Ford

Ford confirma suspeitas de leitor sobre potência menor do motor 1.6 Sigma

MotorFordSigma-700x721 Ford confirma suspeitas de leitor sobre potência menor do motor 1.6 Sigma

O leitor Pedro Teixeira notou uma redução de potência no motor 1.6 Sigma Flex da Ford, apontando as informações divulgadas pela marca em seu site. Nesse caso, o rendimento do propulsor caiu de 130 para 128 cv na linha 2015.

As suspeitas de Teixeira sobre a nova legislação de emissão de CO2 para este ano foram confirmadas pela Ford, que em nota, afirma que a nova calibração é devido a esta nova regra, reduzindo assim a potência com etanol, conforme divulgado no site, mas preservando-se os 125 cv com gasolina.

  • Gustavo73

    O mesmo deve acontecer com o Focus 1.6. Não é um drama. Mas será que afetará outros motores? Tanto da Ford quanto de outras fabricantes?

    • PEDAORM

      De fato não é um drama, mas o Focus 1.6 tem que recorrer a qualquer cavalinho extra para ter um desempenho aceitável.

      • Gustavo73

        Pronto uma boa desculpa. Tira o Sigma do Focus e coloca o 1.0 Ecoboost Ford. Problema resolvido.

        • Leandro1978

          Aí lascou, já falaram que não vem mais (ou foi adiado)…

          • PEDAORM

            Sei não… Acredito que teremos cada vez mais motores turbo no mercado nacional em breve

            • Lucas Souza

              Isso é por causa da legislação tosca que temos, que conta só o tamanho do motor. Então acho que é mais lucrativo um 1.0 turbo do que um 1.6 que paga mais IPI, mas que aquele tem melhor desempenho e melhor consumo.

              • PEDAORM

                Acredito que o 1.0 Turbo ofereça desempenho semelhante, e consumo melhor que o 1.6 aspirado.
                E mais, acredito que ainda não optaram pelo turbo ainda pq brasileiro acha que é motor pequeno, que o 1.6 é melhor que 1.0, mesmo que tenha desempenho e consumo melhor…

                • afonso200

                  mas no BR motor novo turbo é costume de ser na versao mais cara com preço de mercedes classe S

              • Gustavo73

                Um motor 1.0 turbo com injeção direta custa mais para produzir, já que tem equipamentos mais sofisticados que um motor sem eles. Mesmo com um cilindro a menos e capacidade volumétrica menor. Na Europa o Focus 1.0 Ecoboost já é realidade e logo, isso se já não está a venda será no EUA. Consume menos, polui menos e tem desempenho melhor. Afinal a curva de torque é muito mais favorável ao uso no dia a dia.

                • Lucas Souza

                  Custa mais pra produzir, mas paga menos imposto no Brasil. As alíquotas pra 1.0 são bem menores que pra um 1.6 =/ talvez não signifique um valor menor pro 1.0 turbo, mas pode ser que isso diminua bastante a diferença entre os dois, fazendo o 1.0 se tornar mais lucrativo

                  • Gustavo73

                    É provável que seja ligeiramente mais lucrativo. Mas esses 3 cilindros turbinados não foram desenvolvidos para o nosso mercado. Foi só uma feliz coincidência. Ele são mais eficientes, por isso estão se proliferando na Europa. Aqui pela no taxação teram uma vantagem. Mas eu prefiro um Focus ou Golf com esses motores do que com os 1.6 16v.

                    • João Martini

                      Mas pelo visto o Golf virá 1.6 mesmo. Olha isso que tem no site da VW Chile.

                    • Gustavo73

                      Pô não tira as minhas esperanças… Rsrsrs
                      Não tinha dúvidas disso, mas gostaria que fosse diferente.

                    • RyanSX

                      FUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

                      Confortline com motor 1.6 a preço do 1.4 TSI atualmente.

                      1.4 TSI perde versão Confortline ( provavelmnte está deva vir agora com os antes opcionais agora de série e com o preço maior claro.

                      Ou quem sabe o GOLF mantenha os preços do TSI e apenas adicione o 1.6 a gama de opções a preços mais baratos.

                    • Gustavo73

                      Com o 1.4 Tsi Confortline partindo hoje de 73 mil reais na tabela. Infelizmente tem espaço pro Trendline 1.6 16v MSI chegar a preço de Focus 1.6 S na faixa dos 66 mil…

                    • Vellored02

                      Se vier o 1.6 as vendas da VW caem de vez, a linha premium da VW é que tem a melhor fama.

