talvez me arrisque num com câmbio manual como segundo carro. Resta saber se vai cair muito de preço. No site da Ford Mix, tem anunciado o Plus 1.6 ainda, acho que 79k, mas deve dar para levar por menos.

        • Edson Fernandes

          Queria muito o Titanium Plus. Mas por R$85000. É uma cifra que frente a desvalorização e saida de linha, eu pagaria. Mas… querem R$95000 no desconto. Diante do meu risco, acho mto pouco. Ta certo que não compro para revender, mas tbm não compro para ver meu dinheiro sair queimado.

      • th!nk.t4nk

        O Focus é um ótimo carro, mas em relação ao Golf toma uma surra no projeto da eletrônica, qualidade construtiva e também no acabamento. É nitidamente feio pra ser mais barato, mas de certa forma a Ford tirava leite de pedra desse carro e isso tem seu mérito (custo x benefício). Uma pena que a Ford tenha deixado o câmbio queimá-lo no mercado.

        • Robinho

          feio no sentido de design? se for, é subjetivo e respeito sua opnião, mas pra mim ele sempre foi mais bonito que o Golf.

          • th!nk.t4nk

            Haha era pra ser “feito” e nao “feio”. Já corrigi. Quanto ao Focus hatch, a última geraçao era consideranda horrenda (tanto que nem no lançamento vendeu bem justamente por isso). Melhorou agora com o novo modelo. Já o antigão era sim bonitão. O que salvou a geraçao anterior foi a versao perua, que liderou as vendas no mundo.

            • Robinho

              pode ate ser, assim como o feioso Golf 4,5… – mas tranquilo as ultimas gerações, tanto do Golf como do Focus são as mais lindas, ambos na minha opinião são carros excelentes, assim como o Cruze (tenho um) e o I30, ou seja se tem uma categoria que sou fã, é esta, mas esta morta, uma pena.

        • Paulo Reis

          acompanhando a mídia do ramo, não somente no Brasil, onde nunca tivemos as versões quentes do Focus, no mundo era assim a rotina de competição de ambos: Quando o Focus nasceu, um jovem de 22 anos ainda, ele foi refência, deu uma surra em todos os concorrentes, não somente pelo design marcante para 1997. Seu apelido na europa foi BMW de pobre – e pego até a 2ª geração. Depois disso, o golf só conseguiu superar o focus qdo saiu o MK6, e então a ford fez o MK3 (à partir de 2012). O ST de 235 CV ganhou muito bem dos Golf nos comparativo. Então o golf virou MK7, ai onde vem todo a fama que pegou, era natural ele ser superior ao focus MK3, pois, veio depois. Agora existe o Focus MK4, da qual foi o Terceiro “carro do ano” na Europa, quase levou o titulo se não fosse o Jaguar elétrico e o Kia Ceed. Enfim, ainda não temos comparativos entre as versões esportiva, pois o ST saiu somente na foto. É natural que o Golf MK8, que ainda não foi lançado, supere a focus MK4, pois é obrigação! Assim como se sair o Focus MK5 um dia – caso não vire um SUV elétrico até la, seria obrigação superar o golf MK8. Sempre foi assim a vida de um dos melhores hot hatch do mundo, tirando os premum alemão da qual a engenharia aplicada é bem mais cara. No brasil ainda pegam a fama de golf que vem das gerações passadas da qual nunca foram melhores que o Focus.

          • th!nk.t4nk

            Paulo, tenho muito contato com Focus e Golf aqui na Alemanha. Sempre fui fã da Ford (meu pai teve o Focus, eu tive Fiesta e Fusion). Mas é forçar muito a barra colocá-los no mesmo patamar. Eu sei que no Brasil a exigência com os carros é bem mais baixa, mas pra quem pega Autobahn com frequência aqui sabe que o Golf está sim num patamar nitidamente superior em quase tudo. Curiosidade: pelo preço de um Golf básico, leva-se um Focus completo, negociando na concessionária. E mesmo assim o Focus nao consegue vender o que o Golf vende, por esse simples motivo: quem testa os dois, prefere pagar um pouco mais e levar um produto melhor também. Dito tudo isso, o Focus continua sendo um ótimo compacto e tem excelente custo x benefício. Tudo depende do teu nível de exigência e uso do carro (pra cidade o Focus é mais do que o suficiente, como tantos brasileiros já perceberam).

