Crossovers EUA Ford SUVs

Ford confirma novo SUV compacto inspirado no Bronco 2020

Ford confirma novo SUV compacto inspirado no Bronco 2020

Hau Thai-Tang, vice-presidente executivo de desenvolvimento e compra de produtos da Ford, confirmou à Reuters que a Ford terá um SUV de porte compacto (para os padrões americanos) com forte inspiração no clássico Bronco, que chega em nova geração no ano de 2020.


O modelo é carinhosamente chamado nos EUA de “baby Bronco”, mas ao contrário do utilitário esportivo mencionado, será bem diferente em termos estruturais. Como se sabe, a Ford vai retornar o Bronco em 2020 com o mesmo foco no fora de estrada, utilizando tração nas quatro rodas e chassi de longarinas.

Mas, antes dele, o mercado americano deve receber um produto bem mais atrativo, um irmão menor. Na verdade, trata-se de um carro novo e feito sobre a plataforma do Focus, mas também com peças do Escape. Esse veículo aparentemente já foi mostrado em teaser da marca no começo do ano e chamou bastante atenção por seu visual expressivo.

Thai-Tang disse que ele apostará muito no visual off road, mas sua estrutura monobloco o deixará mais confortável na cidade. Logicamente, o novo produto terá capacidade para o fora de estrada com tração nas quatro rodas e suspensão traseira multilink, nativa dos carros com os quais compartilhará componentes.


Então, além de imagem, o utilitário esportivo – que ainda não teve o nome divulgado – terá também uma boa condição se for usado nessas condições, algo parecido com o que a Jeep oferece nos compactos Renegade e Compass. Aliás, a Ford deve estar de olho mais nesse segundo produto, que se tornou referência em alguns mercados, em especial no Brasil.

Com linhas mais elegantes que o Bronco, que terá um visual quadradão e parrudo, o novo SUV compacto da Ford pode ter um porte menor que o Escape, que mede 4,52 m de comprimento e 2,69 m de entre-eixos. Então, se não houver alteração na estrutura base, o modelo poderá ter até 2,70 m de entre-eixos.

Ford confirma novo SUV compacto inspirado no Bronco 2020

Caso o foco seja mesmo ser um intermediário entre EcoSport e Escape, ainda mais que este último irá mudar também, então algo como manter a base do antigo Focus e 4,40 m de comprimento, o encaixaria como um rival direto do Jeep Compass e do Volkswagen Tarek, enquanto o novo Escape continua a ser um SUV médio com um porte pouco maior que o atual, buscando o Honda CR-V, por exemplo.

A Ford não disse aonde o modelo será feito, mas o México é um local bem provável, o que ajudaria a colocar o Focus Active também na linha de montagem no norte das Américas. De lá, ambos poderão chegar a 41 mercados sem tarifas extras, o que amplia o alcance da dupla e compensa a saída do Focus da geração atual, que deixará o país e também a Argentina mais adiante.

Se isso ocorrer de fato, o Focus continuará sua trajetória por aqui, mas apenas como um crossover (CUV) e com a companhia de um SUV acima do EcoSport. Ambos deverão ser equipados nos EUA com motores 1.5 EcoBoost de três cilindros, além de versões híbridas e talvez elétricas. Já o Fusion sairá de cena nos states, mas a perua Mondeo europeia chegará importada com foco aventureiro.

[Fonte: Reuters]

 

 

Ford confirma novo SUV compacto inspirado no Bronco 2020
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email