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Fomos conferir o Novo Hyundai Sonata 2011

Fomos conferir o Novo Hyundai Sonata 2011

Enfim chega o sedan médio que está fazendo sucesso por onde passa, Hyundai Sonata. Nos EUA há filas de espera desde março, suas vendas já passaram das do Fusion (mês de julho) e a demanda é tanta que a Hyundai teve que tomar providências em suas fábricas por lá.


Neste ano foram vendidos mais de 200 mil Sonatas entre Canadá e Estados Unidos. Ou seja, o Sonata vem para o Brasil trazendo sucesso. Só não será mais sucesso no preço, como foi o atrativo i30 e o Tucson (antigo) em seu lançamento.

O Sonata 2011 veio em uma boa hora. Nesse ano a Hyundai destacou-se no mundo todo, foi a asiática que mais vendeu veículos na Europa, passando os japoneses. A Hyundai no Brasil que é representada pelo grupo CAOA tem um marketing fortíssimo (alguns muito exagerados) e foi bem aceito pelos brasileiros que querem se destacar.

O Sonata é um carro que tem um belo design, vincos bem destacados e chamará muita atenção por onde passar. A Hyundai já mostrou sua qualidade para o mundo, e com o agrado dos brasileiros, não é preciso ser bonzinho, oferecendo preços baixos para um veículo que as pessoas tinham preconceito.


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Com a conquista do povo brasileiro, a Hyundai se tornou uma marca de destaque, uma marca de desejo. O Azera que sempre esteve na cola do Fusion também aderiu ao gosto brasileiro. Mas ao contrário do Azera que tem uma ótima relação custo/benefício visando o Status, espaço e luxo, o Sonata vem para colocar a Hyundai num degrau mais acima. O grupo CAOA sem dó e sem piedade está oferecendo o Sonata com preço acima do Azera. É isso mesmo, acredite se quiser, o Sonata deixou de ser o Hyundai de custo/benefício, assim como o ix35. Agora a marca Hyundai começa uma nova era, começa a migrar para as marcas de luxo, de destaque.

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O Sonata fica abaixo do Azera. Seguindo a lógica no site da Hyundai, vem primeiro o Accent, depois o Elantra, em seguida o Sonata e depois o Azera, Genesis e por último o Equus. Mas no Brasil houve inversão de valores, pois o Sonata está sendo vendido com preço maior que o do Azera. O Sonata não sairá por menos (pelo menos nos primeiros meses de venda) de R$ 115.000,00 (a não ser que o Papai Noel apareça e dê uma carta com os respectivos nomes dos clientes para as Concessionárias darem descontos).

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Nos EUA os preços seguem assim:

Accent: $13.695
Elantra: $14.830
Sonata: $19.195
Azera: $25.495

Tem explicação para o Sonata ser absurdamente mais caro que o Azera? Sim, e tem explicação! O brasileiro compra! Por quê? Simples: status. Ser um dos primeiros a comprar a novidade para mostrar que tem poder aquisitivo melhor que seu vizinho, amigo, e para os “colegas” de trabalho do qual convive é o que há! Mais que isso, é chamar a atenção no trânsito, na balada, na mesa de bar. Numa festa com um carro diferenciado e com um belo design é o convite certo para as “Marias Gasolinas”. Digo isso pois é a pura realidade nossa.

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Voltemos ao carro. Se você acha que vale a pena pagar mais para ter menos conteúdo, fique à vontade, afinal o dinheiro é seu e você faz o que quiser. Minha função no caso é expor o que o carro oferece, e fazer um breve comparativo que você poderia adquirir com o mesmo valor. Mas se você estiver morrendo de vontade de comprar, compre mesmo, afinal, só irá contribuir para a beleza do nosso trânsito, recheado de, digamos assim, design de gostos duvidosos e diferentes. Ah, lembre-se que a versão nos EUA tem 198 cv, mas aqui no Brasil você pagará mais por menos. Você levará apenas 178 cv (segundo a ficha que eu recebi) ou 182 cv (segundo o site da Hyundai). Quer saber o porquê? Preciso mesmo explicar? Vai uma dica: o que é o que é que todos os carros precisam beber? Enfim, infelizmente essa é a nossa situação. O comando de válvulas de admissão e de escape são variáveis, o cabeçote e o bloco são de alumínio.

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O design do Sonata tem um ótimo coeficiente aerodinâmico: 0,29 cx. Quanto menor melhor. O Sonata vem equipado com faróis xênon com ajuste de altura, faróis de neblina, lanternas em leds nas luzes de posição e freio.