            • Paulo Reis

              Estou falando de testes completos, feeling dinâmico das versão GTI vs ST na imprensa do ramo: Autocar, Ignition, Top Gear, etc… verás que o custo benefício de sorrisos que o focus proporciona é bem mais elogiado do que o golf. Este foi muito bem elogiado sim na versão MK7 atual, da qual o Jeremy disse que é carro perfeito em tudo. Antes disso os ST da vida eram preferidos da imprensa do ramo. Atualmente o focus MK4 ST deve ser mais carro que o GTI, vamos esperar estas mídias. Não comparo poder de venda, se fosse asim os mercedes, porsche, bugatti da vida seriam líder de venda pela qualidade dos carros.

              • th!nk.t4nk

                Paulo, nao tem praticamente nada de Focus ST nas ruas. É dificílimo achar um. É carro que só se vê na imprensa. Já Golf GTI tem a rodo. Por que será? Por status nao é, pois onde moro Golf é um dos carros mais chinelos que há.

        • TchauQueridos

          Pode não ter o mesmo glamour e status que o Golf. Porem o Golf sempre cobrou muito por isso.
          Focus ótimo custo beneficio, sempre foi referencia em dirigibilidade.
          Conforto, estabilidade e maciez ao rodar, prefiro Focus.

          • Edson Fernandes

            Pois é. Algo que sempre dizem principalmente das versões Civis: O carro faz curva que nem poucos.

            E diante da atual situação no Brasil em que o proprio Golf perdeu em sua variante civil a suspensão multilink eu digo: O Focus já foi comaprado ao Civic Touring e mesmo com todo aparato, fazer curvas com o Focus é ainda superior em refinamento. Se isso não é superioridade, eu não sei o que é.

            Não adianta ser afiado e fazer mto bem curvas, se as fabricantes não resolvem também dar conforto, nisso a Ford acerta em cheio com o Focus.

    • Dante Moore

      Concordo que o Golf é mais carro porém o highline já está em 115.000 sem opcionais, mais caro que o Focus Titanium. E o carro da Ford vem bem mais completo por um valor menor. Para deixá-lo mais completo que o Focus terão que investir bastante em opcionais o que elevará em muito o preço do Golf. Estou levando em conta apenas itens de luxo e conforto. O motor não há dúvidas de quem leva…

    • Robinho

      pode ser, mas sempre gostei muito mais do Focus.

    • Paulo Reis

      acompanhando a mídia do ramo, não somente no Brasil, onde nunca tivemos as versões quentes do Focus, no mundo era assim a rotina de competição de ambos: Quando o Focus nasceu, um jovem de 22 anos ainda, ele foi refência, deu uma surra em todos os concorrentes, não somente pelo design marcante para 1997. Seu apelido na europa foi BMW de pobre – e pego até a 2ª geração. Depois disso, o golf só conseguiu superar o focus qdo saiu o MK6, e então a ford fez o MK3 (à partir de 2012). O ST de 235 CV ganhou muito bem dos Golf nos comparativo. Então o golf virou MK7, ai onde vem todo a fama que pegou, era natural ele ser superior ao focus MK3, pois, veio depois. Agora existe o Focus MK4, da qual foi o Terceiro “carro do ano” na Europa, quase levou o titulo se não fosse o Jaguar elétrico e o Kia Ceed. Enfim, ainda não temos comparativos entre as versões esportiva, pois o ST saiu somente na foto. É natural que o Golf MK8, que ainda não foi lançado, supere a focus MK4, pois é obrigação! Assim como se sair o Focus MK5 um dia – caso não vire um SUV elétrico até la, seria obrigação superar o golf MK8. Sempre foi assim a vida de um dos melhores hot hatch do mundo, tirando os premum alemão da qual a engenharia aplicada é bem mais cara. No brasil ainda pegam a fama de golf que vem das gerações passadas que nunca foram melhores que o Focus.