                    • João Martini

                      Se vier com preço de Focus 1.6 dá pra rivalizar. Porém acho difícil, tendo em vista que o 1.4 já tá 74 mil.

                    • Lucas Souza

                      que nada. oq vai ter de gente comprando golf peladex 1.6 só pra “ostentar”.

                    • Diggo

                      Acho que não. Comprador em geral não dá bola, quer é levar o sapão pra casa.

                    • Gustavo73

                      Igual faz com o Focus.

                    • Gustavo73

                      O Focus usa o 1.6 e é líder da categoria.

                    • Filipo

                      200 Km/h de máxima? Duvido!

                    • João Martini

                      O Cx do Golf sem a altura extra pro BR é de 0,27. Acho plausível, ainda mais considerando que uma versão dessas não pesa nem 1200kg.

                    • Filipo

                      Digo isso pela baixa potência (110cv).
                      Já em relação ao peso, deve pesar mais de 1.200 Kg, pois um Polo Sportline com motor de 1,6L pesa cerca de 1.120Kg. Mas de qualquer jeito, o peso não afeta muito a velocidade final, afeta mais aceleração e retomada.

                    • João Martini

                      O Comfortline turbo pesa 1210kg, se não me engano. Com a perda de equipamentos pode ser que fique nos 1100 altos.
                      O 1.2 de 105 cavalos na europa tem máxima de 195 km/h. Se casarem bem o câmbio com o pico de potência do motor, é bem possível que chegue nos 200 km/h. Mesmo porque o Golf além de ter uma boa penetração, tem pequena área frontal; ele é baixo. Já aqui no Brasil acho bem difícil que consigam 200 km/h. Mesmo com os 10cv a mais, o nosso carro é consideravelmente mais alto. O cx aumenta de 0,27 pra 0,30.

                    • Thales Sobral

                      De certo. Mas aqui o MSi tem 120 cv, então talvez compense um pouco.

                • DougSampaNA

                  A questão sobre o Focus 1.0 Ecoboost lá é…consumidores iludidos ou satisfeitos?

                  • Gustavo73

                    Não tenho essa informação. Mas acho que satisfeitos. Os números de desempenho mostram que não há porque se decepcionar. Levando em consideração a proposta da versão e os valores lá não vejo porque ser diferente.

              • th!nk.t4nk

                O 1.0 turbo substituiu o 1.6 atmosférico na Europa faz tempo. Anda bem semelhante, consome BEM menos e na realidade tem até mais torque em baixas rpm. Pesquise sobre o Ecoboost 1.0, tá cheio de vídeos no Youtube também.

                • 4lex5andro

                  mas esse 1.0 tem potencia menor ao 1.6 certo, o foco deve ser o torque em baixa rotaçao e consumo urbano ..

                  • dougkmt

                    Mas aí eu te pergunto: Golf 1.4 TSI 140cv (0-100 em 8,6s) ou Focus 2.0 178cv (0-100 em 9,2s)? Torque máximo e plano em baixa é ótimo pra cidade..

                    • th!nk.t4nk

                      Exato. O turbo sempre anda muito mais. Não é só questão de torque em baixa, é tudo: aceleração, retomadas, tudo! O 1.0 Ecoboost consegue unir desempenho e consumo baixo, é difícil de acreditar, mas é por isso que esse motor ganhou tantos prêmios na Europa.

                    • DougSampaNA

                      pois é xara..eu amaria mandar turbinar meu HB1.6, para ter mais torque mais cedo, lá pelos 1500 rpms uns 14 kgfs disponíveis até uns 18,5 a 4 mil rpms, o original dele é 16,5 a 4500 rpms no alcool, mas quando penso no preço e consumo não sei se vale a pena, lembrando que pra achar quem faça serviço bem feito não é simples.
                      Não quero cavalaria, só torque bem cedo.

                    • dougkmt

                      O seu HB20 1.6 já anda muito, rsrs! Mas te digo que, enquanto eu puder bancar e manter, eu só terei carros turbo. É outra história! :)

                  • th!nk.t4nk

                    Não se compara potência de turbo com atmosférico. Se você pegar um atmosférico de 140 cv e um turbo de 140 cv, o turbo vai andar absurdamente mais. A curva de torque é bem mais plana, então não faz sentido comparar a cavalaria.

                    • Holandes Louco

                      “A curva de torque é bem mais plana”.. isso depende… quanto mais bravo o comando e maior a pressão do turbo, menos plana a curva tende a ser, fazendo aqueles motores “picudos” de torque.

