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Ford apresenta Novo Cargo extra-pesado para até 56 toneladas

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Este é o Novo Cargo da Ford, modelo de caminhão extra-pesado. Ainda não é o lançamento oficial dele, mas a Ford já adianta em fotos e informações seu primeiro caminhão extra-pesado no Brasil, o Novo Cargo, em apresentação simultânea com a Turquia, que também fabricará o novo veículo comercial.


Com a cabine projetada no centro de estilo da Ford aqui no Brasil, mais precisamente em Camaçari/BA, o Novo Ford Cargo extra-pesado terá maior espaço interno do que seus concorrentes para condutor, ajudante e também espaço para pernoite. A capacidade de carga do Novo Cargo é de até 56 toneladas, realmente impressionante.

A Ford ainda não revelou dados técnicos e de desempenho do novo caminhão Ford Cargo, mas é provável que o motor turbo diesel Cummins que o equipa entregue potências entre 360 cv e 500 cv, variando entre as diversas versões disponíveis do caminhão, concorrendo melhor com os demais caminhões extra pesados do segmento.

O modelo Ford das fotos é o Novo Cargo 2842, muito forte, com até 420 cv de potência. O que você achou dele?


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Ford Cargo 2842 extra pesado – ficha técnica

Informações do site da Ford Brasil

MOTOR
FPT 10.3L
Tipo Diesel – 6 cilindros em linha
Potência máxima 420 cv (309 kW) a 2.100 rpm
Torque máximo 194 kgfm (1.900 Nm) / 1.000 – 1.500 rpm
Cilindrada total 10.300 cm³
Relação de compressão 16,5 : 1
Sistema de injeção Injeção eletrônica

TRANSMISSÃO
Marca ZF
Modelo 12AS1930TD
Acionamento Automatizado
Marchas 12 à frente e 2 à ré

EMBREAGEM
Marca Sachs
Acionamento Hidráulico servo assistido
Tipo Disco simples orgânico a seco, com platô acionado por mola diafragma
Diâmetro 430 mm

EIXO TRASEIRO MOTRIZ
Marca Meritor
Modelo MS 18X
Redução (simples velocidade) 3,08:1 / 3,40:1

SUSPENSÃO DIANTEIRA
Tipo Eixo – Rígido em aço forjado
Molas Feixe de molas parabólicas (auxiliar e principal)
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

SUSPENSÃO TRASEIRA
Tipo Eixo – Rígido em aço estampado
Molas Feixe de molas parabólicas (principal e auxiliar)
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

SISTEMA ELÉTRICO
Sistema 24 V
Alternador 28.8V / 90 A
Bateria 2 baterias / 12 V / 2.200 CCA / 150 AH

RODAS E PNEUS
Rodas Aço estampado
Medidas 22,5″ x 8,25″
Pneus (radiais sem câmara) 295 / 80R22,5

FREIOS
De serviço À ar, tipo “S” Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor, sistema anti-bloqueio (ABS) com controle automático de tração (ASR)
De estacionamento À ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras
Freio motor Turbo Brake (cabeçote)
Área efetiva de frenagem 6.844

DIREÇÃO
Marca / Modelo ZF 8098
Tipo Hidráulica, com esferas recirculantes

DESEMPENHO DO VEÍCULO
Relação de redução do eixo traseiro 3,08:1 / 3,40:1
Velocidade máxima em PBT/PBTC 128 km/h / 119 km/h
Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT) 34%
Capacidade máxima de subida(Com PBTC) 38%
Partida em rampa (%) (Com PBT) 30%
Partida em rampa(Com PBTC) 35%

PESOS EM ORDEM DE MARCHA
Eixo dianteiro 5.230 kg
Eixo traseiro 3.683 kg
Total 8.913 kg

PESOS – LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO
Eixo dianteiro 7.100 kg
Eixo traseiro 10.000 kg (legal) / 21.300 kg (técnico)
Total admissível 28.400 kg
Peso Bruto Total (PBT) – Homologado 23.000 kg
Carga Líquida (Peso sobre a 5º roda) 14.087 kg (legal) / 19.487 kg (técnico)
Capacidade máxima de tração (CMT) 56.000 kg

VOLUMES DE ABASTECIMENTO
Tanque de combustível 325 l + 325l
Reservatório de Arla 32 80 l
Óleo do motor com filtro 27.5 l