    • Calibra vermelho 95

      O Focus MK1 vencia o Golf Sapão. O Focus MK1 foi um dos melhores hatchs médios de todos os tempos.
      Depois veio o Focus MK2.5 e caiu o nível, mas continuava sendo um baita carro.
      Depois veio o Golf 7 aí não tinha pra ninguém…bem superior ao Focus MK3.
      Porém, é uma pena que não veremos nenhum dos dois hatchs nunca mais…

    • Flavio Cassaro

      Motor e tecnologia acho que não…

  • Airplane

    RIP (Rest in Peace) !

  • Leonardo

    Lamentável 😭

  • Dod

    Já vai tarde. Espaço interno pífio, câmbio automatizado bomba, acabamento fraco e qualidade vergonhosa de montagem das chapas da carroceria.
    O Focus que prestava mesmo era o da primeira geração, depois dele a Ford só foi ladeira abaixo com o modelo.

    • Eskarmory .

      Nada a ver….

      • Murilo Ramos

        Pior que ele tem razão, o espaço no banco traseiro é muito ruim (sem falar no acesso ruim para pessoa acima de 1.80 de altura), câmbio uma bomba atrás da outra e a montagem com peças desalinhadas tanto no acabamento interno quanto nas peças externas. É um carro muito gostoso de guiar porém muito atrás do Golf em qualidade

        • Paulo Reis

          depende do que vc considera ruim, eu tenho um e atende bem adultos no banco de trás. É melhor que o Sandero, considerado um carro de bom tamanho. Espaço ruim é do new fiesta.

          • Klaus Nickel

            No meu acho estranho o som quando fecho as portas, parece mal montado mesmo (meu Versa anterior o som era mais abafado, “prazeroso”); quanto ao espaço é um pouco apertado mas pra mim tá satisfatório, meu filho de 10 anos ainda cabe atrás.

            • Eduardo 1981

              Andei em um fastback titanium e as portas rangiam nas dobradiças, ao abrir e fechar, de tão fraca a qualidade. O carro tinha só uns 30 mil km a recém…

          • Edson Fernandes

            Olha Paulo, eu tenho 1,87m te digo que eu consigo ficar trnaquilamente bem atrás de uma pessoa de mesma altura no Sandero. (fica no limite) Já no Focus não dá, ou eu aperto o banco dianteiro ou abro as pernas de tão apertado que fica. Como a curvatoria das portas traseiras é grande, se eu não me abaixar bem, eu bato minha cabeça tanto para sair como para entrar.

            O Sandero não tem muitas linhas em destaque e isso acaba que para efeito de funcionalidade é bom. Mas trás simplicidade ao projeto. Entretanto trata melhor os ocupantes.

            Agora, que o Focus é infinitamente superior, isso nem se discute.

    • Alaor

      A segunda geração também era boa. Essa terceira é que deixa a desejar em vários pontos. Ainda assim, eu teria um 1.6 manual, é um carro bacana.

      • Klaus Nickel

        tenho um desses: carrão!

    • Jean Lehn

      Concordo, tive o primeiro e andei nos 3 o primeiro é o melhor !

  • Mayck Colares

    Se não fosse o câmbio…uma pena, lá se vai um carrão.

    • ViniciusVS

      Alguns carros teriam.uma história diferente com peças de prateleira.

      A Meriva poderia muito bem utilizar o câmbio automático de 4 marchas junto com o motor 1.8, seria excelente para a proposta familiar do veículo, era uma caixa que estava pronta e atendia toda a linha, tentaram inovar e deu errado.

      Da mesma maneira o Focus poderia usar um câmbio AT6

      • Edson Fernandes

        Ou considerando que o Cobalt e Spin receberam o AT6, ela tbm poderia.

        O Focus é uma perda gigante. Mas diante dos preços da Ecosport, a Ford quer maximizar o lucro.

