Ford

Ford confirma suspeitas de leitor sobre potência menor do 1.6 Sigma

O motor 1.6 Sigma da Ford sempre foi informado como tendo uma potência oficial de 130 cavalos no Brasil, até a linha 2015 da marca americana.

Mas então, exatamente na linha 2015, o nosso leitor Pedro Teixeira notou uma pequena redução de potência no motor 1.6 Sigma Flex da Ford, apontando as informações divulgadas pela marca em seu site.


Nesse caso, o rendimento do propulsor caiu de 130 para 128 cv na linha 2015, 2 cavalos a menos.

As suspeitas do leitor Pedro Teixeira sobre a nova legislação de emissão de CO2 para este ano foram confirmadas pela Ford, que em nota, afirma que a redução de potência do motor foi causada pela nova calibração devido a esta nova regra de emissões.

Com isso foi reduzida assim a potência com etanol, conforme divulgado no site, mas preservando-se os 125 cv originais do propulsor com a gasolina.

Muitas vezes vemos isso acontecendo em vários mercados automotivos mundiais, não é nada de novo. Novas legislações de emissão de poluentes entram em vigor, sempre buscando uma menor poluição, mas por consequência direta os motores acabam ficando um pouco mais fracos, devido a maiores restrições no seu desempenho total.

Uma coisa é sempre proporcionalmente a outra, quanto menos emissões, também menor a potência entregada pelo motor.

Mas no caso específico do motor Ford Sigma 1.6 notamos que a redução de potência foi tão pequena que no dia-a-dia o proprietário nem vai notar a diferença, portanto, não existem motivos para preocupação.

Veja também: Todos os detalhes do novo motor 1.0 de três cilindros da Ford

E você? Tem um carro da Ford com esse motor de 128 cavalos? Notou alguma diferença no desempenho em relação ao motor com 130?

Motor Ford Sigma 1.6 – Ficha técnica

Motor Dianteiro, transversal
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Flex
Cilindrada (cm³) 1 597 cm³
Potência (cv) 128 cv (E) / 125 cv (G) a 6 500 rpm
Torque (mkgf) 16,0 mkgf (E)/15,8 mkgf (G) a 5000 rpm

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email