DIMENSÕES
Distância entre-eixos (1º ao 2º) 3.300 mm
Distância entre os eixos traseiros (2º ao 3º) 1.240 mm
Comprimento total 6.877 mm
Balanço dianteiro 1.506 mm
Balanço traseiro 859 mm
Distância carroceria ao eixo dianteiro 805 mm
Altura aba superior longarina ao solo 1.006 mm
Altura aba superior longarina à cabine 2.240 mm
Altura máxima da cabine basculada ao solo 4.178 mm
Distância do eixo traseiro trativo à 5ª roda 735-185 mm (ajustável)
Altura da 5ª roda ao solo 1.250 mm
Largura máxima do rodado traseiro 2.200 mm
Bitola dianteira 2.063 mm
Bitola traseira 1.830 mm
Largura externa chassi 866 mm

Veja também outras notícias interessantes a respeito de lançamentos de caminhões aqui no nosso site Notícias Automotivas, como por exemplo o Volvo FH16 700, que é o caminhão mais potente do mundo, com nada menos que 700 cavalos de potência! É incrível!

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  • Jason

    Belo cavalo mecânico. Nas últimas versões, a Ford deu uma melhorada no Cargo. Esse progresso é visível nesse cavalo.

    • alexhmoraes

      Gostei…. a IVECO também tem inovado bastante

    • sidney martins

      a ford com motor cumins é show,pois esse motor é forte e a mecânica esta mais que aprovada: se for igual ao motor v w vai dar trabalho,pois os novos motores volks não prescisa do aguaten pra não poluir o ar,isso ja é uma grande vantagem,e acho que a ford está com a mesma tecnologia; ainda não busquei conhecimento a esse respeito.

  • CharlesAle

    Segundo Boatos,a Ford lançaria seu cavalo mecânico extra-pesado com motores da FPT(Fiat Powertrain)o mesmo do Iveco de 420 cavalos,e agora fala-se em Cummins???pelo jeito não deu certo o negócio com a Iveco….

    • Zetros1833

      "A Ford não revelou ainda dados técnicos e de desempenho do novo caminhão, mas é provável que o motor Cummins entregue potências entre 360 cv e 500 cv…"

      Quem disse que o motor é Cummins foi o NA, rsrs.

      Agora quanto à cabine, apesar do desenho exótico "a la Palio Adventure", melhorou muito o conforto do motorista.

  • yuri calmon

    Poderiam colocar uma cara de MUSTANG nele !!!B)

  • Gabriel_Nint

    Acho esse o caminhão mais bonito feito no Brasil. Mas ainda assim não chega aos pés dos americanos.

    • Filipe Augustus

      Pra mim o caminhão mais bonito é o Actros 2012 alemão da Mercedes Benz, que caminhão lindo ♥

  • anderson_sp

    Bonito caminhão.

  • Filipe_GTS

    Muito bonito caminhão-trator!

  • RodolfoMAP

    Achei legal, mas ainda prefiro o Stralis Hi-Way que vai ser lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2013.

  • T.Garcia

    É só eu que acha o visual desses novos Cargos estranho pra cacete?

    É muito exagerado, com muitas reentranças e partes em plástico/preto…

    Sei lá, ainda acho o visual dos Cargos anteriores mais bonitos… a lateral da cabine ficou maneira, mas a "fachada" tá beeeem estranhinha!

    • Zetros1833

      Somos dois. Parece a Palio Adventure.

  • lpnascimento99

    mais lindo que o scania V8 700 cavalos Highline acho que naum tem no Brasil!!

  • daniel_5

    é dona ford , pisou na bola ,todo mundo pensando que viria com o consagrado motor cummins,mas vcs escolheram o mais barato e foram de FTP,decepção!

    • Felipe_Henrique

      No último parágrafo do texto:

      "A Ford não revelou ainda dados técnicos e de desempenho do novo caminhão, mas é provável que o motor Cummins entregue potências entre 360 cv e 500 cv, concorrendo melhor com os demais caminhões do segmento. O modelo das fotos é o 2842, com 420 cv. " ;-)

      • daniel_5
        • Felipe_Henrique

          Tô no NA! :-D

          Todavia…
          "Ainda não está confirmado, mas o Cursor 13, de 13 litros, usado pela Iveco no Brasil nos Stralis em versões de 400, 440 e 480 cavalos, é o propulsor da FPT mais indicado para o modelo que a Ford pretende introduzir. "
          Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br

    • Zetros1833

      Segundo o site Transpoonline:

      "Apesar de faltar uma confirmação oficial, sabe-se que o trem de força é composto pelo trio motor FPT Cursor 11 de 420 cv/ caixa mecânica Eaton de 13 velocidades, com opção automatizada/ eixo Meritor de dupla velocidade."

