Ford Hatches Mercado Preços Sedãs

Focus tem redução de preço – Fiesta perde versões e Sedan no Brasil

Focus tem redução de preço - Fiesta perde versões e Sedan no Brasil

Os efeitos da mega redução de custos da Ford para tornar as operações internacionais mais rentáveis chegou ao Brasil. Dois modelos da marca americana sofrerão alterações significativas no mercado nacional, mas já podemos vislumbrar os primeiros sinais disto.


O Focus já tem data marcada para sair de linha na Argentina: maio de 2019. O médio da Ford deixará a planta de General Pacheco e não haverá substituto. Assim, com cinco meses pela frente, o modelo já começa a se despedir com um bom desconto de até R$ 10.610.

Como se sabe, o Focus também deixará de ser feito no México, abandonando o continente americano. Da mesma forma, outro que sai de cena é o New Fiesta, pelo menos o mexicano já disse adeus. Por aqui, a Ford já não oferece mais o sedã importado. E tem mais.

O hatch ainda é feito em São Bernardo do Campo, mas agora não aparece mais com câmbio Powershift e nem com o motor 1.0 EcoBoost. Isso também é uma clara indicação de que o fim está próximo para o modelo feito no ABC, já que não há como vier muito tempo sem um câmbio automático no mercado brasileiro. Só existem 3 versões e com redução de R$ 2.000.


Focus tem redução de preço - Fiesta perde versões e Sedan no Brasil

A questão é que o New Fiesta atualizado só seria um paliativo para abastecer alguns mercados próximos, o que daria algum tempo de sobrevida, mas nada mais. Em 2018, o hatch vendeu 14.505 unidades, sendo o 42º mais emplacado entre os automóveis. O sedã teve 1.564 exemplares, sendo que apenas 8 saíram das lojas em dezembro.

No caso do argentino Focus, o hatch emplacou 2.933 exemplares e perdeu até para o Golf, que já não vem vendendo bem há algum tempo. No caso do sedã, o Fastback saiu-se melhor, com 4.256 vendidos e pouco abaixo do Fusion, outro no cadafalso da Ford México. Deste, espera-se o fim de seu ciclo de vida para 2020 ou pouco mais, e só.

Ford New Fiesta e Focus – Preços

  • New Fiesta 1.6 SE – R$ 52.690 (antes era R$ 54.690)
  • New Fiesta 1.6 SE Style – R$ 56.590 (antes era R$ 58.590)
  • New Fiesta 1.6 SEL – R$ 58.090 (antes era R$ 60.090)
  • Focus SE 1.6 – R$ 68.990 (antes era R$ 78.100)
  • Focus SE Plus 1.6 – R$ 77.990 (antes era R$ 78.100)
  • Focus SE 2.0 Powershift – R$ 75.990 (antes era R$ 85.800)
  • Focus SE 2.0 Powershift SYNC3 – R$ 77.490 (antes era R$ 86.800)
  • Focus SE Plus 2.0 Powershift – R$ 84.990 (antes era R$ 94.400)
  • Focus Titanium 2.0 Powershift – R$ 94.990 (antes era R$ 104.990)
  • Focus Titanium Plus 2.0 Powershift – R$ 99.990 (antes era R$ 110.600)
  • Focus Fastback SE 2.0 Powershift – R$ 74.990 (antes era R$ 85.200)
  • Focus Fastback SE 2.0 Powershift SYNC3 – R$ 76.490 (antes era R$ 86.300)
  • Focus Fastback SE Plus 2.0 Powershift – R$ 80.990 (antes era R$ 91.000)
  • Focus Fastback Titanium 2.0 Powershift – R$ 91.990 (antes era R$ 101.800)
  • Focus Fastback Titanium Plus 2.0 Powershift – R$ 96.990 (antes era R$ 107.500)
Focus tem redução de preço – Fiesta perde versões e Sedan no Brasil
Nota média 4 de 5 votos

  • Thiago

    Ford esta abandonando o pais
    nao deve ficar apenas com ka, visto que ranger e ecosport vendem pouco

    • Davidsandro18

      Logo logo deixa de ser a 4ª mais vendida do país de vez… Toyota, Hyundai e Renault serão as que vão se revezar nessa posição.
      Não digo que deixarão o país, porém não espere muito deles nos próximos 3 ou 4 anos. Estão vacilando em não trazer a nova geração do Fiesta pra cá, pois praticamente todas as montadoras que mais vendem no país estão apostando nos compactos premium, vide Argo, Polo, Yaris, novo Onix e entre outros que vendem muito bem obrigado.

      • Osni Duarte

        Novo Onix jamais será compacto premium,

        • leomix leo

          Yaris, Onix, Argo, polo, inventaram isso de premium em um monte de carrinho comum. Os leigos aceitam isso.

          • Ricardo

            Tire o Polo desta lista.

            • Gran RS 78

              Porque? Tem um acabamento primoroso? Não, tem alguma coisa diferente dos concorrentes? Não.

              • Ricardo

                O acabamento interno é tudo no carro então?

                • Gran RS 78

                  Para um carro que se diz “premium”, ele tem a obrigação de ter um acabamento primoroso, mas não se iluda, pois os únicos compactos premium de verdade são o Audi A1 e Mini cooper, o resto é enganação das marcas para cobrar mais por simples compactos que realmente eles são.

