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Ford anuncia novo motor de três cilindros 1.5L 3C com até 137 cv

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A Ford acaba de anunciar no Brasil um novo motor de três cilindros, que faz aqui sua estreia mundial, destinado para alguns modelos da marca americana, oferecidos no mercado nacional.

O novo propulsor da Ford entrega 137,2 cv a 6.500 rpm (conforme gráfico mostrado) e 16,1 kgfm a 4.500 rpm (conforme gráfico apresentado) com etanol, entregando uma curva de torque mais elevada que os motores Sigma 1.5 e 1.6, por exemplo. O novo motor será feito no Brasil (a Ford não confirma Camaçari) não substituirá o Sigma, mas terá também uma versão EcoBoost. Ou seja, com turbo e injeção direta.

Chamado 1.5L 3C, o propulsor é feito totalmente em alumínio, compreendendo, coletor de escape integrado e refrigerado à água para equilíbrio no aquecimento do catalisador, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos e montado no cárter, bomba de óleo variável para melhor lubrificação em qualquer regime de trabalho, coletor de admissão variável com circulação de água, correia imersa em óleo para reduzir ruído e atrito, além de duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT), otimizando a combustão.

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Com tudo isso, o Ford 1.5L 3C obtém redução de 10% em seu peso. Além disso, vem também com bobinas individuais, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start, que dispensa o uso de tanque de gasolina no compartimento do motor, bem como partida em temperaturas baixas de forma mais rápida e eficiente.

O conjunto do 1.5L 3C foi desenvolvido para obter maior rendimento energético, oferecendo uma potência específica de 91,5 cv/litro, sendo o maior do mercado, de acordo com a Ford. Além de redução de peso, volume e vibração, o novo motor da Ford também tem atrito reduzido entre as peças, garantindo não só economia de combustível, mas também maior durabilidade.

No caso de ruído, isoladores são fixados em algumas partes do conjunto, reduzindo assim o barulho durante o funcionamento. Em termos de eficiência energética, o motor tem classificação A pelo Inmetro e recebe o selo Conpet. A Ford não revela qual modelo estreará e nem quando chegará ao mercado. Também não revelaram potência e torque com gasolina.

Motor Ford 1.5L 3C Ti-VCT Flex – Galeria de fotos

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