Ford Hatches História Sedãs

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

O Ford Focus, em especial o Focus Titanium, sempre foi uma das grandes referências do segmento dos hatches e sedãs médios.


Até pouco tempo atrás, estes tipos de veículos eram os modelos que ofereciam o melhor dos mais diversos mundos, como a opção mais próxima para quem estava saindo do segmento de compactos.

Hoje os crossovers/SUVs compactos ocupam este posto, para o bem ou para o mal.

O Ford Focus Titanium é uma realidade para os consumidores brasileiros desde meados de 2010, quando ele chegou ao Brasil para suceder o Focus Ghia, que até então se posicionava como a opção mais cara e completa da linha do hatch e sedã médios.


A denominação “Titanium” é usada até hoje para designar a configuração topo de linha dos carros da Ford, encontrada em modelos como Ka hatch e sedã, Fusion, EcoSport e Edge. Infelizmente, o Ford Focus saiu de linha no primeiro semestre de 2019 e agora restam somente as boas lembranças.

Ainda assim, separamos abaixo os principais pontos da história e os detalhes do Focus do modelo Titanium no Brasil.

Confira:

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Focus Titanium – detalhes

Por se tratar apenas de uma versão topo de linha, o Focus na configuração Titanium se diferencia das demais configurações apenas por detalhes visuais e de acabamento, além de uma lista de equipamentos mais recheada. Isso nas duas gerações do carro.

Falando especialmente do Focus Titanium de segunda geração (ou de terceira, considerando as gerações do carro), ele pode ser diferenciado pela grade dianteira com detalhes cromados, faróis bi xênon com assinatura em LED, detalhes cromados nos para-choques, rodas diamantadas de 17 polegadas com cinco raios duplos, teto solar elétrico, friso cromado na base das janelas, entre outros.

Já o interior é marcado pelo revestimento em couro nos painéis de porta, bancos, volante, alavanca de câmbio e alavanca de freio de estacionamento. Há também detalhes cromados nas saídas de ar, portas, volante e console central.

O carro também é bem servido de equipamentos, com alguns itens que eram exclusividades do Ford Focus naquela faixa de preço. O Titanium trazia recursos como direção elétrica com três modos, assistente de frenagem de emergência em velocidades de até 50 km/h, sistema Park Assist de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, faróis direcionais, entre outros.

Focus Titanium – história

Chegada do primeiro Titanium em 2010

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

A primeira leva do Ford Focus Titanium deu o ar da graça no mercado brasileiro em maio de 2010. Ele seguia a mesma linha do antigo Focus Ghia, mas com recursos extras como faróis direcionais e rodas de liga-leve com novo desenho.

Antes de tudo, vamos comentar os preços. O hatch custava R$ 70.595 com câmbio manual e R$ 75.275 com câmbio automático. Já o Sedan tinha preço de R$ 77.275, somente com transmissão automática. Tais preços eram bastante salgados para a época.

Entre os recursos, ele trazia faróis direcionais com acendimento automático, iluminação ambiente dianteira, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, porta-luvas refrigerado, rodas de liga-leve de 16 polegadas, entre outros.

Oferecia também os demais itens do antigo Focus Ghia, como chave presencial, botão de partida Ford Power, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, ar-condicionado automático, bancos e volante revestidos em couro, airbag duplo, ar-condicionado digital, direção hidráulica, teto solar elétrico, piloto automático, soleiras dianteiras, entre outros.

O motor é o 2.0 flex de quatro cilindros, com até 148 cavalos de potência, acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas.

Nova geração do Focus Titanium em 2013

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Em 2013, a Ford apresentou no Brasil a terceira geração do Ford Focus, que seria a segunda geração do Focus topo de linha. O modelo nesta versão chegou para ocupar o posto de mais caro da gama, assim como acontecia na geração anterior. Ele começou a ser vendido em outubro, com preços entre R$ 60.990 e R$ 89.990 (considerando todas as versões do hatch e sedã).

Nesta geração, o Titanium ficou ainda mais equipado. Adotou câmera de ré, retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, sistema multimídia SNYC com tela de oito polegadas e navegador GPS, sistema de som premium Sony com nove alto-falantes, entre outros.

Além disso, a Ford passou a oferecer o Titanium Plus como uma opção ainda mais completa. Esta configuração agregava teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições, faróis xênon, sistema de estacionamento automático Park Assist e sensor de estacionamento dianteiro.

Na motorização, um 2.0 Duratec Direct com injeção direta de combustível, com até 178 cv, sempre com o câmbio Powershift de seis marchas e dupla embreagem.