    • ViniciusVS

      Alguns carros teriam.uma história diferente com peças de prateleira.

      A Meriva poderia muito bem utilizar o câmbio automático de 4 marchas junto com o motor 1.8, seria excelente para a proposta familiar do veículo, era uma caixa que estava pronta e atendia toda a linha, tentaram inovar e deu errado.

      Da mesma maneira o Focus poderia usar um câmbio AT6

  • Baetatrip

    …. Grande carro se despediu…..!
    Já guiei 1.6 lá em Floripa….. Excelente carro e conforto/ dirigir era muito bom…!

  • Leopss

    O golf só sobrou o gti nos eua e brasil também porque é o esportivo da marca vw.

  • Ricardo

    Enquanto isso no mundo, o Golf continua sendo um dos carros mais vendidos, mas logo sairá do mercado brasileiro por causa de trouxas que compram SUVs.

    • danlaradd .

      Trouxa é quem acha que decide o que fazer com dinheiro dos outros.

    • Vitor C

      É muito fácil culpar apenas o consumidor por comprar suvs, mas se esquecem que os hatchs médios não estão oferecendo nada demais para o consumidor comum desembolsar mais de 100 mil em um decentemente equipado.
      O focus é um ótimo exemplo, tem péssimo espaço interno, acabamento aquém da categoria, teve problemas de montagem e etc, só se sai bem em dirigibilidade.
      O golf pra ficar bom esbarrava os 120 mil, o cruze também tem varias deficiências.

      • Dante Moore

        O Focus, com equipamentos de luxo e conforto semelhantes ao Golf vc desembolsaria muito menos que o Golf. O Highline de banco de tecido está próximo de 115.000,00. Por menos que isso vc levaria o Focus Titanium plus pra casa.

      • Arthur

        Acabamento ruim, problemas de montagem? Nossa, conhecedor profundo.
        É cada especialista de carros por teclado de pc que aparece aqui que vou te contar.
        Nunca teve, nunca dirigiu, nunca fez teste drive. Mas sabe tudo do carro.

        • Vitor C

          Conhecedor profundo mesmo pois temos um fastback 2018 na família.
          Como eu disse o carro não tem seus defeitos.

    • Louis

      Espero que você tenha comprado um Golf 0km recentemente. Caso contrário, também contribuiu para que ele saísse do mercado.

      • Ricardo

        Eu sou contra a comprar qualquer carro zero com esses preços absurdos.

        • Mendes

          Aí vamos virar Cuba, só com carros velhos dos anos 50

          • Peppa Pica

            Já estamos nesse caminho….

            • Mendes

              Não duvido, nos livramos da Dilma, mas 40% dos brasileiros nos fizeram o favor de eleger um Dilmo…

          • Ricardo

            Por mim, tem tanto carro usado bom no mercado e com preço mais justo de até 15 anos de idade que se todos comprassem e parassem de comprar 0km quem sabe abaixariam os preços.

            • Mendes

              Se todos parassem, as indústrias iriam falir

              • Ricardo

                E os funcionários iriam trabalhar como mecânicos de usados.

    • TchauQueridos

      Com a escalada de preços que o Golf sofreu, ficou impraticável!
      Sem contar itens que perdeu com a nacionalização.

    • Paulo Albuquerque

      O cara ganha o dinheiro dele, e se torna trouxa pq ela nao compra oq vc quer? pow que infantil em.

    • Gran RS 78

      A VW cobrar 110 mil em um Golf 1.4, ou 90 em um Golf 1.0 não tem culpa nenhuma nas fracas vendas, não é mesmo?

      • Ricardo

        Sim, muita, mas ainda um Golf de 110 mil é muito mais carro que um SUV 110 mil.

        • Gran RS 78

          Mas os consumidores não enxergam isso, pois se vc colocar um Compass ao lado do Golf e pedir para alguém tentar adivinhar os preços, vc verá que a maioria irá ficar chocada em saber que eles teriam o mesmo valor, pois o Compass passa a impressão de custar mais que um Golf.

