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Ford confirma picape compacta abaixo da Ranger

Ford confirma picape compacta abaixo da Ranger

Jim Farley, presidente das operações globais da Ford, confirmou a picape compacta abaixo da Ranger. O novo modelo deverá ser feito sobre a plataforma do Focus de quarta geração, que atualmente é produzido na Europa e China. Farley não deu muito mais detalhes sobre o produto e também não mencionou que o mesmo seria vendido nos EUA.


Por lá, a Ford já testa a nova picape com estrutura monobloco e cabine dupla, que terá a missão de rivalizar com a Fiat Toro e a Volkswagen Tarok, as duas únicas conhecidas até agora. Sabe-se que a Fiat Chrysler também terá uma RAM abaixo do modelo 1500 com a mesma tarefa.

Agora, sabe-se que a picape não terá nenhuma relação com a parceria técnica entre Ford e VW, que se restringirá aos modelos Amarok e Ranger, além de vans compactas e médias. Isso abre diversas possibilidades para a marca americana com a nova picape, que pode ser chamada de Courier.

Ford confirma picape compacta abaixo da Ranger


O nome é referente ao antigo modelo de picape leve que a Ford fabricou há alguns anos no Brasil e que era derivado do Fiesta da segunda geração (global). Porém, é usado pela Transit na Europa e pode ser usado na versão Ford da VW Caddy nos states. De qualquer forma, a marca tem ainda o nome Ranchero, que remete à primeira picape derivada de carro nos EUA.

Independente do nome, a nova picape da Ford trará para o continente americano a produção da plataforma do Focus europeu. Ainda não se sabe onde será feita, mas o México surge como opção para o mercado americano e a Argentina para o Mercosul. A fábrica de Pacheco perderá o Focus de terceira geração e sua linha poderia fazer o modelo.

Em termos mecânicos, o motor 2.0 Duratec Direct Flex pode ser uma opção, assim como o EcoBlue 2.0 com cavalaria menor que os 213 da Ranger asiática. Também seria a estreia do propulsor na região, que pelo jeito só deve chegar à Ranger na próxima geração.

[Fonte: Auto News/Projeção: Kleber Silva]

Ford confirma picape compacta abaixo da Ranger
Nota média 4 de 5 votos

  • Danilo

    Essa vai ser a Ford Nelore? Pra competir com a Fiat Toro?

    • Paulino Lino

      kkkkkkkkkkkkk Nelore foi ótimo!

    • heliofig

      Pampa II

      • Ricardo Blume

        Pampa seria um bom nome. Traria boas lembranças do tempo em que a marca brigava com a concorrência e não baixava a guarda, ao contrário dos dias de hoje.

      • Marcos Drawer

        Pampa soa legal aqui, mas se a Ford pretender (e vai) vender em mais mercados, o nome deverá puxar para algo mais global (Ranchero eu não sei, parece meio rural), e será uma picape mais usada em cidade (como são alias as concorrentes).

    • Luis Burro

      Se for como esta projeção será a Toroço!

  • Gabriel

    Uma RAM abaixa da 1500, no patamar da Toro, será que não vai ser apenas uma Toro com o emblema da RAM? assim como a Fiat Strada é vendida la como RAM?

    • Rafael Oliveira

      Sendo a Dodge do grupo FCA não seria a um Carneiro para competir com um Toro?

    • Raimundo A.

      A RAM abaixo da 1500 poderá ter numeração 1200 até porque o Toro foi apresentado ano passado como RAM 1000 e a Strada é RAM 700, salvo engano. A numeração faz menção ao peso máximo, a Strada é 700kg e o Toro é 1ton. A RAM viria como 1200, pois em tese ela suportaria livre 1ton na caçamba. O Toro é 1ton somado os ocupantes.

      Outra, a RAM 1500 apesar de menor que a RAM 2500, ainda é uma picape full size maior que as picapes médias. Por isso é possível ter uma RAM entre 1500 e a 1000(Toro), até porque o Toro tem medidas das antigas médias sendo até menor que a primeira geração da S10 CD que passava dos 5m..

      • Luis Burro

        Vão trazer a RAM 750 e ainda é capaz de paguerem mais e levarem!kkkkk…

      • Gabriel

        Bem esclarecedor o seu comentário.

