EUA Finanças GM Governamental/Legal

Força-tarefa da GM se prepara para concordata em junho

rick_wagoner Força-tarefa da GM se prepara para concordata em junho

O governo americano está direcionando a GM para uma concordata, a acontecer no mês de junho, se a montadora não conseguir um acordo com seus funcionários e acionistas, para resolver os 28 bilhões de dólares que a mesma deve.

O plano de concordata deverá abranger todos os aspectos da GM, entrando com o pedido o mais rápido possível, para que as vendas dela não caiam ainda mais do que já caíram neste início de ano. A idéia é dividir a GM em duas empresas, uma que teria a parte boa, entraria em concordata e sairia em duas semanas, precisando apenas de 5 a 7 bilhões emprestados do governo.

Já a parte ruim deveria ser acabada em alguns anos. Ela incluiria marcas que não dão lucros, como HUMMER, Pontiac, Saturn, etc, e também redes inchadas de concessionárias, capacidade extra de produção, etc.

A força tarefa do presidente Obama continua a trabalhar em conjunto com os diretores da GM, e o novo CEO da empresa, Fritz Henderson, continua a indicar que uma concordata deverá ser a única opção.

[Fonte: New York Times]

  • B.Navarro

    lembro que por volta de 2000…2001, eu estava lendo uma revista que falava das dívidas da GM e da Ford, na época avaliadas em 1 bilhão de dólares para cada empresa
    isso há 8 anos atrás! quase uma década! e os executivos aparentemente nada fizeram para mudar os rumos das respectivas montadoras…só conseguiram aumentar as dívidas
    a GM, a Chrysler e a Ford só estão quebrando porque querem (a GM principalmente)

    • Bisinski

      A Ford ja reestruturou e negou emprestimo do governo. Hoje a ela esta melhor e já no caminho de eliminar a suas dividas.

  • 100nocao

    :eyess:
    Fico abismado, uma empresa que levou décadas para ter prestígio. Em menos de 1 ano vir a falência.
    Chega a asustar.
    Por mais que falam, quero ver como isso vai acabar aqui no Brasil.

    • B.Navarro

      não considero que a falência da GM aconteceu em menos de um ano.
      ainda acho que eles já estavam indo à falência há anos atrás

  • Corvette

    :drinkk: E PENSAR QUE A DÍVIDA DA GM JÁ FOI MAIOR! EU PENSO QUE PARTE DA DÍVIDA QUE SERÁ CONGELADA E PRECISA, ELA PAGA MUITOS JUROS, PODERÁ SER PAGA EM POUCOS ANOS E AINDA COM DESCONTO NOS JUROS. ISSO É O QUE DEVE SER FEITO.

  • administrador

    Gente, sou formado em administração e sempre li artigos sobre a GM. Desde sempre essa empresa enfrenta problemas. Qualquer crise, independente da gravidade, afeta a empresa. Vocês podem procurar o histórico de prejuízos dela, nos anos 70 e 80 ela chegou a ter prejuízo 20, 30 bilhões de dólares em determinados exercícios fiscais. O problema é o estilo americano de gestão, com seus jatinhos, prédios magníficos, escritórios que mais parecem um hotel 7 estrelas, desviando o foco do que realmente interessa, e sendo omissos aos probleminhas que acabam virando grandes problemas com o passar do tempo. A única coisa que manteve a GM viva nos EUA foi o fato dela ser um ícone para o povo americano, lá ela é motivo de orgulho.

    • Poirot

      Correcao: Aqui (EUA) ela eh motivo de vergonha.

      • Moriath

        Colega, não é por nada mas eu acho que vc tem a bunda do lado do avesso, a GM foi lider 77 anos consecutivos emprega 266.000 pessoas em todo mundo. e vc vem falar essas asneiras. Colega procure um médico urgente tira esse ódio do coração.

        • Giovanni

          Você realmente se orgulha de uma empresa com um histórico administrativo tão ruim como a GM? Eles são o maior exemplo de ineficiência que existe. Não é invenção minha, vá procurar artigos, tem milhares deles no Google. A GM só sobreviveu porque o mercado pra eles sempre foi muito favorável, muito governo ajudou, muito marketing colaborou. Como essas coisas acabaram, então a empresa está acabando também. Você pode admirar os carros da GM, mas a empresa em si é apenas motivo de vergonha para os americanos.

    • Hodney

      Vc falou correto! Outro grande erro da GM foi entrar em um ramo que não era de sua competência. A de imóveis. Vender casas com a GM por meio de sua divisão financeira GMAC e não obter o retorno esperado foi a maior causa dessa falência.

      Nada haver com a qualidade de seus produtos. Os americanos abandonaram os produtos da GM ultimamente devido ao futuro incerto da empresa e que comprar carros de uma empresa com o pé na cova é temeridade.

  • joão

    É uma boa vender essas marcas, acho que o caso da hemmer especifico a marca deveria ter só a produção reduzida e malha em volta da marca tambem, por ter carros com um identidade propria, quando pontiac e saturn ja vão tarde, essas marcas perderam a identidade, hj um vende os carros da holden, pricipalmente o omega, e a outra os da opeo, não vão fazer falta, e vai ser um estrutura a menos.a gm deve de fato se cosentrar na gmc pra nixo de caminhões, chevrolet prar carros de passeio , e o cadilac para segmento de luxo, a buick ainda se mantem por ter presença forte na china, oque a torna lucrativa la, a GMB e a buick cinhesa são duas joias da coroa para a gm, tidas como as pricipais empresas ainda lucrativas.

    • PlanetExpress

      “Hemmer” é um fabricante de mostarda… hehehe :banana: :drinkk:

  • gordin

    no comentario acima hemmer pertece a GM( General Mostarda) :teeth2: :teeth2:

    mais voltando no assusnto GeMe eu fico com dor no coração em pensar q uma mega empresa dessa esta falindo desse jeito, que decadencia !!!!!

    • J0hnHGT

      General Mustang do Anime Full Metal Alchemist! :teeth2:

Send this to a friend