      Há também a intenção de se fabricar uma futura versão com o motor FPT 13 de 460 cv.

    • LTD1976

      Pisou na Bola porque? O motor foi eleito como motor do ano na categoria, sendo que até será utilizado por outras marcas como esse Ford e a Mitsubish. Qual a decepção então? Ah é, a FTP é FIAT, então na cabeça dos hater é ruin, certo?

  • Pedro Evandro

    O caminhão é bem bonito, mas o excesso de apetrechos plásticos o deixam com uma cara de tênis.

  • Diguinh0

    Bem brutão!! Só acho que a parte traseira(que fica a cama) poderia ser maior!!

  • CarlosSSA

    Ver um desses no retrovisor incomoda bastante!!!!

  • LonMaveco

    Belo Truck em Ford, parabéns mostra o crescimento que vem tendo no segmento de caminhões entrando agora nos extra pesados deve pegar uma boa fatia do bolo…

  • HSSILVA

    o motor é um fpt cursor 10 (10,3L), que vai chegar nas versões 420HP e 460HP (como na Turquia).

    se querem confirmar aqui está, no meio dos miúdos http://www.fptindustrial.com/FPTPressReleases/en-

    • Zetros1833

      Segundo o site Transpoonline:

      "Apesar de faltar uma confirmação oficial, sabe-se que o trem de força é composto pelo trio motor FPT Cursor 11 de 420 cv/ caixa mecânica Eaton de 13 velocidades, com opção automatizada/ eixo Meritor de dupla velocidade."

      Há também a intenção de se fabricar uma futura versão com o motor FPT 13 de 460 cv.

  • HSSILVA

    o motor é um fpt cursor 10 (10,3L), que vai chegar nas versões 420HP e 460HP (como na Turquia).

    se querem confirmar aqui está, no meio dos miúdos http://www.fptindustrial.com/FPTPressReleases/en-

  • edy_caceres

    Belissimo cargo!

  • Matheus_U_Pieroni

    Ele não terá motor Cummins! Será um Iveco de 11 ou 12 litros e terá 420~440 cv! Virá também com cambio automatizado ZF.

    • HSSILVA

      10,3 litros, e será 420HP ou 450-460HP. já que esse motor tem essas versões.

      quem sabe até uma versão 360HP com esse motor.

      • Zetros1833

        Segundo o site Transpoonline:

        "Apesar de faltar uma confirmação oficial, sabe-se que o trem de força é composto pelo trio motor FPT Cursor 11 de 420 cv/ caixa mecânica Eaton de 13 velocidades, com opção automatizada/ eixo Meritor de dupla velocidade."

        Há também a intenção de se fabricar uma futura versão com o motor FPT 13 de 460 cv.

  • Belo caminhão mesmo, apesar de eu não ser fã de exageros.

  • JulioNR

    fiquei curioso pra saber do torque…

  • jkpops

    Nada de extraordinário se colocado lado a lado com os extra-pesados Scânia,volvo e MAN.

  • LTD1976

    [img ]https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/ford-novo-cargo-56-2-620×702.jpg[img/]

    [img ]http://www.plasmainfusion.com/SW-153%20Stormtrooper%20Helmet.jpg[img/]

    PS: Não consegui fazer aparecer a imagem. Como se faz?

  • TONY_SHARKS

    um belo caminhao

  • ilson calixto

    Se for colocar motor iveco no cargo,ja nasceu morto,motor é cummis ai sim,o caminhão ficou bonito,tem que ter suspenção a ar na cabine ar condionado,suspenão ar porque entre eixo é curto e cambio automatico,e motor de450 pra la.

  • Rinaldo

    trabalho numa grande empresa de transporte . foram testados alguns modelos de extra pesados ( man , scania , iveco ) . o consumo do F T P foi extremamente exagerado . BATE COPINHO , o traia . Cummins nele , de preferencia o N 14

  • fjmeskta
  • andrade

    È um baita caminhao ;se vier montado com motor cummins ai nao tem pra ninguem.

  • Ricardo França

    Gostaria de saber tem a possibilidade, de fazer um teste driver no caminhão Ford 420 ou 460.
    A um ano atrás fui motorista master driver da International Caminhões em Belo Horizonte. E já fui motorista master driver dos caminhões Scania Opticruizer. Será que tem essa possibilidade?

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