          • Davidsandro18

            Digamos que seja um sub-segmento, também não concordo muito com esse termo de compacto premium, logo então deixo de ser um leigo como vc mesmo citou. O correto seria que a geração seguinte substituísse o antecessor somente no showroom, mas como estamos no Brasil, o preço também é substituído.

        • Davidsandro18

          Concordo contigo, porém quer apostar que quando chegar o próximo Onix, a Chevrolata irá posicioná-lo na mesma faixa de preço do Argo e Polo? E com isso chamá-lo de compacto premium, e o atual ficar num patamar abaixo, sendo que o correto era sair de linha para dar lugar ao novo sem alterar o preço? Duvido!

          • Thiago

            so nao sei o que o argo faz nessa categoria
            o onix atual tambem nao, o polo pelo menos vc veh mais tecnologia embarcada

          • Edson Fernandes

            Espero que fiquem melhor equipados.

        • Gran RS 78

          Assim como o Polo, Yaris ou Argo tbm não são compacto premium coisa nenhuma. Isso foi um termo que as montadoras usam para poder pedir caro por carros de entrada comum.

      • beto

        Estes que você citou são populares disfarçados.

        • Davidsandro18

          Concordo, mas infelizmente o mercado não pensa assim.

      • GreatU2

        O único Compacto Premium que eu conheço é o City. E TALVEZ o Yaris… TALVEZ. O resto é compacto comum, com preço premium

        • pmol30

          Me desculpe sem defender marcas mas, falar que City e Yaris é premium e desmerecer o Polo.
          O Polo poder ser simples nos materiais utilizados, mas dizer que é inferior ao outros dois que vc citou ai foi um pouco forçado.

          • GreatU2

            Pra falar a verdade eu tinha esquecido do Polo

            • leomix leo

              Em qq lugar do mundo são carros comuns, aqui no Brasil São premium.

        • Debraido

          Nenhum desses oferece nada alem do que todos os concorrentes oferecem. Não existe “premium”.

        • Davidsandro18

          City sequer tem ESP, única coisa que aquele carro sem graça tem é o logo da Honda na grade, e que cobram muito caro por isso aí.

        • Gran RS 78

          City compacto premium? Nunca! Esse carro nem é vendido em países de primeiro mundo, sem contar que tem um acabamento ruim, motor fraco e nem esp ele tem.

      • Rodrigo Santos

        Compacto Premium pra mim é o Audi A1.

        • Rodrigo Santos

          Linha premium, independente do segmento, são só as marcas reconhecidas internacionalmente, tais como Audi, BMB, Mercedes, Land Rover e outras. O resto só tentar parecer ser.

        • LL

          Pra mim tbm, mini, etc…

    • Vitor

      Não acho que abandone o Brasil. Mas que a Ford de uns anos pra cá vem tendo uma decisões esquisitas, isso vem.
      A Ford foi durante muito tempo a segunda maior montadora do mundo, tinha participações em várias outras marcas, tem uma história que se confunde com a história do automóvel.
      Porém aparentemente vai caminhando para se tornar uma montadora de nicho, aqui no Brasil as picapes grandes tiveram sua produção encerrada com o fim da F 250, as picapes pequenas encerraram com a já moribunda Courier.
      O Focus que é um carro interessante nunca teve um marketing trabalhado pela Ford, ao mesmo tempo que a má fama do câmbio acabou de queimar o filme do carro, num segmento com concorrentes fortes como Cruze, Corolla e Civic, esse foi um erro fatal.
      Parece que até mesmo entre os caminhões a Ford perdeu participação… Ford já fez tratores inclusive, a muito tempo deixou esse mercado. Enfim foram ao meu ver nos últimos 15 anos quase que apenas regressões.
      Fico pensando no desânimo dos revendedores Ford, acompanhando essas notícias…
      Talvez a empresa até se torne mais enxuta e rentável. Disso não duvido, pode ser um recuo para um futuro avanço, mas no momento a imagem que fica é ruim.
      Não sei se a Ford conseguirá manter as fábricas de Camaçari e SBC funcionando nessa toada. Sair do Brasil não creio, mas fechar uma dessas unidades acho consideravelmente possível.

      • RodrigoABC

        Cara, um amigo tem um focus 2015 titanium. P*ta carro. Infelizmente não vende. Na época do focus mk2 e i30, o focus hatch era o mais vendido dentre os hatches (ou ficava disputando com o i30).

        Infelizmente a marca não trabalhou seus carros “pequenos” (Fiesta e Focus) desde meados de 2011. O new fiesta foi um carrão na época mas ainda assim carece de mídia, avaliações, etc. O focus mk3 é outro, dificilmente se ver uma avaliação dele como se ver dos outros. Em época de youtube, avaliação impressa tem pouco retorno.

        • Thiago

          new fiesta demorou uma eternidade para vir ao brasil, preferiram trazer o ford figo indiano e batiza-lo de fiesta, entao trabalharam a divulgação deste ford figo, o engraçado que o mesmo ford figo é o nosso atual ka, basicamente ele continuou no mercado mas trocando de nome

      • Hodney Fortuna

        Uma pena! Quer queiramos ou não a história da industria automotiva mundial tem muito a agradecer a Ford pois foi ela a primeira montadora de produção em massa! A Ford é uma marca que ajudou a popularizar o automóvel em todo o Mundo. A Ford é o ponto principal dessa história.

        • Edson Fernandes

          Pode ser o que for, senão for competitiva, estória nenhuma irá convencer na hora da compra.