  • Paulino Lino

    Apesar da Ford estar muito queimada no momento, acredito que mais uma picape compacta seria bom pra agitar o mercado da Toro (ou pelo menos tentar né?!)

    • Tosca16

      Acho que cabe uma menor, no estilo da Saveiro e Strada também; baseada no KA com o 1.5 Dragon acho que faria um relativo sucesso.

      • Paulino Lino

        Com ctz! No lugar da antiga Courier.

      • Drax

        Vdd, só tem essas duas no segmento. Se souber agir pode fazer sucesso. Mas, como sempre, buscam a faixa de preço maior onde a margem de lucro é maior, mesmo com o mercado saturado (vai ficar, todo mundo vai fazer picape média).

      • MauroRF

        Se fizer uma bonita baseada no conjunto do Ka e com robustez, incluindo aí o motor Dragon, acho também que faria sucesso.

      • Luis Burro

        A marca teria a faca e o queijo ma mão pq ñ estaria presa como a fiat podendo lançar do msmo produto duas versões distintas,a CD pra lazer e a CS pra trabalho (com suspensão parabólica semi elíptica).

    • Robinho

      Apesar da Ford estar muito “queimada no momento”…se vc estiver falando do powershift posso entender, mas de resto não vejo o porque do “queimado”, nos explique melhor…

      • Abdallah

        Procure no google que vc vai descobrir.

        • Robinho

          certo se eu fizer isto para qualquer marca, vou descobrir problemas em todas elas…e não estou criticando o seu comentario, apenas queria entender….ela tem qualidade e defeitos como todas as outras…

          • Caue Fonseca

            só analisar as vendagens e a nova política da empresa com o próprio portfolio

      • Paulino Lino

        Beeeem queimada!

        • Robinho

          aham sei…

      • el punidor

        Porque está tirando Focus e Fusion de linha sem substituição , pq o número de “concessionarias” é pequeno e tem várias fechando ou trocando de marca, só aqui na região fecharam 2, pq fica fazendo joguinho ameaçando sair do Brasil e AL, pq ameaçou fechar a fábrica de caminhões, pq as concessionárias dão nojo quanto ao atendimento, falta de peças, incompetência, mentiras , pq a Ford USA não dá a MÍNIMA para o que o resto do mundo quer, pq no Brasil tem um unico “Suv”, tipo de veículo cuja venda mais cresce, mas que é, e sempre foi, porcamente produzido , mal acabado, mal montado, tudo sempre desalinhado, faróis, capô e o escambal, plásticos vagabundos com dimensional e e encaixes sempre errados por todo lado, as peças saem na mão, e texturização que parece que foi feita com a ponta de uma faca (Focus tem o mesmo problema com plásticos e montagem das chapas, interna e externamente, Tenho um Focus 2016, se arrependimento matasse eu estaria 7 palmos debaixo da terra !!), continuando…” suv”
        apertadíssimo, que quem já teve jura que nunca mais na vida comprará esse traste chamado Ecosport…e eu, nunca mais um Ford, e Já fui fã de carteirinha,
        2 Ranger, um Fusion, 4 Escort nos anos 80 e 90 …..suficiente o número de razões ? Nem precisei falar do Powershift.

        • Robinho

          entendo, mas a maioria dos itens que vc citou como problemas existem em outras marcas, eu concordo contigo quando ao PS, agora Ford sair do mercado, a GM tbm ameaçou, Ecosport ser pequeno, é questão de escolha, Ford USA não da a mínima para o Brasil, isto é meio comum entre as montadoras, concessionários com mal atendimento, as outras, tirando as japas não são lá esses coisas, mas enfim, o que mais chama a atenção negativamente à Ford é a lerdeza, mas enfim não acho que esta queimada, acho que esta perdendo mercado por ser lerda demais…

  • RicLuthor

    Será outra Fordice da Ford? Essa picape será vendida nos EUA? O mercado americano consome picapes compactas? Afinal essa picape é compacta para o padrão deles!

    A intenção é competir com a Toro? Como, se nem a Ranger a Ford consegue vender bem? Parece ser outro projeto para a marca perder dinheiro.