No teste realizado pela revista Quatro Rodas na edição 608 de setembro, o Sonata fez o 0 a 100 km/h em apenas 10,1 enquanto o Fusion fez em 10,4 e o Malibu 10,7. Mas com a queda de potência e de torque, pode apostar que esse tempo irá subir. No teste de consumo realizado pela QR na mesma edição o Sonata fez 8,2 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, enquanto o Fusion fez 9,1/14,3 km/l e o Malibu fez 8/12,6 km/l. A QR elogiou o câmbio de seis marchas do Sonata, e dizendo: “rápida nas trocas, sem ser desconfortável, é dela boa parte do mérito dos bons números de desempenho…” A crítica foi para a interação entre o condutor e o veículo: “as borboletas no volante são de plástico simples, sem um tratamento de superfície que permita passar uma sensação de qualidade superior. Já a alavanca desliza por uma grelha cujas posições (P, R, N e D) não se alinham à opção selecionada…”

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No acabamento, o Sonata tem a parte superior do painel emborrachado, e a inferior plástico de boa qualidade. As peças estão bem encaixadas, não há sinais de rebarbas, e os comandos são de fácil acesso. A crítica vai para o comando do rádio, que não é muito intuitivo, forçando você a procurar os botões com o comando que você deseja. O ar condicionado não é dual-zone, mas tem saída para quem vai atrás com dois direcionadores. Há três apoios de cabeça, mas faltou cinto de três pontos para o terceiro passageiro. O piso central é baixo, com um leve ressalto. Com o ajuste do banco do motorista para uma pessoa de 1,85 m o passageiro vai confortavelmente com altura semelhante. Há porta-copos para o banco de passageiros, e teto solar duplo, sendo que apenas a janela da frente se levanta completamente.

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A regulagem do banco do motorista e do passageiro tem ajuste elétrico de altura e distância, e lombar apenas para o motorista. Há duas memórias para o banco do motorista. O Sonata tem um sistema que ao desligar o carro, o banco do motorista se afasta para você sair do carro confortavelmente, e ao entrar novamente e ligar o carro, o banco volta à sua posição automaticamente. O volante tem regulagem de altura e de profundidade.

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A suspensão traseira é independente tipo Multilink, e a dianteira é McPherson. Sensor de estacionamento vem de série. Na cabine quase não se ouve o motor. Segundo a medição da Quatro Rodas em ponto morto o ruído é de apenas 34 dB, em aceleração máxima 61,3 dB, a 80 km/h 57,1 dB, e a 120 km/h 62,5 dB. O tanque de combustível tem 70 litros, e seu porta-malas tem 464 litros. O peso total do Sonata é de 1.435 gerando relação peso/potência de 8 kg/cv (no modelo americano a relação é de 7,2 kg/cv e relação peso/torque de 61,58 kg/kgfm (56,3 no modelo americano).

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A política de 5 anos de garantia segue conforme outros modelos da marca, lembrando que a garantia total é de apenas 1 ano ou 20.000 km (peças de desgaste natural). A suspensão é boa, mas infelizmente os pneus de perfil baixo entregam na cabine todas as imperfeições do asfalto. O Sonata oferece ABS, EBD, ESP, e agora uma dúvida: o catálogo que eu recebi da vendedora da Hyundai Smaff diz 8 Airbags. A QR diz 6 Airbags no modelo testado nos EUA. A Concessionária diz 12 Airbags.

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Eu seguindo a lógica de contagem da concessionária cheguei a apenas 10 (ainda estou pensando aonde vão os outros dois, já que não há Airbags para os joelhos). Acontece o seguinte: os Airbags de cortina, na grande maioria dos veículos de diferentes marcas, conta-se apenas um, pois é uma cortina que se abre. Na contagem da concessionária são três Airbags de cortina de cada lado, sendo uma pequena para a coluna A até a B, da B até a C, da C até a D. Como eu não tenho o esquema elétrico do carro fica difícil afirmar qualquer coisa. Mas ainda estou procurando os outros dois que faltam.

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A Car and Driver nº 34 de outubro disse que a direção poderia ser mais interativa. Na aceleração de 0-100 km/h medido pela C/D o Sonata fez 10,7 s contra 10 s do Fusion e 11,1 s do Malibu. O ruído interno medido pela C/D foi 36,5 dB em ponto morto, 56,7 dB a 60 km/h e 64,4 dB 120 km/h. O consumo foi de 8,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

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Já segundo a Hyundai, o Sonata tem o consumo urbano de 9,3 km/l e rodoviário de 14,9 km/l. Um levantamento interessante da Revista Auto Esporte é que os bancos são “revestidos com uma combinação de vinil e tecido texturizado”. A aceleração lateral segundo a Revista AE foi de 0,82 g. Quanto maior o número melhor.  Para você ter ideia, o melhor testado pela C/D foi o Audi R8 com 0,94 g e o pior foi o Nissan X-Trail com 0,67 g.

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Há muita incompatibilidade com as informações dadas sobre o Sonata. Não só das revistas, mas entre o site da Hyundai e as concessionárias. A primeira questão é sobre os Airbags que na ficha técnica que recebi da Smaff e no site oficial da Hyundai diz ter 8, mas a vendedora me passou a informação de 12. O ar condicionado segundo o site e o informativo é digital, mas segundo a vendedora é analógico.