          No Brasil temos um historico de mal atendimento por parte dos concessionarios, preços altos e pouca flexibilidade. Fica dificil defender a estória.

          • Hodney Fortuna

            Foi por isso que mencionei o péssimo pós vendas da marca aqui no Brasil. A Ford aqui é muito criticada nesse quesito.

      • Thiago

        mantem numeros pq f10 eh dos caros mais vendidos nos eua

    • Vinícius

      Acho que abandonará o país futuramente, mas Ranger e Ecosport não vendem pouco… Juntos vendem 55.000 unidades por ano, fora que um é o 6o comercial leve mais vendido e o outro o 20o automóvel mais vendido do BR.

      • th!nk.t4nk

        Vai virar marcha de nicho, com poucos modelos. E algum dia pode acabar caindo fora de vez mesmo (se não for absorvida pela VW antes). Não adianta tapar o sol com a peneira, a Ford tá quebrada demais.

    • Andre Pestana

      A Ford está reduzindo sua gama não só no Brasil como em todos outros países, aqui na America do Sul nos próximos 3 anos vai focar na linha KA, Ecosporte, Ranger e Mustang. O Fusion, Fiesta e Focus devem parar a produção neste ano ou até 2020, a marca diz que os carros que não são rentáveis estão sendo descontinuados para depois serem lançados novos projetos como os Suv s e a nova Pick up de do segmento da Fiat Toro.

    • Hodney Fortuna

      A Ford do brasil teve culpa disso acontecer. Eles não quiseram melhorar seu pós-vendas.E isso foi o que sangrou a marca por aqui.

    • Éder Rocha Rodrigues

      Pode ser que o Focus passe a ser produzido no Brasil, no lugar do Fiesta. Se isso realmente acontecer, só espero que a qualidade do futuro Focus brasileiro, um carro com excelente custo benefício (considero o melhor do mercado atual!), não seja prejudicada, visto que a mão de obra brasileira, infelizmente, é inferior à argentina.

      • Thiago

        esta saindo de linha mundialmente

        • fschulz84

          Não mundialmente, somente na América do Sul e do Norte.

          Na Europa, a linha Fiesta/Focus/Mondeo (Fusion), continuará a ser produzido normalmente.

  • Michel

    Uma pena, dois bons carros deixando de existir por aqui, fico curioso pra ver o que a Ford vai fazer pq só ka, eco e ranger no showroom não vai dar certo!

    • Victor Porto

      Tem EDGE e Mustang tbm.. hehehehe

      • Michel

        Sim… tô ciente, mas é uma baita marca, com tantos outros bons produtos lá fora e aqui somente esses três (por menos de 150 mil digamos). A eco já passou da hora de ter uma nova geração e ter preço mais baixo, a Escape/kuga nunca veio e infelizmente se vier será acima de 100k

      • cepereira2006

        Estes são meros enfeites, cujo preço é irreal.

      • PTVM

        Fusion tbm amigo

  • Jefferson Fernandes

    Engraçado como as montadoras conseguem dar descontos grandes em seus veículos quando querem. Isso prova como o mercado automotivo no nosso país é super valorizado e os carros são mais caros do que realmente deveriam ser. A Ford está suicidando aos poucos. Uma pena pois lá fora ainda é uma marca bem respeitada.

    • th!nk.t4nk

      Nos EUA a Ford é respeitada pelo lineup de pickups, e no UK tem um bocado de fãs ainda, mas em outros países é uma marca com fama bem “meh”. Na UE ela tem o mesmo respeito de uma PSA (ainda melhor que a FIAT, mas atrás de Opel e VW). Nao é à toa que a Ford só sobreviveu em muitos países por vender muito pra frotistas (a preços muito baixos). O grande problema é que com isso eles foram forçados a operar no vermelho por muito tempo, e não se planejaram bem pra sair dessa situaçao. Agora já é tarde demais pra ignorar o rombo nas contas.

    • Isso se chama queima de estoque.

  • Cardoso (não aquele)

    Sinceramente? Ainda tá caro…

    • Com diz, numa musica ” Se tu não quer? Tem quem queira”. Emtão, mesmo que seja ainda caro, terá consumidores, e afins de comprar e não ligarem pra preço e blá blá blá..

      • Osni Duarte

        Raciocínio bastante profundo…

  • Pedro I

    Até que enfim abandonaram o câmbio PowerShit no Fiesta.
    Pena que continua apenas a versão 1.6 manual. A Ford tinha que ter colocado o AT6 no Focus e no Fiesta, como fizeram com Ecosport e Ka.

  • Pedro I

    Focus tem descontos maiores ainda nas concessionárias. Está sendo desovado pois sairá de linha em maio.
    O problema é encarar o câmbio PowerShit.

    • marcelo garcia

      Será que não vale a pena pagar uns 85k no titanium e ficar com o carro uns 10 anos? Digo isso pq é um excelente carro, e nesse preço pode compensar a desvalorização. Com 85k compra-se no máximo um Virtus versão completa, mas não chega nem aos pés de um Focus titanium

      • Rodrigo

        Seria lindo, mas acho que nem nos sonhos mais molhados a versão Titanium seria vendida por esse preço. İnfelizmente

        • marcelo garcia

          Na concessionária já encontra por 90k (não o plus).

          • Edson Fernandes

            Se o Plus custasse 85k eu iria negociar um pra mim.