    Seria muito mais interessante financeiramente se a marca projetasse um novo Ecosport, ligeiramente maior que a concorrência e muito mais robusto mecanicamente que os rivais, esse sim seria um produto capaz de fazer caixa rapidamente para a empresa.

    • Mr Rafael

      Me desculpa mas atualmente ranger fica próxima da s10 todo mês ! Se um carro que chega a 190 mil consegue vender mais de 2000 unidades mensais , imagine um que não passará de 150 ? Venderá no mínimo 3000 unidades ! Além do mais a Volkswagen vende menos amarok que a Ford vende ranger , e não vi ninguem reclamando da Tarok …

      • RicLuthor

        A VW nunca teve tradição em picapes médias… A Ford é uma marca americana, sua linha F é famosa mundialmente e vende muito, a Ranger era para ser referência e líder de mercado no Brasil. A Hilux sendo líder, deveria envergonhar a Ford.

        • Mr Rafael

          Porém a ranger nunca foi líder no Brasil ! Talvez por não ser uma F …

          • RicLuthor

            Justamente! A única picape da marca vendida no país não traz as características nem imagem mercadológica das mundialmente famosas picapes F do fabricante. O que faltaria à Ranger, robustez mecânica e eletrônica? Componentes duráveis e com preço justo?

            Porque a Hilux mesmo sendo mais cara, sempre vende mais? Razão lógica deve ter!

            Aí a empresa quer lançar outra picape no Brasil… Ok Ford, vá em frente!

    • Ernesto

      Ranger não concorre com a Toro, por isso a Ford quer lançar uma pick up menor para concorrer com o a pick up da FCA.

      • RicLuthor

        Sei que a Ranger não concorre com a Toro, mas se a Ranger não vende muito no segmento dela, mesmo sendo de uma marca americana referência em picapes nos EUA, quem garante que essa nova picape venderá no segmento da Toro?

        Muito mais inteligente investir no segmento que mais cresce que é o de suvs, com um produto que corrige as falhas do atual produto da marca (Ecosport) e supera os concorrentes.

        • Ernesto

          Apesar da Ranger não ser líder, ela vende razoavelmente. E levando em consideração isso, uma pick up para concorrer com a Toro com certeza roubaria uma fatia desse “novo” mercado, de pick ups menores que as médias atuais (Hilux, S10, Ranger, Amarok…).
          Quanto aos SUV’s, sim, ela deveria investir melhor nesse segmento. Outro dia apareceu uma matéria falando da nova Ecosport. Quem sabe aqui no Brasil ela também seja feita, melhorando espaço interno e bagageiro, itens críticos na atual, além, é claro, do step na tampa traseira que nessa nova foi retirado.

        • Faheina

          Então A própria toro era pra ter sido o fiaco seguindo seu pensamento pq a especialidade da Fiat era hatchs

    • heliofig

      Eles têm que usar a velha receita do “mais por menos”. É o que a VW fez com o Virtus, que tem o tamanho do Corolla 2007.
      E o Ecosport também. Por que será que ele está perdendo para Creta e CR-V, que por “coincidência”, tem mais porta-malas?

  • Tosca16

    Eu acho que a FORD precisa de duas picapes, uma baseada no KA pra ser concorrente de Saveiro e Strada, e outra na categoria de uma Fiat Toro; gosto do nome Courier, faz falta no mercado.

    • RicLuthor

      A Strada é muita robusta e barata de manter, seja por pessoa física ou jurídica. A Ford conseguiria unir essas 2 qualidades numa Courier?

      Muita gente reclama do alto custo das peças dos Fords e da péssima mão-de-obra dos concessionários, então creio que poucos investiriam num Ford para trabalho.

      Nem nos caminhões da marca os empresários investem, eles preferem Mercedes-Benz, VW e outras marcas europeias, até nos vucs os empresários preferem um Hyundai ou Kia.

      • Tosca16

        Ao mesmo tempo que muitos tem saudosismo e são fieis as picapes da FORD; e no caso da Strada, ela se justifica apenas por ser barata em manter e robusta, como produto é defasada ao extremo. A Ford poderia ter um powertrain mais moderno, e conciliar um produto com base melhor e sem ser também algo muito caro, já que se basearia no KA. E quanto a linha pesada, a FORD patina por mera insistência em cabines estreitas, sem conforto ao motorista. Nos leves a FORD tem boa representatividade e em nichos, como distribuição de bebidas, caminhões coletores de lixo e betoneiras tem presença forte, sendo por vezes líder.

