EUA Ford SUVs

Ford Bronco sem V8 para competir com Jeep Wrangler?

Ford Bronco sem V8 para competir com Jeep Wrangler?

Depois que a Fiat Chrysler quis jogar areia na estreia do Ford Bronco com seu Jeep Wrangler Rubicon 392, todos os olhos se voltaram para a marca do oval azul com um questionamento: E aí dona Ford, quando o “monstro” vai ter seu V8?


A resposta veio da dupla Jeff Seaman e Eric Loefller, respectivamente gerente de programa global da Ford e engenheiro-chefe do programa Bronco.

Loefller virou o balde de água com gelo: “Temos que gerenciar as implicações de CO2 do produto. A forma como os requisitos federais são agora é toda a área de sombra (referência ao termo ecológico footprint). Se você olhar para a área de sombra de um pequeno veículo off-road, verá que tem uma meta muito alta da perspectiva do governo em termos de CO2”.

Para o engenheiro-chefe do Bronco, o número de cilindros não é importante para os clientes do produto, mas a combinação de potência, torque, economia de combustível e capacidade no off road.

VEJA TAMBÉM:

Ford Bronco sem V8 para competir com Jeep Wrangler?

Por conta disso, a Ford aposta no V6 2.7 EcoBoost com seus 340 cavalos, suficientes para dar aos proprietários mais exigentes, a performance e a eficiência esperada. Usando ainda uma caixa automática de 10 marchas, o Bronco realmente fica mais ecologicamente amigável que usando um V8 5.0 Coyote ou, quem sabe até, um Voodoo 5.2 em uma insana ideia de um “Super Raptor”.

Nesse último caso, já se sabe que a Ford não pretende deixar as coisas como estão, a bordo do Bronco. Uma versão Raptor virá de fato e pode entregar os mesmos 450 cavalos da F-150 Raptor, ao usar o V6 3.5 EcoBoost Biturbo. Mesmo esse ainda se enquadraria na visão da marca e nos requisitos federais de emissão.

Além disso, permite que o Ford Bronco Raptor chame o Jeep Wrangler 392 para uma briga saudável. De um lado, a velha escola com um V8 aspirado, de outro, a ordem atual com um V6 com metade do volume e dois turbos.

[Fonte: Muscle Cars and Trucks]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

        Quem somos

        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

        Notícias por email