              • zeuslinux

                Por outro lado os motores turbo têm um custo de manutenção maior, o que afasta muito o uso em carros mais simples e baratos.

                • Gustavo73

                  Por isso pensei nele no Focus ou na Eco, já no Ka ou Fiesta acho muito mais difícil.

                • DougSampaNA

                  Oi zeus, tem alguma idéia de o quanto maior? só pra gente enxergar os custos..vlu.

                • Holandes Louco

                  e os turbos também tem custo maior de fabricação…

          • Gustavo73

            Li em algum lugar que viria na Eco reestilizada. Agora é aguardar.

            • João Martini

              Ano passado vi umas 4x um Fiesta branco com placas verdes na Anchieta. Tomara que venha mesmo, embora a QR já tenha falado que a Ford adiou ou desistiu.

              • Gustavo73

                Sim eu li isso também. Mas com a VWB mostrando o 1.0 tsi e como o 1.0 Ecoboost já tem seu bloco feito aqui, só falta os apêndices como injeção direta e turbo. A Ford não deve estar parada. Mesmo que não chegue já, vai chegar. Até a Honda que é mais conservadora já avisou que vai ter seus turbos com injeção direta aqui.

        • Gran RS 78

          O problema é que dificilmente um Focus ou Ecosport com motor 1.0 iria vender bem no Brasil, pois a maioria não iria comprar,mesmo sendo mais forte que um 1.6.

          • Gustavo73

            Era só usar a mesma tática da VW com o Golf. Lá atrás só tem TSI, nada de cilindrada. Tem gente que acha que é 1.8 outros 2.0 e não falando do Gti. Era só colocar Ecoboost igual no Fusion e pronto. Claro que não é tão simples. Mas que eu gostaria e muito não tenho dúvidas.

            • Gran RS 78

              Mas mesmo assim, pois quando um comprador for na concessionária ou mesmo perguntar para alguém que cilindrada que é, e souber que é 1.0 o desanimo é natural. Lembra quando a Ford lançou o Ecosport em 2004, naquela época o Ecosport tinha opção 1.0 supercharger, 1.6 e 2.0 16v. A Ford achava que iria vender mais a Supercharger, pois custava menos que a 1.6 e andava igual, mas o mercado não aceitou um Ecosport “mil” e no final das contas a 1.6 sempre foi a mais vendida, contrariando inclusive o mercado e a própria Ford.

              • 4lex5andro

                e ainda a versao 1.0 desse ecosport pagava menos ipi que a versao 1.6 ..

                era o mesmo motor que chegou a equipar o fiesta antigo tambem ..

                • Gran RS 78

                  Exatamente. Com esse motor, que tinha 95cv, andava bem, inclusive com um barulho interessante do compressor, mas não pegou. O mercado brasileiro tem as suas peculiaridades, pois até hj temos sedans com motor mil, coisa que não consigo entender, pois quem compra um sedan, naturalmente precisa de motor, pois na teoria irá usar mais o porta malas e tbm irá transportar mais pessoas.

                  • Tive um. Lixo. Gastava horrores e não andava. Em baixas rotações era como um carro 1.0 dos antigos, só melhorava quando o giro subia. Na cidade, fazia 7,5 km/l. Troquei por um 206 1.4 só a gasolina também, e no mesmo trajeto fazia 11 km/l.

                  • Felippe

                    tenho um fiesta com esse motor, e diferente do que alguns falam o carro é muito bom

              • Jose Nunes

                De 2004 pra cá mudou muito amigo. Hoje um comprador já aceita uma marca premium colocar 1.4 estampado em sua traseira…

                • Gran RS 78

                  1.4 tudo bem. O problema é 1.0, pois no Brasil é motor de carro “popular”.

              • Thiago_NCO

                Cara, esse Supercharger era um lixo… Mico total.

                • Gran RS 78

                  Sei disso.Por isso que a Ford descontinuou ele, e deixou o 1.6 como carro chefe do Ecosport.

          • Daysan Medeiros

            Tenho um NF 1.6… compraria facilmente um 1.0 turbo… Na realidade esperava esse motor no carro… Mas tem muita gente que não procura informações sobre motor… ai acha um 2.0 do santana mais potente que o 1.4 do golf….

            • Gran RS 78

              O Fiesta é mais fácil do cliente aceitar com um motor 1.0. O problema é conseguir clientes para comprar em Focus ou mesmo no Ecosport, mesmo um 1.0 ecobooster andando mais que um 1.6, infelizmente essa é a mentalidade dos consumidores brasileiros.