        • Drax

          Strada é parecida com o Palio Weekend? Eu andei num da polícia (ano 2015), era novinho, e era horrível. Dirigibilidade, potência, acabamento, tudo era ruim naquilo. Totalmente defasado.

          • RicLuthor

            De fato é um projeto defasado, mas as características que você citou têm pouca relevância numa picape para trabalho, onde o foco é o custo de manutenção ao longo do tempo e a robustez do conjunto.

          • Debraido

            Andou no banco ou no porta-malas?

            • Drax

              Hahahaha, pior que andei dirigindo. Além de tudo o carro quase não andava, acho que o motor era fraco e o carro muito pesado, certamente não conseguiria fazer uma perseguição (ou acompanhamento, como eles chamam)

        • RicLuthor

          Você tem toda razão, a Strada é defasada mesmo, mas quando o assunto é veículo para trabalho, o comprador leva em consideração o custo ao longo do tempo e a robustez do conjunto, isso é o importante.

          A Montana também é defasada e tem manutenção barata, mas é frágil demais e por isso não vende quase nada.

          Se a Ranger fosse referência na categoria das picapes médias, talvez ajudasse na imagem de alguma futura Courier. A Ranger só se destaca em desempenho e segurança e infelizmente esses 2 itens não tem muita relevância num carro para trabalho.

          • Tosca16

            Ranger não vende mais pelo tamanho da rede, pelos custos de manutenção e a falta de um marketing mais agressivo da FORD; entretanto não é tida como um produto ruim, aliás é considerada uma das melhores e mais completas. FORD até onde me recordo não foi líder em picapes no Brasil, a não ser no início onde só tinha a mesma, entretanto é tradição a toda prova.

          • Matthew

            Essa fama da Strada aguentar trabalho se deve à suspensão traseira por feixe de molas, enquanto a Montana e a Saveiro usam eixo de torção derivado de carro de passeio, por isso não aguentam o pau. Mas de resto, é tudo o mesmo lixo de carro: ridiculamente defasados e absurdamente caros. A Courier também usava o mesmo arranjo de suspensão traseira da Strada.

            • RicLuthor

              Sim, você está correto quanto à suspensão e concordo com tudo que disse.

      • Robinho

        é mas me lembro que a Courier embora nunca vendeu mais que a Strada, era muito robusto, em uma empresa que eu passei tempos atras so tinha dois modelos de picape pequena, Courier e Strada….

        • MauroRF

          Tem gente que tem Courier até hoje para trabalho e fala justamente da robustez dela. O problema foi a Ford, que deveria ter lançado sucessor dela com a mesma robustez. No meu prédio, um vizinho tem uma para trabalho (ele trabalha com construção) e diz que não vende porque não dá problema. Outra muito elogiada para trabalho é a Strada. Estou aqui no interior de SP desde dezembro passado resolvendo uns assuntos profissionais, e o que mais tem aqui na cidade, para trabalho, é Strada.

      • Licergico

        rodei 9 anos com uma courrier 1.6 a unica coisa que tive que trocar foi a embreagem ( com 160k km rodado ) fora isso vendi ela com 195k km rodados só trocando óleo e filtros . Pastilha original durou até 90k km . excelente carro e ainda era bem econômica ( a minha era só gasolina [2000] ) .
        sem dizer que os 95 cv dela eram muito mais valentes que os 104 do gol g5 que comprei depois ( que ainda era muito mais gastão )

        • RicLuthor

          Sim, mas será que uma Courier atual baseada no Ka teria a mesma durabilidade? E quanto custaria os componentes?

          A Ford no Brasil vai mal, então na minha opinião, tentar atuar num segmento novo (picape meio média) ou num segmento que deixou faz anos (picape pequena) é bem arriscado. Seria melhor focar no segmento que já foi líder e que mais cresce a cada ano, o dos suvs.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Estas novas picapes meio-médias da VW e da Ford terão aspiração de serem modelos globais. Acho que uma picape derivada do Ka não teria escala, pois seria um produto muito regional.

