Hatches Mazda Mercado Montadoras/Fábricas Pickups SUVs

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

Quer produzir no Brasil? Há oferta de fábrica moderna no país. Com o fechamento da Ford em Camaçari, todos os olhos imediatamente viraram para a China, que parece ser sempre a saída quando uma planta é fechada.


Contudo, a unidade da Ford, que também fabrica motores, poderia ser de interesse de um fabricante japonês há muito interessado em retornar ao Brasil. Quem? A Mazda.

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

O fabricante de Hiroshima já tem uma planta no México, mas pelo que se soube até agora, em 2018 ela andou sondando o estado de Goiás para eventual produção de carros.

VEJA TAMBÉM:

A ideia, de acordo com o colunista do jornal Estado de Minas, Amauri Segalla, seria se unir a um dos fabricantes locais daquela região, no caso CAOA ou HPE, que já tinham plantas ociosas na ocasião, porém, a primeira resolveu em parte o problema com Caoa Chery.

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

Não se sabe em que pé anda a coisa, mas Camaçari surge como uma opção muito interessante, visto que possui um complexo industrial modernizado e pronto para fazer tanto carros quanto motores. A única questão é que é grande demais para pretensão de quem chega, tendo capacidade instalada de 250.000 unidades/ano.

No México, a Mazda está em Salamanca, no estado de Guanajuato, onde sua fábrica atende principalmente o mercado americano, com 230.000 unidades/ano, fazendo modelos Mazda2, Mazda3 e CX-30, preparado recentemente.

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

Ainda assim, a fábrica da Ford em Camaçari é maior, tendo sido construído para fazer carros de grande volume. Mesmo os fabricantes chineses não conseguiriam ocupar toda a capacidade no atual estado do mercado nacional.

De qualquer forma, pensar na Mazda em Camaçari não deixa de ser interessante, ainda mais que ela já teve relação direta com a Ford. Mas, o que faria por aqui?

Ford Camaçari: Mazda poderia ser opção para produção na Bahia

A picape BT-50, por exemplo, seria uma opção, assim como migrar pelo menos o Mazda2 para a região. Outro produto seria o CX-3, um player contra o Tracker, menor que o CX-30, um anti-Compass, feito no México.

Já um eventual motor “Skyactiv-F” (de Flex) renderia muito bem com nosso etanol, que exige taxa de compressão maior. Isso sem contar o Skyactiv-X. De resto, pense nos importados dessa japonesa cheia de estilo. Aliás, alguém aí compraria um Mazda?

[Com informações do EM]

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                      Quem somos

                                      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                      Notícias por email