      • Vitor

        10 anos é muito, até lá a manutenção pode se tornar um problema.

        • marcelo garcia

          Concordo, mas qual modelo/marca não sofre isso hj? Carros tb já são programados para alta obsolescência. Imagine a manutenção de um renegade ou compass (dois dos mais vendidos) após dez anos de uso.

          • Vitor

            Carros que vendem bem tendem a ter peças de reposição produzidas em maior abundância. Os de pequena venda podem representar uma dificuldade um pouco maior em se achar peças.

            • Matthew

              Hoje em dia isso não é tao verdade, as marcas trabalham com estoques muito enxutos. Aquele Gui do canal ToniMek disse que é um problema pra Jeep fornecer as peças necessárias pros reparos da carroceria, isso porquê a oficina do cara fica na capital paulista.

              Vários Polos e Virtus deram problema de vazamento do líquido de arrefecimento pelo painel do carro, e os proprietários têm de esperar até 20 dias sem o carro porque a VW não tem a peça de reposição para fornecer. Tem diversos relatos na internet e já foi matéria na 4 Rodas.

        • Éder Rocha Rodrigues

          O Focus foi projetado e atualizado para ter manutenção mínima.
          Só o fato de não necessitar trocar correia dentada é muito importante.
          Tenho um da primeira geração, com amortecedores, suspensão, escapamento e tudo mais originais de fábrica, mesmo após 200 mil quilômetros rodados.
          O projeto de segunda geração do Focus foi menos feliz, porém, o da terceira geração está perfeito; superou o G1. O câmbio automático de dupla embreagem é excelente, apesar dos problemas iniciais. Infinitamente superior à qualquer CVT.
          Os índices de consumo voltaram ao mesmo patamar do G1 1.8 16V, devido a 6ª marcha incorporada ao novo câmbio automático.

      • loociano

        O problema é que dificilmente o carro vai durar 10 anos. E outra… um carro de manutenção difícil, vai chegar uma hora que vc não conseguirá mais fazer seguro. Nem achar peças pra ele. Daqui a 6-7 anos o câmbio dá problema, e vc venderia o carro como sucata…

        • Bruno Alves

          Meu deus. Vocês são muito exagerados… Um carro de 10 anos é um 2009 hoje. Ninguém aqui tem carro 2009???? Se a manutenção estiver correta o carro não vai ter problemas nem ferrando. Por acaso tem algum 2009 que se desintegrou?
          “Daqui a 6-7 anos o câmbio dá problema, e vc venderia o carro como sucata.”
          Pode me dar essa “sucata” aí daqui 6 anos que eu quero. Só na internet pra ler um treco desses. Não conhecem nada sobre o carro e ficam falando bobagem. Primeiro que já fazem anos que o Powershift dos carros novos não teve mais problemas.

          • Romualdo Vieira

            Tenho um 2006, 190.000km, funcionando perfeitamente, inclusive viagens longas!

          • loociano

            Conheci umas 5 pessoas que tinham Focus 2008 e 2009 e chegou uma hora que o carro custava mais em manutenção do que os carros valiam… os donos se livraram cada um de um jeito (um vendeu como sucata mesmo). Talvez daqui a 7 anos, pra pegar mais dinheiro do desmanche, valha a pena vender o focus sem o câmbio (e este sim, vender pelo peso em um ferro velho).

            • Matheus

              5 pessoas em um universo de quantos mil Focus vendidos?
              Baita amostra!

              • loociano

                Sim, 100% das pessoas que eu conheci que tiveram o focus se deram mal. Acho muito difícil eu ter conhecido os únicos 5 azarados do mundo. Cara, que carro 2009 alguém compraria hoje em dia? Os que são mais duráveis (ex: Land Rover), não da pra manter… nem fazer seguro… tipo, tem monza 1989 inteirão rodando por aí, mas são exceções… no caso do focus, não precisa muita coisa, basta ter problema na parte eletrônica dele daqui a 4 anos…

                • Matheus

                  A idade média da frota brasileira de automóveis é de 9 anos e 6 meses…
                  Muito difícil carro 2009?

                • Faheina

                  Certamente um Lamd com 10 anos estará dando manutenção tanto quanto ele vale. Pq depois q o rico q. Compra troca começa o passa passa de transferência. Manutenção altíssima q os manolos q se apropriam não fazem e viram bombas relógio.

                • Paulo Lustosa

                  Picapes a diesel, carros populares e carros médios onde se acha estoque de peças até hoje são bem vendidos sim.

                • Italo Vanucci

                  Pode colocar um sexto aí: Eu!

                  Troque meu 2008 com 100.000km 2.0 AT por um march 1.0 e após 2 anos desta troca, considero uma das melhores coisas que fiz.

                  Troquei um carro que fazia 6.5, 7km/l na gasolina por um que faz brincando 8, 8,5km e parece um tanque, seguro barato e etc…

                  De tanto gastar com o focus, que é um carro que gosto muito, hoje tenho um march e um fit.

                • Arthur

                  Dificil, mas você conheceu sim. Tenho um focus 2009, não sou muito cuidadoso, nao faço manutenção preventiva (a ultima revisão que fiz tem uns 3 anos), e o carro não virou sucata.A mecânica vai bem, obrigado (tem quase 100 mil km). Vale 27,8 mil na FIPE, e acho que me pagam uns 20.

