_Destaque Ford Manutenção

Ford comunica reprogramação e aumento da garantia em câmbio Powershift

ford ecosport powershift 2016 9

A Ford está enviando comunicados aos clientes que possuem modelos equipados com o câmbio de dupla embreagem Powershift. Chamado programa de Satisfação do Cliente, ele prevê o aumento da garantia de fábrica para 10 anos e reprogramação do módulo de controle de transmissão (TCM).

O comunicado chama os proprietários dos modelos New Fiesta 2013/2014/2015, EcoSport 2013/2014/2015 e Focus 2014/2015. Os veículos mencionados foram fabricados entre 17 de maio de 2012 e 02 de fevereiro de 2015 (30 de junho de 2015 para extensão da garantia).

O motivo da chamada é que alguns veículos com Powsershift podem apresentar intermitência gradual na comunicação entre o TCM e a caixa de transmissão. Caso ocorra, o condutor perceberá alteração no tempo de troca de marcha, dificuldade de partida e, em casos prolongados, perda de potência.

A Ford avisa que o problema – quando ocorre – é provocado por falha elétrica no TCM e seu mau funcionamento é indicado pelo acendimento de uma luz de alerta no painel (LIM). Para reparar isso, a montadora disponibiliza uma atualização do TCM de forma gratuita.

Com a reparação, a Ford amplia a garantia do TCM para 10 anos ou 240.000 km, o que ocorrer primeiro. Mas há um porém, a garantia adicional só estará disponível para os proprietários de modelos Ford com Powershift – citados na matéria – quando a cobertura original de três anos vencer. Ou seja, no total, a garantia do TCM será de 10 anos.

A atualização do software do TCM aperfeiçoará o monitoramento das funções deste dispositivo e antecipará o alerta de mau funcionamento (LIM) em caso de alguns dos sintomas acima começar a ocorrer. A reprogramação assim garante melhor detecção do problema, alertando o motorista em um tempo menor. A Ford diz que as alterações no software não modificam o funcionamento do câmbio e nem o consumo do veículo.

O comunicado ainda avisa que se o Powershift apresentar as falhas acima e for detectado que é mau funcionamento do TCM, a troca será realizada em ônus ao proprietário. A Ford pede que o dono do modelo entre em contato com um distribuidor e agende o serviço.

Cada comunicado traz o número do chassi do veículo e este deve ser informado ao revendedor. Os esclarecimentos podem ser feitos pelo site da Ford ou 0800 703 3673. O tempo de serviço no distribuidor é de 2 horas, podendo ser alterado de acordo com o funcionamento da oficina.







Send this to friend