          • Mendes

            E de fato é um carro maior, mais prático.
            Colocar/tirar uma cadeirinha de criança num Compass é 10x mais prático que num Golf ou outro carro semelhante.

  • Victor Nunes

    Triste mercado em que um Palio (Argo) ou Ka Sedan Titanium custam 75 mil.

    Station Wagon, Minivans e Hatch médio… Enquanto isso, os SUVS tomam conta do mercado!

  • TheuAMG

    Saudades daquela Ford dos anos 90/2000, q as versões de topo de alguns dos carros tinham a luxuosa versão Ghia, lotada de equipamentos e design incrível. A Ford poderia importar o Focus na versão ST ou RS, igual ela faz com o Edge.

    • oscar.fr

      Realidade: O Focus sedan sempre foi um carro horrível. O fastback conseguiu salvar os móveis da casa, mas já era tarde demais.

  • Robinho

    O Fastback é meu sonho de consumo, pra mim la se vai um dos carros mais bonitos ja vendido por aqui…uma pena.

    • Ernesto

      Pela matéria, ainda tem a versão Fastback. Corre que deve acabar logo. Ou não.

  • zekinha71

    Pelos números apresentados na reportagem, não vai demorar muito pros concorrentes conhecerem o tumulo.

    • Erick Terto

      Cruze vai ter reestilização de meia vida, mas não vai receber uma nova geração nos EUA e vai acabar morrendo. No Brasil o Golf MK7 deve ficar mais um ou dois anos e receber a versão GTE para conviver com a GTI, vamos ver se a MK8 um dia chegara. Volvo, BMW, MB e Audi não devem parar de vender seus Hatchs de entrada no Brasil.

  • Aragones

    Tive um Hatch 2009 2.0 Duratec GLX manual. O melhor carro que já tive. Muito silencioso, macio de guiar e fazia curvas como se estivesse num trilho. E o melhor, não era flex lixo. Saudades do Foca! Não vou dizer que era perfeito, mas era o melhor carro a ser comprado na época com 55000 reais. Hj em dia o que de compra com esse dinheiro?!

  • TchauQueridos

    Uma pena essa falta de estratégia da Ford.
    New Fiesta e Focus dando adeus…

    • Peuooo

      uma pena mesmo, sai um carro legal, para competir que é o Fiesta e deixa o KA, como se fosse páreo contra polo e cia. vai entender… =/

      • Airplane

        O Ka também não vai durar muito. Está saindo da Europa e a Ford vendeu sua participação na Ìndia também. A caminho da sepultura ! RIP !

  • André

    Triste mercado Brasileiro depois da crise, estão agora a vender Ford Ka 1.5 Automático 2019 a preço de Focus 0km até 2015, Polo 1.0 Tsi automático mais caro que o Golf 1.4 Tsi 0km em 2015 e daqui a pouco POLO 1.4 TSI GTS a preço de um GOLF GTI 0km em 2015.

  • 4lex5andro

    O Focus de segunda geração (o da segunda foto) era o mais bonito.

    Depois das peruas, agora os hatchs médios e grandes estão desaparecendo graças a modinha dos SUV (shoppings utilities vehicles).

  • Fabão Rocky

    Maldita seja a moda de suvs.

    • Mendes

      Ela está salvando as montadoras da falência.

    • Airplane

      Não é moda pois veio para ficar !

  • Sergio c

    Minha patroa tem um Focus na cor branca, 2014, 1.6, câmbio manual, lacrado, 135cv, com 38.000km. De vez em quando damos um giro e eu o dirijo e digo, que ótimo caro esse, macio, silencioso, econômico…. Toda semana quase alguém pede p comprar, mas ela não quer vender agora hheheheh.

  • Ricardo Gasparino

    Vai tarde! E se a Ford não parar de produzir porcaria, pode se despedir.

  • raphael_ZZ

    Já tive um titanium manual, que saudade, anda muuuuito, suspensão PERFEITA, acabamento de primeira, era um carro fantástico. Nunca dirigi o golf, e não tenho vontade de ter um, Mas o Focus, ainda comprarei um só pra da uma aguçada.

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