            • Fabio

              Duvido. Pra mim é conversa de internet. Tenho um 2009 como segundo carro que está com quase 90.000 km e em perfeitas condições. Continua sendo ótimo em estrada, e deu pouquíssima manutenção. A surdina ainda é a original. É um carro barato de manter (IPVA, seguro, manutenção). Devo ficar ainda alguns anos com ele.

              E SEMPRE fiz a manutenção na concessionária.

            • Rodrigo Sanvido

              Vendeu como sucata? Duvido. Focus 2008 / 2009 ainda tem um preço razoável no mercado e a manutenção não tem valor absurdo.

          • Vinicius Vasques

            Como dizem noutro blog “seu carro é aquilo que o motorista quer”. Aqui em casa tem um Peugeot 206 2004 com 120.000 rodados que nunca deixou na mão. Nesses 15 anos o único problema “grave” foi a bomba de combustível aos 80.000. Sem duvidas o carro é uma pequena escola de samba mas a boa e velha manutenção preventiva faz toda a diferença, indiferente do carro ter 8 ou 80 anos.

          • Zé Mundico

            Pois é.. tem gente aqui que deve trocar de carro a cada 3 anos e joga o velho no lixo. Sempre usei carros até 10 anos de uso e só tive gastos com manutenção básica e preventiva.
            E tem gente que parece ter perdido o calendário lá pelo ano 2000 e não muda de assunto…

          • Leo

            O gado brasileiro compra carro como se fosse roupa. “Daqui uns anos não vai prestar mais e vou jogar fora.” Por isso os preços estão assim. Em casa temos um 2010 e um 2012, zero dor de cabeça. Esse ano quero adquirir outro 2010.

          • Edson Fernandes

            E pensar no meu Fluence 2011 com 107000km rodados…rs

            Todo inteiro.

            Meu ex C3 2008 com minha amiga até hoje…. e mais de 150000km rodados…. E ela vendeu em 2015 um Fiesta 2003com 240000km rodados, que tirando a parte estetica, mecanicamente o carro estava super bem cuidado….

          • Edson Fernandes

            Pra mim isso é o retrato de como o brasileiro pensa sobre um produto. 10 anos é “muito”. Não a toa muita gente troca sem necessidade alguma.

          • Marcos Fischer

            Tiver vários carros Ford com cambio powershift e nunca tive problemas, sempre funcionou perfeitamente. Tem coisa que começam a falar e vai tomando proporção exagerada, não tem sentido. A Ford poderia ter feito como a VW fez pra resolver o problema de reclamação de barulho nos DSG 7: simplesmente substituiu pelo automático “convencional” mais antigo e pronto. Ofereceu um produto tecnicamente inferior, a um custo menor e portanto lucro maior, e parou de ouvir reclamação.

        • Meu Vectra acabou de completar 10 anos, e está firme e forte. Carro não estraga assim meu caro, a não ser que você não faça as revisões certinhas.

          • loociano

            Bom, vcs me convenceram. Façam assim: ajudem a Ford a desovar os últimos Focus deles, e mantenham os carros pelo tempo que vcs acharem melhor… e eu sigo aqui andando de busão e metrô.

            • Thiago

              eu tive um ka action 2003 de 2009 a 2014, ele completou 11 anos comigo, peguei ele com 40 mil rodados e vendi com 240 mil rodados, o carro nunca me deixou na mão,
              mas o único problema é que só conhecia um mecânico que sabia mexer para fazer as revisões.
              de peças trocadas que nao foram por desgaste natural, foram o ventilador do radiador (queimou) e cano de descarga (furo), o ventilador custou 3x a mesma peça de um civic e o conjunto de descarga 900, 9x o mesmo conjunto de um celta na epoca
              mas pelo meu uso, viajando direto, um popular tinha se desmanchado rapidinho
              e mesmo com 11 anos e alta km era um carro bem conservado, não tinha nada que olhasse pro carro e denunciasse a idade e o uso exagerado

            • Sonfav

              Cara… vc andando de busão e metrô, querendo dar pitaco na compra de carro de quem usa carro…
              Alguém aqui já falou pra vc qual ônibus ou metrô você devia pegar, ou se devia parar com isso?
              Respeito é bom.
              Quando você for usuário de carro com experiência no assunto, daí dá a opinião. Antes disso lê e aprende.

              • loociano

                Por favor me mostre onde eu desrespeitei algum usuário com o meu texto.

                • Sonfav

                  Existem milhares de brasileiros dirigindo veículos com mais de 6-7 anos. Nem sempre todas as peças estão funcionando corretamente, e nem por isso são sucatas.
                  No caso do veículo em questão, há garantia de 10 anos do câmbio.
                  E se a pessoa decidir aproveitar a oferta da Ford, nem por isso é uma pessoa que não sabe o que faz com o seu dinheiro..
                  Tanto que tem condições de comprar um carro desses zero.
                  As pessoas tem o direito de considerar essa uma boa escolha, e quem não concorda deve respeitar isso. Quando falei em respeito, referi-me à decisão, não a algum tipo de insulto pessoal.

        • Cristiano França

          Meu civic 2008 está com a manutenção em dia. E eu não o trocaria por nenhum popular zero que vale o dobro do preço dele.

      • André Luis Versiani

        Comentário muito sensato e válido, se formos fazer as contas direitinho e por exemplo, aplicar a diferença do valor entre um Focus destes top de linha e um Corolla Altis por exemplo, creio valer a pena, mas há um risco grande de sofrer, e muito, com o pós venda da Ford, se faltar uma peça específica tu não fica menos de 1 mês em carro não, tenho carro da Ford.