              • Gyraia

                Ecoboost — Ecobooster ainda não inventaram

                • Gran RS 78

                  Valeu pela correção.

      • Doccar

        Basta reprogramar a central eletrônica… Chutei, mas já ouvi falar mt disso….kkkkkkkk
        ..

    • Eduardo Brito

      O Focus tem o que? 135cv?

      • Gustavo73

        Acho que sim.

        • Leandro1978

          Isso, 131 nas gasolina e 135 no etanol.

    • Gabriel Torque

      esse focus 1.6 deve se arrastar demais… o carro é uma barca e o motor é fraco pro tamanho do carro

      se fosse por 50 mil como o antigo focus tudo bem, o problema é que custa 70

      • dougkmt

        Focus 1.6 tem 0-100 por volta de 11,6s ou 11,7s. É similar ao Cruze 1.8 e i30 1.8, um pouco mais lento que o 308 1.6 (fruto de relações bem curtas), mais rápido que o i30 1.6.

        Não acho ruim, o problema é que um HB20 1.6 ou March 1.6 são mais rápidos por bem menos. Se eu fosse optar por um Focus, só compraria o 2.0 mesmo.

        • O problema não é o 0 a 100. As retomadas é que são ruins.

          • dougkmt

            Mas vc tá comparando Focus 1.6 com quem?

            Eu dei uma pesquisada rápida aqui e achei o teste da QR:

            http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/649_hatches_dese.jpg

            O Focus 1.6 MT tá bem parecido com Cruze 1.8 MT, tendo uma diferença boa na retomada de 60-100 (4ª marcha). Agora não dá pra comparar com câmbio AT, pois só vejo colocarem em DRIVE e o critério muda comparado ao câmbio MT, que mantém a mesma marcha.

            Outra questão que vc pode frisar é que o desempenho de um Cruze 1.8 MT carregado com 5 + malas pode ser melhor que um Focus 1.6 na mesma situação. Mas aí eu não sei como comparar de forma justa e objetiva, visto que as revistas e mídia não fazem esse tipo de teste de desempenho..

            • O Cruze é outro ruim pra andar. Já viajei com o Focus 1.6 e o motor é apenas suficiente. Pra essa categoria, apenas suficiente não seria adequado. Lá fora, o Focus é um carro de categoria popular, de entrada, e esses motores menores são justificados. Aqui no Brasil, pela categoria que ele se enquadra, deveria andar mais, como New Fiesta 1.6 16v ou 208 1.6 16v.

              • dougkmt

                Nisso concordamos. O problema é que abaixo de R$70000 não resta opção nos médios que vc fique totalmente satisfeito. O único que vai te dar desempenho acima da média é o 308 2.0 Allure MT, porém ele carece de vários equipamentos que julgo obrigatórios pela faixa de preço.

                • Abaixo de 70 mil temos o Corolla 1.8 CVT que tem bom desempenho (0 a 100 chega ser mais rápido que o 2.0). Só acho que deveria vir mais completo, mas mesmo assim, até 70 mil seria minha escolha.

    • Alex Dusfri

      O 1.6 no Focus tem 135 cv no álcool. Deve cair pra uns 132.

  • Leandro1978

    2 cv dá tanta diferença assim?

    • Thales Sobral

      2 cv de potência máxima pra lá dos 6000 rpm que muita gente quase nunca usa. Acho que não.
      O importante é se abaixo de 3000 rpm mudou muita coisa.

      • João Martini

        Provavelmente devem ter mexido na curva de potência.

    • Rodrigo

      Deve fazer diferença para aqueles que acham que são pilotos!

      • th!nk.t4nk

        O povo vai muito pelo psicológico. Tem gente que nunca extraiu nem 130 cv do Fiesta por ter medo de acelerar além dos 4000 rpm, e vem reclamar da perda de 2 cv. Acho muito improvável ter afetado em algo no dia-a-dia.

  • Thales Sobral

    Qual legislação é essa?

    • Gustavo73

      Seria o Proconve como lembrou um colega abaixo. Mas segundo ele a última legislação entrou em vigor ano passado, e eu acho que só muda daqui há 3/4 anos novamente.

  • Castle_Bravo

    Legislação brasileira de emissão de carbono? existe isso?

    • Comentarista

      Em que planeta vc vive? Sindrome do vira lata? Lógico que temos legislação para redução de gases em automoveis e vem de muitos anos diminuindo progressivamente. Ou vc acha que era livre?