Veja abaixo os preços do Focus naquela época:

  • Focus Hatch Titanium 2.0 Powershift 2013: R$ 79.990
  • Focus Hatch Titanium Plus 2.0 Powershift 2013: R$ 87.990
  • Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift 2013: R$ 81.990
  • Focus Sedan Titanium Plus 2.0 Powershift 2013: R$ 89.990

Focus Titanium 2016 com visual renovado

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Três anos após a chegada da terceira geração, o Focus recebeu seus primeiros retoques. O modelo nas carrocerias hatch e sedã, em todas as versões de acabamento, adotou mudanças no visual e no interior, além de um reposicionamento na gama de versões e adoção de novos itens.

No caso do Titanium 2016, ele ganhou faróis mais afilados com xênon e luzes diurnas de LED, nova grade hexagonal com filetes e moldura cromados, para-choque redesenhado, novas rodas de liga-leve diamantadas, lanternas traseiras mais compactas e nova tampa do porta-malas.

Por dentro, um novo volante multifuncional e novos comandos do ar-condicionado.

A respeito dos equipamentos, o Titanium seguiu com a mesma lista do antigo. Já o Titanium Plus incorporou faróis bi xênon com luzes diurnas de LED e assistente de frenagem autônoma de emergência, que freia o carro automaticamente até 50 km/h.

Confira os preços do Focus 2016:

  • Focus Hatch Titanium 2.0 Powershift 2016: R$ 86.900
  • Focus Hatch Titanium Plus 2.0 Powershift 2016: R$ 95.900
  • Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift 2016: R$ 87.900
  • Focus Sedan Titanium Plus 2.0 Powershift 2016: R$ 96.900

Nova linha Focus Titanium 2017 mais equipada

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Sem grandes mudanças, o Focus 2017 foi anunciado em agosto de 2016 com uma nova central multimídia e preços mais altos.

A principal novidade foi a introdução do sistema multimídia SYNC 3, que dispõe de tela sensível ao toque de oito polegadas, processador mais rápido, interface mais simples, conectividade com smartphones por Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS.

Os outros equipamentos extras vieram somente para as demais versões. O Titanium e o Titanium Plus seguiram sem outros recursos, a não ser pelos preços (absurdamente) mais altos. Veja:

  • Focus Hatch Titanium 2.0 Powershift 2017: R$ 101.290
  • Focus Hatch Titanium Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 107.390
  • Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift 2017: R$ 101.290
  • Focus Sedan Titanium Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 107.390

Modelo 2019 com preços mais baixos

A estratégia da Ford em aumentar os preços do Focus não deram muito certo. Tanto é que o Focus 2019 chegou com preços mais baixos em julho de 2018, com redução de até R$ 2,5 mil para os modelos Titanium. Além disso, neste intervalo, o Focus Sedan passou a se chamar Focus Fastback.

Porém, apesar dos reajustes, alguns preços seguiram mais caros que os do Focus 2017, visto que no intervalo de dois anos o carro ficou ainda mais caro. Confira os novos preços do Focus na época:

  • Focus Hatch Titanium 2.0 Powershift 2017: R$ 104.900 (mesmo preço)
  • Focus Hatch Titanium Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 110.600 (mesmo preço)
  • Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift 2017: R$ 101.800 (- R$ 2,5 mil)
  • Focus Sedan Titanium Plus 2.0 Powershift 2017: R$ 107.500 (- R$ 2,5 mil)

Fim do Focus Titanium no Brasil em 2019

A Ford enxugou recentemente a sua linha de carros de passeio no mercado brasileiro. Eliminou os modelos New Fiesta, Focus hatch, Focus Fastback e até mesmo o Edge em sua versão convencional (agora há apenas o Edge ST).

Se você acessar o site da Ford, irá se deparar apenas com a linha Ka hatch, Ka Sedan, Fusion, EcoSport, Edge ST e Ranger, além do superesportivo Mustang.

O fim de linha do Focus se deu pelas baixas vendas do hatch e do sedã em nosso mercado. Segundo fontes, o carro tem pouquíssimas unidades em algumas concessionárias da Ford no Brasil.

Para se ter uma ideia, o Focus 2019 vendeu no primeiro semestre de 2019 apenas 373 unidades, contra 1.899 do líder Chevrolet Cruze Sport6. O Focus Fastback 2019 foi um pouco melhor, com 757 vendas, mas num segmento onde o líder (Toyota Corolla) emplacou 16 mil carros no semestre.

Nova geração do Focus Titanium 2019 na Europa

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Apesar do fim do Focus no Brasil, lá fora ele segue firme e forte. Ganhou sua quarta geração em 2018, com direito a uma nova plataforma que rendeu um aumento de 5,3 centímetros na distância entre-eixos e e redução de peso de até 80 kg. Além disso, o carro ficou mais refinado e mais potente.