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É plausível, já que o comando de temperatura e de velocidade é analógico, e os comandos de direção do ar são digitais. Mais uma confusão é sobre a capacidade do porta-malas, que segundo outra vendedora da concessionária, diz ter 463 litros, a C/D e QR diz ter 464 litros, e a AE diz ter 465. Sobre a potência, o site diz ser de 182 cv e 23,3 kgfm, o informativo diz 178 cv e 23,3 kgfm.

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Ficha Técnica do Novo Sonata 2011:

MOTOR
Tipo – Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, gasolina.
Cilindrada (cm³) – 2.359
Diâmetro x Curso (mm) – 89,2 x 96,7
Taxa de Compressão (:1) – 10,9
Potência (cv/rpm) – 182 ou 178 (6.000)
Torque (kgfm/rpm) – 23,3 (4.000)

TRANSMISSÃO / DIREÇÃO
Câmbio – Automático sequencial, 6 marchas, tração dianteira
Relação de Marchas (:1) – 1ª – 4,210 / 2ª – 2,640 / 3ª – 1,800 / 4ª – 1,390 / 5ª – 1,000 / 6ª – 0,770 / Ré – 3,390
Diferencial (:1) – 2,890
Direção – Hidráulica, pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro (m) – 12,1

SUSPENSÃO
Tipo – Dianteira: McPherson
Tipo – Traseira: Independente Multilink

FREIOS, RODAS E PNEUS
Freios – Disco ventilado / Disco sólido
Rodas – 18x8J
Pneus – 225/45 R18

PESO / CAPACIDADE
Peso (kg) – 1.435
Peso/Potência (kg/cv) – 7,8 ou 8
Peso/Torque (kg/kgfm) – 61,58
Tanque – 70
Porta-malas (l) – 463 ou 464 ou 465

EQUIPAMENTOS
ABS – Série
EBD – Série
ESP – Série
ASR – Série
Air Bags – Série, 6 ou 8 ou 10 ou 12
Ar-condicionado – Série
Bancos de Couro – Série
Computador de Bordo – Série
Controlador Automático de Velocidade – Série
Faróis de Xenon – Série
Rádio CD-Player com MP3 – Série
Sensor de Chuva – Série
Sensor de Estacionamento – Série
Teto Solar – Série

SEU BOLSO
Garantia – 5 anos
Concessionárias – 175

FRENAGEM
QR 120/80/60 km/h a 0 (m) – 61,7 / 26,9 / 15
C/D 100/80/60 km/h a 0 (m) – 44,3 / 28,4 / 16,4

RUÍDO INTERNO
Marcha Lenta (dB) QR – C/D – 34 / 36,5
RPM máximo (dB) QR – 61,3
60 km/h (dB) C/D – 56,7
80 km/h QR – 57,1
120 km/h QR – C/D – 62,5 / 64,4

HANDLING
Aceleração Lateral (g) – 0,82 g
Tendência – Frente

PREÇO: R$ 115.000,00

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Outras Opções pela mesma faixa de preço:

Audi A3 2.0 – 200 cv – R$ 110.000

BMW 118i 2.0 – 136 cv – R$ 99.500

GM Omega Fittipaldi 3.6 V6 – 292 cv – R$ 122.400

GM Malibu 2.4 – 171 cv – R$ 89.900

Chrysler 300C 3.5 V6 – 249 cv – R$ 134.900

Citroën C5 2.0 16V – 143 cv – R$ 102.230

Ford Fusion 3.0 V6 – 243 cv – R$ 101.400

Ford Fusion Hybrid – 193 cv – R$ 133.900

Honda Accord 2.0 – 156 cv – R$ 99.800

Hyundai Azera 3.3 V6 – 265 – R$ 90.000

Jaguar X-Type 3.0 V6 – 231 cv – R$ 149.000

Mercedes-Benz C180 CGI – 156 cv – R$ 117.900

MG 550 1.8 – 157 cv – R$ 94.799

Peugeot 407 2.0 16V – 143 cv – R$ 82.900

Subaru Impreza 2.5 16V 4×4 WRX – 310 cv – R$ 123.366

Toyota Camry 3.5 V6 – 284 cv – R$ 131.000

VW Passat 2.0 – 200 cv – R$ 99.900

Volvo C30 2.0 16V – 145 cv – R$ 85.390

Os valores podem variar dependendo do estado.

A ficha técnica foi baseada nas revistas Quatro Rodas e Car and Driver.

Agradeço à concessionária Hyundai Smaff por ter cedido o veículo para esta avaliação.

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Veredicto:

Se você quer status, exclusividade e desfilar com uma obra de arte, o Sonata foi feito pra você. Se você ainda tem dúvidas, aguarde o Kia Optima. Se você é mais racional, e prefere desfrutar de uma boa esportividade, olhe com atenção para outros modelos, como os da Subaru.

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Veja os detalhes no vídeo Parte 1 e Parte 2

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