      • Castle_Bravo

        Poderia então dizer-me qual é a legislação que limita as emissões no Brasil?

        • Gustavo73

          PROCONVE desde a década de oitenta ele vem diminuindo os níveis de poluição emitido pelos veículos automotores. Já foram várias etapas, que incluiram a chegada da injeção eletrônica e do catalisador. Tudo isso para atender os índices. Claro que estamos atrasados frente a Europa e EUA por exemplo. Mas que existe uma legislação existe.

          • Castle_Bravo

            Conheço o PROCONVE, mas até hoje não sabia que havia alguma regulação no sentido de limitar as emissões de carbono, impedindo ou limitando algum modelo de ser lançado no país. Mas enfim, obrigado todavia pelo esclarecimento.

            • Commenter

              Tanto existe que agora só P7 (Euro5) para veículos Diesel poderem ser comercializados.

              Edit: só pesados neste caso.

          • Alex Dusfri

            Eu me lembro. Tive um Kadett 1.8 1992 e veio um adesivo no parabrisas dizendo: Este veículo está em conformidade com o PROCONVE.

        • Comentarista
      • Gustavo Miranda
    • Matafuego
  • Rodrigo

    Daí o “boy” vai numa oficina de preparação, mete um chip de potência milagroso e passa a ter 150 cv, aumentando (consideravelmente) a emissão de CO2 [ironico=off]

    • Chega_de_Ignorância

      Acho que é impossível arrancar 150cv com essas reprogramações fajutas de injeção em carro de aspiração natural
      Nos turbos eles tentam desconversar, inventam um monte de história, mas o que fazem é simplesmente aumentar a pressão e injeção de combustível

      • Gustavo73

        Sem mexer na captação de ar e no espape dos gases, fora em alívio do peso de peças móveis eu também fico com o pé atrás.

        • Dragoniten

          Cold Air Intake, filtro de menor restrição, volante aliviado e um coletor 4×1 costumam ser mudanças que dão um folego a mais em alta e mudam bastante o comportamento do carro. Melhor mudança que fiz no meu Ka foi o alívio do volante do motor que diminuiu MUITO os trancos bestas em troca de marcha e melhorou para reduzir marchas sem aquele freio motor absurdo do Rocam 1.6 (Flex).

          Pra motores aspirados uma simples reprogramação (feita numa central programável, não essas vendidas em NascarChips, Prado Powerchip da vida) pode resultar numa melhora de alguns cavalinhos em altas rotações só pela otimização do mapa de injeção e ponto de ignição com uma sonda wideband. Infelizmente aqui no Brasil os parâmetros de segurança utilizados pelas fabricantes são exagerados, pois já conhecem a cultura do “motor bom, aguenta tudo” que o brasileiro espera dos carros. Ford por exemplo com as misturas de combustível sempre absurdamente ricas, como no teste da EcoSport feito pela 4R que notaram depósito excessivo de carbonização nas válvulas.

          • dougkmt

            Cara, quando eu tava com o Fiesta Rocam 1.6 Flex eu percebia um freio motor absurdo mesmo, bem acima de outros carros. Lembro que em congestionamentos, com ar ligado (não tenho certeza, mas parecia que aumentava), eu nem precisava frear em descida leve (2a marcha), rsrs.

      • Rodrigo

        Por isso o “milagroso” e o [ironico=off] do texto…
        É aquela história: papel aceita tudo. Tem que verificar os fatos.

  • Bruno

    Agora o motor deve ter ficado frouxo, aposto. O 1,6 do Fiesta até então rendia bem mais que 130 cv nos dinas. A Ford deve ter percebido isso e regulado o motor para números próximos do que ela divulga. Se começou com palhaçada era melhor ter substituído pelo EcoBoost 1,0 125 cv.

  • pedro rt

    fez o mesmo q a chevrolet do o seu F1 1.8 qdo colocou no cobalt/spin

  • Bruno

    Tá mal explicada essa estória. O último Proconve, L6, entrou em vigor em 2014, não agora um ano depois. To achando que foi palhaçada da Ford mesmo.

    • VeeDub

      Proconve L6 entrou em vigor para novos modelos em 2014, e para todos os veículos em 2015.

    • Gustavo73

      Será que não tinha um prazo para adaptação. Aqui nunca se sabe. Realmente achei que o novo ajuste nos índices seria feito em 2017/2018…

  • Roger Bersch

    Devido a tais regras que o APzaum da VW rende só 120 cavalos mancos.