        • marcelo garcia

          Sim, sem dúvidas é um risco, aliás, embora exista hoje uma variedade absurda de marcas e modelos, comprar carro, financeiramente falando, é um exercício de paciência para descobrir em qual deles se perde menos .

      • Éder Rocha Rodrigues

        Concordo plenamente

  • Paulo Henriq

    “… em um momento de puro desespero e consideração, A Ford lança a versão wagon do Focus, como os maquinários ainda estavam montados e com os custos contabilizados a empresa deixa no mercado brasileiro seu adeus poético…” que fim! agora sob a companhia da VW a Ford talvez se recomponha, porque, Eita firma devagar!

  • carloscomp

    Quem encara o Powershift?

    • Pedro I

      Foge que é bomba.

    • Rafael Neves

      Chuta que é macumba e da braba… tive um pra NUNCA mais!

      • Mr Rafael

        E não satisfeito comprou um chrysler ! Kkkk brincadeira .

        • Rafael Neves

          Quem dera fosse meu kkkkk

    • PTVM

      Encarava se o orçamento permitisse

    • Sonfav

      É.. complicado mesmo. O cara compra inseguro.
      Mas tem a garantia de 10 anos.. e o defeito não impede de rodar com o carro.
      Já tive 2. Um vendi achando que em breve o powershift ia miar.. mas não tinha miado.
      O segundo necessitou de troca aos 17mkm. Nenhum aborrecimento, além de ficar com o carro parado 1 dia.
      Quem quer parar a cada 20mkm pra trocar a embreagem? Erraram feio no produto.

  • Rafael

    Ford, era para você ter tirado somente o câmbio PS e não o Focus inteiro.
    Focus é um baita carro, um AT6 com essas mesmas versões daria uma boa sobre vida ao modelo.

    • Dherik

      Uma versão de entrada com o Ecoboost e AT6 me conquistaria

    • Gabriel Torque

      Câmbio, motor, falta tanta coisa ….

    • Vreis

      Tem q entender q o segmento do focus como um todo está em decadência, tirando o Corolla na versão sedan, todos os médios estão diminuindo as vendas, não fazendo sentido do ponto de vista da empresa investir nessas mudanças, seria um investimento sem retorno nenhum

  • ocampi

    País onde vende Onix, Fiesta é luxo.

  • Renato Almeida

    O tempo dirá se a mudança de gestão na Ford foi boa para a sustentabilidade da marca. Essa matança de produtos não é exclusividade do Brasil.

  • Nutz Nutz

    Focus Powershift??? Não quero nem de graça…

    • Acacio Carvalho de Oliveira

      Sei que o mercado o condenou. Mas, tive um 2016/2016 e foi o melhor conjunto cambio/motor que tive até hoje. O carro é um espetáculo e o cambio powershift “do meu carro” até hoje não deu problemas e é mais rápido que o AT9 do Compass.

  • Alexandre

    Poderiam lançar o Fiesta Titanium manual.

  • Chap

    Rapaz, fui olhar o site da Ford BR e é um lixo. Começa por aí as trapalhadas. O configurador mal exibe imagens dos carros, é difícil de encontrar o conteúdo das versões… Comparem com os sites da Ford Europa, até o teto do carro eles mostram!

    O Fiesta perdeu todos os AT e ficou com uma hierarquia estranha, rodas 15″ e acabamento da grade em cinza fosco acima de versão com rodas 16″ e acabamentos preto brilhante, ainda que o SEL tenha a mais o Sync 3 e VE traseiros, mas ficou estranho. É bizarrice atrás da outra e totalmente lamentável, porque o “New” Fiesta e o Focus foram os melhores carros que a Ford produziu na região nestes últimos anos. Fim indigno para os dois.

  • O começo do fim, né….
    Uma pena!

    Há 10 anos eu sonhava em ter um Focus. Acho que não terei esse prazer.

    R.I.P. Ford…

  • Diego G. de Lima

    “Aqui jaz”. E pensar que um dia considerei comprar Fiesta. O design dele entre os hatches sempre foi o mais bonito.
    Depois dos rumores que a Ford ia sair do país mudei de ideia. Fiz bem, pouco depois a única css do estado quebrou e até hoje nada de outra.

    • PTVM

      Aonde isso cara?

  • Rafael Neves

    Tive em 2014 um NF PS Sedan… carro lindo na cor marrom, confortável, aquele painel bacana em azul e branco, sim o rádio era simples mas de uma qualidade sonora muito boa, Sistema SYNC funcionava muito bem, ar automático digital, direção elétrica extremamente leve Sensores de chuva, Luminosidade e de estacionamento funcionando magistralmente… enfim muitas qualidades entretanto… vamos aos problemas, e vou deixar o Powershift por último… 1 – Barulho de tucho batendo no motor. O motor era extremamente barulhento quando frio principalmente quando a porta estiver aberta. Dentro do carro não se ouvia tanto pois o isolamento acústico era muito bom. Sei que isso é “característica” do motor do NF mas sempre me deu desconforto. 2 – Sei que é um “sedan Compacto” mas a Ford “Compactou” demais!!! que carro apertado principalmente para quem senta no banco de trás. 3 – Extremamente baixo…muito baixo e por último o FAMIGERADO POWERSHIFT.. quando saiu da CSS era um espetáculo.. trocas rápidas e imperceptíveis mas quando bateu nos 2.500 km começou a trepidar em saídas de quebra molas e conversão de vias.. A Ford trocou 2 vezes o Kit e vendi com o problema persistindo.. Resultado: uma falta de inúmeros caprichos em um dos carros que deveria ser o maior sucesso da Ford em terras tupiniquins.