Entre os recursos, o Focus Titanium dispõe de head-up display, seletor de modos de condução, suspensão pneumática, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sistema de reconhecimento de placas de trânsito, carregador wireless para smartphones, entre outros.

Ele usa um motor 1.0 EcoBoost de 130 cv e 1.5 EcoBoost de 160 cv, ambos com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades. Há também as opções a diesel: 1.5 EcoBlue de 120 cv e 2.0 EcoBlue de 160 cv, também com as duas opções de transmissão.

Porém, o Titanium não é o topo de linha por lá. Há uma outra versão ainda mais luxuosa, a Vignale, com acabamento mais refinado. A Ford vende também o Focus ST, um esportivo com motor 2.0 de 190 cv e câmbio manual.

Focus Titanium – preços

Veja abaixo os preços do Ford Focus na versão Titanium conforme a Tabela Fipe:

Ford Focus Titanium (2010 a 2013)

  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 MT 2010: R$ 31.600
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2010: R$ 34.000
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 MT 2011: R$ 34.430
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2011: R$ 39.560
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 MT 2012: R$ 37.150
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2012: R$ 39.630
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 MT 2013: R$ 34.430
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2013: R$ 35.300
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2011: R$ 35.700
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2012: R$ 38.212
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2013: R$ 41.700

Ford Focus Titanium (2013 a 2019)

  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2014: R$ 54.100
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2014: R$ 55.755
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2015 R$ 55.755
  • Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2015: R$ 57.300
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2016: R$ 63.840
  • Ford Focus Fastback Titanium 2.0 AT 2016: R$ 59.350
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2017: R$ 71.390
  • Ford Focus Fastback Titanium 2.0 AT 2017: R$ 65.240
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2018: R$ 79.570
  • Ford Focus Fastback Titanium 2.0 AT 2018: R$ 72.265
  • Ford Focus Hatch Titanium 2.0 AT 2019: R$ 87.070
  • Ford Focus Fastback Titanium 2.0 AT 2019: R$ 82.970

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Focus Titanium – motor

A primeira geração do Focus modelo Titanium ou a segunda do modelo conta com um motor 2.0 16V Duratec flex de quatro cilindros, que desenvolve 143 cavalos de potência com gasolina e 148 cv com etanol, a 6.250 rpm. Já o torque é de 18,8 kgfm com gasolina, a 4.250 rpm, e 19,5 kgfm com etanol, a 5.250 rpm.

O modelo de 2010 a 2013 pode ser encontrado com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

Já a última geração do Focus topo de linha usa um 2.0 16V Duratec Direct flex de quatro cilindros, dotado de injeção direta de combustível. Neste modelo, são 175 cv com gasolina ou 178 cv com etanol, a 6.500 rpm, com torque de 21,5 e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.

Todavia, é preciso ficar atento ao câmbio Powershift automatizado de seis marchas e dupla embreagem, que é a única transmissão ofertada para esta geração do modelo com motor 2.0. Ela tem um forte histórico de defeitos, com constante vibração no sistema e até travamento em casos mais graves.

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Focus Titanium – desempenho e consumo

Veja os números de desempenho do Focus:

Titanium 2010 a 2013

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos;
  • Velocidade máxima de 205 km/h.

Titanium 2013 a 2019

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos;
  • Velocidade máxima de 206 km/h.

Agora, o consumo do carro:

Titanium 2010 a 2013

  • Etanol: 6,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada;
  • Gasolina: 8,1 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

Titanium 2013 a 2019

  • Etanol: 6,7 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada;
  • Gasolina: 9,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc

Focus Titanium – ficha técnica

Motor

2.0 Duratec flex (2010-2013)

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.999

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

10,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

143 cv com gasolina e 148 cv com etanol a 6.250 rpm

Torque Máximo

18,8 kgfm com gasolina e 19,5 kgfm com etanol a 5.250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 polegadas

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.351

Largura (mm)

1.840

Altura (mm)

1.497

Distância entre os eixos (mm)

2.640

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Porta-malas (litros)

328

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.347

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,324

Motor

2.0 Duratec Direct flex (2013-2019)

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.999

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

175 cv com gasolina e 178 cv com etanol a 6.500 rpm

Torque Máximo

21,5 kgfm com gasolina e 22,5 kgfm com etanol a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizada de seis marchas com dupla embreagem a seco

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica progressiva

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.360

Largura (mm)

1.823

Altura (mm)

1.469

Distância entre os eixos (mm)

2.648

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

501

Porta-malas (litros)

316

Tanque (litros)

55

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.399

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,287

Focus Titanium – fotos

Focus Titanium: história, detalhes, equipamentos, motor, preços, etc
Nota média 5 de 2 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Leonardo Nunes

    Que saudade do meu Titanium Hatch 2011, carro sensacional, fiquei com ele 6 anos e nunca me deu trabalho apenas a manutenção de prevenção normal. Muito confortável. Até hoje me sinto “órfão”, pois pra eu poder comprar um carro do mesmo nível hoje em dia tem um custo muito mais alto. Infelizmente coisas de Brasil.