      • Tosca16

        Acho que na América latina venderia fácil, se é claro não focarem em versões sem lógica como algumas cabine dupla da Strada.

      • Marcelo Ecosta

        Uma picape derivada do Ka poderia substituir a atual Courier europeia, que nada mais é além de uma picape pequena em versão furgão.

        • Rafael Oliveira

          para desbancar a strada e a saveiro tem que ser uma coisa MUITO BOA, e com preço melhor ainda.

  • Jacques

    Preguiça simboliza essa projeção 😂😂😂

    • Kleber Pinho da Silva

      Preguiça de responder também.

  • A matéria diz que Toro e Tarok são as duas únicas conhecidas até agora, desconsiderando a Duster Oroch.

    • e tem a da hyundai que já saiu até notícia aqui mesmo falando sobre ela, que já está em desenvolvimento e deve ser lançada em breve.

      • cepereira2006

        Essa picape da Hyundai é uma lenda. Ela vai chegar depois da propulsão nuclear para carros de passeio, mas antes do teletransporte.

    • el punidor

      É que a reportagem não inclui carroças.

  • Piston head

    Quem fez essa projeção não preza por excelência né. Tá horrível Sr. Kleber Silva!

    • Kleber Pinho da Silva

      Obrigado pelo carinho! 😘😘😘

  • Marden Sampaio Santana

    Que projetista preguiçoso. A lateral é toda da Toro, o parachoque não está bem encaixado com o paralama, a lataria acima do parachoque traseiro está mal finalizada, e esse puxador de tampa do portamalas teria alguma serventia em uma pickup?

    • Kleber Pinho da Silva

      Preguiçoso não amigo.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Fiat, tá aí a dica, hora de melhorar a motorização na Versões Flex.

  • leomix leo

    Que projeção horrível, deixava a Toro e colocava a oval azul mesmo.

    • Kleber Pinho da Silva

      Claro meu anjo. Da próxima vez eu peço sua opinião. 😘😘

  • Licergico

    com a agilidade tipica da ford espere este carro no minimo pra 2028…

  • Dreidecker

    Produzir o novo Focus no Brasil nem pensar, agora disfarça-lo de pickup e vende-lo aqui, aí sim…

    • Robinho

      é uma pena msm, mas como dizem é isto que o “mercado” quer, então…paciência…

  • Robinho

    porque todas as projeções das “prováveis” picapes concorrentes da Toro tem que ter o mesmo desenho da Toro? preguiça do projetista, falta de informação, ou será msm tudo feito sobre a plataforma da Toro? eu heim…

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Acho que vai ter uma frente parecida com a Ranger

  • CanalhaRS

    Isso ainda pode dar um sopro de esperança para termos o novo Focus aqui, já que a plataforma nova será feita na Argentina.
    Aproveitar uma mesma plataforma para mais modelos parece ser uma solução conveniente para lucrar mais.
    Outra porta que se abre é a possibilidade de fabricação do Kuga na terra dos hermanos.

  • Fernando Orlandi

    Ford Vaca

  • Luis Burro

    Nossa q projeção medonha,mil vzs a outra mas pra realidade brasileira é bem capaz vir esta msma!

    • Kleber Pinho da Silva

      Medonho é o seu nickname anjo.😘

  • Sergio c

    Se a Ranger grandona é conhecida por Ranger Marea, essa vai ser conhecida por Ranger Tipo.

  • Faheina

    Não consigo entender o trabalho de alguns designers q não veem que o carro será CONCORRENTE da Toro e não baseado na Toro.
    Pelo visto o baseado é pra outra coisa

    • Kleber Pinho da Silva

      Que bom que você sabe meu anjo. Agora guarda pra você.

  • Flight_Falcon

    Será que as pessoas que fazem projeções não tem a ideia de tentar algo novo (já que é chute total) sem colocar o símbolo e design da marca no corpo da Toro.

    Faça no estilo da Oroch, da Honda também que são monobloco, tente algo diferente.

    Horrível esse tipo de projeção.

    • Kleber Pinho da Silva

      Obrigado pelo carinho. 😘😘

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