  • Alexandre Macedo

    A Ford deveria ter aproveitado a reestilização e substituído o câmbio PowerShift por um automático tanto no Fiesta quanto no Focus.

    São dois ótimos carros que atrairiam muitos compradores com a notícia dessa substituição.

    Pena que ela parece ter prefiro naufragar.

  • Jok Jok

    Adoro meu Fiesta, pena a Ford fazer pouco caso do cambio PS, onde inúmeras reclamações acabou que “queimando-o” do mercado. Montadoras, cuidem melhor de seu pós venda!!!

  • Evandro

    Eu jah tive e gostei do focus com o powershift, nunca tive problemas, porém um fastback top por 110k chega a ser uma heresia, tah ai um dos grandes motivos do fracasso da Ford, se achar sempre como a última bolacha do pacote, bem feito….

  • Fernando Gabriel

    Uma pena, o NF é superior ao Ka, no prazer ao dirigir e no design.

  • Dreidecker

    No Focus, se tivesse recebido o câmbio AT6 com conversor de torque (no lugar do Powershift) ainda teria uma razoável sobrevida.

    Quanto ao Fiesta, poderiam ao menos ter deixado a versão versões 1.0 EcoBoost com câmbio manual, seria um verdadeiro esportivo, e um concorrente ao Up! TSI.

  • Gabriel

    Com o desconto de 10mil o Focus ficou com preço justo apenas kkkkkkk

  • Mr Tony

    Vai viver do que? Ecosport, Ka e Ranger? Só vejo notícias que vai tirar, nada que vai por. Dormida MONSTRO com a Eco e o câmbio do Focus.

  • zekinha71

    Vi o Escort nascer e morrer, vi o Focus nascer e agora estou vendo ele morrer sem deixar um herdeiro, e estou vendo a Ford virar marca de nicho.

    • Zé Mundico

      Você tá ficando véio…..kkkkkkkk

      • zekinha71

        KKKKKKK, o pior é uma cliente que tenho, ela viu o Ford Model A morrer.

  • Zé Mundico

    Elenco enxuto esse da Ford: Ka, Ecosport e Ranger.
    Acho que tá faltando um Suv decente nesse meio pois o Ecosport já tá ficando meio manjado…

  • Domenico Monteleone

    O irônico disso tudo é que o Fiesta Sedan era umas 5 vezes melhor que o hatch, e nunca vendeu bem, talvez pelo câmbio maldito.

    • RodrigoABC

      Eu já observei algumas pessoas e o argumento era “caro”, “compro um carro maior básico”, “é só um fiesta sedan”.
      Hoje pagam 80mil num yaris que possui os mesmos itens, acabamento pior, motor mais fraco, ou num city. Ontem mesmo no grupo do yaris um cara perguntou “se existia algum concorrente pro Yaris” e eu respondi que um deles era o fiesta sedan. E que tudo o que o yaris oferece hoje o fiesta já oferecia a muito tempo atrás, com o mesmo preço.

      • Edson Fernandes

        Exceto o espaço interno do Fiesta que é super pequeno, digno de um subcompacto. Talvez por isso os japoneses façam mais sucesso.

  • Piston head

    Rapaz, não sei de onde tiram que a Ford sairá do país vendendo 100 mil Ka por ano – Não é só isso. Falam que quase não dá lucro mas ninguém apresenta dados pertinentes. Quanto ao Fiesta e Focus, lamentável. Tudo começou a dar errado pro Fiesta quando decidiram fabricá-lo num local velho por meio de adaptação. As versões nesse fim de linha estão totalmente aleatórias… Não tem Titanium mais nem Ecoboost manual, esse nunca teve mesmo. A melhorzinha é SE Style mesmo, que tem ESP/TC/HLA mas tb não tem VE traseiro.

    • zekinha71

      Esse negócio de lucro e prejuízo em montadora, só o pessoal do departamento contábil que sabe o real, mas esse pessoal deve ficar super isolado, deve ter mais vigilância que chefe de estado.

      • Edson Fernandes

        Na realidade a filial de São Bernardo com a saida do Fiesta irá deixar de ter fabricação. Eles estão indo para um predio comercial para quem é do depto administrativo (fiscal, contabil, etc).

        O problema é que as margens de lucro estão baixas pelo risco que correm. E creio(isso é opinião minha) que dar garantia de uma peça defeituosa (que foi) deve ter custado bem caro. Mas é culpa deles e seu controle de qualidade.

        • Vreis

          O fiesta por enquanto eu acho q vai continuar do jeito q está, não sei ao certo mas na argentina parece q está vendendo relativamente bem, e se o fiesta sair a fabrica de sbc não ficará totalmente sem fabricação, visto que toda a linha de caminhões esta rodando “normalmente”

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Já que tiraram um ótimo concorrente do Polo e Virtus que é o Fiesta hatch e sedan que poderiam vir com câmbio AT6 e motores 1.0 ecobbost e 1.5 dragon, agora tem que correr atrás pra produzir um local (mercosul) pra essa faixa de preços entre R$ 65/85 mil, só o Ka não é suficiente. Eu traria ou pelo menos me basearia no Escort Chinês

  • Debraido

    “Focus SE 2.0 Powershift SYNC3 – R$ 77.490”
    Se pode vender por esse preço, por que elevar os valores a estratosfera e inviabilizar um bom produto?