    • th!nk.t4nk

      Motores 8v são muito ineficientes, se você tentar tirar alta cavalaria vai ter perdas enormes (e por sua vez gerando altas emissões). É muita cara-de-pau manter um motor desses no mercado.

  • Boris

    Só acredito no dinamômetro.
    E se alguem vier me reprovar pelo comentário, lembre-se do Veloster!

    • Rodrigo R

      No da Revista full power se têm potências milagrosas…

  • Lucas de Lucca

    O povo anda meio neurótico com números de ficha técnica. Fora que, se nessa nova calibragem eles tiverem tornado a curva de potência mais plana esses dois cv a menos de máxima não faz diferença, pelo contrário, o comportamento do carro tende a melhorar.

    • Louis

      Pessoal é neurótico por pôneis!
      Dependendo do carro, é melhor ter 2 cavalos a menos e ter um motor econômico, do que ficar estufando o peito pra contar cavalos na mesa de bar.

      • Alex Dusfri

        Eu já sou satisfeito com o meu 1.6 do Corsa que tem só 92 cavalos, imagina um 1.6 com 130 ou 128…

      • Henrique Schulz

        Verdade mesmo Louis. Estou muito satisfeito com meu 1.6 de 8V que consigo consumo médio de 16,7km/l na Estrada. Acho que na situação em que estamos hoje, o que importa é a eficiência energética do motor, independente se é 8V ou 16V. Não estamos voltando aos velhos motores de 3 cilindros? Então…

  • Luis_Zo

    Sério, um bom dinamômetro tem erro de medição ao redor de 3cv. Alia-se a isso a dispersão de fabricação, que pode chegar a mais bons 3cv.

    Nem 2cv, nem 5cv, nesse caso, fazem diferença nenhuma. Sério, na pratica não muda nada.

    • Stan Work

      A mesma diferença ocorre quando se liga o ac

      • Luis_Zo

        Olha, só a direção hidraulica consome entre 2-3cv….o AC consome bem mais que isso, diria uns bons 10-15cv…

        Mas na real na real esse valor divulgado é pra condições de 1atm e 25º C (um bom dia de praia :)) . Na prática se tu tiver na serra gaucha em um dia de verão (menor pressão e maior temperatura), o disponivel mesmo será uns bons 10% a menos desse divulgado… ou seja, 100cv só…

  • AUSR444BRA

    meu civic 1.6 de 1991 ja tem 125cv, a ford ta precisando de engenheiros melhores.

    • Stan Work

      A questão aqui não é a potência, mas o quanto esse seu Civic deve produzir de fumaça!!!

      • AUSR444BRA

        Talvez vai queimar óleo nos 8700RPM, mas o fiesta quebra o bloco antes de cortar o giro nos 5500.

        • Alex Dusfri

          Eita exagero!

      • AUSR444BRA

        esse aqui passa no teste do CONTROLAR de primeira e ainda usa catalizador original de fabrica.

    • Henrique Schulz

      Acho que se magoaram com seu comentário, hehe…

  • Bispo

    a era dos motorzinhos começou…. daqui 3 anos … 1.2L Turbo com ..fantásticos… 140cv… será o sonho da garotada…

  • Guilherme Teixeira

    Se no Brasil fosse cobrado como nos Eua e Europa as leis de emissões para carros novos, não teriamos esses motores 1.6 de 130cv, motor 1.8 de 140cv, motor 2.0 de 160cv ou mais (Aspirados). Todos motores praticamente atendem a todas emissões de poluentes, mas no Brasil aumentam a potencia para fazer graça aos Brasileiros, aumenta o consumo e não atendem mais as leis. O Corolla 1.8 no resto do mundo tem o mesmo motor e 132cv com 17kgf torque para etender a legislação. No Brasil polui mais e chega nos 144cv e 18kgf torque. Um dos poucos motores que atendem aqui e lá é o ETORQ sem precisar abaixar potencia, o 1.6 é vendido na europa com a mesma potencia na gasolina que aqui, 110cv e mesmo torque.

  • Ricardo

    Pois tenho uma amiga que comprou um focus 1.6 glx 0km 2012 e eu comprei um 2013, poucos meses depois. Parece que o dela tem 20cv a mais que o meu. É impressionante a diferença. É outro carro. Mesmo o meu no álcool e o dela na gasolina, o meu é mais fraco, principalmente o torque. Dá vontade de vender.

  • AbdulZido

    bem que poderia ser como a redução dos Ka´s Rocam em 2010, passou de 110 pra 107 e incrivelmente abriam de 3 a 4 carros do modelo mais potente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend