Eventos Ford Gadgets Tecnologia

Ford apresenta multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play no Brasil

Ford apresenta multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play no Brasil

Ford SYNC 3: A Ford apresentou nesta terça (26) na Campus Party – realizada no Anhembi, em São Paulo – a terceira geração da central multimídia SYNC, que agora traz os novos sistemas de espelhamento exclusivos Android Auto do Google e também o Car Play da Apple.


Além disso, a empresa americana ainda oferece aos participantes do evento o Ford Garage Lab, dedicado à experimentos de tecnologia com os modelos da Ford. Seguindo a tendência mundial, a Ford introduz as duas plataformas dos mais difundidos sistemas operacionais para aparelhos móveis do mundo inteiro.

A tecnologia já permite reproduzir no sistema SYNC 3 mapas tanto em 2D quanto 3D do Google Maps, assim como o Google Play Música, a Apple Siri, também o sistema Apple iTunes, entre outros aplicativos dedicados dos dois fabricantes americanos.

A conexão ao Ford SYNC 3 pode ser feita por conexão USB ou conexão Wi-Fi, permitindo ao motorista ou algum dos passageiros utilizar mídia, telefonia e também navegação com a mesma interface dos smartphones e tablets Android e iOS, bem como também conseguir enviar e receber mensagens, utilizados os comandos de voz.


O sistema Ford SYNC 3 chega ainda este ano aos modelos da Ford no Brasil, se traduzindo em uma boa novidade tecnológica para os compradores dos modelos por aqui.

Ford apresenta multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play no Brasil

Ford apresenta multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play no Brasil

Ford SYNC 3 – especificações técnicas

SYNC 3 – Funções

CD player: SIM
DVD player: NÃO
TV digital: NÃO
Porta USB: SIM
Apple CarPlay: SIM
Android Auto: SIM
Navegação GPS: SIM (apenas em algumas versões)
Comandos de voz: SIM
Comando no volante: SIM

Modelos equipados com SYNC 3:  Ford New Fiesta, Ford New Fiesta Sedan, Ford Focus e Ford Focus Fastback
Dimensão da tela: 6,5″ (New Fiesta) ou 8″ (Focus)
Processador: Texas Instruments
Memória RAM: 8 GB (sem GPS) a 32 GB (com GPS)
Sistema operacional: QNX
Resolução da tela: 800 x 480
GPS integrado: Apenas nas versões top dos modelos
Bluetooth: Sim
Android Auto: Sim
Apple CarPlay: Sim
Comandos no volante: Sim
Comandos por voz: Sim
Entradas USB: 2
Amperagem da entrada USB: 2.5 A
Leitor de CD/DVD: Apenas de CD
Entradas auxiliares: Não tem
TV digital: Não
MIirrorlink: Não

Ford apresenta multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play no Brasil
Este texto lhe foi útil??

65 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Meu carro tem o car play. Um grande uso que faço de celular no carro é o Waze, mas não é compatível. Uma pena. Se um dia for aí eu direi que esse car play agregou valor para mim. Até lá, tanto faz…

      • Gustavo, mas acho que para quem tem iphone (car play ao invés de android auto) não vai servir também, isto é, o maps da google não roda no car play também (ACHO. Não tenho certeza. Vou fazer um teste depois)

        • Se não rodar nenhum desses realmente não vale a pena. Talvez exitam outros tão bons que rodem, mas não conheço. E para mim também o grande diferencial dessas novas centrais é poder ver na tela maior aplicativos como o waze. Outros relacionados a música também podem aer interessantes. Mas as redes sociais acho irrelevante.

          • O car play, no Brasil, ainda está com a função mapas bloqueada… além de não ter muitas opções, resumindo, não vale o investimento. Só serve para utilizar a Siri como controle por voz (discador, mensagens e etc), coisa que o sync da ford já faz a um tempão. Agora, pra quem tem android, o Android Auto é sensacional, muito mais apps disponíveis, com suporte ao google maps, waze, dentre outros app de navegação, muito mais completo e com a vantagem de não precisar utilizar o espelhamento de tela do cel ( uma função que estraga o aparelho, o superaquecimento gerado diminui a vida útil da bateria e display do aparelho)

            • O Sync da for faz beeeem mal feito! rs… mesmo sem os mapas, o carplay ainda faz um trabalho decente para ligações, mensagens, criação de lembretes e eventos no calendário. Uma pena que sem os mapas ele é só 50% do que poderia ser..
              Outra coisa, o Android Auto ainda não tem suporte a Waze… isso está em fase BETA e ainda demorará a sair para o público geral.

          • Mas não tem nenhuma forma de liberar?
            Pq teoricamente, nem poderia ter a tela no painel do carro.

            Eu já achei uma Central Multimidia na internet que tem o Android 4.2 e usa a internet do celular… vc abre o Waze nela.

          • O problema não é o Contran. O Contran proíbe vídeo, no caso, o YouTube.
            O Waze é outro problema. Tem um tal “consórcio” de aplicativos, do qual o Waze não faz parte, assim como o Google Maps e outros aplicativos, por isso, não é possível espelha-los na tela quando o equipamento é original e usa esses recursos (CarPlay e MirrorLink). Quando é instalado como acessório, é como se fosse do “paralelo” e não precisa da homologação da Apple ou Android, portanto, até YouTube dá para espelhar.
            No caso do HB20, tiveram uma solução ninja, com o “CarLink”, que dá para espelhar o Waze. Só não sei se eles terão problemas futuros com isso (falta de homologação)

            • O Google maps está liberado. E tanto ele quanto o Waze pertencem ao Google. Logo não haveria motivos para o próprio Google não homologar seus produtos. No post sobre o lançamento da CMM da VW no Fox foi dito que o Maps havia sido homologado mas o Waze não.

      • No Sync2 no Fusion até usar gps é um SACO… vc coloca “destino” e o maldito só aceita entrada de dados no teclado com o carro parado… acelerou trava. E nunca tive paciência de testar o comando por voz pra ver se funciona com o carro em movimento. Duvido que alguém use muito esses comandos por voz. É mais rapido ir nos botoes no volante ou painel e alterar temperatura do ar, etc.

        • Questão de segurança você não poder digitar e dirigir ao mesmo tempo. O problema é que as vezes quem tá digitando é o passageiro, deveria ser liberado pra ele digitar. Seria uma coisa relativamente fácil de fazer, só liberar o teclado se tiver alguém sentado no banco do passageiro, usando o mesmo sensor de peso que é utilizado para dar aviso de que o passageiro ao lado não possui sinto. Descobri que é pelo peso esse sensor. Abçs.

          • Pois é… estava numa cidade grande e desconhecida à noite com minha família e precisei do GPS do Sync. Tinha q parar o carro pra digitar, a patroa reclamou um monte. Só em semáforos ou se parasse em qualquer lugar. Poderiam liberar para passageiro mesmo.

  • Acho que esse Sync 3 só vai estar disponível a partir do Focus, já que EcoSport, Ka e Fiesta (exceto o sedan Titanium) ainda são equipados com uma versão bem mais antiga do Sync. A Ford poderia aproveitar o facelift da Eco e introduzir essa mudança. Já o Fiesta hatch, provavelmente só deve receber uma multimídia decente na próxima geração, visto que lá fora existe central original para ele, mas o Brasil ficou de fora mais uma vez.

    • A Eco feita no Brasil e mandada pra fora tem a CMM. Vi na Argentina. Deve chegar no facelift do Fusion e na nova geração da Edge, e no Focus. O Fiesta deveria ter pois até o Fox tem.

      • Putz, não sabia desse detalhe da Eco, que absurdo. Eu já vi vídeo dos gringos testando o Fiesta brasileiro (eles criticam bastante, já que também podem comprar o mexicano), mas depois vou procurar vídeos da EcoSport.

        Não deixaria de comprar um carro apenas pela falta de multimídia, desde que outros aspectos compensem essa falta, mas concordo que o Fiesta já deveria ter, pois carros mais baratos como o Fox, March, HB20 e Onix já possuem essa opção há muito tempo, e alguns consumidores valorizam isso.

        • Penso igual a CMM não é determinante, mas um plua dependendo dos equipamentos e preços. Na troca do Fiesta mexicano para o nacional tivemos evoluções, ele veio mais equipado e com mais itens de série, e o 1.6 veio co suplo comando ficando mais potente e econômico. Mas perdemos nos materiais, o mexicano tinha painel macio. E a montagem caiu segundo alguns. Fora isso o mexicano ganhou up grades que o nosso não ou só agora como o teto solar e CMM. Mas esse vieram em uma versão ainda mais cara. E na estrutura o mexicano ganhou aço boro na coluna A e pulou de 4 para 5 estrelas.

      • Vende, mas além de ser uma facada (R$4.000), não é tão boa quanto uma de fábrica. A Ford vende a central da AR70 e da Aero nas concessionárias, mas parece que sempre fica devendo alguma coisa. Não lembro qual, mas em uma das duas perde a possibilidade de configurar o controle de tração e outras funções do carro.

      • É uma central que se integra ao sync, mas é um acessório homologado pela ford, bem completo, porém nas CC é/era instalado por modestos 3,500 reais..

  • Ai, ai…….. já to vendo um na rua com um buracasso onde havia um desses…….alias venham estacionar aqui na rua acruás, moema, que é batata!

    • Ela desliga totalmente, e em SP do jeito que os carros andam com Insulfilm lacrado, dificil saber qual tem.
      Faz tempo que não escuto falar de roubo de Som em carro… hj o cara ja leva o carro inteiro e vende as peças… kkkk

  • Não dou a mínima pra estes troços. Seria muito melhor se eles se preocupassem em entregar um produto com maior qualidade (oi powershift) e pós venda adequados. A crítica não é só para a Ford, e sim quase todas as montadoras (gm com seu my link, renault com sua telinha em péssima posição, tendo que se desviar a atenção para acessar o conteúdo, entre outras). Auto entusiasta de verdade não dá a mínima pra estas firulas.

    • eu também penso como você. Não dou a mínima. Instalo um suporte de celular no painel e toco o barco. Carro para mim são outros quinhentos: motor, segurança, conforto, espaço, etc.

    • Até concordo, eu só queria o Waze no painel. Ajuda muito no dia a dia. Mas 90% da população quer coisas bonitinhas. Pq o HB20 sempre tá lá em cima e o Etios não é líder do segmento? Pode apostar que tem milhares de compradores de carros populares que correriam para o Etios e o up! se estes fossem mais bonitos.
      Design importa muito em um produto. MUITO!

  • “O SYNC 3 chega ainda este ano aos modelos da Ford no Brasil”. Em que modelos? Somente nos modelos novos ou poderemos ver o SYNC 3 no New Fiesta 2017, por exemplo?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email