    • Edson Fernandes

      Porque qto mais caro melhor. Pq qto mais caro conseguir vender para quem compra, melhor para a fabricante.

      E agora está aí, toda complicada. Essas precificações feitas nesses 3 ultimos anos que ferraram as fabricantes… principalmente aquelas sem mtas novidades.

      e curiosamente a Ford não deveria em questão de modernidade, mas falta visão para a fabricante para saber colocar o preço certo em seus produtos.

      • Debraido

        O cartel tem seu preço. A precificação, que para mim as bases são definidas na ANFAVEA, foi um tiro no pé das fabricantes. Não existe concorrência no Brasil.

        • Edson Fernandes

          Concordo. E elas irão pagar caro por isso ainda.

  • Cristiano

    Vamos ver o que vai ser fabricado no lugar desses carros, pode ser que venha coisa nova por aí. Embora eu duvide.

  • Andre Pestana

    Eis a questão entre 69 mil à 85 mil é a faixa de preço dos ditos compactos premium da moda como Polo Tsi, Argo 1.8, Yaris 1.5 onde dá para levar um Hatch médio(onde sim podemos chamar de carro Premium) com bom acabamento premium e maior espaço interno como o Ford Focus que agora tem um bom preço, verdade que é um carro que tem problemas de durabilidade e confiança na transmissão powershif e vai sair de linha em pouco meses, mas estou apenas a dizer que os ditos compactos premium da moda como Polo 1.0 Tsi, Argo 1.8, Yaris 1,5 estão com preço acima do que deveria valer comparando ao Hatch médio Premium como o Focus, Golf e Cruze que são muitos mais carros.

    • Vitor

      Eles são um absurdo de caro mas enquanto os idiotas continuarem comprando continuará aumentando o preço.

  • Rafaelhsouza

    Chega a ser uma ofensa que a Ford ainda oferte carros com o Powershift. Os preços do Focus estão muito atrativos, mas com PS não rola de jeito nenhum

  • Zé Mundico

    A Ford teve uma mina de ouro nas mãos e perdeu o Fiesta de bobeira. Fiesta Sedã e Hatch poderiam estar aí nos primeiros lugares das paradas de sucesso, mas parece que a Ford não soube evoluir o carro e criou muita firula. Faltou a percepção e a iniciativa que a Hyundai teve ao trazer o HB20, que deu uma rasteira homérica no Fiesta.
    Hoje poderia estar fazendo frente a Polo e Onix mas parece que acabaram se perdendo em modelos mal resolvidos e mal acabados. Tá certo que o powershit fez muito estrago mas a Ford foi perdendo espaço ano a ano e não soube reagir.
    E a mina de ouro virou ferro velho.

    • Piston head

      O que parece é que a gestão da Ford tem interesses escusos no país, de maneira alguma iria se importar com que mencionaste. Fazer frente a Polo e Onix? Rasteira de HB20? Nem sequer passou pela cabeça deles, tenho quase certeza. Se tornou uma gestão apática, que esboçou uma reação entre 2011 e 2015 trazer rapidamente alguns modelos mas logo retornou à estagnação semelhante a vivida entre 2006 e 2010.

      • Piston head

        Só para finalizar, mina de ouro se chamará Territory, anote. Sad But True.

      • Zé Mundico

        Pois então? Justamente por causa dessa apatia perderam espaço e presença de mercado.

  • Hodney Fortuna

    Uma pena que o Focus tenha se tornado um péssimo negócio! Um bom carro com muita tecnologia embarcada e um design muito mais belo que o Corolla e seus concorrentes. Mas, graças ao pós vendas ruim da marca, e custo de manutenção altíssimo, o modelo infelizmente não vingou!

  • Leonardo azevedo

    A Ford podia resolver a linha dela da seguinte maneira:
    Adeus, Fusion e Focus (doi ver esse modelos indo embora mas o mercado é de “SUV”)
    Manter Ka
    Trazer um novo Fiesta com aumento no tamanho principalmente espaço traseiro e um cambio AT de vdd como o Ka e Eco
    Ecosport nova de vdd não uma mera plastica
    SUV com tamanho acima da eco
    E o Edge

    • Donathi Josuan

      Bem por ai e talvez encaixar um crossover entre Fiesta e Eco

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Fiesta novo pra cá não vem, mas se trouxessem o Escort Chinês hatch e sedan AT6 1.5 dragon já dava pra concorrer ali com Polo e Virtus e fazer logo uma nova geração da Ecosport

  • Daniel dos Santos

    Focus Titanium plus por este preço não tem concorrente, visto o pacote de itens que ele possui…

  • Erick

    Triste ver os sedans e hatches em decadência assim, perto do fim…
    Não gosto de SUV,s e caminhonetes.
    New Fiesta 1.6 (apesar do espaço atrás ser ruim) parece ser um carro muito bom na estrada, Focus 2.0 também deve ser uma “nave”.

  • Marcos Fischer

    Excelente esses valores pro Focus, é um ótimo carro frente aos seus concorrentes, com esses preços então… Não tem nem pq pensar 2x. E tem quem prefira pagar absurdo num Corolla, Civic, Cruze…

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