  • Domenico Monteleone

    Carro muito bom de se dirigir, mas nunca se destacou em acabamento ou equipamentos, e no caso do temido powershift, pode ser uma boa opção pra quem não tem medo de bomba ou não liga pra perder grana, já que o titanium desvaloriza muito por conta do câmbio. E além de tudo tem a pior rede de assitência do BR.

    • Senna ever

      É aí que nasce uma oportunidade.

  • El Gato!

    A melhor definição para o Ford Focus, em geral: um EXCELENTE carro com um PÉSSIMO câmbio.

    • Peter Bishop

      Não entre 2017-2019

      • Lucas de Lucca

        Mas esse aí é bom de desempenho mas péssimo em confiabilidade. No fim das contas o El Gato! tem razão.

  • Peter Bishop

    O Hatch era REI. O sedã só se afirmou prestes a morrer, mas a Ford nunca deu atenção para ele. Volta como SUV em breve.

  • Tochio

    Estava querendo comprar um 2015 /16, mas a questão do cambio não me deixa !

    • Unknown

      Compra o manual (mesmo que outra versão).

  • andinmoraes

    Em termos de tecnologia, design e motor, o Titanium Plus 2014 foi sem dúvida o melhor carro que já tive…agora, em matéria de câmbio….. SÓ JESUS NAQUELA CAUSA!
    Vendi o carro só por causa daquele maldito powershit

  • Como eu sempre falo. a Ford está mal das pernas neste momento aqui no Brasil, é por unica culpa dela mesma!!

    Tive um Focus Titanium 2011 AT. O carro era uma delicia de guiar. Confortável e bonito. Porém o conjunto motor + cambio era horrível. AT de 4 marchas, ficava sempre indeciso em uma simples esquina. E o consumo então!! super alto. vendi por causa disso, no mais, o carro era realmente bom. Suspensão e estabilidade intocáveis!!
    Dai veio o Powershift, e outro fiasco. Então dona Ford, não adianta mesmo botar a culpa em ninguem, vc fez muita Caga** e merece isso!!!

  • Luis Burro

    Como a marca conseguiu acabar com a imagem de um carro da geração pra outra?
    O msmo foi com o Fiesta,aliás foi o design do Verve q matou os dois pq a marca se preocupou mais com o extetior do q o interior e no Fiesta o caso ainda é pior pq a geração atual ñ arrumou os defeitos e ainda perdu o design,até no Reino Unido tá tomando bomba…acho q esta grade atual ñ tem nd a ver e descaracterizou ele,podia terficado bem menor ou mais hexagonal!

  • Lucas de Lucca

    O que mais admiro no Focus é a suspensão, o carro parece que anda sobre trilhos.

  • Ricardo

    Dizem que o Focus 1.6 é extremamente beberrão e o 2.0 é econômico!

  • Prezados, já tive 2 Focus (2008 E 2012) e 1 Fusion (2008). Todos excelentes e que me deixaram saudades. Hoje, pelo que pude verificar no mercado, e à exceção do Honda Civic, notei que só o Chery Arrizo 5 chega perto do prazer de dirigir um Ford Focus sedan. Fiquei surpreso.

  • MauroRF

    Tive três: GL 1.8 2002, GLX 1.6 2008 e GLX 2.0 2012. Todos excelentes e me dão saudade. Todos manuais. O 2012 tinha um desempenho muito bom na estrada.

  • Leonardo Marques

    Sou um dos raros proprietários de Titanium MT e sim, o carro dá um show. Um dos últimos exemplos de quando comprava-se carro pensando em melhor mecânica e nao em qual tem a telinha com mais funções inúteis. Olhos na estrada e pé embaixo!

  • Felipe S. Rangel

    Queria ter um!

  • Duda Haddad

    Tive um Titanium Hatch AT 2012. Carro fantástico! Nunca tive problemas mecânicos com ele! Só alegria! Fiquei com ele 5 anos! Vendi no final do ano passado. Ah se arrependimento matasse!!!

  • Unknown

    Belo carro!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email